Ir para conteúdo

Breville BES900/BES900XL


Carneiro

Postagens recomendadas

Nenhuma inovação genial, mas eles resolveram fazer a coisa toda, os italianos não ligam.

 

A questão é que a Art Home é importadora da Breville e pode ser que, se não quiserem, outra empresa não poderá trazer. Tem que tirar a certificação, é um investimento alto, para um mercado tímido.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Márcio. O que mais me impressiona nessa maquina é que todas as soluções estão lá, agrupadas em um único equipamento. PI ajustavel, PID, controle de dosagem, OPV ajustavel e por aí vai. Pacote completo.

 

Eles partiram da premissa que não podia faltar nada na maquina. E fizeram o dever de casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais, Léo: dois PIDs: um na caldeira de extração e outro no aquecedor do grupo; e uma coisa que eu não sabia, há um elemento que entrega a água pré-aquecida na caldeira durante a extração. Tudo isso junto deve propiciar uma estabilidade de temperatura absurda pra uma máquina desse preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem que um importador podia assumir a bronca de importar essa maquininha pro Brasil. Cada vez fico mais impressionado com a funcionalidade dela, como os controles de pressão de pré-infusão:

 

A questão é que a Art Home é importadora da Breville e pode ser que, se não quiserem, outra empresa não poderá trazer. Tem que tirar a certificação, é um investimento alto, para um mercado tímido.

Marcio

 

Salve Rodrigo e Márcio.

 

Há um motivo precioso sobre a importação e comercialização desta máquina. Trata-se da manutenção. Muita tecnologia embarcada e pouca coisa a se fazer em caso de defeito. No Canadá, poucas são as assistências técnicas autorizadas da Breville que estão habilitadas a consertá-las. A filial da Breville no país tem trocado por novas as máquinas defeituosas, ao invés de consertá-las. Todas ainda estão no prazo de garantia, pois foi por lá lançada há menos de 1 ano. Teme-se como será quando este prazo vencer.

A ArtHome deve pensar com certo receio sobre importar este modelo, tendo que certificá-lo e prover manutenção. Eu também recearia.

 

Caso semelhante ocorreu-me no mês passado. A cafeteira Eletrolux Chef Therm apresentou defeito apos vencido o prazo da garantia. Desmontei-a e verifiquei que o fusível térmico, assim como o termostato e a resistência estavam funcionando. O problema está numa das 2 placas eletrônicas que são vendidas ao par, e não separadamente, pelo preço de R$ 164 para as placas apenas e sem mão de obra. Uma nova custa pouco mais que isso e traz a garantia de 1 ano... Paguei R$ 151 há 18 meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que a 30 anos atrás já se tinha noticia de que Americanos, Japoneses, jogavam televisões, e outras coisas na rua, coisas teoricamente utilizáveis ainda, bem chegou aqui, o custo de mão de obra vai subindo, para baratear o custo a qualidade vai descendo, a um ponto que já se questiona a validade do concerto, mesmo quando fica 50% do valor de uma nova aquisição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

O problema mesmo parece ser o custo de ter que prover ao menos uma boa autorizada. Mas penso que não é o único. Se o mercado pra uma máquina de café desse preço fosse maior, compensaria. Talvez o que não compense para o importador é ter que prover assistência integral para uma máquina que talvez não venda tantas unidades assim, pois voltada ao usuário doméstico prosumer (diferentemente, por exemplo, de máquinas que pudessem atender a uma pequena café - aqui em sentido amplo - como algumas nuova simonelli ou la spaziale).

 

O problema da eletrônica embarcada pra mim é subsidiário e meramente técnico. Resolve-se com mão de obra especializada e peças, e voltamos ao problema de uma boa autorizada e seu custo.

 

Gilberto,

 

No caso da Breville, nada indica que o problema seria de qualidade de construção ou material. O caso do descarte de eletrônicos ao invés de consertar é real, mas decorre mais do fato de que a mão de obra especializada e capaz de resolver problemas complexos é cara, de modo que a linha de produção custa menos de um modo geral. As especializadas não gostam de arrumar certas coisas, como celulares (limitando-se mais a trocar a placa mãe inteira), também porque não gostam de ter de prestar garantia dos seus consertos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, com certeza é feito com qualidade, ai é questão de estratégia, se tem algum componente que é crítico tem que trabalhar com margem de reposição expremida. Eu já trabalhei com peças e tinha itens que os fabricantes colocavam 500% em cima, aí não dá mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

A questão do tamanho do mercado consumidor procede. Mas creio que há uma estratégia maior que fez com que a DB só tenha sido lançada em mercados onde a própria companhia esteja presente, e não nos que é representada por terceiros. Assim é também para diversos outros produtos de sua linha.

