Ir para conteúdo

Forno Elétrico Digital - Philco Rotisserie 32 litros


Postagens recomendadas

Opa!

 

O forno chegou esta tarde!

 

impressiona!

 

Alex, pelas minhas mensurações o tambor deverá ter aproximadamente 20 cm de comprimento por 13 de diâmetro com 3 ou 4 tombadores de grãos,

 

Tentarei fabricá-lo na semana que vem.

 

Testei o bicho e ele é muito versátil com excelente visibilidade e controles eletrônicos práticos.

 

Sua temperatura pode ser ajustada eletronicamente entre 90 e 230 graus.

 

O que mais me animou é que talvez não será necessário se preocupar com os pergaminhos pois o tambor ficara exatamente no meio das resistências e como a velocidade de rotação é muito baixa, não os espalharam a ponto de pegar fogo, mesmo porque a bandeja de resíduos fica mais ou menos 1 cm abaixo das resistências.

 

Agora o que impressiona mesmo é a ausência de barulho. Isso mesmo! Ausência de barulho...Nada, absolutamente nada!

Parece que não tem motor de rotisseria.

 

O motivo de minha animação é que dará para escutar o 1º estalo sem fazer o mínimo de força.

 

Assim que eu tiver com tudo arrumado faço um vídeo.

 

Tenho certeza que faremos excelentes torras com este forno.

 

Abraços galera da torra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

Parabéns pela compra.

Esta semana testei o Titã que tenho na loja de Ipanema e que no geral é semelhante ao Philco. Vai dar certo sim. Quero ver o tambor que farás e talvez vá precisar da tua ajuda para adquirir um para mim.

Estou ansioso para saber os resultados das tuas torras. Não esqueças do meu royalty a ser pago em café do Cerrado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Alex, deixa comigo.

Te mando sim a fornada do cerrado.

 

Assim que eu bolar o tambor te mando o projeto arquitetônico a ser patenteado :ph34r: :ph34r: :ph34r:

 

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Foguinho,

 

eu imaginei que tivesse....

estava em Caldas Novas, já voltando para casa... só parei para almoçar no Graal, não ia conseguir parar.... estava com mais 1 casal no carro...

 

o meu café de banana deve ter chego tb, mas acho q só vou conseguir pegar na segunda com o Zelador...

 

vai mandando noticias do novo torrador...

 

abraços e vlw,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

O tambor ficou pronto?

 

Comprei uma chapa também. Boa dica.

 

Penso em fazer com diâmetro de 17 cm, largura de 24 cm e abas internas de 3 cm.

Vou montar um protótipo em papelão e cartolina para testar a movimentação e a capacidade de grãos.

No Titã o eixo fica na diagonal do forno e tem comprimento utilizável de 11,5 polegadas ou ~29,5 cm.

Só me não consigo imaginar qual a potência do motor e quanto de massa será capaz de mover.

O movimento é bem lento, ~3 RPM ou uma volta completa a cada18 segundos. Assim as abas internas deverão ser ligeiramente oblíquas em relação a parede interna para facilitar o tombamento dos grãos.

 

Vamos ver se dará certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alex.

 

Dará certo sim.

 

Ainda não recebi a chapa, porém assim que a receber farei uma maket tb para testar. Mas acho que é aquilo que imaginamos, uns 2 quilos de peso no conjunto + grãos, que seria o de um frango grande.

 

Acho que seu tambor ficará meio grande não?

 

 

Assim que ficar pronto posto tudo

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

O tambor ficou pronto?

 

Comprei uma chapa também. Boa dica.

 

Penso em fazer com diâmetro de 17 cm, largura de 24 cm e abas internas de 3 cm.

Vou montar um protótipo em papelão e cartolina para testar a movimentação e a capacidade de grãos.

No Titã o eixo fica na diagonal do forno e tem comprimento utilizável de 11,5 polegadas ou ~29,5 cm.

Só me não consigo imaginar qual a potência do motor e quanto de massa será capaz de mover.

O movimento é bem lento, ~3 RPM ou uma volta completa a cada18 segundos. Assim as abas internas deverão ser ligeiramente oblíquas em relação a parede interna para facilitar o tombamento dos grãos.

 

Vamos ver se dará certo.

 

Salve Alex.

 

Boa noite.

 

A tela chegou...

E que tela hein? Muito barato mesmo!

A sua já chegou?

 

Ontem comprei duas bolachas de alumínio de 1,2 cm de largura por 14 cm de diâmetro para fazer as laterais do tambor.

Irei encaminhá-las para o torneiro trabalhar retirando a massa de ambas deixando o fundo e a lateral com 2 mm cada para poder encaixar com perfeição a tela de inox.

Acredito que arrebitando tudo ficará bem mais prático e barato do que soldando inox com alumínio.

De um dos lados será possível fixar a lateral com uma mola para poder retirar a massa de grãos com facilidade.

Creio que será possível resfriar os grãos fora do forno sem tirar do tambor.

 

Quase idêntico ao seu, o meu projeto deverá ficar da seguinte forma:

Diâmetro do Tambor: 14 cm

Comprimento: 22 cm

Abas de tombamento: 3 cm

Capacidade aproximada de grãos por batch: 500 gramas

 

Semana que vem deverá estar pronto para uso.

