Ir para conteúdo

Clube das Máquinas ECM - Problemas, Dúvidas, Novidades e Soluções


Postagens recomendadas

Eu comprei o chuveiro de grupo IMS e dois filtros IMS para a quick, além das peças necessárias para tornar o Nemox stepless com o thiago da café e cozinha 

Ele realmente não cobra muito caro, cobra um preço justo. Recomendo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu precisasse de um termômetro de grupo , faria um , não tem mistério, esse a venda por 110 dólares é um escárnio.

 

Esse termômetro 9840N custa 8 dólares no ebay , vendo o manual

 

https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.chriscoffee.com/E61-Group-Digital-Thermometer-Adapter-p/sss-04.htm&ved=0ahUKEwj72tzj4LrSAhVMlpAKHbDAC-UQFggdMAE&usg=AFQjCNGjRFgIUftfYLSe2alXeu7DEc5KGQ

 

Comprando o adaptador swegelock , o resto qualquer um com noções de mecânica monta algo similar por uma merreca aqui no Brasil.

 

É muito útil para quem tem HX , mas é menos preciso que um PID bem instalado e projetado .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu foi montado usando uma peça de impressora 3D, foi muito mais fácil do que furar parafuso e, na época, não achei um adaptador M6 como esse sugerido pelo CaÊ. Se tivesse achado, teria sido ainda mais fácil.

 

A peça foi um heatbreak desses aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-797751040-heatbreak-filamento-3mm-hotend-allmetal-bico-impressora3d-_JM):

 

10pcs-lot-E3D-V6-Heat-Break-Hotend-Optim

 

Tem modelos que usam tubo de teflon por dentro, como os da foto acima, mas tem outros que afinam no metal mesmo, como o da foto abaixo... esses só servem se conseguir um termômetro bem específico, com prologamento bem fino na sonda:

heatbreak-2-4web-500x500.jpg

 

Esse outro modelo de termômetro da Taylor é mais bonito e responde na mesma velocidade:

https://www.amazon.com/gp/product/B000EYCB7C/ref=oh_aui_detailpage_o00_s00?ie=UTF8&psc=1 )

81ICuuyqXOL._AC_UL160_SR160,160_.jpg

 

Esse outro é mais bonito, mas não achei specs de tempo de resposta:

( https://www.amazon.com/dp/B003LXU5EE/ref=psdc_289809_t2_B000EYCB7C )

41s55fS2lIL._SX300_.jpg

 

No final eu usei esse aqui, que é mais rápido que o Taylor e achei bastante estável nos testes de fervura e congelamento de água. Além disso, com o corpo todo em inox, não destoa tanto do grupo E61, fica menos feio que o de plástico:

(https://www.amazon.com/gp/product/B00H53YW4A/ref=oh_aui_detailpage_o00_s00?ie=UTF8&psc=1)

best-digital-meat-thermometer-with-large

 

Mas como mesmo assim achei feio, deixei algumas semanas, peguei a "manha" e desinstalei o termômetro de novo. Estou pensando em reinstalar pra ver se a máquina continua com os mesmos comportamentos, depois de quase 2 anos de uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito massa cabral, valeu pelas dicas

Cadu, estou fazendo espresso e vaporizando, mas ainda não pegou o jeito dela.

Estou acostumado com a quickmill HX, que tem uma estabilidade termica excelente e o vapor bem seco e constante.

Na vaporização da ECM, eu to apanhando muito pela brutalidade e tambem pelo fato de esta ainda molhado.

Os espresso nela saem excelente, depois de setado o termostado e um pequeno flush, os cafés saem excelente. Ainda da uma pequena diferença entre as máquinas, mas nada que dá para falar que uma é melhor que a.outra, isso depende do gosto da pessoa.

Como eu praticamente só bebo latte, sinto uma enorme diferença entre as máquinas e tendo a preferir a quick por ser HX.

Espero conseguir domar a ECM para ver todo potencial dela

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini como não tem PID vc vai ter que controlar por tempo , se vc esperar o termostato de vapor apagar vai estar sempre muito forte , a parte de cima da caldeira vai estar em 135 .

 

É muito , vc tem de vaporizar antes do termostato abrir , quanto ml vc está drenando ?

 

Na PID que tem 750 ml de volume eu dreno 125ml , se a sua tiver 500 ml vc tem de drenar uns 80/90 ml .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu consegui domar a ECM.

Ela está regulada em 9 bar e comecei a entender a vaporização dela: após deixar sair a água do braço de vapor, deixo saindo um pouco de vapor e, aos poucos, ele vai ficando mais seco, apesar de bruto.