O mercado interno do Brasil e o secundário dos países vizinhos comportam a presença do fabricante, até mesmo com uma planta de produção local, mas não parece ser um projeto em andamento junto aos australianos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma realidade possível, Alexandre. Outra realidade é que o importador oficial, a Art Home, não possui no seu catálogo de produtos de diversas marcas, salvo engano, nenhum produto de valor tão alto quanto a BDB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Trazendo esse tópico "morto" à vida, reabro a conversa.

 

Depois de todas precauções, acabei com uma Braville Dual Boiler em mãos.

 

Foi uma situação/oportunidade e vamos ver no que dá. Depois posto um "review" decente, a despeito de não ter muito com que comparar em termos de operação. No momento, só um "conjunto de opiniões"...

 

É uma BES900XL americana, modelo de 110V. Pelo número de série, sei que já é dos lotes recentes, em que os "bugs" conhecidos foram resolvidos já na linha de produção, então não é da série problemática com "recall" pra fazer, nem das que foram recolhidas e consertadas antes de saírem do estoque. É produção nova, então espero ter tranqüilidade com ela.

 

Logo de cara, a máquina impressiona bastante. É bem pesada, parece mais "sólida" de perto do que nas fotos.

 

Não programei nada diferente do Default até o momento, estou experimentando moagens e dosagens com a pre-infusão original de 10s e 60% de potência, que resulta num bombeamento de 8s, com pressão subindo de 0 a 3,5 BAR devagar, e depois sobe numa curva rápida pra uns 9,5 BAR quando começa pra valer a extrair. O medidor mostra a pressão real no grupo, variando conforme a moagem etc.

 

O manual explica que o filtro foi projetado pra trabalhar com 18g e que menos que isso pode dar problemas. Usando a mesma moagem na Gaggia, tive a impressão de que a BDB parece ter "menos pressão" que a outra. Talvez pela OPV da Gaggia ser de 11 BAR por conta dos ESE pods. A BDB parece ser regulada para 9 BAR. Numa moagem em que a Gaggia consegue soltar "um fiozinho" e super-extrair, a BDB não sai nem isso e o mostrador para antes de chegar nos 10 BAR.

 

Se não tirar o "puck" logo depois de extrair, ele tende a ficar grudado na tela. Vi isso ocorrer 2 vezes, quando optei por terminar de montar os cappuccinos antes de tirar o PF. Mas basta tocar no bolo que o mesmo se solta.

 

No terceiro espresso tirado acertei a moagem e o sabor ficou similar ao que eu estava fazendo na Gaggia Baby Class, mas com mais nuances e detalhamento do que eu vinha experimentando com o mesmo grão.

 

Vou continuar experimentando quando estiver com tudo montado adequadamente no Cantinho. Tentarei fazer um "review" adequado.

 

Abraços e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois sim, acho que vou começar o clube da Breville! Seria um clube bem exclusivo aqui no CdC, nao acha? :lol::D:lol:

 

Foi enviado diretamente dos EUA para o Brasil, com uma boa estadia na alfândega. Como disse, foi uma "situação"... de "presenteamento" (daqueles em que você acaba pagando pelo próprio presente - :rolleyes: ), então não seria polido entrar muito em detalhes por enquanto. Depois tento clarificar melhor.

 

Abraços e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Cabral,

 

Essas pedras no caminho estão presentes em todos os que tem máquina nova.

 

A BDB é belíssima. Paquerei bastante com ela, quase que comprava, mas não rolou.

 

Ah, se for pra usar no default fica com a gaggia. huahuahuahua. O bom dela, além do visual, é poder mexer nas configurações. Pré-infusão de dez segundos? será que não é isso que tá fazendo o bolo grudar na tela.

 

Parabéns pela aquisição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puck molhado (o que nao afeta o shot) "melhora" aumentando a dose e grau da moagem.

Agora, quando o puck seco cola, na minha experiência, é consequência de uma superfície metalica mais rugosa.

Explico: com filtros originais, normalmente, preciso bater para soltar o puck usado do filtro, com os especiais, melhor acabados, e só virar e com um ligeiro movimento do pulso já se desprende, inteiro.

Na Strega, que usa o screen da E61, comprei um da Espresso Parts que é ótimo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Opa!

