Ir para conteúdo

La pavoni X Baratza Encore X Calcificação


Tarcisio Pereira

Postagens recomendadas

Saluete senes!

 

Ontem fiz a descalcificação da minha máquina usando o produto da saeco.

Dá um trabalho maldito lavar ela depois do processo, o cheiro do produto demora um pouco para sair, tem que descer umas seis caldeiras de água pelo chuveiro e deixar umas duas só no vapor.

Mas o resultado compensa, ela está limpinha.

Notei inclusive que agora o café sai menos amargo, mais doce e a crema dura muito mais.

A calcificação teria algum tipo de influência nisso? Ou talvez alguma infecção biológica que se foi?

A água, o café e a técnica permaneceram iguais.

 

Valete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu tenho vontade enorme de descalcificar a minha, até comprei o produto pra isso, mas como a caldeira é de aluminio, não é recomendado...E eu sei que tem sedimentos dentro dela rs, isso que me coça...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você comprou qual?

 

Por incrível que pareça, o produto da Saeco/Gaggia é pras máquinas comerciais, com caldeiras de aço e latão (tem de cobre?), não pras de alumínio.

 

Já o Dezcal, da Urnex, tem um componente que supostamente anula o efeito do ácido sobre o alumínio e promete, inclusive, proteger o alumínio por mais tempo conta calcificação do que demorou pra calcificar quando veio de fábrica.

 

Curiosamente, antes de saber do Dezcal, comprei o da Saeco/Gaggia pra descalcificar a Viva! Gaggia que eu tinha no laboratório, e a máquina ficou soltando pó branco até que eu descalcificasse com Dezcal. Resolveu. Hoje só compro Dezcal, já que serve pra Baby Class, pra Aríete Roma Deluxe (caldeira de aço), na Enrico (caldeira de latão e pistão de alumínio) e, desmontando a máquina pra fazer manualmente, funciona na BDB também (tem guias na internet).

 

Se comprou Dezcal, usa tranquilo e segue o procedimento recomendado pela Gaggia mesmo. Se comprou o da Saeco/Gaggia, como eu fiz da primeira vez e me ferrei, pode começar a soltar o maledeto óxido de alumínio indefinidamente. Há quem diga que se descalcificar com metade da concentração, ou fazer só a metade dos tempos, o produto da Saeco/Gaggia serve nas caldeiras de alumínio, mas não posso confirmar porque nunca precisei testar.

 

Lembro que o Márcio comentou certa vez que ele chegou a descalcificar caldeira de alumínio com ácido cítrico puro, acho que foi numa concentração mais branda do que a recomendada, e parece que deu certo. Se não achar aqui, busca lá no HTForum, no nosso antigo tópico Clube do Café (onde tudo começou)... :D

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais doce e com mais crema depois da descalcificação ? Vai ver que o liquido da saeco tem acucar e um pouco de sabão na formula  :lol:.................Brincadeira .

 

 

Beto , descalcificação na gaggia de aluminio ,não é indicado para quem usa agua filtrada ou mineral aqui no Brasil , que normalmente são "muito moles" e não formam calcificação.

 

Mas se vc acha que tem , considerando que vc não sabe que tipo de agua o dono anterior usou , faça a descalcificação , compre o dezcal do cabral , que eu acho que só vende na Libermac e faça , a maquina não vai quebrar.

 

Na Europa e EUA a agua é "dura ou muito dura" e os donos de gaggia são obrigados a descalcificar constantemente e ninguem perdeu a maquina por causa de descalcificação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a calcificação só alteraria o sabor do café se entupisse a máquina a ponto de alterar os parâmetros de extração (ainda assim passíveis de correção, dependendo do caso). Nesse caso seria uma consequência indireta da calcificação pois acho (a confirmar) que o calcário acumulado na caldeira não altera o sabor da água.

 

Contaminação biológica também imagino ser difícil na Pavoni com a temperatura que a máquina atinge já que ela não tem reservatório de água fria, onde a probabilidade de uma contaminação seria maior caso não estivesse bem higienizado.

 

Pode ser alguma outra sujeira que estava acumulada na caldeira e que saiu na limpeza e/ou até efeito placebo ao tomar o café após ver a máquina limpinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que senti é que a válvula de pressão abre bem antes do que era anteriormente.

Talvez isso afete todas as outras variáveis...

 

Ou o que acho mais provável é que deva ser o efeito placebo mesmo.

Tomei o café caçando alguma diferença, costumo mexer ele com a colher antes de tomar e esse tomei sem mexer, na fissura de experimentar nem mexi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mistério resolvido. Café sem mexer =)

Como a crema é formada por substâncias mais amargas, sem misturar, seu café ficou mais limpo e doce.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yep! Solved!

 

E tem até uns malucos, como eu, que percebem diferença na xícara/copo dependendo do formato, pois a diferença de turbulência parece afetar a progressão de percepção do sabor. Minha impressão é a de que, quanto menos agitado o café depois de cair na xícara, mais separadas ficam as notas de sabor e, por consequência, deixar a parte amarga presa no crema deixa o conjunto muito mais adocicado, como a Marcia já mencionou.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, essa é outra variável a considerar, mesmo.

 

Inclusive, quando mais turbulência de superfície, mais rápido o café tende a oxidar e a esfriar. Bebendo "por baixo" da crema, sem agitar, há menor exposição ao ar e, por consequência, menor perda térmica e menos chance de oxidação.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tarcisio, está usando termômetro no grupo? Surfa para repetir a temperatura de extração? Se não, fica complicado saber de onde vem essas nuances no sabor. A pavoni passa longe de ter repetibilidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, geralmente costumo tirar apenas um shot, nela testei a extração em várias temperaturas diferentes do grupo, mas pelo que andei percebendo não basta apenas controlar a temperatura, tenho que controlar a pressão também.

O cenário que fiz a extração de hoje, tem foto lá nos tópicos de fotos, foi com o grupo em 80° e com a válvula de pressão no ponto de abrir.

Ao repetir o shot eu costumo esperar o grupo esfriar a pelo menos 90°

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo, pelo menos vc não ignora a temperatura.

 

Quando eu usava a minha e tinha que fazer mais que 1 café, esfriava o grupo na marra para sempre começar com ele na mesma temperatura de 87 C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu deixar 87 e errar a pré infusão o café fica sobre extraído. Prefiro no 80 que é um pouco mais seguro. Quando faço em 90 e não erro a pré infusão vai que é uma beleza, mas se eu erro perco o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As vezes eu compacto muito forte ou ponho gramas de mais, o tempo que demora desde que eu abaixo a alavanca até começar a escorrer o café.

Não sei se é esse o nome ideal, mas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso Miyamoto. PI seria o encharcamento do bolo em pressão mais baixa que a de extração, e depois manter sem fluxo durante um certo tempo.

 

Então vc não errou a PI e sim a preparação do pó no filtro. Facilita manter sempre a mesma força de compactação e massa de pó (se bem que o Encore precisa de correção via dosagem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...