Ir para conteúdo

Limpeza do porta filtro: paninho ou pincel?


Deivid Keler

Postagens recomendadas

Se eu fizer mais de café na sequência, eu passo pano se o bolo ficar seco ou passo água caso ele fiquei meio molhado ainda.

Se eu somente fizer 1 café ou não for fazer mais cafés, passo uma água e pronto.

Lavou, tá novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você limpa é o filtro. Acho que a resposta é simples: muda o gosto? Se sim, limpe no meio do dia se possível. Pessoal do Baden já me falou que tem diferença entre o sabor do café no início e no fim do expediente por conta da limpeza dos componentes da máquina. Certo que o porta filtro é um dos fatores desse resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a cafeteria não fica bombando 100% do tempo, dar uma lavadinha rápida no filtro/PF nos momentos de pouco movimento deve resolver.

 

Não sou barista, mas imagino que a vantagem do pincel em relação ao paninho, quando a demanda é alta, é acumular menos resíduos. O paninho deve ficar mais "nojento" em menos tempo com uso intenso, aí tem que ficar trocando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...
  • 2 weeks later...

Bom, como profissional, uso o pincel. Usar paninho raramente e lavo no fim do dia com escova de aço e sabão.

 

Meu fluxo nunca foi muito intenso, e nunca senti diferença do primeiro pro último, mas numa baden da vida, deve rolar mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passo só agua cada vez que uso e seco com o paninho seboso , e no fim do dia , quando faco o backflush com agua , aproveito e desmonto os PF que eu tenha usado e lavo filtro e PF com agua sabão e esponja macia .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil: tem de bater diretamente o filtro (sem o PF ) , e freqüentemente, só com o movimento do pulso já sai todo o puck.

Ah ! É claro que aproveito para lavar com a esponja e sabão, e o um instante mais.

Também paso um paninho úmido no chuveiro e gaxeta e ,se estiver muito sujo, uma escova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o dia-a-dia eu uso o bom e velho paninho para a limpeza do filtro entre uma extração e outra, quando faço mais de um café. Se fizer só um ou se acabei de fazer o último, além do paninho faço um flush com o PF na máquina para dar uma limpada com água quente. Também tinha a dúvida entre comprar uma broxa ou continuar com o paninho, optei por este.

 

Limpeza maior faço no final de semana (acabei de fazer, diga-se de passagem): lavo filtro e PF com água e sabão, desmonto o chuveirinho e lavo as peças correspondentes, passo uma escova no encaixe do grupo (já desmontado), dou uma caprichada na limpeza externa da máquina e faço backflush. Ainda estou sem cafiza, mas na teoria eu teria deixado as peças imersas em água e um pouco do detergente de ontem para hoje.

 

Descalcificação ainda não fiz e nem sei se vou fazer tão cedo, comprei a máquina há um mês apenas e li N comentários que dizem que nossa água não é dura o suficiente para que o procedimento seja feito tão regularmente. Vai saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Opa,

Eu uso pincel para tirar os vestigios, e depois toalha, para secar.. Mas comprarei um pincel com espessura maior e cerdas mais curtas, pra não precisar mais utilizar a toalhinha e agilizar o processo..

Agora, uma dúvida, quanto ao uso comercial..
Vejam na imagem abaixo, sempre ficam resquícios entre o filtro e o porta filtro, isso, tirando 1 espresso apenas.
Se eu passo água quente, sem tirar o filtro, mesmo tendo tirado apenas 1 espresso no dia, não adianta... Só sai mesmo, passando água quente direto no porta-filtro e no filtro.

Mas fazer esse procedimento em todo o espresso tirado, fica complicado operacionalmente..

Estou quase certo que afeta o sabor na xícara, porém, gostaria da ajuda de vocês, em uma solução mais prática..

Já estou tirando todas as dúvidas antes de entrar em operação haha quero passar na qualidade de limpeza CDC, 100%.

(levem em consideração que o porta-filtro é usado, por isso as cores um pouco amareladas)

50lrU8a.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dê uma olhada nos vídeos do Ditran Alsela. Ele mostra sequências de tiradas de espresso pros cappuccinos. Tem umas orientações bem legais também do Gwilyn Davies no youtube. Vale a pena ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...