Ir para conteúdo

Breville BES900/BES900XL


Carneiro

Postagens recomendadas

Ana Maria e Carneiro, obrigado e desculpem, foi mal. Eu tinha pesquisado no Google sobre o BREVILLE BES900XL, e tinha encontrado mas nao eram empresas ou lojas mas do tipo MERCADO LVRE, mas pelo que entendi e possivel adquirir atraves do Amazon. 

Mas realmente foi uma informacao errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não há o que desculpar.

 

O problema de comprar fora é este. Se realmente não houver revendedor no Brasil, é por sua conta e risco.

 

Boa sorte no conserto dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

De volta para contar o resumo do "caso BdB do Cabral"

 

Puxa, no período que Julio postou eu não tava acessando, perdi o bonde, poderíamos ter conversado e trocado figurinhas a respeito.

 

Como mencionei em postagem anterior, desde Janeiro de 2014 comecei a ter problemas com a BdB. Em maio postei as soluções parciais:

- autotrafo 220V -> 115V que balanceava a carga nas fases da rede

- não deixar esquentar demais (passei a desligá-la da rede via filtro de linha)

- uso de expletivos de baixo calão após travamento (evita úlceras estomacais)

 

Em Dezembro de 2014 a máquina tava travando tão rápido que comecei a não conseguir fazer sequer o primeiro café.

 

Oficializei "O Retorno de Gaggia-di" para a posição número um da bancada. Lady Gaggia retomou o palco como se nunca o tivesse deixado.

 

Um amigo que mora no Japão localizou uma loja que vende e repara produtos Breville num "distrito de Akiba", o que quer que isso signifique. Essa pessoa tinha a gaxeta do grupo, o "handle" e a gaxeta da haste de vaporização, alguns tubos de silicone com "molas" dentro, que são usadas pra conectar a parte hidráulica por dentro e, confessou, conseguir a placa-mãe se fosse à base de troca (uma queimada + uma pequena fortuna = uma recondicionada pré-programada).

 

Depois de muito pesquisar e medir sinais com o osciloscópio, conversar a respeito com várias pessoas no CS e no HB, concluí que o coração do problema era na placa-mãe: troquei os capacitores e não resolveu, pois algo mais foi afetado. Atrás da placa mãe há um microcontrolador do mesmo estilo dos PIC, Atmel e Atmega. Pelo jeito, a saída analógica que controla o PWM da bomba estava danificada, o sinal estava distorcido e ficava "louco" sem motivo.

 

Desmontei a BdB quase por completo e mandei a placa por meio de um familiar de meu amigo que iria passar o Réveillon no Nihon.

 

A placa nova chegou pra mim dia 10 e desde então tenho lutado com a BdB.

 

Com a placa boa, descobri que a Válvula 3 vias ficou danificada de tanto "bater em falso" e, ao desmontar, descobri que as gaxetas havia se "soldado" nas partes opostas e se romperam durante a desmontagem. Pesadelo. Consegui achar Gaxetas compatíveis numa loja de borrachas, mas precisei inventar uma "gaxeta mestre" que foi incluída pela Breville depois do lançamento para minimizar a transferência térmica da caldeira para a válvula. Fabriquei-a com pedaços de uma espátula de silicone de alta resistência térmica.

 

O problema da válvula de 3 vias eram as gaxetas internas do elemento móvel do solenoide: precisei fabricar ambas, o que foi MUITO trabalhoso, mas deu certo: uma delas precisava ser de silicone, então usei um pedaço da mesma espátula que canibalizei para fazer a "gaxeta mestre". A outra fiz com um pedaço de uma gaxeta sobressalente vendida nas autorizadas da Bialetti, para as Mokas. Depois de 2 horas de usinagem com a Dremel, ambas gaxetas estavam instaladas no êmbolo do solenoide.

 

Outro problema: a carcaça da bobina do solenoide havia rachado (não sei como tiveram coragem de usar uma coisa tão vagabunda numa máquina de mais de mil dólares), então achei um similar numa sucata da Rua dos Andradas. Só que a bobina era pra 127V e tava falhando. Incluí um autotrafo elevador de 115V para 127V entre o Tiristor de controle e a bobina do solenoide e isso ficou resolvido. Funcionou.

