Ir para conteúdo

Forno Elétrico Digital - Philco Rotisserie 32 litros


Postagens recomendadas

Muito legal, ficou bom! Quantos gramas fez?

 

Não há como deixar temperatura mais alta pelo controle dele? Teria que fazer um novo controle com PID e um termopar...

 

Márcio,

 

Bom dia cara.

 

Fiz um batch de 300 gramas de verde, porém fiz o tambor com capacidade para 1 quilo.

Este forno tem como temperatura máxima 230 graus, porém na função rotisserie, (Única função dele que ativa o modo giratório) tem essa questão do liga e desliga da resistência " para assar um frango " compreende?

 

Mas não sei não viu..... ficou tão bom, mas tão bom, que não estou nem dando bola pro tempo de torra dele, acredita?

 

Me passa por MP seus dados para o envio da Amostra para vc provar.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, ficou muito bonito teu forno. Porque você não posta direto as fotos aqui em vez de só o link do flickr? Daí da pra olhar direto!

 

Rodrigo,

 

Minha quota de fotos no Clube já estourou faz tempo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não vou no espaço café.

 

Não sei se vale a pena vc ir ao correio pra mandar uma amostra especialmente pra mim. Só faça se não for muito trabalho; se decidir não fazê-lo, sem mágoas. :( Mas se vc fizer questão, dou meu endereço por MP e te deposito a grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Minha quota de fotos no Clube já estourou faz tempo.

 

Abraços

 

Não, não precisa fazer o upload. Vc me autoriza a publicar suas fotos aqui? Acho que merece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu não vou no espaço café.

 

Não sei se vale a pena vc ir ao correio pra mandar uma amostra especialmente pra mim. Só faça se não for muito trabalho; se decidir não fazê-lo, sem mágoas. :( Mas se vc fizer questão, dou meu endereço por MP e te deposito a grana.

 

Rodrigo, é um prazer amigo!

 

Manda a MP.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, o mais chato é achar o link certo do flickr. Você tem que ir no seu álbum de fotos, abrir uma foto, clicar com o botão direito do mouse em cima, e escolher um tamanho. Feito isso, a foto abrirá e mais na parte superior terá um link do tipo: "Fazer download do tamnha xxx dessa foto". Daí você clica com o botão direito de novo e copia o atalho. Daí no forum vc clica no ícone imagem e cola o endereço no campo que abrirá.

 

Eu apanhei horrores até descobrir isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Fiquei fã. Muito legal seu projeto. Estava acompanhando o andamento e não esperava que ia ficar tão legal e tão bem acabado. Gostei da foto do café torrado também. Parece ter ficado bem homogêneo e sem queimar as chafts. É um caso a se pensar. Tenho um forno giratório em minha casa (um eletrolux a gás, que embuti em um armário). Se puder, depois me mande uma mp com instruções de como fez o tambor para eu comprar o material e levar em um torneiro aqui em BSB. Abraços,

 

Guilherme.

 

Ps: as especificações do meu forno estão no arquivo em anexo:

lamina_OG7MX.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui,

 

Boa tarde.

 

Realmente, eu também me surpreendi.

 

Dá uma lida desde o inícioo deste tópico que o Alexandre e eu falamos muito sobre a confecção deste tambor e com certeza vc conseguirá fazer igual.

 

Qualquer dúvida a disposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Gostaria de saber qual o diâmetro do seu torrador e, por conseguinte, o tamanho da folha de aço que você comprou, bem como, da furação (quantos milímetros cada furo). Acho que o seu projeto caberá facilmente no meu forno. Por isso, a pergunta. Vi que você usou formas redondas de mini pizza. Qual o diâmetro delas? Você comprou a folha de aço no Mercadolivre? Vi alguns vendedores vendendo folhas perfuradas lá. Desculpe por todo o trabalho que estou dando e fico muito grato, desde já, pelas dicas. Se eu conseguir replicar seu trabalho e fizer uma boa torra, ela será sua.

 

Abraço,

 

Guilherme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Fogo...e aí, beleza?

