Ir para conteúdo

Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

Postagens recomendadas

Para facilitar mais, colei meu bravo na bancada =)

 

Tirei os o-rings dos pés e nesses usei fita dupla face VHB da 3M (aquela em rolos verdes). Vamos ver se dura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, tenho pouco a acrescentar depois de tantos comentários elogiosos sobre o Debut. Mas, de fato, o moedor é uma obra de arte. Muito bem construído e robusto. A moagem sai sempre homogênea e solta. Tenho usado ele tanto para espressos como para coados com ótimos resultados.

 

Obviamente, tem a questão do gosto pessoal de cada um, característica das mós cônica vs plana, o nível sensorial dos diversos apreciadores, entre outros fatores. No entanto, para o meu gosto pessoal o moedor está aprovado para uso em vários métodos. Ontem fiz uma Prensa Francesa para alguns amigos e todos gostaram e elogiaram bastante, inclusive eu.

 

Apesar de não gostar muito de fazer esforço físico, o que o Debut não requer tanto, esses dias tenho usado apenas ele em casa e estou achando difícil retornar para os elétricos, a não ser em grandes encontros, devido a praticidade, excelente qualidade da moagem, facilidade de regulagem entre os vários métodos sem nenhum inconveniente ou necessidade de acomodação das mós no retorno para o espresso e desperdício de café praticamente zero. As balanças digitais tem sempre alguma imprecisão, mas na balança Hario, na maioria das vezes, a retenção tem se mostrado zero ou 0,1g, insignificante.

 

Parabéns mais uma vez por este projeto que não deve nada a nenhum moedor do mercado. Pequenos ajustes talvez se façam necessários, mas ele já nasceu melhor do que a grande maioria dos moedores hoje existentes.

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Sergio! Moedor fixo à mesa/bancada facilitando o esforço e estabilidade. Pó caindo diretamente no filtro e bem distribuido. A usabilidade ficou excelente! Boa ideia, hein!!!

 

Reparei na foto que o parafuso à esquerda está frouxo! Dá uma conferida lá! :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li hoje no Kaffeenetz o tópico sobre o HG1 e assustei, porque falaram que tem que alinhar ele antes de usar pela primeira vez ou pode danificar as mós, porque muitas vezes perde o alinhamento durante o transporte. Me perguntei se não pode ser parecido com o Debut. Então fiz os testes sugeridos, p.ex. inserir um pedaço de papel entre as mós e ver se ele fica preso em todas as posições com a mesma regulagem de moagem etc., e - grande alívio - o meu Debut está perfeitamente alinhado. Parabéns Gil!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje surgiu uma dúvida sobre o espaço existente entre o funil e o corpo do moedor, pode dar a impressão que o funil não encosta nas mós na parte interna, mas encosta. A dúvida surgiu pois na hora que foi retirado o funil caiu um pouco de pó que se acumulou sobre o funil. 

Acontece que como coloquei o oring fica faltando algo como 0,3mm para encostar, se montar o funil sem o oring vai encostar totalmente na parte interna, a parte externa vai ficar separada em 2mm, fiz assim para que o funil não riscasse o corpo do moedor .

Caso queiram montar o funil sem o oring, só precisa tomar o cuidado de não apertar o funil no momento que rosquear, basta dar um leve encosto.

 

Segue imagem para ficar mais claro.

 

corte%20Debut_zpsnxgimtb0.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho interesse na alavanca maior para deixar a moagem mais leve, o projetista voltou atras disse que faria com duas manivelas e só fez com uma pequena o danado :P

Testei duas parafusadeira a bateria com um adaptador universal para fazer a moagem, uma menor e outra maior, mas como ambas não são boas, elas não tiveram torque suficiente para moer, tenho uma parafusadeira elétrica de 700w essa terá torque mas o problema é a alta rotação e estou com receio de danificar o moedor, o correto seria uma parafusadeira de marca melhor com  um torque maior.

Esses o-rings desgastam com o tempo? fico imaginando a tampa superior, toda vez que coloca e tira um grão se com o tempo não irá ficar frouxo, se acontecer esses o-rings são fáceis de encontrar o tamanho correto?

E o pessoal que comprou, cadê os reviews, as trocas de experiências, as comparações, to achando esse clube a parte muito parado rss

Até agora estou gostando bastante da moagem dele e com o tempo com o amaciamento das mós irá ficar melhor ainda...