 

Outro problema: a OPV ajustável da bomba Ulka da caldeira de café, que é de nylon, começou a abrir aleatoriamente e a drenar pressão de maneira completamente louca. Desmontei a OPV, limpei-a, fabriquei outra gaxeta principal (que estava deformada), agora de silicone de alta qualidade, e consegui atingir um "ponto de equilíbrio", pois a OPV ficou mais estável. Só que o nylon gastou "torto" por conta da gaxeta ter deformado e ter empurrado a mola para o lado. Está funcionando mal, preciso comprar um OPV metálica e uns adaptadores para substituir. Serão meus próximos passos.

 

Ainda não consegui me animar a resolver o gotejamento na saída de água quente, pois não incomoda muito e é bem pouquinho, mas esse é outro "testamento" à falta de qualidade das peças da Breville:

 

- Em 3 meses a gaxeta do grupo cedeu e o PF começou a escapar durante a extração.

- Em menos de 1 ano pifou a placa mãe e bagunçou o PWM Da pré-infusão e o controle da válvula de 3 vias.

- A placa-mãe com defeito estragou o solenoide da válvula de 3 vias em poucos meses.

- Na mesma época, começou a vazar água na saída de água quente.

- Em setembro começou a vazar vapor na articulação da haste de vapor (trocada por uma similar nacional de R$ 2,50 - melhor que a original!)

- Em Novembro começou a vazar água por trás da gaxeta do grupo, mas não era a gaxeta do grupo, mas uma outra, que prende o espargidor, que precisou ser trocada (veio do Japão) - na mesma época, o "handle" da haste de vapor, já ressecado, rompeu-se e o substituí (veio do Japão).

- Em Dezembro a placa mãe pirou de vez. Trocar os capacitores de novo não resolveu. Enviara para o Japão à base de troca para pegar uma recondicionada. O vendedor (peruano) no Japão não é autorizado Breville, mas vende equipamentos recondicionados, algumas peças e presta assistência em um "distrito de Akiba". Recusou-se a me vender uma cópia do esquema da máquina.

 

Faz pouco tempo, a eReplacementParts começou a vender peças para a BES900 e BES920 pelo site deles. Algumas coisas que preciso estão esgotadas, outras estão "obsoletas" e preciso comprar conjuntos inteiros novos por conta de uma "gaxeta" que estragou. E esse conjuntos estão "sem previsão". Com essa loja no mercado, talvez eu consigo, ao longo dos meses, todas peças pra deixar a BES900XL funcionando como nova... mas a brincadeira está ficando sem graça, pois não sei quanto tempo essas peças irão durar: é tudo muito vagabundo, materiais muito ruins e desenhos dedicados de peças me desanimaram quase por completo.

 

Fica aqui meu relato. Se alguém pensar em comprar uma BdB, sugiro que pense de novo e compre outra coisa. Caveat Emptor!

 

Abraços a todos e Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba Cabral , quando vi seu texto eu pensei que fosse uma monografia , mas quando comecei a ler percebi que era uma tragicomédia , :) quem te aconselhou a comprar a Breville , foi o Cerveró ? Graça Foster ? Youssef ? Se algum dia vc for dar um nome para essa cafeteira , sugiro batizar ela de "Pasadena" .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, a solenóide, OPV, não dá para substituir por outras, como a da Italian Coffee por exemplo ?

 

Sugiro você fazer o seguinte:

 

Compre um bonequinho, pode ser o marido da Barbie, e vista ele de terno.

Vá a um centro de macumba, pode ser com artistas, serve, leve a máquina o boneco e faça um vídeo da máquina e o boneco ao lado relatando os defeitos e diz que caso eles não resolvam você vai começar espetar o boneco ( que simboliza o dono da Breville), se a montagem do "teatro" for boa pode resolver, kkkkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, essa foi ótima! :lol:  "Pasadena". Tá adotado.