 

Grato pelas respostas e dicas, pessoal! Ando "escasso" aqui no clube. Voltei, mas a "corda" não tá toda, ainda. É que tem tanto, TANTO pra ler que quando chego nos últimos posts não sobrou muito pra ser dito, hehehehe...

 

@ Ricardo, por isso que eu sugeri um clube da Breville, como o da Gaggia, que engloba várias máquinas. Não dá pra ter um clube de um só, heheheh, senão ficaremos isolados. Quando tem algumas dá pra ter um clube "por modelo", como o caso da Sílvia. Aliás, no caso das Gaggia, até podia ter o clube da Baby (Twin/Class), mas o geral já ficou bem legal... Vamulá?

 

@ Márcio, depois que eu acertar a mão com a câmera eu eu até faço um(s) vídeo(s), mas estou tentando fazer umas fotos "práticas" pra mostrar o uso da máquina. Sou péssimo de fotografia mas vou tentar fazer algo que não fique com cara de "butshot" de celular... ;)

 

@ Thiago, sim, estou curtindo as diferenças, nem considero "pedras no caminho", tá mais pra "arbusto no caminho", hehehe... E logo de cara, nos primeiros "momentos" que tive com a máquina antes de postar o anúncio, eu só tirei alguns shots, pois tive de me ausentar por conta do trabalho. Não deu tempo nem de acertar a moagem direito, muito menos de começar a fuçar. Agora já mudei algumas coisas e acertei moagem e pressão do Tamping pra ter resultados agradáveis e bastante constantes.

 

@ Bernardo, normalmente o puck sai bastante seco. Há 3 fatores que contribuem bastante para essa constante aderência do bolo à tela: - o filtro é bastante cônico, e a "medida" adequada para máquina é que o café socado fique quase nada acima da linha de transições da região cônica para a cilíndrica do filtro, fazendo com que o bolo (seco) fique bem solto; - a tela dispersora do grupo é bastante rugosa, os furos ficam no fundo de pequenas depressões cônicas, gerando mais aderência do que a parede e o fundo do filtro. No próprio manual é sugerido que se remova o porta-filtro com um leve movimento de balouçar, para garantir a soltura do bolo; - a inversão da pressão quando da atuação da válvula solenoide é absurdamente forte, nunca vi algo igual, pois quando faço o backflush no final do dia posso ouvir o "esguicho" da água em seu percurso e observo o jato de água fazendo ondas bem fortes na bandeja! Creio que isso já seja suficiente pra "sugar" o bolo para cima e para fora de seu assentamento no filtro.

 

Com o os outros filtros que testei (VST, Gaggia, LGA, GS/3 e supostamente um da Faema comprado na Orphan), nenhum deles deixou o puck preso.

 

Só pra informar, a máquina tem mais "resolução" de temperaturas em F do que m C. São apenas 10 níveis na nossa escala contra 15 nas dos norte-americanos, ocupando a mesma faixa de temperatura efetiva. Estou trabalhando em C, mas estou tentado a começar a usar a escala em F para ter mais capacidade de ajuste. Já até imprimi a tabela pra grudar ao lado da máquina, indicando quando em C é cada valor em F na faixa do PID da BES900XL.

 

Reduzi o tempo de infusão pra 8s e subi a pressão pra 65% da bomba, e o intervalo de 1,5~2s é subtraído dos 8s, então tenho 6~6,5s de bombeamento "fraco" e quase 2s de pausa. A pressão fica zerada enquanto o bolo é molhado nos primeiros 4~5s, então sobe bem devagar até 3,5 BAR até a bomba pausar e recomeçar, saltando para a pressão resultante (que depende do café).

 

Ah, a pressão chega em quase 10.5 BAR durante o backflush, então creio que esse seja o ponto de acionamento máximo da OPV. Mas dá pra notar que quando passa de 9,5 BAR, a pressão sobe mais devagar até estabilizar, assim acredito que a OPV seja progressiva e comece a atuar justamente nesse ponto de 9,5.

 

Como comparação, estou extraindo cafés mais doces e frutados com os mesmos grãos que eu usava antes. Mudei um pouco a moagem, em geral um pouquinho mais fina do que usava com a Baby Class, mas não tão fina como com a LGA. E reduzi a pressão de Tamping, que eu pressionava entre 25 e 35 Kg (é eu uso uma balança digital na bancada e coloco o suporte da Cafelat em cima) e agora uso apenas 15 a 20 Kg de força. Na LGA o café só fica bom se eu moer mais fino e fizer um tamping leve, inferior a 15Kg, de preferência entre 10 e 12.

