Ir para conteúdo

Que temas você gostaria de ver em um evento/fórum para coffeegeeks?


Guest Anita

Fórum para aficcionados: sugestões de temas  

28 votos

  1. 1. Pensando em um evento voltado para um público exigente no consumo e processos de extração de café, quais temas você gostaria de ver abordados?

    • Produção (incluindo subtemas como variedades)
    • Extração (incluindo subtemas como diferentes métodos)
    • Sensorial
    • Da torra à xícara
    • Moinho: um grande pedaço do meu parque de diversões (um tópico de mesmo título do Clube do café)
    • Outros (especifique em mensagem)


Postagens recomendadas

Por favor vote (em mais de um, caso seja de seu interesse). Outros temas podem ser sugeridos em mensagens neste tópico.

 

Esta enquete será fechada em 10 de fevereiro de 2015.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, por enquanto os temas estão no campo da pesquisa. Da torra à xícara certamente será ainda melhor definido, mas seria o interesse nos processos de torra (digamos, grau de torra) e quanto estas diferentes torras influenciam na bebida final, ainda sob diferentes métodos de extração.

 

Aceitamos então sua contribuição para diferenciação da torra entre caseira e profissional.

 

Lembrando que este evento seria para o consumidor final (e não o produtor). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, pode votar em todos. Pois do meu ponto de vista todos os temas despertam interesse. Talvez alguns um pouco mais. Um tema que acrescentaria e que talvez não seja de muito interesse aqui do pessoal do fórum diz respeito às receitas e preparos de bebidas geladas e drinques de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, ainda sou iniciante nesse mundo, e por este motivo estava eu conversando esses dias atrás com o Igor a respeito da existência de algum material que abordasse a parte sensorial da coisa. Isso é algo extremamente interessante pra mim. Claro que perceber os aromas, as flagrâncias, ligá-los com outros sabores e cheiros de outros alimentos, isso vem com o tempo com a experiência de centenas de xícaras de café com os anos. Mas achei que encontraria mais facilmente artigos ou matérias relacionadas ao assunto.Fiquei pensando comigo qual é o método usado nos cursos de provador de café por exemplo. Claro que o curso é mais prático, como deve ser mesmo. Enfim, por esse motivo votei no " Sensorial" e"Produção" que é outra parte da qual me interesso bastante. Gostei muito da idéia da "Harmonização com Alimentos".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, talvez seja interessante colocar "evento/fórum" no lugar de apenas "fórum", pois eu mesmo pensei ser uma pesquisa para reformular o clube, não para formar um evento IRL...

 

e agora tô com muito sono pra sugerir algo... amanhã tento contribuir decentemente.

 

ZZZZZZzzzz.........

 

Carpe Coffzzzzzzzzz......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Votei em no sensorial e no da torra.

 

Pensando em "público exigente" imagino que já tenha uma bagagem em relação a técnicas de extração e moinhos então, pra mim, esses tópicos, apesar de interessantes, não despertam tanta atenção quando os outros.

 

Pensei em votar em produção, mas é algo que o consumidor final não tem muito controle então, apesar de ser assunto interessante, acho que não ficaria em primeiro plano pra mim. Apesar que, se for algo mais focado em relacionar variedades e beneficiamentos (e seus diferentes tipos) diretamente com a parte sensorial (se é que isso seja possível), aí fica realmente muito interessante pois, como consumidor final, é um conhecimento que ajudaria a afinar melhor a escolha de grãos de acordo com as preferências pessoais na xícara.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também pensei em sugerir um Workshop de Torra e também um de Workshop de criação de Blends.

 

Também sugiro que aconteça em Sampa! :D:lol::D

 

Eu participaria de ambos!

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando no maior público possível, acho interessante tópicos direcionados aos iniciantes : métodos de extração, tipos de equipamentos, variedades de cafés, tipos de torra, manutenção e limpeza, história do café e do espresso, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver, a extração é super importante e geram muitas dúvidas... isso vai da torra, moinho e métodos de preparo. Outro assunto super interessante e em pauta é a parte sensorial combinada com harmonização. Talvez uma breve passagem por produção no que diz respeito às variedades do café......

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estamos acolhendo todas as sugestões para depois estudar como montar uma programação interessante para a maioria.

 

Além de temas não sugeridos, por favor votem na enquete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 2 formatos.

Muda muito de acordo com o formato.

Por exemplo, "Sensorial" e "Extração" são temas muito difíceis de abordar satisfatoriamente de forma teórica, já "Moinho" pode muito bem ser amplamente explanado em uma palestra com fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muda muito de acordo com o formato.

Por exemplo, "Sensorial" e "Extração" são temas muito difíceis de abordar satisfatoriamente de forma teórica, já "Moinho" pode muito bem ser amplamente explanado em uma palestra com fotos.

 

Concordo em parte. O aproveitamento é muito maior com demonstração prática, mesmo para moinhos, ainda que sensorial teórico seja essencialmente inútil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...