 

Gil, a válvula de 3 vias tem, em sua base, as entradas dedicadas para o elemento aquecedor do grupo, do sensor térmico do grupo e, além das entradas e saídas, tem uma derivação embutida para o medidor de pressão do grupo. Desmontei "pelo meio", que é uma base quadrada com 2 furos, um no centro um deslocado para o lado. As gaxetas (dois anéis de borracha) desses furos é que ficaram soldadas, não resistiram ao calor. Achei solenoides de base quadrada, mas os furos não batem. Já a OPV regulável dá pra trocar, vou tentar adaptar uma da Fiamma mesmo, que com um T, adesivo de alta temperatura e uns tubos deve funcionar. Mas as válvulas de vapor e água são muito dedicadas e específicas, como quase tudo dentro da máquina. Até as bombas Ulka foram personalizadas para a Breville, para trocar por uma padrão de mercado seria necessário reaproveitar parte da carcaça original.

 

Ana, ainda não chegou lá em peças, mas em tempo, se considerar o valor da hora-aula, já passou do valor da BdB faz algum tempo. Eita produto besta, sô!

 

UPDATE: agora, depois do almoço, fui fazer dois espressos e a lindinha "Pasadena" encantou durante a extração. Não foi o som da OPV falhando, mas perdeu pressão. Parece que foi a bomba que "encantou", mas depois voltou a funcionar direito. Tô achando que agora foi o Tiristor que começou a abrir o bico... vou medir hoje de noite e, eventualmente, posto as novidades.

 

Coloquei a Breville junto à categoria da Coffeemix: "Breville nunca mais!"

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral: meu fusca vermelho custou metade da sua e nunca deu rolo. 3 anos e meio já com ela. Espero que continue assim por muitos anos.

 

Inconcebível que uma máquina tão cheia de frescura, para melhorar a extração do pretinho básico dê um vexame deste.

 

Vou ali na VW extrair um. Das Auto. Die Maschine.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde quando saiu essa máquina eu comentei por aqui que não compraria justamente por isso, é muita coisa eletrônica, pequena, não tem milagre de durar muitos anos, a Breville eu tenho uma simples sem frescura e nunca deu nenhum problema, gosto da máquina, um bom material de construção, bem melhor que a maioria das nacionais daqui,  é uma marca se for comparar creio que deve ser melhor que a Brastemp nacional por ex, máquina passou de 10k e se quer que dure e não tenha dor de cabeça quanto menos eletrônico melhor, na época que comprei a ECM até pensei em pegar aquela com extração eletrônica, mas pensei bem e achei melhor não, o espresso não teve aquela evolução gigante desde das primeiras máquinas, pra mim o grupo E61, uma boa bomba e um boiler com boa estabilidade de temperatura já basta, se  estivesse no lugar do Cabral eu não teria essa paciência já teria jogado a máquina fora, só de ler o texto dele já deu raiva de ter feito essa máquina tão problemática e na hora da assistência é super complicado, sinto muito pelo o que aconteceu Cabral, comprar algo que custa um valor expressivo espera-se algo e vem essa decepção toda, mas pra mim máquina de espresso é aquela velha história, o peso da máquina ainda conta.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Ana e Roger...

 

Se arrependimento matasse, eu estaria "encaminhado".

 

Já comentei por aqui que não tive muita escolha quanto à aquisição da BdB. Foi um tipo de mal-entendido acompanhado de muito boa-vontade conjugal, pois eu já havia desistido de comprá-la quando fiquei sabendo que já havia pago por uma involuntariamente e que só faltava "desembaraçá-la" na alfândega. Taí o resultado de não manter minha cara-metade "up to date" a respeito das minhas decisões. Ela só viu a pesquisa e ouviu meus elogios, não sabendo de nada do que conversamos aqui quando os problemas foram apontados e mudei de idéia.

 

Eu queria uma máquina Dual Boiler ou um HX. Não comprei uma Sílvia não apenas porque não queria me dar ao trabalho de PIDá-la (tsc-tsc... amarga ironia), como também não achava que faria sentido sair de um single boiler para outra do mesmo tipo, sendo que eu queria agilidade pra vaporizar (os Cappos são importantes por aqui).