Excelente máquina, muito boa mesmo.

Agora é só usar as duas máquinas e decidir se vou ficar com a ECM ou com a QuickMill

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Passando aqui só pra compartilhar como estou feliz com a minha ecm, fim de semana recebi uns amigos aqui em casa e botei a máquina pra máquina pra trabalhar no pesado, varios shots e lattes seguidos...

 

No início tinha me arrependido de não ter botada uns 4 mil a mais e ja pego a ecm double boiler mas agora domando um pouco mais os flush da HX já faço tudo rapidamente, nem se compara com o surf q tinha q fazer com a silvia!!!!

 

Consegui melhorar um pouco meu manejo com o vario (embora as vezes ainda tenha vontade de jogar ele pela janela) e estou conseguindo bastante consistencia entre uma moagem e outra...

 

 

Com certeza meu próximo upgrade vai ser um moedor! Talvez um k30, um mazzer ou algo equivalente.

 

Pena q o peak esteja tão caro hehe

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, esse tópico é uma perdição. Estou namorando uma ECM Classika PID, provavelmente importarei por conta própria, mas devo levar algum tempo ainda para comprá-la...

 

Ver essa galera manejando a ECM faz a mão coçar com força, rsrs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahaha @helderbarreto, é por aí mesmo!

 

Ainda ando empolgado com a Breville, tanto o moedor quanto a cafeteira, são excelentes equipamentos. Achei impressionante é como eu passei a utilizar o manômetro de pressão para orientar as extrações, ajuda a fazer uma sintonia fina da moagem e do tamping. Enfim, ainda é uma ótima compra e estou plenamente satisfeito com ela.

 

Ultimamente por falta de tempo (o trabalho tem consumido um grande tempo meu e da patroa), e aí tenho usado menos a vaporização de leite do que eu desejava, pois leva mais tempo pra fazer e as doses do cappuccino levam mais tempo pra você consumí-las, rsrs! No espresso é rápido, a rotina já foi sacramentada e aí da moagem do café até a extração do espresso são poucos segundos, hehehehehehe!

 

Essa vontade de upgrade é a legítima febre ruiva mencionada pelo Márcio, aliado à vontade de domar mais a arte dos espressos. A ideia é pegar uma máquina que não limite por baixo a capacidade de extração dos espressos, até porque eu pretendo fazer uns cursos de barista pra aprimorar meu conhecimento (por aqui temos poucos cursos de barista - haverá um neste mês a ser ministrado pela Café Meridiano, mas eles agendaram o curso em dias úteis na semana, de 8 às 18hs, aí me quebrou). Então, estou querendo uma máquina mais robusta, com grupo E61 com tubos internos de cobre, que me possibilite tirar o máximo do café, sem desmerecer o ótimo trabalho que a Breville faz com o equipamento dela.

 

A ideia é pegar uma ECM Classika PID ou uma Expobar Office Leva (a primeira me agrada mais pelo PID que também exibe o tempo de extração, além de ser mais barata), para uso residencial mesmo, geralmente tirando espressos duplos para mim e para a patroa (média de uns 3 por dia), ou mais quando aparecem visitas. Por isso que a Classika me atende bem, apenas uma caldeira e que não é tão grande, reduzindo o espaço que ela toma mas me atendendo bem considerando a quantidade de espressos que eu tiro.

 

To pra te dizer que a febre é maldita, até aquele maldito Sette 270 faz a mão coçar, kkkkkkkk! Mas como eu devo ficar com o kit breville ainda por este ano, é bom que dá tempo de novas revisões do Sette saírem, aprimorando eventuais deficiências de projeto! A ideia de trazer uma não é muito difícil, porque eu presto assessoria para uma empresa de importação e exportação que pode trazer pra mim sem ônus, e com a expertise deles chegará transtornos ou riscos de quebra no transporte. O empecilho é meramente financeiro, pois são equipamentos supérfluos hoje considerando o que eu já tenho aqui. Mas já estou amadurecendo a ideia e colocando as moedas no cofrinho para uma aquisição futura em médio prazo. ;P

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahaha @helderbarreto, é por aí mesmo!

 

Ainda ando empolgado com a Breville, tanto o moedor quanto a cafeteira, são excelentes equipamentos. Achei impressionante é como eu passei a utilizar o manômetro de pressão para orientar as extrações, ajuda a fazer uma sintonia fina da moagem e do tamping. Enfim, ainda é uma ótima compra e estou plenamente satisfeito com ela.

