Ir para conteúdo

Moedor para FP, Moka e Aeropress


chineloqpw

Postagens recomendadas

Boa noite pessoal. 

Possuo uma cafeteira super automática da Saeco, e portanto nunca me preocupei com moagem. Recentemente voltei a utilizar minha Moka, depois de ganhar uma French Press e comprei também uma Aeropress. Junto com a paixão e interesse recente que surgiram, veio a necessidade de estudar e pesquisar como fazer um bom café em em cada máquina, já que não mais teria a facilidade da super automática. Após muito ler, percebi sabia muito pouco sobre técnicas e procedimentos, mas principalmente sobre moagem, que não sabia que era tão importante. Lendo os tópicos sobre cafeteiras e moinhos, e pessoas indicando um gasto superior no último, confesso que sempre achava uma loucura, mas após ver repetidamente o conselho, percebi como meu senso comum e intuição estavam errados. Por tantas coisas contra-intuitivas, foi uma felicidade procurar o fórum antes de fazer bobagem e realizar a compra equivocada que eu certamente faria. 

Com dezenas de abas abertas para ler, a princípio pareceu uma escolha fácil, mas a medida que fui aprofundando no assunto, começaram a surgir mais dúvidas que respostas, e fiquei com medo de gastar uma grana considerável fazendo uma escolha ruim. Como não preciso de um moedor para espresso, que me pareceu o que exige melhor técnica e uniformidade, gostaria de dicas de um moedor, elétrico ou manual, que atenda bem as especifidades de moagem e granulometria desses três métodos. 

 

Na Moka e French Press, normalmente faço café para 3 a 5 pessoas na minha casa. A princípio havia pensado num moedor manual da Hario, mas não sei o quão demora para moer café em tais quantidades, se chegaria a ser chato, nem se traz de fato bons resultados. Tinha visto o Baratza Encore, que me pareceu muito bom, porém com um preço mais proibitivo. Gostaria preferencialmente de algo num valor abaixo disso, porém algo durável e perpétuo, pois é um gosto/hobby meu e de minha família, e que sempre vamos gostar, não estando assim sujeito a arrependimentos. Portanto, algo realmente bom, pois não pretendo fazer upgrades tão breve, mas com um bom custo benefício pra minha realidade caseira. Dessa forma, se a opinião geral for que o Baratza Encore seja a melhor opção, o comprarei, só não desejo algo num valor acima disso. 

 

Desde já obrigado a todos que puderem ajudar, e desculpa por criar um novo tópico com tantos, mas é que apesar da pesquisa, minha dúvida persistiu. 

Obrigado!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Julio, esses manuais baratos moem uns 15 g em quase 2 minutos. Como você prepara para bastante gente isso vai cansar.

 

Se não é para espresso, eu escolheria no mínimo o Encore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, 15g no Hario para estes métodos é rápido. Não dá 2 minutos. O problema é a moagem irregular nesta granulometria.

 

Eu aconselharia o Encore também. Mais rápido e moagem regular.

 

Tempos atrás haviam os Nemox. Muito bons também. Mas já se foi o disco voador. Talvez o encontre usado por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o, me parece que você já encontrou a resposta, só que ainda não caiu a ficha que um bom moedor custa tanto, hehe.

 

Isso é normal, acontece com todos quando decidem começar a investir no hobby...

 

Pode tentar um Hario, eu tenho um Mini, nem é tão irregular assim, só pra expresso deixa bastante a desejar. Mas provavelmente vai acontecer como comigo, vai encher o saco quando tiver que moer pra muitos, vai acabar comprando um Encore ou similar, e o Mini fica pra viagens...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é infelizmente os Nemox do Igor se esgotaram, faz pouco tempo aliás, eu fiquei com um, sobrou mais um, e ele vendeu esse mês ai parece. Se eu não tivesse comprado o Nemox, com certeza teria o Encore hoje em mãos. Para meu uso está mais do que perfeito. Tenho os mesmos métodos de preparo que você, com exceção do Aero. No meu caso meu Nemox tem dado conta bem, inclusive é claro para o espresso. Com certeza o Encore te daria o mesmo. Sem querer fazer merchan, já fazendo, o Alexandre do Café Expresso Brasil tem ele, em  12x sem juros. Dá uma conferida! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo o Encore também.