 

Em retrospecto, uma Sílvia com PID teria me estressado muito menos. E estou providenciando uma troca de máquina, só que as coisas ainda não se concretizaram direito... time will tell... nesse meio tempo, tô virando especialista em BdB. E sempre terei a opção da defenestração. pensar nisso me gera quase o mesmo prelúdio de prazer que senti ao imaginar o ritual sugerido pelo Gil :lol:

 

De noite, quando voltar pra casa e se tiver energias, volto a desmontar a BdB para novos diagnósticos...

 

Salve Lady Gaggia e Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja o lado bom da coisa, pelo menos aprendeu bastante coisa sobre a eletrônica e funcionamento de uma máquina de espresso, a próxima que tiver e se por acaso ocorrer qualquer problema você irá tirar de letra hehehehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, Cabral. Que aporrinhação! E você está sendo o verdadeiro MacGyver. Imagino a situação de quem não tem o mesmo conhecimento de eletrônica que você...

 

Esta é uma reflexão importante para a importação de máquinas de café. Se não houver assistência técnica em território nacional, o melhor mesmo é evitar máquinas com muitos componentes eletrônicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Rodrigo, como já dizia minha vó, a necessidade é a mãe da invenção.

 

Fazia décadas que eu não trabalhava com eletrônica nesse nível. Com o tempo fui me especializando em tecnologia e software de "alto nível", no sentido de saber como as coisas funcionam no baixo nível (materiais, componentes e código de máquina), mas passei a só usar e entender mesmo de placas, módulos e programas prontos. Botar a "mão na massa" tem sido um bom "revival" pra mim. Vinha brincando com Arduíno, mas tive de estudar as entradas e saídas dos microcontroladores "puros", então voltei a ler databooks e coisas assim pra saber como testar uma placa sem ter um esquema nem um manual. Foi meio difícil sacar algumas "novidades" que não existiam quando eu estava ativo profissionalmente no desenvolvimento de circuitos, mas pelo menos eu já tinha o background pra conseguir entender, só precisei me atualizar. E eu era projetista na área de analógica, especificamente electricware, então eletrônica digital sempre foi secundário e apenas instrumental pra mim. Hoje tá tudo mais misto, foi bom eu me atualizar, mesmo que por um péssimo motivo... :rolleyes:

 

Agora, curioso mesmo é que sempre fui um tropeço com ferramentas manuais. Nem acredito no que andei fazendo com a Dremel: só o fato de as gaxetas estarem funcionando sem vazar pra mim é uma surpresa enorme! :D

 

E, Bernando, só vi máquinas Bezzera em fotos e vídeos, ainda não vi uma de perto. Acho que a BZ07 é muito bonita e, mesmo sendo bem compacta, é imponente. Acho que o grupo excêntrico ficou de uma elegância muito grande. Mas confesso que acho sua Strega, pelas fotos, mais bonita. Sou muito atraído pra máquinas de alavanca. Faz quase 2 anos que tô reformando uma Enrico of Italy CE12, mas só agora consegui todas peças que precisava, Isso se a mola que comprei servir, claro. E depois tenho de mandar cromar umas partes, anodizar outras e tratar o cobre e o latão. Mas quando a colocar pra funcionar crio um tópico sobre a mesma, com fotos.

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma atualização na Saga: Pasadena - ou simplesmente Consertando uma BdB fora da área de atendimento.

 

Ali encima, no post #102, mencionei que a bomba estava falhando. Depois de muitos testes, confirmei que era o foto-acoplador (optocoupler) que estava com problemas. Como a placa principal é uma recondicionada, comprada de um peruano com uma loja informal num local sombrio do Japão, isso não foi bem surpresa.