 

Cara, meus parabéns pelo feito, seu forno ficou um espetáculo! Vou querer provar o lote lá no Espaço Café hein!

 

É uma pena que eu já esteja no limite de tralhas que consigo manter dentro de casa, senão seria uma boa pedida. Acho que só quando eu mudar de casa agora...

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não comprei a pipoqueira, esperando este projeto!

 

E esta resposta eu tb quero saber!

quanto custa o projeto? tirando o forno claro.

 

Quem lhe fez, tem como replicar, ou fazer mais?

lembro q tela vc pegou no ML! o resto dos materiais tem como comprar mais?

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, faz um video pra gente!

quanto custa o projeto? tirando o forno claro.

abs

 

Ruston,

 

Eu fui por um caminho mais árduo onde tive que tornear as bolachas de alumínio então deve ter ficado nuns 100 reais aproximadamente, porque comprei a chapa a preço de banana, senão poderia ficar um pouco mais.

Mas hoje existem as formas de mini pizza de diametros diferentes que custam cerca de 4 reais cada que dão certo também para fazer as laterais, daí o projeto fica menos de R$ 100 com certeza.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não comprei a pipoqueira, esperando este projeto!

 

E esta resposta eu tb quero saber!

 

 

Quem lhe fez, tem como replicar, ou fazer mais?

lembro q tela vc pegou no ML! o resto dos materiais tem como comprar mais?

 

abraços

 

Dobelin,

 

Quem fez pra mim são primos que levaram mais de 20 dias pra atender o meu pedido, porém se for para fazer sempre podemos tentar ver com eles se fazem para comercialização.

Agora, depois de tanto bater cabeça, fica mais fácil devido poder usar as formas de mini pizza e telas perfuradas com 3 mm pra menos se achar fácil, pois é raro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

Só agora, tarde da noite, pude ver as fotos. Ficou show. Muito bom mesmo.

 

A solução para a questão da temperatura, que enfrento semelhante situação no meu forno, será instalar uma perna de fio que energize o motor do espeto, independente da placa do circuito integrado com um botão liga/desliga, fazendo um "by pass" na placa. Assim ficará livre do "preset" do forno.

 

Observei que adotou a ideia das abas internas inclinadas em relação ao plano do eixo. Gostou do resultado?

Qual é a altura das abas?

Qual o comprimento do tambor?

Qual o diâmetro do tambor?

 

Parabéns Foguinho. Sobra-te entusiasmo e perseverança.

Estou orgulhoso de teu feito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alex.

 

E eu mais orgulhoso ainda de você por ter lançado a ideia postando este forno no tópico. Tão entusiasta quanto eu, merece todo meu carinho e consideração.

 

Então Alex, é o seguinte

 

As abas ficaram com 2,5 cm

O tambor ficou com 26 cm de comprimento

O diâmetro 14,5 cm

 

Gostei das abas inclinadas porem Alexandre, a velocidade de rotação é muito baixa para torrar mais de 350 gramas por batch.

Notei que a torra que fiz com 300 gramas saiu extremamente uniforme, já outra com 500 gramas de verde não ficou tão uniforme.

Não sei se pelo fato do vai e vem da resistência ou pelo baixo giro do motor (3 rpm).

Me parece que com mais de 400 gramas (para esta medida de tambor) as abas não dão conta de tombar toda massa, a não ser que fossem mais altas ( tipo 4 centímetros )

 

De qualquer forma 350 gramas já está ótimo.

 

Mas, semana que vem vou atrás de resolver este Mod do motor e daí tenho certeza que as torras se comportarão de acordo com nossas expectativas.

 

Mas as torras de 350 gramas City e Full City que fiz me agradaram bastante.

 

Vou esperar seu parecer.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que são de 12v cc. E talvez até aceitem um pequeno desaforo. Quem sabe se elevarmos a corrente em 20% poderemos ter aumento de RPMs sem exigir muito dos bichinhos?

