Ir para conteúdo

Duvidas Encore/Italiana


Vinicius Gati

Postagens recomendadas

Boa Tarde pessoal, consegui comprar o meu Encore! Yei! mas estou com algumas dúvidas...

 

A primeira coisa que queria perguntar é que recebi o meu encore com marcas nas laterais, isso indica que ele está regulado no mais fino? comprei na cafestore e colaram um adesivo deles no meu encore "meh", talvez tenha que perguntar lá mas se abriram acho que só tem esse motivo certo?

 

A segunda é que quando fui fazer café pra italiana moí no 30/4 e o café ficou muito aguado... tinha um sabor característico porém aguado pro meu gosto. Hoje de manhã moí no 20/4 ficou bem melhor(com moagem bem parecida com a de costume) porém ele recém saído do fogo ficou OK mas 5min depois já estava meio azedo... achei muito estranho, o que pode estar acontecendo? pode ser o grão? o grão é cafecreme o blend deles normal.

 

Terceito é que na mós do encore que comprei tem umas marcas mais escuras, vou colocar a foto anexa, queria saber se é normal ou é oxidação e pode estar causando o azedo acima citado...embora na foto esta mais claro que pessoalmente, melhor vocês que são entendedores pra me dizer.

post-4086-0-19578100-1435249473_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela aquisição!  :)

 

Parecem marcas de oxidação, mas está bem parecido com o meu, que também foi adquirido recentemente, e o detalhe não tem alterado o sabor da bebida.

 

Quando adquiri o Encore, levei uma pequena surra. No meu caso, estava acostumado a usar moedores manuais, e acabei selecionando um passo que me deu um particulado a olho nu bem parecido com o que obtinha dos manuais, mas na verdade estava mais fino, o que me rendeu café amargo nas primeiras vezes. 

 

Particularmente, gosto do café mais ácido, o que realmente fica evidente quando a temperatura da bebida cai um pouco, e pode ser isso que está lhe incomodando. Você pode evitar a acidez de duas formas: aumentando a temperatura de extração, ou diminuindo a espessura da moagem. Em ambos os casos, abrirá mão da acidez, mas em compensação terá que lidar com o amargor. Vale lembrar que cada grão tem um grau de acidez, então procure por aqueles com acidez média a baixa, o que também deve auxiliar a obter uma bebida mais de acordo com suas preferências.

 

Uma das coisas interessantes no preparo do café é exatamente a alteração que as variáveis, individualmente, promovem no resultado final. Então, teste uma coisa de cada vez: primeiro, aumente a temperatura da água, depois afine a moagem, e veja se a bebida fica melhor para o seu paladar.

 

EDIT: passando de novo pelo título vi que você está usando uma Moka. Nesse caso, controlar a temperatura de extração é mais difícil. Sendo assim, o mais óbvio para diminuir a acidez é afinar a moagem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela aquisição!  :)

... diminuir a acidez é afinar a moagem.

 

Muito obrigado pela ajuda!

Eu uso moka, mas deixo o fogo muito baixo, vou ver se deixo no meio até acabar a extração pode ser que dê diferença, 

ou então pode ser do grão mesmo, já tenho um bom ponto de pesquisa pra continuar, de qualquer jeito o café está muito bom, quase sem amargor, embora até goste um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...