 

Bom, pelo código descobri que é uma peça bem específica, pois não tem equivalentes diretos no mercado em nenhuma tabela, e não consta em nenhum catálogo de importadores que trazem componentes pro Brasil. Olhando as características, concluí que precisaria de um componente com uma curva de impedância incomum, pois o lado "receptor" é usado para controlar o PWM da bomba numa faixa muito estreita. Testei alguns fotoacopladores e não consegui acertar uma polarização que imitasse a curva de resposta ( quando acertava a corrente "em vazio", a mudança de impedância do acionamento do estágio AC da placa desequilibrava de um jeito que o circuito ficava travando na faixa entre histereses, tornando a resposta instável.

 

Por fim, achei a curva gráfica nas características de um opto-sensor ativo de contagem! Pesquisando, descobri que esse sensor tinha uma versão comumente usada em meados da década passada por vários fabricantes de Mouse mecânico (com bolinha). Fui na minha "sucata" e peguei um antigo mouse reserva (ainda funcionava até então) e canibalizei o sensor que detecta o movimento de um dos roletes acionados pela esfera. Fechei as laterais do sensor com Fita-isolante, embrulhei pra fixar com duct-tape e soldei na placa com ajuda de fios extensores. EUREKA! Estabilizei a bomba!

 

Depois da bateria de testes, sucesso! O circuito ficou jóia! Quem diria que um sensor de mouse bolinha seria compatível com o circuito da Breville?

 

Mas "alegria de pobre dura pouco", como diz o "véio deitado"... a OPV regulável, que eu tinha recondicionado parcialmente, pifou de vez.

 

Desmontei completamente, vi que a "borracha" (pedaço de silicone de espátula) que eu tinha usinado anteriormente na ponta do êmbolo havia se deformado além de qualquer reparo. Fui na loja de borrachas, comprei um batente de borracha de porta de forno industrial, feito de borracha vulcanizada anti-chama resistente até 300'C (pra um teco de borracha de pouco mais de 1 cm quadrado foi "caro", o jogo de 4 custa R$ 50,00 e o cara pediu 15 por uma peça). Fui desbastando com a Dremel até conseguir fazer a peça inteira naquele material. Demorou quase 4 horas. Montei e tá funcionando até o momento (bate na madeira 3 vezes), desde a noite de quinta-feira 3 dias atrás.

 

Taí, mais um passo na "Salvação de Pasadena"!

 

Abraços a todos e Carpe Coffea(m)!

 

PS: BREVILLE NUNCA MAIS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

tenho uma BES900 com o seguinte problema: falta de pressão

 

estive buscando por todos os fóruns mundiais uma solução para o problema quando me deparei com este forum Brasileiro hehe sendo q moro na Nova Zelândia.

 

bom, o problema eh o seguinte, a BDB liga normalmente mas na hora do shot, single ou doble, ela não tem pressão e a agua acaba saindo muito fraca; o Bar pressure não sai do lugar... estou pensando em abrir a maquina e ver se consigo resolver o problema sem mandar pra assistência pois a garantia já venceu.

 

Por este motivo pergunto se alguém teve o mesmo problema e se conseguiu solucionar

 

Muito obrigado,

 

Roger 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, você está onde tem assistência!

 

Pode ser a válvula de 3-vias com problema, parece que dava algo assim. Sorte sua que está aí, pois aqui não teria onde comprar, é específica da máquina.

 

Pode ser a bomba, aí é fácil trocar, e deve ser uma Ulka comum.

 

Infelizmente quase ninguém trouxe aqui, pois mesmo que saiba mexer, não tem muito de onde comprar peças (não sei mesmo nem de onde importar, diferente das peças de marcas italianas). O Cabral aqui do fórum tem e já lidou com alguns problemas da BES900.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, bem vindo ao Clube.

 

Finalmente, mais um usuário da BDB. Infelizmente, você é o terceiro, e os 3 tem problemas.

 

Sugiro que use a busca, na barra inferior da interface gráfica do Fórum. Há um tópico dedicado a essa máquina e uma abrangente descrição de características, problemas e, inclusive, manutenção.

