Ir para conteúdo

Cafeterias no RJ


fabiob1982

Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

ontem tomei um espresso no Café Hum da rua do Catete (abriu tem um mes, mais ou menos). Fica ali bem perto do Largo do Machado, entre o McDonalds e o Sorvete Italia que tem ali na rua do Catete.

 

Tava bem OK o espresso, bem tirado. Me surpreendeu até.

Vi varios pacotes de microlotes a venda, mas estava com pressa e nao reparei na marca e no preço. Vi também que ele fazia na aeropress e hario.

 

E pra quem curte, a torta de limão também estava sensacional hehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fui ali também @Penna mas nas duas vezes que fui achei o espresso bem razoável.

 

Ali bem perto é o café secreto, não sei se você conhece, vale muito mais a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Acabei de conhecer uma cafeteria ambulante sensacional. Astucia Coffee que agora está aqui na Cidade Nova. Perto da Prefeitura.

 

Máquina La Marzocco, moinho Victoria Arduino, distribuidor de café, etc. Tudo de primeira.

 

É do Daniel Hobbs daqui do fórum.

 

Todos os espressos são duplos, bem tirados em portafiltros naked. Um verdadeiro oásis nesse deserto de cafés queimados!!!

 

Aqui abaixo dá pra ver os equipamentos.

 

http://www.astuciacoffee.com/copy-of-about

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo a dica do pessoal do clube do café, fui no curto Café, na sobreloja do Ed. Garagem Menezes Cortes. Café de altíssima qualidade. comprei grãos de qualidade excelente. nota 10

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Estava de passagem pelo largo do machado esses dias e resolvi entrar no café hum, pra ver se conseguia uns bons grãos. Os cafés já tinham mais de 45 dias. Uma pena, pois gostei da embalagem e apresentação. A moça ainda tentou, sem sucesso, me convencer que não havia diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Olá amigos!

Sou novo por aqui mas gostaria de deixar uma indicação para avaliação dos 

mais entendidos. Moro em Jacarépagua e há pouco abriu uma cafeteria que

trabalha com diversos tipos de extração, chemex, V60, aeropress, FP, expresso, etc.

Ainda não visitei, mas em breve irei.

https://www.facebook.com/ChocolatCafeCia/

Pelo face dá pra ter uma idéia de como é.

Alguém já conhece e pode opinar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu moro na Taquara, tenho taquarofobia, pechinchafobia e freguesiafobia, enfim, jpafobia. Aqui o trânsito é caótico.

Graças a transolimpica quase não cruzo Jpa. Saio direto na Abelardo ou Salvador Allende para ir a Barra ou Recreio

que são os locais por onde mais circulo.

Vou só esperar virar o mês e irei lá conhecer.

Pois estou estudando a possibilidade de melhorar minhas experiências com café, adquirindo uma moka ou FP. Estou a

decidir entre elas, gosto muito de expresso, gosto de corpo, com acidez mediana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai ter um evento gastronômico sábado 02/04/16 chamado Junta Local.

 

Dessa vez vai ser no Santo Cristo, na Fábrica da Behring:

 

Minha mulher falou que tem uns produtores de café e eu fui conferir na página deles.

Achei 3 participantes que lidam com café:

 

http://www.juntalocal.com/produtores/blueberry-pie-coffee/ (Niterói)

http://www.juntalocal.com/produtores/kalambau/ (Trajano de Moraes)

http://www.juntalocal.com/produtores/cafe-la-furgoneta/ (um food truck)

 

Talvez eu apareça lá por volta de meio-dia pra almoçar e tomar um café.

Se alguém estiver por lá é só me procurar.

 

Hoje fui a essa feira hype na lagoa. Cheguei antes das 14h, quando abria oficialmente e vários lugares ainda não estavam vendendo (eram food trucks).

Na verdade, foi melhor assim. Em vez de comer hamburguer terminei comendo 3 ceviches, muito bons, por sinal. Tomei também umas cervejas e resolvi tomar um café dessa furgoneta do link daí de cima. O café (só tinha expresso) me surpreendeu. Tanto que tomei outro. Era especialmente ácido, coisa rara em expressos aqui.