Achei a moagem dele consistente o suficiente para todos os métodos.

Não é o melhor moedor do mundo, claro, mas está me servindo muito bem até mesmo nos espressos.

Eu estava tão acostumado com a moagem irregular do hario mini que no começo foi difícil acertar a moagem pro espresso, mas o salto de qualidade na xícara é tremendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos que responderam, e me desculpem a demora em agradecer, estava em viagem. Meus pais vão a Europa em breve, estive procurando o Encore por lá rapidamente, e encontrei apenas na Amazon UK por 120 libras, bem acima dos 130 doláres nos EUA. Alguém recomenda comprar na Europa, ou comprar outro de marca europeia, que valha mais a pena por aquelas bandas? 

Ahh, aproveitar a postagem para tirar uma dúvida simples e talvez até besta, mas que vocês provavelmente sabem. Porque não vejo vender grãos de origem, de diferentes países, aqui no Brasil. Já devo ter provado de uns 12 países diferentes, em minhas viagens, sempre me divertia provando, e vendo as diferenças de sabor, aroma, forma do grão, etc. Sei que a gente produz cafés maravilhosos, e em quantidades enormes, e valores mais competitivos pela qualidade, frente a importar, etc.... mas é apenas isso, ou existe alguma proibição, burocracia, ou algum motivo técnico mesmo para nunca encontrar por aqui? 

 

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem vários moinhos de origem europeia. Por exemplo, na categoria do Virtuoso há o Rancílio Rocky italiano (mas não tem as divisões de escala do Preciso) e muitos outros italianos e de outras nacionalidades. Dê uma olhada nos tópicos dos moedores e verá uma grande variedade.

 

Se estiver disposto a gastar um pouco mais e comprar algo "bacana" mas ainda "pequeno", poderia partir para um Mahlkönig Vario (alemão), que posso atestar ser fantástico e ter uma grande variedade de ajustes, em duas escalas, similar ao Preciso em gama de regulagens mas com maior consistência de moagem. O Baratza Vario é a versão Americana do mesmo moinho, utilizando os mós da Mahlkönig. E dá pra adquirir dois tipos de mós, os de cerâmica mais recomendados para espresso, e os de aço, mais consistente para French Press e moagens grossas. Há uma ferramenta que facilita a troca eventual dos mós, caso se queira variar o estilo ao longo do tempo...

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente vc não tem opções , para 3 a 5 pessoas moedor manual é forçar a barra , o encore além de bom é a unica opção se vc for comprar no Brasil só tem o encore ou mais caros .

Se vc for viajar , nos EUA e Europa as opções são muitas e baratas , mas no Brasil é o encore , a vantagem é que vc pode comprar em 12X e tem garantia .

 

Como vc disse que não entende muito , comprar um moedor usado é bem arriscado , 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, no post #8 o OT menciona que os pais vão pra Europa e quer trazer um que tenha disponível por lá. Ao perceber que os Baratza lá são importados dos EUA, pediu dicas de marcas européias recomendadas pelo pessoal daqui.

 

@ Alex, grato pela correção e pela informação. ^_^ Pra mim é novidade, não sabia disso. Então as mós do meu Vario são feitos com precisão suíça?

Viiiixe, agora ninguém me seguuuura! :D

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xiii :D eu li o post 8 em diagonal , achei engraçado a duvida do julio , sobre importar grão verde , o Brasil esta na dúvida se deve ou não importar grão verde eu acho que desde a republica velha , antes de 1930 :lol: e hoje em dia como não pode simplesmente proibir (o Brasil esta cheio de painéis na WTO) o pais cria entrave burocratico e sanitario.

Ainda vão construir uma estatua do Enver Hohxa em frente ao palacio do planalto para agradar a Dilma.

 

Julio se seus pais vão a europa faça suas buscas na Amazon alemã , as Amazon inglesa e italiana não tem variedade.