 

Até onde sei, na Nova Zelândia há suporte técnico oficial da Breville. o melhor caminho para manter sua BDB seria fazer uso disso. De qq maneira, se quiser seguir o mesmo curso que eu, boa sorte. Você  vai precisar! :D

 

Se a máquina está fazendo um barulho "diferente" como se houvesse uma campainha dentro, o mais provável é que seja a válvula 3 vias, mais especificamente o êmbolo do solenoide está precisando de gaxetas/vedações novas. Se o barulho da máquina parece o da pré-infusão o tempo todo e fica "flutuando", o problema pode ser a bomba (uma Ulka, montada num suporte dedicado), o Triac do SSR ou a placa principal (na placa tem várias coisas que podem ter pifado - capacitores, fotoacoplador ou microcontrolador). Se o barulho fica parecido com um "chiado" acompanhando o barulho normal, deve ser a OPV (Over-Pressure Valve ou, no diagrama da Breville, Pump Safety Valve) que gastou a lateral e travou parcialmente fora do lugar. Melhor trocar por uma nova, pois trocar só a vedação do êmbolo não resolve.

 

Já tive os 3 problemas e resolvi os 3 mas, como não tenho acesso a peças originais, é tudo gambiarra, então a máquina não ficou 100%, tá instável.

 

Boa leitura e Carpe Coffeam!

 

@ MODERAÇÃO: se puderem mover esse tópico para o pré-existente vai ser melhor pra manter tudo centralizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Bump justificável... ;)

 

Apareceu mais um usuário da BES900 por aqui... Novato na nossa interface, criou outro tópico quase com o mesmo nome. Se algum moderador puder mover as postagens pra cá, vai ficar melhor pra conversar. Desde já, agradeço.

 

Carpe Coffeam!.

 

EDIT: Vejo que o tópico já foi movido. Agradecimentos à moderação. :)

Editado por Cabral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Prezadíssimos!

 

Nesse momento insone  e de rara "clareza visual" ^_^ , deu vontade de "reaperecer"  no CdC pra postar que, tendo a confiável Technika pra usar todos os dias, logo que entre pro Clube da ECM eu simplesmente desmontei a BDB por completo (sério, desmembramento total!), testei os componentes e fui comprando, aos poucos todas peças danificadas e/ou gambiarradas que decidi que precisaria. Fui comprando aos poucos ao longo dos meses.

 

Em Janeiro último (já em 2016 :D ) eu já estava com todas peças que eu sabia que iria precisar:

 

- Placa-mãe nova

- unidade aquecedora do grupo da BES900s2/BES920

- Válvula 3-Vias Parker (comercial - Rancilio Epoca etc.)

- OPV da bomba de café (da BES920 e da Oracle)

- kit de gaxetas novas

 

Comprei também várias coisas sobressalentes, mas não vem ao caso, as peças acima são as que troquei. Aliás, a minha unidade aquecedora do grupo não queimou, mas no modelo novo dá pra usar a válvula 3 vias Parker, do mesmo modelo usado nas Rancílio comerciais. A original da OLAB é horrível.

 

O que "matou" minha máquina, depois de muitas medições e diagnósticos, foi a rede elétrica "maravilhosa" que temos no Brasil. Tem uma coisa chamada "defasagem corrente-tensão", que gera um fator que se mede pelo cosseno da diferença entre os ângulos de fase dessas duas grandezas na corrente alternada, chamado de "fator de potência" ou, mais tecnicamente, "cosseno de phi". Enquanto os produtos "brazucas" aguentam uma defasagem de fator 0,6 ou até menor (já medi 0,53, quase colapso da senoide da rede!), a BDB desestabiliza a placa de controle quando esse fator cai abaixo de 0,7. Daí ela manda comando louco pra todo lado. Por exemplo, transforma o solenoide em "campainha", perde estabilidade térmica, liga e desliga sozinha etc. Entenda-se que quando está tudo "em fase" o cosseno de phi é 1, o valor do "fator perfeito".

 

Por conta disso, todas peças que comprei antes, nas tentativas anteriores, acabaram "morrendo" também. Meses atrás, sabendo disso, comprei um Estabilizador (SMS) bivolt microprocessado de 2000W RMS dedicado para impressoras laser, com correção ativa de fator de potência. É importante que seja bivolt, pois como efeito físico do processo gerador, há uma tendência de os fatores de potência das duas fases da rede bifásica serem opostos, logo a se "compensarem" mutuamente, mesmo que apenas um pouco (qq aproximação de 1 já ajuda).

