Ir para conteúdo

La pavoni X Baratza Encore X Calcificação


Tarcisio Pereira

Postagens recomendadas

Saluete senes!

 

Tem umas duas semanas que eu comprei um moinho baratza encore, estou com problemas de utilizar ele em paralelo com a pavoni.

O café sai ótimo, mas com a crema estranha. Vos explico:

Estou usando a moagem entre o 3 e o 4, dependendo do clima do dia, grão e dose.

A crema produzida aparenta ficar coalhada, como em uma over extraction com o grupo super aquecido. Porém isso ocorre mesmo com o grupo frio, neste caso a crema bem clara, mas aparentemente coalhada.

Não cheguei a moer novamente no hario mini para saber se o problema é realmente com a moagem.

Extração em 25s, 35-40 ml, chuto que entre 7-12 bar, de acordo com a moagem.

Já tentei moer mais grosso e mais fino. Independente disso a crema aparenta coalhada.

 

Esse problema não acontece com a chef crema.

 

Existe alguma possibilidade de que calcificação da caldeira interfira nisso? Está ficando meio branca por dentro, logo menos terei que fazer a descalcificação. Posso utilizar este produto?

http://www.jmstore.com.br/descalcificador-descalcificante-saeco.html

 

Minha máquina é a pré Millennium, não sei ao certo qual o material da caldeira.

 

Valete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, Pavoni e crema nem sempre são são boas amigas.

Mas de qualquer forma, bota uma foto do café pra gente saber o que quer dizer com coalhado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica assim:

http://i.imgur.com/81LZ3BT.jpg

 

Não fica um creme liso, sim um aglomerado de flocos, ao balançar é possível ver nitidamente as aglomerações. Achei estranho porque na chef crema, quer single quer double, a crema fica normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcia, isto é uma extração que costumo fazer nela:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/270-fotos-fotos-fotos/?p=115947

 

Miyamoto, aqui são 1,87m e 118kg. Não sou dos mais delicados kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tentaria moer levemente mais grosso e aplicar menos força na alavanca. Moagem muito fina e muita pressão normalmente não geram crema ou muito rala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu indicador de pressão é a alavanca, eu aumento a força até ela começar a envergar, aí paro porque não quero quebrar né? Pavoni é caro...

Costumo descer acelerando também, mas não creio que isso mude a pressão, quando começa a aceleração a barra não enverga mais e fica reta novamente, acho que é porque a água venceu a resistência do pó...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta uma extração mais camarada também... deve ajudar! Kkkkk

Carneiro me deu a dica de iniciar de leve (leve mesmo, com pouca força) e só depois ir baixando com mais vontade. Nem sempre precisamos dos 9 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior que esse era o método que funciona perfeitamente com o hario mini, agora quero ver eu reaprender com toda essa delicadeza...

Amanhã testarei no nível cinco, farei uma extração moça e vos conto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de comentar. Fiz uma extração com moagem no cinco, 9g e filtro duplo. O café fluiu muito facilmente pelo bolo, não fiz força alguma, não gerou crema, ficou uma película extremamente fina em cima do café, mas não fez o efeito de coalhada. Repeti a extração com a mesma moagem e quantidade no filtro single cônico. A alavanca ficou dura de mais até para os meus padrões, um minuto de extração e consegui uma over extraction, o grupo estava super aquecido também. Hoje depois do almoço vou tentar a moagem cinco, 7g de café e filtro single cônico. Acho que talvez seja o ponto ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei no 5 com 7g no filtro single cônico, extração muito rápida e sem crema.

Tentei no 4 com 7g no filtro single cônico, extração rápida e sem crema.

 

Essa sua sugestão de usar o 5 com 14-6g no filtro duplo é pra fazer um shot single ou double?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, o que diz se o shot é simples ou duplo é a massa de pó, não a massa de café na xícara. Uns 7 g de pó, simples. Uns 14 g duplo. Uns 21 g triplo.

 

Vai afinando até o fluxo sair ok no filtro simples. Na regulagem 3 ou mesmo 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acho que encontrei o ponto ideal, 11g com o moinho no quatro. Acho que foi um resultado bom, considerando que esse pacote foi aberto tem mais ou menos um mês. Fotos:

 

kgVmKJX.jpg?1

 

4F39NLy.jpg?1

 

O que acharam?

 

Faltou a última pergunta:

Posso utilizar este produto?
http://www.jmstore.com.br/descalcificador-descalcificante-saeco.html

Minha máquina é a pré Millennium, não sei ao certo qual o material da caldeira.

 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sendo aluminio e a La Povoni não é desse metal vc pode usar qualquer produto , bronze , latão e aço inox não reagem com o ácido citrico que é o componente pruncipal dessas soluções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém de bom gosto! Kkk sim, fui tirar a xícara antes mas dois pingos escaparam...

O resultado fica melhor com 12g. Testei agora a pouco.

Pra quem for usar o encore na pavoni então fica a dica.

Vou fazer a descalcificação depois...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu costumava usar o filtro single, depois comecei a usar o duplo, voltei pro single, agora voltei novamente pro duplo.

Loucura não?

Não tem como meter 12g no single, mal cabe no meu duplo.

Agora que acertei não vou refazer a jornada pra acertar as coisas pro single kkk

 

Gratias uobis ago!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...