 

Ultimamente por falta de tempo (o trabalho tem consumido um grande tempo meu e da patroa), e aí tenho usado menos a vaporização de leite do que eu desejava, pois leva mais tempo pra fazer e as doses do cappuccino levam mais tempo pra você consumí-las, rsrs! No espresso é rápido, a rotina já foi sacramentada e aí da moagem do café até a extração do espresso são poucos segundos, hehehehehehe!

 

Essa vontade de upgrade é a legítima febre ruiva mencionada pelo Márcio, aliado à vontade de domar mais a arte dos espressos. A ideia é pegar uma máquina que não limite por baixo a capacidade de extração dos espressos, até porque eu pretendo fazer uns cursos de barista pra aprimorar meu conhecimento (por aqui temos poucos cursos de barista - haverá um neste mês a ser ministrado pela Café Meridiano, mas eles agendaram o curso em dias úteis na semana, de 8 às 18hs, aí me quebrou). Então, estou querendo uma máquina mais robusta, com grupo E61 com tubos internos de cobre, que me possibilite tirar o máximo do café, sem desmerecer o ótimo trabalho que a Breville faz com o equipamento dela.

 

A ideia é pegar uma ECM Classika PID ou uma Expobar Office Leva (a primeira me agrada mais pelo PID que também exibe o tempo de extração, além de ser mais barata), para uso residencial mesmo, geralmente tirando espressos duplos para mim e para a patroa (média de uns 3 por dia), ou mais quando aparecem visitas. Por isso que a Classika me atende bem, apenas uma caldeira e que não é tão grande, reduzindo o espaço que ela toma mas me atendendo bem considerando a quantidade de espressos que eu tiro.

 

To pra te dizer que a febre é maldita, até aquele maldito Sette 270 faz a mão coçar, kkkkkkkk! Mas como eu devo ficar com o kit breville ainda por este ano, é bom que dá tempo de novas revisões do Sette saírem, aprimorando eventuais deficiências de projeto! A ideia de trazer uma não é muito difícil, porque eu presto assessoria para uma empresa de importação e exportação que pode trazer pra mim sem ônus, e com a expertise deles chegará transtornos ou riscos de quebra no transporte. O empecilho é meramente financeiro, pois são equipamentos supérfluos hoje considerando o que eu já tenho aqui. Mas já estou amadurecendo a ideia e colocando as moedas no cofrinho para uma aquisição futura em médio prazo. ;P

Vc já viu a profitec pro 300?

Pequena, do tamanho da rancilio Silvia ou um pouco maior, dual boiler, por e custa o mesmo que a clássica pid

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Custa quase a mesma coisa , mas não tem uma E61 e isso faz toda diferença .

 

A E61 faz a diferenca se a 300 tivesse uma E61 eu trocaria de maquina pois são feitas na mesma fabrica , mas sem E61 , ela no aspecto espresso é similar a uma Silvia ou mini bar com PID.

 

As maquinas mais caras da ECM são a Syncronica e a Controvento ambas DB , se vc olhar os diagramas vai reparar que o grupo de espresso de ambas são virtualmente identicos ao da Classika , caldeira , sensores , redes , OPV , PID e E61 , são intercambiaveis a diferença é a bomba que nas mais caras e rotativa.

 

A profitec 300 esta mais para uma ECM casa IV com duas caldeiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela não tem o grupo e61, mas o boiler de extração fica em cima do grupo, isso também pode dar uma estabilidade muito boa de temperatura pro grupo, ainda mais com PID.

O grupo e61 é muito bom, mas tem muita máquina que não tem, contudo, com sistemas diferentes, apresentam resultados melhores ou equivalentes ao e61.

A classika é uma excelente máquina, já tive, mesmo sendo uma versão antiga eu vi como ela é, só dei outras opções

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não estou falando das outras máquinas , como disse cada uma tem um grupo que tem similaridades com uma e61 , que alem de estabilizar produz um perfil de extracao , mas a 300 não tem um grupo sofisticado , ela é bem simples , uma caldeira de 325ml que extrai direto no grupo.

E uma máquina de 1500 dólares que tem um grupo de uma máquina de 300 ou 600 dólares.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a Profitec talvez fosse uma boa opção também. Mas a minha ideia é justamente ir no garantido e os grupos E61 estão aí no mercado faz muito tempo, sinônimo de estabilidade e performance.

 

O upgrade que quero fazer é pra pegar justamente uma máquina assim, que provavelmente ficará comigo no mínimo uma década. Caso contrário, seguro minha Infuser por mais uns anos... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...