Ir para conteúdo

Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

Postagens recomendadas

Rogério, eu vou acelerar a alavanca maior , assim você não vai nem lembrar que ele é manual, pois  a força para moer é baixíssima.

A base também vai oscilar menos.

 

Eu subi uma vez em um guincho no porto de Santos, era muito alto, mas muito alto mesmo, lá em cima ele oscilava uns 2 metros, e é assim que funciona, normalmente se calcula prevendo oscilação, mas não deformação. Mesmo assim vou enviar uma base protótipo que tenho aqui, é aquela que tem vários furos extras, vou polir e te mando, ela tem 6mm, contra 4mm da que estou usando, achei esteticamente um exagero, mas depois você me diz o que achou.

Os orings não vão gastar, pode ficar tranquilo, e de qualquer forma são padrões de mercado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A alavanca maior acho interessante sim, teve grão que estava joia para moer, mas esse do Zardo é bem duro, as vezes mesmo apoiando a base o moedor se deslocava, essa alavanca usaria somente nesses casos, mas é que sou preguiçoso mesmo e é questão de gosto pessoal,  cada café meu estou utilizando 21g de grãos. Já sobre a base protótipo legal, gostaria de testar sim, os outros moedores meus estao parados, estou usando somente o Bravo para amaciamento das mós, mas como disse estou gostando muito do moedor e satisfeito, tanto que penso em vender o porlex e comprar o mini para fazer par com a Aram nas viagens :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Alavanca maior.

 

Para dar uma atualizada, eu imprimi 2 alavancas , uma com 180mm ( original é 140) e outra com 220mm , elas seguiram para Recife pois lá temos 4 Debuts, e a sujestão foi que fosse feita com 200mm.

Vou faze-la com 200mm então.

A empresa que tenho usado esta sem material e só me entregaria no final de março, sendo que ainda tenho que levar na usinagem e depois polimento. Hoje consegui outra empresa em SP que me entregará em 10 dias.

Vou dando uma posicionada a respeito.

 

Já bolei um redutor simples e de pequeno tamanho para usar com a alavanca normal, financeiramente não vale a pena e visualmente talvez também não, mas vou fazer um pelo prazer de fazer, ficando pronto eu posto aqui.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Obrigado Cássio, enviei uma mensagem privada para você, você consegue vê-la clicando no envelope que fica no rodapé da pagina a esquerda.

 

Aos que estão esperando a alavanca maior segue notícias, eu já recebi as alavancas, seguiram para a usinagem, retiro na próxima quinta e ai vai para o polimento, portanto estarei com elas prontas para envio, não na próxima semana , na outra.

 

Ela acabou sendo feita com 200mm, lembrando que a original tem 140mm.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Amanhã estará seguindo para todos que compraram um Debut, uma alavanca extra de 200 mm entre centros, contra os 140 mm da original, via PAC. SEM CUSTO.

Só não estará indo para os que estão esperando outros itens ficarem prontos.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, testei a alavanca maior. Realmente fica mais fácil, só que mais lento, indo de 8 para 11 segundos minha moagem de 15 g.

 

Como estou me recuperando de uma cirurgia, ela veio em boa hora =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou minha alavanca maior e testei hoje no almoço, gostei mais que da outra, o moer fica mais suave e mais leve, para grãos claros é uma mão na roda :)


Ahh e o pessoal do Debut, estão usando o moedor para outros métodos fora o espresso?? o que estão achando?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, o meu elétrico (mós 38 mm) com certeza gerava menos fines que o Debut.

 

Fazendo coados, usando em ambos moedores a regulagem para o mesmo espresso, o Debut deixa a percolação muito mais lenta, provavelmente pelos fines entupirem mais o filtro de papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou seja gerando mais amargor, eu venho utilizando o vario com mós de aço para fazer os coados.

Ainda não fiz um teste comparativo entre os dois, pois para coado utilizei apenas 2x o bravo.

Mas tenho a impressão que o Bravo Mini deve ter um resultado melhor para coados que o Debut em virtude das mós, bom, só testando mesmo para saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não fiz testes específicos nem comparativos do Debut em relação a outros moedores, no entanto, nas vezes que o utilizei para coados não senti amargor na bebida.

