Ir para conteúdo

Rancilio Rocky X Baratza Vario 886


Muraro

Postagens recomendadas

Bom dia a todos.

 

Vou tentar resumir o motivo da minha dúvida, pois possivelmente muitos acham que seria uma escolha simples.

 

Estou indo no final de setembro para NYC. Tava querendo trazer uma máquina de espresso e um moedor para uso doméstico e me recomendaram a Rancilio Silvia e o Rocky. Pois bem, agora surgiu a oportunidade de um amigo me trazer o moedor. Dessa forma, consigo diminuir o gasto com o valor excedente da cota quando for.

 

Entrei em alguns sites para compra on-line (Seatle Coffee Gear, JL Hufford, Amazon) e verifiquei que o Baratza também era bem recomendado. Resolvi assistir a alguns vídeos e, aparentemente, o Vario é superior. No entanto, teve um vídeo da Seattle Coffe Gear onde fazem a comparação justamente entre os dois e a senhora praticamente os iguala. Mais do que isso, me chamou a atenção o fato dela se referir ao Rocky como "um tanque". E falar que não gosta da grande quantidade de plástico do Vario.

 

E aí? O que acham? Levando em conta que pretendo utilizar na Rancilio Silvia e também moer para FP. Confesso que tô meio preocupado com aquela quantidade de botões enorme e regulagens do Vario, não pela utilização em si, mas por parecer que vai ser um pouco complicado de solucionar eventual problema no moedor. O Rocky me parece ser um pouco mais robusto e mais fácil de manutenção (ainda mais que não vou ter a garantia aqui). Estou enganado? Importante também o custo benefício:

 

Valores:

Rocky: $355

Baratza: $479

 

Alguma outra recomendação dentro dessa faixa?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salvo engano (porque me baseio em leitura e não em experiência própria, por não ter tido contato com nenhum dos equipamentos citados), a principal diferença entre o Vario e o Rocky é que, no primeiro, há a possibilidade de fazer microajustes na granulometria, o que pode diferenciar um bom espresso de um ótimo espresso. Por outro lado, o Rocky passa uma sensação de maior robustez, mas que pode muito bem ser falsa. O Vario tem outra vantagem muito importante sobre o Rocky, que é o controle de dosagem por tempo.

 

Dentro dessa faixa, não tem nada que concorra com o Vario, na minha opinião. Um pouco acima, acho que um Mazzer Mini, por ser stepless, entregue uma moagem tão boa quanto o Vario, com um pouco mais de robustez, mas ainda acho que o Vario é uma opção que apresenta um melhor custo x benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o Rocky seja realmente um moedor mais "sólido", ele tem mesmo poucas peças de plástico (nenhuma estrutural) e é praticamente um moedor comercial em escala reduzida (inclusive utiliza o motor e as mós do MD40, que já é um moedor da linha comercial da Rancilio). Acho que é justamente por isso que colocaram esse nome.

 

Nunca tive Vario, mas acho que o desempenho dele, de forma geral, deve ser superior ao do Rocky. A retenção dele é bem menor, tem mais níveis de regulagem que o Rocky e, apesar de menos robusto, não chega a ser um moedor frágil (me parece que o Preciso, por exemplo, é bem mais problemático quanto a isso).

 

Existe um moedor que une o melhor dos 2 mundos (desempenho do Vario com robustez do Rocky), que é o Baratza Forté. Grosso modo, acho que pode-se dizer que ele é um "Vario comercial", sem plásticos, todo de metal. O problema é que ele foge "um pouco" da faixa de preço dos outros 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive os dois.. Basicamente é isto..

 

Rocky:

 

Vantagens

 

- Robustez

 

Desvantagens

 

- Retenção alta, piora ainda em caso de moinho doser

- Passos muito grandes

- Empelota um pouco moagens mais finas

 

Vario

 

Vantagens

 

- Menos robusto, mas ainda sim quase um tanque

- Não empelota

- Microregulagens

- Retenção praticamente zero

 

Desvantagens

 

- Tem alguma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas até agora pessoal.