 

Acho bom ressaltar que ficar "bom" não é apenas sair 60ml com muita crema em 30s com 18g (recomendado pela Breville) de café moído, usando o filtro duplo... o sabor tem de agradar, certo? E, ao meu paladar, já estou obtendo cafés melhores do que eu obtive com as máquinas anteriores que tive. Hoje comecei a usar o Bruzzi do Atelié e, na segunda moagem, alcancei um resultado melhor do que em todas vezes em que usei esse grão nos últimos 3 anos.

 

Acertei também a programação volumétrica pra sair o tanto certo, descontada a parte retida no bolo. Super fácil e intuitivo gravar esse ajuste a cada novo grão, a cada troca de moagem...

 

Em resumo: tô impressionado!

 

Depois vou comentando mais a respeito da Máquina, mas já posso dizer que fazer texturização é tão fácil quanto na Expobar Brewtus IV com que "brinquei", instruído pelo Barista encarregado de demonstrá-la num show-room de uma loja, durante uma de minhas viagens. Como tenho feito cappuccinos todas manhãs nas últimas semanas já estou até "esnobando", extraindo o café durante a texturização, terminando ambas ao mesmo tempo... Hehehe.... "Tô me achando, hein?". :rolleyes:

 

Abraços mega-cafeinados e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola. Quando eu era moderador eu tentei desencorajar esses tópicos "Clube de X" pois ficam gigantes, espero que você mantenha suas impressões aqui sobre essa máquina, que também é muito particular dentro da faixa oferecida pela Breville.

 

A pré-infusão conta com alguns segundos para encher o bolo, por isso a pressão inicial é zero. Na Velox eu tenho uns 5 segundos para encher a câmara, mais a pressão de 2 bar da linha (arranjei um regulador decente) que deixo até começar a sair café do filtro todo, ou seja, uns 15 segundos, vez ou outra até mais. Depois continuo a extração. Como a pressão não é alta (nem chega a 8 bar com a mola que estou usando e na posição em que começa a pressionar o bolo), o café é um pouco mais suave, mas o principal é que o tempo maior de pré-infusão acomoda o bolo e requer moagem mais fina (vejo que você está usando mais fina).

 

A OPV é uma mola, e se a seção é pequena (imagino que nessa máquina seja uma válvula pequena), talvez haja mesmo esse fator, de abrir em 9,5 mas só em 10,5 bar ela abrir mais com um fluxo um pouco maior. Outras máquinas podem não dar essa característica, dependendo do como for a válvula. E se tem 10,5 bar com o filtro cego, imagino que mesmo num ristretto chegue no máximo em 10 bar.

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mulher disse que me dá uma Dual Boiler com a condição de que os armários da cozinha da casa nova sejam todos cor de rosa.

 

Dúvida cruel...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

 

Eu morro e não vejo tudo.

 

PS: Pede pra Breville fazer uma BDB customizada rosa-bebê de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, dependendo da composição do rosa na cozinha fica legal... Importante é a cozinha ficar bonita e principalmente a mulher feliz. De quebra uma máquinona de café? Todos ganham! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo,

 

 

Acho melhor vc sossegar o facho com essa história de café e começar a se preocupar mais com as vontades da madame.....kkkkkk

 

Depois te explico o por quê

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha mulher disse que me dá uma Dual Boiler com a condição de que os armários da cozinha da casa nova sejam todos cor de rosa.

 

Dúvida cruel...

Uma mulher feliz rende muito mais do que uma máquina DB, eu pensaria com carinho. Se bem qua na minha casa a cozinha é mais minha área do que da minha mulher, e ela não reclama pois é bem recompensada por isso.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo,

 

 

Acho melhor vc sossegar o facho com essa história de café e começar a se preocupar mais com as vontades da madame.....kkkkkk

 

Depois te explico o por quê

 

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Leo, não dá ouvido pro Fô que ele não saca nada. Fiz um coração pra ele na seção de fotos e nem pra curtir ele serviu. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Falando pelo outro gênero: Leo, eu daria ouvidos a ela. Interesse de ambos. Até porque você é minoria na sua casa. :)

 

Os projetos atuais de cozinha são fantásticos (obviamente tem uns ruins, como em tudo). Coloca ainda por cima o novo cantinho do café na linda cozinha rosa nova e nem você vai querer sair de lá...

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...