 

Li hoje no Kaffeenetz o tópico sobre o HG1 e assustei, porque falaram que tem que alinhar ele antes de usar pela primeira vez ou pode danificar as mós, porque muitas vezes perde o alinhamento durante o transporte. Me perguntei se não pode ser parecido com o Debut. Então fiz os testes sugeridos, p.ex. inserir um pedaço de papel entre as mós e ver se ele fica preso em todas as posições com a mesma regulagem de moagem etc., e - grande alívio - o meu Debut está perfeitamente alinhado. Parabéns Gil!

 

Burny, você poderia tirar uma foto desse procedimento?? Não consegui entender por onde colocar pedaço de papel no moedor heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, ser elétrico não tem sentido. Com ele colado na mesa estou moendo 15 g em 8 segundos. Da mesma forma, o tamanho da alavanca não me incomoda.

 

Para tirar da mesa bastaria soltar os parafusos dos pés. E ter pés reserva para moagem em outro lugar.

 

Um pouco chato é a retenção. Meu moinho elétrico beirava o zero. No Debut, sem molhar grãos já chegou a 1 grama. Molhando, uns 0.2 gramas. Como sempre varro qualquer retenção (que vai pro filtro), não molho mais, que seria um passo desnecessário.

 

Mais pro fim do mês devo fazer um mod mais drástico para facilitar a remoção do pó retido. Basicamente facear a mó com o suporte de inox, usinando fora a rosca do corpo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rogério, só é abrir a regulagem, enfiar o canto de um pedaço de papel entre as mós, e fechar a regulagem e ver em qual ponto o papel fica preso. Se esse ponto é o mesmo em todas as posições em volta do moinho, está bem alinhado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvidas !!!!!!!!!!

 

Hoje surgiu uma dúvida, a regulagem do aro durante a moagem teria mudado de posição, por exemplo: iniciou a moagem em 32 e terminou em 31,5 . Isto é possível ?

 

Sim, pode acontecer. Eu tive1 caso no MINI e confesso que não tinha a mínima idéia do que poderia ser. A única força que atua sobre o aro é o atrito interno do rolamento, que é muito pequeno. Mas no final a conclusão que cheguei é que era um efeito "matraca", onde você gira a haste em um sentido e a matraca gira no sentido contrário . https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Matraca

 

Caso a mudança de valor seja maior a solução é a troca do O-Ring superior aumentando o atrito no aro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bonito para uma cafeteria , por exemplo aqui no Rio ele ficaria perfeito na Colombo , se não me engano a Casa cavé que é 1860 tinha uma dessa original uma grande moka dos anos 20/30 .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém mais posta review dis seus moedores aqui não? :(

 

 

Tava querendo comprar mais um e deixar o vario dedicado pra coados.

 

Talvez um mazzer major/mini ou o bravo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mericlis, o pessoal recebeu o Debut menos do que um mês atras. Mós desse tamanho precisam de uns 10 kg de grão para amaciar e mostrar o potencial deles. Assim, creio que ninguém quer soltar avaliações precoces sobre a qualidade da moagem (ou das mós do Robur). Sobre o resto acho que tem um consenso, que o moinho é bem estável, bonito, bem feito etc.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente as mós de moedores comerciais carecem de certo "amaciamento", mas o amaciamento também não muda drasticamente o resultado, aumenta a velocidade da moagem e dá uma consistência maior devido ao desgastes e folgas, acho que já daria para fazer um comparativo inicial sim em relação a outros como por ex. o HG One, em relação ao K30 já percebo diferenças nítidas, é outro perfil, ambos são excelentes, estou tentando usar mais o Bravo para amaciar, mas é duro fds fizemos um almoço em casa e tive que servir 13 cafés, fiz tudo no Bravo, um calor desgramado, alguns grãos são fáceis de moer, estava com aquele do Zardo o com torra cítrica e é bem duro, foi um saco moer, ainda procuro uma solução dele elétrica, ou por parafusadeira (as duas que tenho não deu torque suficiente para moer, se alguém tiver este moedor e uma boa parafusadeira poderia testar fazendo favor se da certo?? pq se der vou comprar uma outra melhor) ou o Gil desenvolver um motor para acoplar.  Críticas construtivas já fiz em uma mensagem que postei aqui e elogios também, moedor sólido, que acho que a única coisa que terá desgaste com o tempo serão os o-rings mas isso pode ser trocado facilmente e a única coisa que achei que poderia ter construído com uma espessura um pouco mais larga são as abas que seguram o moedor em sí, pois quando se mói com grãos mais densos nota-se que o moedor se movimenta mas ainda sim acho que isso não poderá ocorrer nenhum dano futuro ao moedor.  Muito bom o moedor do Gil, um baita projeto, bonito e com excelentes resultados na xícara. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...