 

A diferença de valores entre os dois é relevante. Incluindo todos os gastos (custo. IOF, frete, tax):

 

Rocky: R$1500

Vario: R$2000

 

Minha preocupação é mais com essa parte eletrônica do Vario.

 

Alexandre: a diferença seria tão grande assim? De um "bom" para um "ótimo"? Achei que tava mais para um "bom" x "acima da média"

 

Mortari: vi o Forté também, mas daí já é na casa do $900.  :o

 

Aliás, segue o link dos sites:

http://www.jlhufford.com/Espresso-Grinders-s/1883.htm?Click=53351

https://www.seattlecoffeegear.com/grinders?dir=asc&order=price

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do meu ponto de vista, o Vario sai na frente. Você precisa verificar seu orçamento e verificar a possibilidade de pegar um Vario. Se conseguir, vá em frente.

 

O Alexandre Velloso, nosso colega, da Café Expresso Brasil, dá assistência em ambos os moinhos. Isso não será problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto: legal ouvir a opinião de alguém que já teve. Não pretendo pegar o modelo com o medidor.

 

Minha pergunta pra ti é: vale a pena os R$500 de diferença? Tivesse algum problema com a parte eletrônica ali de regulagem (visor, botão de Start, etc...)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema nenhum para ambos os casos... Eu acho que vale a pena sim.. Mesmo se a diferença fosse ainda maior.. Além do mais, as peças de reposição do Vario são relativamente baratas em caso de necessidade de reparo.

 

Vario é um moinho muito versátil.. Não haverá a necessidade de upgrade nunca mais.

 

Eu por exemplo, tive outros moinhos, mas não sosseguei enquanto não comprei um Vario.


 

...o medidor.

 

Dosador...

 

E a retenção no doserless narigudinho também é um pouco alta, havendo necessidade de "palitar" o duto de saída para retirada de todo o pó..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda tô na fase "recém nascido", no mundo do coffee hobby, com meu Mimoso rsrs.

Pelo que vi e apreendi de resenhas isoladas e comparativas entre o Rocky e o Vario (site SCG), é que o Rocky tem maior retenção, especialmente na lateral do moedor (entre a lâmina e a parede) o que não é problema em ambiente comercial, mas pode não ser desejável para quem vai tirar só de 10 a 12 ristretti por dia. Por essas e outras, e em agradabilíssimo papo por fone com o Alexandre Velloso, decidi que meu próximo e definitivo moedor será um Vario, daqui uns 4 ou 5 meses, quando tiver juntando a grana toda pois não tenho (porque não quero mais) cartão de crédito.

Quanto ao custo... é logico que a disponibilidade imediata de toda a grana é (normalmente) fundamental, mas eu costumo pensar a longo prazo. Se o meu (futuro) Vario durar 5 anos, e eu usá-lo 6 vezes/dia, isso vai dar um custo de R$0,25 por moagem, o que acho pouco, principalmente porque não vou ter que usar o aspirador de pó para limpar a lambança que o meu Mimosinho deixa na cozinha (em casa somos em 3 adultos e 2 crianças, tenho que trancar os outros na sala) a cada sessão de manivelagem. ;)

 

Abraços,

Lisboa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho o Rocky, já desmontei inteiro por diversas vezes e de fato é uma rocha, toda a parte que envolve as mós e regulagen das mesmas é de metal, o que não acontece com o Vario, masssssssssssss , para expresso, e principalmente mós planas faz muita falta as regulagens intermediárias que o Vario tem, só vim perceber isto depois que comecei a usar moedor manual com regulagem stepless, ai ví o quanto era importante as regulagens extras.

 

 

Resumindo: se puder gastar vá de Vario. Problemas qualquer coisa pode dar, mas se um dia acontecer você já terá tomado milhares de expressos com uma melhor qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezado,

Possuí o Rocky e a vantagem principal dele é ser direct drive. Ou seja o eixo do motor vai direto as MOS . Em caso de vir nos grãos, pedriscos ou afims nada quebra. O que possuem engrenagens, elas perdem os dentes. Rocky É UM TANQUE! Estrutura de inox e motor potente! 