 

Mesmo assim, troquei os capacitores de filtragem da placa-mãe nova por valores maiores e com componentes de especificação militar (capacitores de tântalo - milspec).

 

Ou seja, remontei a máquina toda com a Group-Head Heating Element da BES920, com a Válvula 3-Vias da Rancilio Epoca, com uma placa-mãe da BES900-s2 (série 2) turbinada com capacitores "milspec" superdimensionados e com a OPV da Oracle e da BES920(XL). Troquei algumas gaxetas e tubos de teflon, bem como reapertei várias conexões hidráulicas e elétricas, mas mais por "neura" do que por necessidade (já que tá aberta, né? heheh...)

 

Fico feliz em informar que a máquina não apenas funcionou, como ficou melhor do que quando original (sério!) e até o momento parece estável. Como tenho duas OPVs reserva, ainda estou usando um modelo original da Breville, de nylon, mas já tenho as peças para adaptar uma metálica da Fiamma no lugar, quando as minhas originais acabarem... mas estou achando que essa OPV da Oracle/BES920 é MUITO melhor que a original, é outro desenho, usa gaxetas em vez de um "cabeçote" de borracha e a mola é de aço-inox. Deve durar um bom tempo, pois essa não varia a pressão sozinha, como a original.

 

Uso-a algumas vezes por semana, quando preciso fazer café depressa e não dá pra esperar a ECM chegar no ponto. A Breville fica "pronta" pra café em menos de 10 minutos (entre 6 e 8 minutos em dias quentes), e a ECM demora pelo menos 30 minutos pra extração "dar certo". Os perfis de extração são diferentes, então tem café que dá menos trabalho da BDB, que tem uma curva de temperatura menos acentuada e bastante estável, muito bom pra "domar" torras mais escuras. As torras médias e claras ficam SEMPRE melhores na ECM, e a velocidade de vaporização é muito maior na Technika, mas a Breville vaporiza com a competência do "devagar e sempre".

 

Tô bem feliz com uma Dual Boiler de PID triplo que agora até funciona :rolleyes: , e uma HX E61 fantástica, do estilo clássico, lado a lado na bancada...

 

PS: depois crio um post sobre o Quamar T48 (mós planas de 84mm) que virou meu moedor principal e pareia com essas máquinas...

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra referência,

 

Válvula 3-Vias OLAB original na base original:

IMG_0508_zpsh4kzkz3k.jpg

 

 

 

Vávula 3-Vias Parker pras máquinas comerciais da Rancilio, montada na base Série 2 adaptada na minha BDB Série 1

2016-03-17%2017.41.26_zpsthyxunfb.jpg

 

 

 

As duas bombas vistas de cima: a da esquerda é a de extração, a da direita é a da caldeira de vapor. Cada uma com sua OPV em cima.

IMG_0509_zps0i70kts6.jpg

 

 

 

Vista geral dela aberta, depois da "reforma":

2016-03-17%2017.41.39_zpscbw2yg7w.jpg

 

 

 

Placa-mãe nova, instalada (soldei 4 capacitores de tântalo em paralelo com os convencionais, por trás da placa, só um está visível pela frente, mas dá pra ver que agora a placa não "assenta" no suporte como antes, tive de usar espaçadores atrás)

2016-03-17%2014.30.25_zpsmdvlemm9.jpg

 

 

Cheers! ;)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral ?

 

Quando vi essa postagem achei que fosse alguma coisa antiga , fui checar às datas. :o

 

Sumido hein , comprou a ECM e se pirulitou do CDC , nunca mais deu as caras , nem apareceu no jamboree. :)

 

Deixa de preguiça e posta sua experiência com a ECM no tópico dela . :D

 

Tenta esse ano aparecer no jamboree.

 

Bem vindo de volta ao CDC. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...