 

Tenho também o Vario W com mós de aço dedicado aos coados e sem considerar aqui estudos de distribuição do pó, mas apenas o sabor da bebida na xícara, não percebi nenhuma grande desvantagem na moagem do Debut em relação ao Vario. Obviamente, não faço parte da ala de cientistas do fórum e nem tomei cafés moído nos dois moedores simultaneamente, mas as poucas extraçóes de coados derivadas do Debut me pareceram bem satisfatórias.

 

Gil, testei a alavanca maior. Realmente fica mais fácil, só que mais lento, indo de 8 para 11 segundos minha moagem de 15 g.Como estou me recuperando de uma cirurgia, ela veio em boa hora =)

Sérgio, vc citou a maior lentidão (esperada) na moagem provocada pela substituição da alavanca menor pela maior. Mas já deu para estabelecer uma preferência para o dia a dia sem levar em conta a questão do pós-operatório.
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um esquema para aproveitamento total do pó sem ter que usar spray com água nos grãos (esse as vezes não é 100% eficiente).

 

Dependendo da umidade ambiente e/ou grão, após a moagem as mós ficam assim:

CIPfwoF.jpg

 

Em um fundo de tupperware colei um pedaço de escova de dentes.

Y605ZRg.jpg

 

Basta escovar que o pó cai no centro sem desperdício.

Gj6Glf7.jpg

 

Deixando as mós:

AXfD0DP.jpg

 

Agora é só bater um canto do aparato que o pó fica pronto para despejo no filtro.

D3Co1Ci.jpg

 

Nas fotos vcs podem ver que usinei o pescoço da rosca. Como uso o esquema mostrado nesse post, ele não é necessário e só atrapalharia a varredura.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, Sergio. Nunca tinha tanta estática no Debut. Mas a época seca também ainda não chegou. Uso o Debut no momento com o funil e RDT e tenho menos do que 0,2 g de retenção. A coisa mais difícil para mim é a transferência entre pote e portafiltro. Faz uma lambança as vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 weeks later...

Então ... Agora vou participar da seleção de admiradores do Gil e dos usuários satisfeitos do Debut!!!!

 

Chegou ontem no fim do dia. Não tive tempo de usar ainda, vou ler tudo desse tópico antes (hoje) e vou fazer uns cafezões logo mais!

 

Valeu Gilberto!

 

Abraços a todos!!!ba27fb8901f68fdfb8e64ff04655d3c9.jpgbddf3447cd8a71fd577b053b424d0400.jpg

 

Enviado de meu MI 5 usando Tapatalk

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Muito tempo que ninguém escreveu sobre o Debut. Usei agora um meio ano o Debut, o Mini e o Vario (com mós de cerâmica) lado ao lado para fazer espresso. Para coado e prensa uso o Vario com mós de aço, que na minha opinião entrega uma granulometria mais unimodal e assim uma xícara melhor para esses métodos. Para espresso o Mini e o Debut são bem melhores (realmente melhoraram bastante os meus espressi) do que o Vario, e embora gostei mais do Mini para alguns cafés do que o Debut, acabei usando só o Debut recentemente para fazer espresso, simplesmente porque é mais confortável moer 20s com o Debut do que 1 min com o Mini. Agora o meu "problema" (na verdade não é um) com o Debut. Sem WDT tenho canalização no filtro naked (o Mini não mostra isso), com moagem no copo do Debut e transferência para o PF. Interessantemente, quase não tenho canalização com moagem diretamente no basket e sem WDT. Aqui a minha gambiarra para conseguir isso (balanca + filtro da AP + basket VST 21g + funil Tidaka + funil do Debut, Rsrsrs):

 

uewYSQs.jpg

 

Eu acho que isso acontece, porque na moagem direta o Debut já entrega uma distribuição/estrutura boa para o bolo, mas na transferência com o copo eu quebro essa distribuição, introduzindo bolsas de ar etc. Seria interessante saber se outros usuários do Debut também perceberam isso. O Gil fez um suporte para o PF que encaixa no Debut para mim. Depois vou postar se funcionou.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 16
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Qual grau de torra e qual o diâmetro do seu bíceps? Sem essa informação realmente não tem como responder essa pergunta. Rsrs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...