 

Quanto a máquina eu compraria a Gaggia Clássic . veja bem não a New Clássic 2015. 

É uma máquina mais fácil de ser dominada.

Agora se você insiste na Sílvia, compraria então a Crossland Cc1.5 que a grosso modo é a Sílvia com PID e controle de pré infusão e etc. Uma excelente máquina e levemente mais barata que Sílvia. 

A Sílvia você vai precisar de comprar por fora e instalar um PID. Senão vai ficar sofrendo em surfar temperatura e cafés amargos.

 

Bem é só minha opinião. Boas compras!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muraro,

 

Se você está avaliando a compra nos EUA, uma boa opção é a linha de refurbished da Baratza. Importante apenas comprar com boa antecedência (7-10 dias úteis) para que você tenha tempo hábil de recebê-lo com o standard shipping - evitando os custos altos do expedited, que levam o preço final ao patamar da compra na Amazon..

 

http://www.baratza.com/cgi-bin/commerce.cgi?search=action&category=RFRB

 

Abraço,

 

Luís

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Muraro, bem-vindo ao Clube. Falta completar o perfil (local, foto e equipamentos que já tiver).

 

Eu tive a mesma dúvida no moinho. Fiquei entre esses dois, no fim me convenceram do Vario. Não me arrependo em nada. O meu já tem quatro anos (ai dele se só durar 5).

 

MAS o Vario é meio chato nas grandes variações, principalmente do retorno da moagem grossa para a fina. Sugiro ler o tópico do Vario para entender a que me refiro.

 

Ele vai e volta na boa. Mas na primeira ou segunda moagens, voltando do grosso pro fino, ele não volta de prima. Se você mói por dose vai sentir essas duas doses ainda descalibradas.

 

Eu moo por dose. Na verdade tenho um segundo moinho (não tão bom) para os coados e afins, menos críticos. Isso é meio tendência, você em algum momento vai querer outro moinho pra coados, já que a moagem do expresso é a mais difícil e a gente evita desregular o moinho após achar o ponto.

 

Não é nada crítico. MAS acontece. Não adianta tapar o sol com a peneira.

 

Mas Vario é um moinhaço. Dos conselhos que recebi na época (há 4 anos), concluí que ele é mais preciso (apesar do Preciso ser outro :) ).

 

Se fosse hoje, iria de Vario de novo. Mesmo como primeiro (ou único moinho), isto é, antes de adquirir o outro.

 

Se for de Vario, pegue essa opção refurbished.

 

Rocky é um tanque. Mas Vario tem peças fáceis e baratas com o Alex.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo esse papo do tanque. O fusquinha é um tanque também, mas quem aqui tem um? Obviamente ninguém, porque queremos um carro (e um moinho) moderno e confortável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não viu ZA.. Talvez um Preciso caia melhor.. 

 

Aí já tenho as minhas dúvidas.

 

Não que o Preciso não seja capaz de fornecer uma moagem tão boa quanto a do Rocky, pois acredito que é (apesar da difícil comparação, considerando as diferenças entre as geometrias das mós) e a micro-regulagem dele também é uma vantagem, mas, na minha opinião, a robustez do Rocky o colocaria acima do Preciso na minha lista de opções.

 

Esse negócio de "fusíveis mecânicos" do Preciso não me deixaria confortável se eu não tivesse sempre peças sobressalentes na gaveta. Tenho a impressão que no Vario esses "fusíveis" não são tão requisitados, pois é bem menos comum vermos esse tipo de problemas ocorrendo com Varios aqui em comparação aos Precisos.