 

Abraços

Acho que dará tudo certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

A tela ainda não chegou. Mas gostei de saber que ela te impressionou bem.

Quantas abas pretende instalar? Vou colocar 4 e quero fazê-las em formato triangular e com disposições invertidas. Tentarei fazer um desenho para demonstrar.

Mande fotos do tambor quando estiver pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai Alexandre... agora fiquei curioso com relação as abas.

 

Estava pensando em duas...

 

Triangular?

 

Desenha aí porque minha imaginação não me permitiu visualizar.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah tá... acho que já entendi.

 

Um triângulo contra o outro declinados para que o sistema de tombamento dos grãos seja semelhante ao movimento do GENE, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Foguinho.

 

Por baixo destes ruivos cabelos há uma mente brilhante...

Se vc pretende fazer com 3 cm de um lado, poderia deixar com 1 ou 1,5 cm na outra ponta.

Desta forma haverá 2 matrizes de tombamento dos grãos que evitarão que se repita o movimento.

Outra forma ainda melhor, porém um pouco mais difícil de realizar é ter as abas ligeiramente oblíquas em relação ao eixo e não paralelas a este.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Alex.

 

Essa é a idéia mesmo.

 

Nesta semana devo fabricar.

 

Seguinte: existe aquelas formas de mini pizza em alumínio polido que possuem 16 cm de diâmetro e que seriam muito legais para fazer as laterais, comprei duas para testar. Assim que chegar vou montar.

 

abraços

 

 

Ficou legal o protótipo...vai dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ruston, fui hoje na oficina de meus primos fazer as laterais do tambor no torno.

Acredito que até fim de semana próximo o projeto estará concluído.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex,

 

Outra dica boa.

 

Comprei aqueles perfis de alumínio de portas de blindex ou box para banheiros em forma de L para fazer as abas de tombamento.

São leves e práticas para manuseio.

 

Fica a dica.

 

Alex, vc não acha que 4 abas de tombamento vai dispersar demais os grãos não?

Não seria melhor duas para deixar os grãos um pouco mais juntos para gerar acumulo de calor?

Estou com medo de, as vezes, finalizar o projeto e acabar " assando " os grãos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

Não sei ao certo quanto 4 abas influenciarão no processo. Em teoria, como cada aba será triangular e inclinada, não há como os grãos se acumularem. E é exatamente o que busco, pois quero ter 13' a 15' como tempo total para ~570 a 600 g de verde, Mas só testando para ver o dará e ajustar depois.

Mas assar os grãos não me parece um risco real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo e Alex, quando vi isto não pude deixar de lembrar de vocês:

 

http://www.youtube.com/watch?v=nstXcwdAvPo&feature=related

 

(aposto que o Frank de vcs será bem mais silencioso, rsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Galera da torra!

 

Projeto concluído!

 

Pontos fortes:

 

1 - A torra de dá por uniforme.

2 - Há muita praticidade neste método

3 - Quase nenhuma fumaça

4 - Com este forno Philco as películas caem no meio das duas resistências, não provocando nenhum incendeio.

5 - Há muita visibilidade do ponto de torra desejado.

6 - Não há necessidade de ventilador para convecção.

7 - Nenhuma sujeira.

 

 

Ponto negativo encontrado (Que ao meu ver não chega a ser um problema )

 

A torra entre City e Full City finalizam entre 40 e 50 minutos.

Motivo: A resistência deste forno e comandada eletronicamente para ligar e desligar o tempo todo, ou seja, a cada 1 ou 2 minutos ela vai ligando e desligando mantendo a temperatura entre 200 e 230 graus.

Se tiver como ligar a resistência direto, ficará em 230 graus o tempo todo, daí a torra acontecerá em menos de 20 minutos com certeza.

Provei a resultado em coado e expresso:

FANTÁSTICO....

 

Café muito encorpado e sem amargor. Café bem pronunciado e com retrogosto marcante, gostoso mesmo. Parece que neste sistema de ir assando os grãos, há um desenvolvimento maior das características de cada café.

 

Pessoal, tudo é teoria, é uma coisa nova que me chamou a atenção, ou seja, tempo de torra estendido devido variação constante de temperatura.

 

Preciso que o Alexandre finalize o seu projeto com o forno dele, que é diferente deste, para eu poder estabelecer uma conclusão, ao mesmo tempo que mandarei para ele e para o Márcio amostras da torra para prova e conclusão.

 

Se mais alguém tiver interesse em provar uma torra deste projeto, posso mandar o café de graça, desde que me ajudem pagando apenas o frete.

 

Segue as fotos:

 

http://www.flickr.com/photos/85716684@N06/

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria e muito!

 

Não que a minha análise tenha algum valor, mas adoro e apoio muito esse tipo de experimento comunitário! Me diga quanto e como e estamos conversados!

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive uma ideia melhor.

 

Torrarei uns 2 kilos e distribuo para os amigos do clube que forem ao espaço café?

O que acham?

Quem não for posso mandar depois pelo correio.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...