Ir para conteúdo

Café/Torrefação conhecida no Brasil inteiro


LUW

Postagens recomendadas

O café em si é até bom, mas confesso que achei um pouquinho flat como espresso. De forma alguma é ruim, so não achei (para o meu gosto) uma pancada sensorial, e ainda não tomei filtrado, então não posso comentar nesse aspecto.

 

O que me causa MUITA espécie é ler uma coisa dessas na embalagem:

 

validade1.jpgvalidade2.jpg

 

E isso não foi acidente na hora de carimbar, essa é a segunda vez que vejo isso em uma embalagem deles :o. Hoje me lembrei de fotografar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luciano, isso é chato, triste de ver, mas não me choca.

 

Tem grãos torrados marcados com validade de 18 meses, outros 12 meses e, raramente, 9 ou 6 meses.

 

Se não estragada antes de tal data, no sentido de mofar, apodrecer etc, ainda é passível de ser consumido, a despeito da perda de sabor e aroma, então está mesmo dentro da validade.

 

Isso é uma tecnicidade, mas é um fato: vai estar horroroso de beber, mas não estará estragado.

 

Agora, se o comprador mediano não tem conhecimento nem paladar para notar a diferença, o produto com validade longa é muito mais vendável, tem mais sobrevida legal na prateleira e o valor agregado sobe. Sintomas dos fundamentos da nossa sociedade. Lamentável, mas legalizado.

 

Como disse Ana, pelo menos a torra é recente e você ainda tem algumas semanas de frescor para desfrutar.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece correto colocar a data teórica de quando se "estraga", contanto que se ponha a data de torra. Quem entende usa somente essa.

 

Informar uma data onde há perda de aroma/sabor é subjetivo demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem observado, Sérgio. Ter a data de torra já é uma demonstração de seriedade acima da média, já que a lei não exige isso, mas apenas a data de validade final.

 

Agora, já pensou como seria?

 

Data de Torra: xx/xx/xxxx

Data de perda de notas cítricas: xx/xx/xxxx

Data de perda de aromas frutados: xx/xx/xxxx

Data de perda de corpo em 20%: xx/xx/xxxx

Data de perda de notas amendoadas: xx/xx/xxxx

Data de perda de retrogosto (misto): xx/xx/xxxx

Data de perda de corpo em 50%: xx/xx/xxxx

Data de Validade: xx/xx/xxxx

 

:D:lol::D

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Sergio o importante é colocar a data da torra , e a data em que ele se torna improprio para consumo , além do mais com a exceção de alguns poucos fornecedores que nos usamos que colocam na embalagem uma validade 30/40 dias , a grande maioria cumpre a lei.

 

Esse é um problema que atinge tudo o que nos consumimos , da mesma forma que eu gosto de café , meu irmão é com azeite , conversando com ele eu descobri que o azeite e termo e foto sensível e oxida em contato com o ar , a validade máxima é 18 meses , mas se tiver mais de 8 meses a um ano segundo meu irmão ele perde muitas qualidades  , se aberto deve ser consumido em no max. 3 meses , se envasar em local diferente de onde foi produzido estará oxidado , luz , calor o ar , tudo afeta o azeite , igualzinho ao nosso café.

 

Para o governo legislar sobre tudo isso seria impossível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o problema maior é não ser obrigado a ter a data de torra na embalagem. A o prazo de validade não é padronizado 6, 9, 12, 18 meses, vai da vontade de cada um, daí tentar adivinhar se o café é relativamente ou não é uma loteria...

 

Isso do azeite ser fotossensível já sabia ha algum tempo, acho lamentável ver azeites extra virgem, com todas as suas qualidades estampadas no rótulo, em vidro transparente sabe deus ha quanto tempo tomando luz na prateleira...

 

Bom, eu utilizo o prazo de validade apenas como referencial para tudo. Já peguei produtos estragados, dentro da embalagem fechada, bem antes de acabar a validade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, se o comprador mediano não tem conhecimento nem paladar para notar a diferença, o produto com validade longa é muito mais vendável, tem mais sobrevida legal na prateleira e o valor agregado sobe. Sintomas dos fundamentos da nossa sociedade. Lamentável, mas legalizado.