 

Rocky "quebrado" eu só me lembro de ter visto um por aqui, mas foi por imperícia do dono durante a limpeza e não por defeito do equipamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho vários (ops! desculpe o trocadilho) fusquinhas no meu arsenal inicial.... 1 modelo Fusquinha 66, Ano 2015, vulgo Mondial C-08; e também o Bolinha e o Mimoso (ambos ano 2015), tudo por enquanto, enquanto eu tô na roça deste mundo do café. Aliás na minha cidade a maioria dos sitiantes ainda tem fusquinha ou fuscão, pra aguentá o tranco do vai-e-vem da roça é dos mió! rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na roça a historia é uma outra. Mas mesmo assim, a maioria dos fazendeiros que conheço tem um S10 ou outra caminhonete.

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Burny: Silvia É um tanque. É um dos pontos fortes dela, pois é uma chata de galocha pra domar. Mas você já ouviu falar de alguma quebrada? Entupimentos ok, mas a bicha parar de funcionar, never.

 

Seria o Preciso mais versátil para sambar entre grandes distâncias de moagem e se recuperar rápido? Não sei responder. Mas essa ocorrência da quebra da peça pra evitar danos maiores realmente tem sido relatado aqui mais com ele do que com o Vario.

 

Rocky e Vario tem prós e contras relatados acima.

 

Todo moinho sempre terá prós e contras (qualquer equipamento).

 

MAS, contudo, porém, entretanto, se for comprar uma Silvia, ela é bem exigente quanto à moagem. Nesse caso ponto pro Vario, o americano ou o alemão casam muito bem com ela (apesar do par natural ser o italiano).

 

Mas no seu lugar eu consideraria a CCM. Já no meu lugar, eu iria de Silvia de novo. Mas desta vez a branca. Combina melhor com minha cozinha. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O melhor moedor residencial que existe é o Vario , na verdade se puder compre o Vario W , moer por peso e tão bom que vale o investimento.

 

O Vario é muito resistente as peças baratzas são baratas além de ter representação no Brasil.

 

Se não der para o Vario vá de Preciso , a tal peça que quebra foi feita para isso e custa 4 dolares .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, agradeço pelas dicas e pela troca de conhecimentos em tão pouco tempo.

 

Levei em consideração a recomendação da maioria e fui de Vario. Deve chegar semana que vem.   :D

 

Peguei a dica do nosso colega Miyamoto e entrei em contato com o Alexandre (já que se der algum problema, vou recorrer a ele), que me esclareceu várias dúvidas e facilitou igualmente a escolha. Confirmou que o Rocky realmente não dá muito problema, mas igualmente é o caso do Vario. Frente ao tipo de utilização que farei, recomendou o segundo.

 

Agora vou me debruçar nos tópicos sobre máquinas para fazer uma boa escolha até o final de setembro. Confesso que no momento estou tentado pela Silvia, mas após as considerações de alguns, vou pesquisar melhor. Qualquer coisa peço ajuda aos "universitários" novamente. rs

 

Obrigado mais uma vez.

 

Prezado,

Possuí o Rocky e a vantagem principal dele é ser direct drive. Ou seja o eixo do motor vai direto as MOS . Em caso de vir nos grãos, pedriscos ou afims nada quebra. O que possuem engrenagens, elas perdem os dentes. Rocky É UM TANQUE! Estrutura de inox e motor potente! 

 

Quanto a máquina eu compraria a Gaggia Clássic . veja bem não a New Clássic 2015. 

É uma máquina mais fácil de ser dominada.

Agora se você insiste na Sílvia, compraria então a Crossland Cc1.5 que a grosso modo é a Sílvia com PID e controle de pré infusão e etc. Uma excelente máquina e levemente mais barata que Sílvia. 

A Sílvia você vai precisar de comprar por fora e instalar um PID. Senão vai ficar sofrendo em surfar temperatura e cafés amargos.

 

Bem é só minha opinião. Boas compras!

Valeu pelas dicas Pedro. Pretendo dar uma lida melhor no fórum para fazer a melhor escolha. A máquina comprarei só no final de setembro, então tenho tempo pra pesquisar e, provavelmente, abrir um tópico para tirar outras dúvidas em relação à maquina em si.