Quanto à altura das abas, sempre imagimei 3,5 cm na parte maior, diminuindo para 1,5 cm na ponta oposta. Foi com estas medidas que montei o protótipo do video que postei neste tópico. Mas como o diâmetro do tambor é grande, talvez eu monte com 5 e 2,5 cm respectivamente, sempre inclinados em relação ao plano do eixo.

Penso também em ter um ângulo de algo entre 120 a 135° no perfil em "L", que aliás deixaria de ser em "L" para ser em "V". Assim os grãos escorregarão pelas abas, e apesar da baixa rotação do tambor, não ficarão sequer 1/4 de volta parados, como ocorre quando o perfil é em "L" e os grãos são transportados da parte baixa do tambor para cima, caindo após aproximadamente 3/8 de volta.

 

Em tese, quanto maior o turbilhonamento dos grãos, maior a uniformidade da torra. O ciclo de 18" é muito longo. Poderia ser o dobro da velocidade numa boa. Algo como 5 a 6 RPMs. Por isso, penso muito em soluções que façam com que sejam agitados todo o tempo.

Até montar o tambor diagonalmente em 20° a 25° em relação ao plano do eixo, repetindo o movimento da Gene Cafe, já me ocorreu fazer.

 

Muitas ideias e pouquíssimo tempo para realizá-las...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que são de 12v cc. E talvez até aceitem um pequeno desaforo. Quem sabe se elevarmos a corrente em 20% poderemos ter aumento de RPMs sem exigir muito dos bichinhos?

 

Pode ser...é uma idéia.

 

Quanto à altura das abas, sempre imagimei 3,5 cm na parte maior, diminuindo para 1,5 cm na ponta oposta. Foi com estas medidas que montei o protótipo do video que postei neste tópico. Mas como o diâmetro do tambor é grande, talvez eu monte com 5 e 2,5 cm respectivamente, sempre inclinados em relação ao plano do eixo.

 

Com certeza, pelo tamanho do tambor que quer montar, as abas devem ter no mínimo essas medidas.

 

Penso também em ter um ângulo de algo entre 120 a 135° no perfil em "L", que aliás deixaria de ser em "L" para ser em "V". Assim os grãos escorregarão pelas abas, e apesar da baixa rotação do tambor, não ficarão sequer 1/4 de volta parados, como ocorre quando o perfil é em "L" e os grãos são transportados da parte baixa do tambor para cima, caindo após aproximadamente 3/8 de volta.

 

Essa parte é complicada Alex, o tambor é muito pequeno para fazer esse " V " como no tambor do ultimo vídeo postado pelo rodrigo aqui no tópico. Pode até dar certo, mas vai exigir muito esforço e paciência para fixa-las na parede redonda do tambor.

 

Em tese, quanto maior o turbilhonamento dos grãos, maior a uniformidade da torra. O ciclo de 18" é muito longo. Poderia ser o dobro da velocidade numa boa. Algo como 5 a 6 RPMs. Por isso, penso muito em soluções que façam com que sejam agitados todo o tempo.

Até montar o tambor diagonalmente em 20° a 25° em relação ao plano do eixo, repetindo o movimento da Gene Cafe, já me ocorreu fazer.

 

Muitas ideias e pouquíssimo tempo para realizá-las...

 

HAHAHAHAHAHA, Vai precisar de tempo mesmo... deu um pouquinho de trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem Foguinho. Dá para ler dentro do texto.

 

Não pensei em moldar os perfis como no video postado pelo Rodrigo, ainda que também sejam tipo "V". Como na figura abaixo.

 

post-3-0-89463600-1345881055_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei tanto da idéia de vocês que não agüentei esperar ter todos os insumos necessários para fabricar meu tambor. Por isso, resolvi fazer um tambor bem improvisado (ainda não acabei), para ver se meu forno vai agüentar o tranco. Obviamente meu projeto, totalmente feito em casa e sem material e maquinaria adequada, é muito rudimentar. Bom, ainda estão faltando as aletas internas, mas já estou com tudo pronto para fazê-las. Só não executei para não perturbar vizinhos. A parte inicial já esta pronta. Fiz um vídeo e pus no YouTube:

 

Abraços

 

GUILHERME

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...