Perguntei qual era o grão. Eles ainda tinham um pacote da Cia Orgânica de Café, mas me explicaram que não era esse, que tinham mudado de fornecedor, para o Café do Mercado, das montanhas do ES. Achei ainda mais curioso, porque o café não tinha o gosto típico da região.

De qualquer forma, fica a dica pra quem é daqui do Rio. Um expresso com pouco corpo, mas acidez bem agradável. Acho que eles costumam estar na Junta Local também (vai ter outra aqui em Botafogo nesse sábado, se não me engano, na Capistrano de Abreu).

 

Dei uma procurada no Google e aparentemente o café é da fazenda Camocim (a do Jacu). Eu já tinha tomado o café coado. Bem diferente desse expresso. Enfim, a vida como ela é.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz agora um expresso com o Brejetuba, também lá do ES. Fiz com uma torra que ficou bem clara. O gosto ficou parecido com o do food truck e bem diferente da torra média que também tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fui na Bastarda (aquela em frente à Globo, no Horto). Tinha tempo que não ia lá (só tinha ido uma vez, a do post aqui).

 

Achei que piorou. O expresso era feito com o grão da Fazenda Daterra, excelente. Hoje tomei e não achei tão bom. Perguntei e o barista me disse que agora eles só usam esse pro coado. Da vez passada eu tomei ele coado também, mas a torra é mais pensada pra expresso. No coado não fica tão boa.

Disseram que para expresso era Café do Mercado. Se for o mesmo do foodtruck (vi que eles têm não só da fazenda Camocim, mas também de outras regiões), então a qualidade caiu bastante. O do food truck era um ótimo expresso. O de hoje era passável, mas só.

Comentei que tinha visto que era da Camocim, do Jacu, mas o cara não sabia direito o que era Jacu... Já deu pra ver do que estou falando.

 

Também achei estranho que depois de compactar, o barista bateu o porta-filtro de cabeça pra baixo pra tirar o excesso de pó. Com o detalhe que ainda ficou bem irregular a superfície livre do café.

 

Quem ainda não foi, não recomendo mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o fds depois do meu aniversário, mas estou cogitando.

 

Ainda tenho que ver aqui em casa pra ver se iríamos todos ou só eu, mas se eu for só, alguém está disposto a rachar hotel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Sou novo aqui no fórum. Bom tópico para quem está descobrindo, como eu, esse mundo de sensações que é o Espresso.

 

Até mês retrasado, tomava Espresso em qualquer lugar. Após comprar uma cafeteira expresso básica, e depois de um milhão de extrações kkk, percebi que era possível degustar algo melhor (mesmo na minha cafeteira humilde kkkk). Resumindo, hoje procuro referências de um bom espresso em cafeterias. Mas, mesmo em cafeterias de franquia conhecida, o nosso Espresso não sai 100% muita das vezes.

 

Valeu pela dica dos amigos. Assim que poder vou numa dessas cafeterias.

 

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Conheci a cafeteria que recomendei em Jacarepagua hoje. Vale a pena.

Tomei uma prensa francesa de um micro lote deles com uma torta de

chocolate belga sensacional. Acho que eles tem todos os métodos de

preparo conhecidos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tamorim, essa cafeteria é a Noble? 

Se for lá, eu gostei bastante. O barista Thiago é bem atencioso e já trocamos algumas ideias sobre café. Meu único porém é que eu fui lá umas três vezes e sempre só encontrei o mesmo café (frutado) no espresso. Uma das vezes eu perguntei via facebook se tinha chegado outros cafés e tinham me respondido (equivocadamente) que sim.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe

É a Noble sim. Dessa vez chegaram uns micro lotes que acredito eu que sejam diferentes do que vc provou. Minha esposa tomou um mocaccino que aquilo não é de Deus. O ambiente tbm é show. Chamei o Thiago pro encontro da galera aqui do Rio que vai rolar dia 10 no Cafune. Comprei tbm um Catui vermelho do Alto Caparaó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...