 

Muraro,

 

Se você está avaliando a compra nos EUA, uma boa opção é a linha de refurbished da Baratza. Importante apenas comprar com boa antecedência (7-10 dias úteis) para que você tenha tempo hábil de recebê-lo com o standard shipping - evitando os custos altos do expedited, que levam o preço final ao patamar da compra na Amazon..

 

http://www.baratza.com/cgi-bin/commerce.cgi?search=action&category=RFRB

 

Abraço,

 

Luís

Luís, ótima dica, mas infelizmente dessa vez não consegui por aí. O prazo pra entrega realmente pegou, pois um amigo que irá trazer pra mim, então não poderia perder a oportunidade...

 

Muraro, bem-vindo ao Clube. Falta completar o perfil (local, foto e equipamentos que já tiver).

Eu tive a mesma dúvida no moinho. Fiquei entre esses dois, no fim me convenceram do Vario. Não me arrependo em nada. O meu já tem quatro anos (ai dele se só durar 5).

MAS o Vario é meio chato nas grandes variações, principalmente do retorno da moagem grossa para a fina. Sugiro ler o tópico do Vario para entender a que me refiro.

Ele vai e volta na boa. Mas na primeira ou segunda moagens, voltando do grosso pro fino, ele não volta de prima. Se você mói por dose vai sentir essas duas doses ainda descalibradas.

Eu moo por dose. Na verdade tenho um segundo moinho (não tão bom) para os coados e afins, menos críticos. Isso é meio tendência, você em algum momento vai querer outro moinho pra coados, já que a moagem do expresso é a mais difícil e a gente evita desregular o moinho após achar o ponto.

Não é nada crítico. MAS acontece. Não adianta tapar o sol com a peneira.

Mas Vario é um moinhaço. Dos conselhos que recebi na época (há 4 anos), concluí que ele é mais preciso (apesar do Preciso ser outro :) ).

Se fosse hoje, iria de Vario de novo. Mesmo como primeiro (ou único moinho), isto é, antes de adquirir o outro.

Se for de Vario, pegue essa opção refurbished.

Rocky é um tanque. Mas Vario tem peças fáceis e baratas com o Alex.

Boa sorte!

Obrigado Anita. Legal ouvir o parecer de quem já passou pela mesma dúvida e dizer qual foi a melhor escolha. Estou bastante tentado a pegar a Silvia. Vou ler mais sobre a máquina no fórum e qualquer coisa falo contigo. Parece que conheces bem a máquina.

 

Do meu ponto de vista, o Vario sai na frente. Você precisa verificar seu orçamento e verificar a possibilidade de pegar um Vario. Se conseguir, vá em frente.

 

O Alexandre Velloso, nosso colega, da Café Expresso Brasil, dá assistência em ambos os moinhos. Isso não será problema.

Valeu pela dica do Alexandre Miyamoto. Acabei ligando pra ele e me ajudou bastante na escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha! O que uma vírgula não faz...

 

Galera, alguém manja de elétrica aí? Quais seriam as especificações técnicas a se observar na compra de um transformador, levando-se em conta que vou ligar o Vario e a Silvia/CC1 (ó dúvida cruel)?

 

@Carneiro, pode dar uma força? Já te vi dando uns palpites técnicos em outros tópicos...

 

Complementando:

 

CC1:

  • Power: 1150 watts total consumption, 110-120 volts, 60 hertz.

 

Silvia: 

  • Power supply: 1100 watts max, 120 volts, 60 hertz.

Vario:

  • Power: 240 watts, 110 volts.

 

Seria só somar a potência e comprar um que aguente? 

Tipo um desse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686159511-conversor-de-voltagem-autotransformador-2000va-110v220v-_JM

Ou um com pouquinho mais de margem: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-681215334-auto-transformador-voltagem-5000va-bivolt-protetor-termico-_JM

 

Algo mais a considerar? Talvez em relação à frequência?

 

Desculpem a ignorância, mas como eletricista sou um ótimo advogado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...