Na alemã tem tudo , baratza , graef , iberital , ascaso , isomac , nemox e isso são só as marcas mais baratas , tem ate um moedor La pavoni kube em "angebot" por 200 euros. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Gente, só para dar um retorno aos que se prontificaram a me ajudar

 

Comprei um Mahlkonig Vario!  B)

 

Vim aqui querendo saber sobre um moedor manual para comprar, cheguei a conclusão que precisaria de um elétrico, e pulei para o Encore, pesquisando mais, quase comprei com Rancilio Rocky sugerido, mas por fim acabei vendo que em breve lamentaria de não ter comprado o Vario. E junto ainda comprei outra uma Bodum Chambord menor, um Hario V60 de cerâmica, a jarra Hario de 800ml, e uma chaleira Hario Buono. E já fazendo planos para tão logo retorne da falência, comprar uma máquina de espresso manual, já cismei com a Saeco superautomatica...hahahah. Pra piorar, havia comprado a sorveteira Cuisinart ICE100 que vi noutra parte do fórum. 

 

Enfim, ao mesmo tempo que agradeço a ajuda, deixo o alerta para os perigos de frequentar esse forum! Achava que era exagero essa tal de febre ruiva que ficava vendo nos tópicos, mas sou mais um infectado   :lol:  :lol:  :lol:

 

Ainda não testei o moedor, mas tenho certeza de que não me arrependerei.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Julio, em 5 anos quando terminar de pagar os carnês, você começa a pensar na cafeteira de expresso.

 

Bons cafés com os brinquedos novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Acho o Vario ótimo para a FP, claro para uso domestico. Não sei qual qualidade vc procura ou qual o seu orcamento ... pode comprar um EK43 tambem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Mas calma que ainda vou comprar um EK43! É pra uso doméstico mesmo, quem sabe um dia eu use pra vender café na universidade também, mas esse não seria o foco. Eu comprei um Bodum Bistro de mós cônicas, mas eu não to curtindo ele, acho muito inconsistente. Queria um step-up. Atualmente eu só faço coados, mas to pensando no futuro, que no caso iniciarei no mundo do espresso.

 

Tô indo pra Suíça e outros dois países da Europa, ainda não definidos, e poderia comprar um moedor por lá, se valer a pena. Eu tava entre o Virtuoso, Preciso e o Vario. Dei uma pesquisada mas a maioria dos reviews é focado em espresso, aí não consegui obter outras opções :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bruno, então compra o Vario. Na minha opinião bem melhor do que as outras opçoes e talvez adicionalmente mós de aço para ele, que são melhores para coados e FP do que os de ceramica.

Abçs

Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vario é o melhor moedor residencial que existe no mercado , faz qualquer método e tem desempenho excelente.

O nemox tem bom desempenho para espresso e coado , já para FP o Vario é bem superior.

 

Para quem não esta interessado em espresso , um Vario com mó de aço é o melhor que existe para FP , moka aeropress e etc.

Melhor que isso só moedores profissionais enormes e com preço de 1600 dólares para cima.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, meu primo está indo para os EUA, e desistiu de comprar um PS4 pra ele... Hahahaha, é perguntou se eu queria algo no lugar da cota dele.

 

Agora que tenho um Vario, queria aproveitar ao máximo. Tenho uma Saeco Odea Giro Plus, superautomatica, que mandei recentemente para regularem e calibragem.

 

Gostaria de saber se um Gaggia Classic, em conjunto com o Vario, ia me dar um espresso de qualidade muito superior ao que obtenho com a Saeco Odea, ponto de justificar o preço.

 

Caso negativo, queria saber se valeria a pena comprar as mós de aço para ele, já que atualmente o uso apenas para V60, Prensa Francesa e Aeropress.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O espresso Gaggia + Vario deve te dar um café superior ao da superauto sim.. Dependendo do seu orçamento talvez valha a pena trazer uma máquina até superior à Classic.. Mas se prefere os coados, a troca das mós também é uma boa..

 

Mas a melhor opção de todas é trazer um PS4 pra você então.. [emoji23] [emoji23] [emoji23]

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...