Me enoja PROFUNDAMENTE essa maldita Lei de Gerson. Compreendo e apoio totalmente a necessidade legal de ser necessário o fabricante publicar uma data de validade, o que também deve ser feito com café em grãos. Não discuto que poderá ser consumido em um ano ou mais, mas por que não acrescentar embaixo uma "indicação de consumo"?

  • Validade de consumo: 09/01/16
  • Ideal consumir até: 09/02/15

Mas sei muito bem que a minha pergunta é apenas retórica, pois nessa fossa de país a Lei de Gerson impera, cerrrto? :angry:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, se o individuo comprar uma embalagem dessas em dezembro de 2015, ele merece beber.

Eu até gosto do torra do Lucca, mesmo que pareça padronizada pra todos os grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Luciano, seria muito mais honesto publicar uma indicação de limite recomendável de uso, seria uma mostra de respeito ao consumidor leigo, mas como eu e outros mencionamos, colocar a data de torra já informa quem sabe o que está procurando.

 

Zé Alexandre, obrigado por mencionar que é o café do Lucca, eu nunca comprei e tava curioso pra saber qual era o café. Nesse caso, por ser uma empresa bem afamada, com café especial dedicado a um mercado de nicho como o nosso, a indignação do Luciano e a gravidade da data de validade ser tão longa começaram a pesar mais...

 

:mellow:

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente para não cairmos no complexo de inferioridade tupiniquim, não é somente neste país tropical que isto ocorre.

Com café premium em grão? Onde mais?

 

Sinceramente, se o individuo comprar uma embalagem dessas em dezembro de 2015, ele merece beber.

JA, não é esse o ponto. Mais de 90% das pessoas que conheço não sentiriam a diferença entre um café feito com 15 dias e outro feito com 6 meses de torra. Eu mesmo tomaria esse café em outubro se a opção fosse um melittão. O problema é que uma das torrefações que basicamente iniciou a era do café premium nesse país e ainda hoje muito bem conceituada tanto entre leigos como entre conhecedores do ramo toma uma atitude que nitidamente tem o cunho de maximizar seu lucro em detrimento da qualidade do produto que entrega. Se vc conversar com o Diretor Comercial* (!!) da empresa ele vai lhe dizer que isso tudo é conversa, não tem diferença nenhuma entre torra recente ou torra velha. Isso é Lei de Gerson.

 

*: Agora em janeiro parece que houve mudanças na parte administrativa, mas pelo menos até ano passado a pessoa nesse cargo tinha essa postura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi o por que de não mencionar o nome da empresa. Também não me revolta essa data de validade. Quem se guia pela data de validade para o consumo de café torrado não se importa com o tempo de torra. Ampliando a data de validade, o produto acaba atingindo um público maior. Como você mesmo disse, LUW, é do interesse comercial deles? Talvez a empresa esteja "desalinhada" internamente...

 

Só sei que a loja deles não figura no nosso tópico com a listagem de lojas online. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, não tomei recentemente, mas antigamente os microlots foram muito bons e o blend nero uma delicia no cappu.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lucca tem bons cafés em grãos para vender, capsulas para nespresso são horríveis, não recomendo, a cafeteria em sí é muito bonita, atendimento quando fui deixou a desejar, a barista bem antipática com síndrome de grandeza, não achei o café lá bem extraído, prefiro a do Leo Moço. Uma observação sobre os cafés que vi la para venderem é que eles colocam em sacos zip lock com capacidade maior que 250g de grãos e fica bastante oxigênio dentro (oxidando) e o engraçado que o dia que comprei uns pacotes lá o vendedor ele pegava e abria os pacotes para o cliente cheirar, ou seja, oxidava ainda mais. Pra mim cafés assim tem que ser torrado e já logo em seguida colocar em um pacote e extrair o máximo do oxigênio dentro e não abrir mais, só depois que o cliente for usar. Alguns detalhes que poderiam melhorar, sobre o tempo de torras vi lá de 15 dias, 30 dias, mas volto a repetir eles trabalham com excelentes fazendas/terroirs. 

Um exemplo de um pacote bom e com armazenamento adequado é o Orfeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...