Ir para conteúdo

Café 1268 - em São Paulo (Museu Lasar Segall)


Guest Anita

Postagens recomendadas

Realmente o encontro foi muito show!!! E a anita como sempre deu uma aula a parte :-)

 

E mais uma vez foi muito prazeroso rever os colegas de forum.

 

O próximo encontro será no domingo dia 28 na 1268 a partir das 14h...

 

Fernando o que acha de fazer neste encontro do dia 28 uma demonstração com todos os café da Terroá usando o mesmo método ?

 

Abs

João

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui estou eu dando as caras agora virtualmente...rs..

 

Foi tudo muito legal! Gostei muito de conhecê-los e de ver como rola um clima muito bom de amizade.

 

Queria agradecer inicialmente ao Fernando pelo convite, à Anita pelo compartilhamento de conhecimento e aos outros pelo rápido acolhimento, pelas boas conversas e trocas de experiências.

 

Gostei bastante e pretendo aparecer novamente.

 

Abraços,

Tadeu

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quero agradecer a todos que vieram aqui na 1268 esse sábado. Como sempre foi uma delícia e a interação entre o CdC e os terceiros que foram pra vivência foi ótima  :D

 

Meu agradecimento mais que especial a madrinha da 1268, a Anita, pela proposição da vivência aqui na 1268, e como sempre digo, sintam-se a vontade de propor ações, eventos e afins aqui pro buteco. Vamos conversando e alguma coisa sai, hehehe.

Bom, indo por partes.... Domingo o buteco estará aberto as 11 hrs, e por volta das 12h30 deve estar saindo um almoço  :rolleyes: .

As opções e preços ainda estou definindo, mas provavelmente será uma massa artesanal recheada e/ou risoto 7 grãos de abobrinha e/ou moqueca de ovo acompanhada de arroz branco e farofa de dendê (esse último é quase certo, hehehehe). Quem estiver afim de almoçar por aqui domingo e tiver alguma restrição alimentar, me dá um toque que pensamos algo

 

Iríamos começar a servir almoço aqui no buteco esta quarta-feira, mas mudei de planos e começaremos no dia 31.

 

João, meu estoque de café tá em baixa. Vou pensar algo e apresento aqui, hehehe

 

Acho que é só por hora. Se esqueci algo, me avisem :)

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, lá vamos ao cardápio :)

Como será um teste esse primeiro almoço no buteco, quem puder adiantar o pedido com 24 horas de antecedência, agradeço, assim me programo melhor, mas no dia terei porções extras de tudo, então rola arrastar aquele amigo que apareceu de última hora pro café.

A moqueca faço na hora, mas deve demorar 30-40 minutos. Quem quiser, me mande mensagem no whatsapp no dia meia hora antes de chegar que já vou adiantando a comida (e se eu queimar algo, dá tempo de refazer, hehehe).

Estarei (espero eu) a partir das 11h na 1268, e as comidinhas saindo a partir das 13 hrs :)

Quem quiser trazer um vinho, rolha free pros foristas. Espero estar com uma opção de vinho tinto e branco no dia (o branco com o espaguete e o risoto casam super bem. Com a moqueca, melhor a clássica coca cola ou um suco mesmo, hehehe)

Opção 1 (e indicação do dia) : Moqueca de ovos acompanhada de arroz branco e farofa de dendê
- Pimentões, tomates, leite de coco, coentro, dendê e ovos. A primeira vista estranho mas um prato tipicamente baiano (e que faço pra mim umas duas vezes por semana no mínimo, hehe

$$ 29,00

Opção 2: Espaguete artesanal com almôndegas ao sugo
- Clássico dominical paulista com as massas e almôndegas de uma das mais antigas rotisseries da região.

$$ 21,00

Opção 3: Risoto 7 grãos com brócolis e gorgonzola
- 7 tipos de arroz + chia num risoto com textura mais firme que o tradicional, combinando o sabores intensos da gorgonzola e do brócolis (receitinha autoral da 1268)
$$ 29,00

-----

Bom, por hora é "só". Vou replicar esse post no tópico do encontro SP também :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai rolar passeio na Vila Mariana, e no fim, uma degustação básica aqui no café (que ainda estou fechando o que faremos com a Anita)

 

Quem se animar, segue o link pra quem quiser comprar o passeio 

 

https://www.sympla.com.br/circuito-vila-mariana__85585

 

A 1268 está como apoiador. O passeio é organizado por uma cliente do café :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Ótima iniciativa e com um preço realista. Sempre acho meio engraçado que esses cursos, p.ex. no Coffeelab ou na Academia, tem um valor que só membros do STF ou políticos com conta na Suíça podem pagar

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem defender o preço alto, mas encontrando uma justificativa, diria que é pq tais cursos visam formar um profissional da área.

 

O conteúdo passado deve ser mais completo para tal, além de requerer aprimoramento da prática ao longo do curso.

 

Esse é meu entendimento, um dia faço um curso de barista destes e confirmo o meu achismo :)

 

pragmatic coffee addict

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti achei o preço justo. Eu acredito que existam cursos diferentes para cada grupo como você bem colocou. Esse em questão, no meu entendimento, tem o foco no público consumidor.

 

Todas as semanas internacionais de café aqui em BH o pessoal que vende vive reclamando que consumidor não dá valor pra cafés especiais, etc.

 

Já tinha comentado semana passada com um amigo que cursos assim são o caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem defender o preço alto, mas encontrando uma justificativa, diria que é pq tais cursos visam formar um profissional da área.

 

O conteúdo passado deve ser mais completo para tal, além de requerer aprimoramento da prática ao longo do curso.

 

Esse é meu entendimento, um dia faço um curso de barista destes e confirmo o meu achismo :)

 

pragmatic coffee addict

 

Seiti, nem tanto. Vejo muitos cursos voltados para os entusiastas que considero "caros". São profissionais que tem uma trajetória sólida e muito conhecimento pra passar, mas pensando numa "didática", muitos não acertam em valores e, eventualmente, conteúdos.

 

Nesse da 1268 eu e a Anita partimos do princípio "Como melhorar o café feito em casa?", e pra isso, partimos do melittão + café de mercado, justamente pra quem vier entender que eu o café que ela "gosta" dá pra melhorar, pouco mais dá, e que isso pode ser uma porta de entrada para entender outras possibilidades de café (e por isso empurramos o pacotinho de café pra pessoa brincar em casa e fazer seu próprio laboratório)

 

Cursos voltados pra baristas profissionais eu também acho um tanto caro. Raposeiras paga quem pode e quem acredita/ama muito café, mas uma formação lá é bem cara, pra você chegar no mercado e ganhar salários que variam de 1 mil a 1500,00 reais, ou seja, vai demorar um bom tempo pro investimento feito retomar. Felizmente tem outros cursos honestos na área que já abrem portas bem legais

 

Enfim, divulguem por favor :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

UP !

Novidades na 1268 Café

Devido a novos rumos no próprio café, deixamos de trabalhar com a Terroá Cafés Especiais e agora estamos em fase de implementar os novos cafés da 1268. Estamos comprando microlotes de produtores de Piatã, e torrando aqui em SP na Origem Cafés.

 

No momento são dois microlotes, um no espresso, do Sítio Vista Alegre, colhidos a 1268m de altitude em Piatã. Um CD que rende um espresso bastante equilibrado com as características típicas de doçura e especiarias da região de Piatã. rendendo um espresso bastante único quando pensamos no universo de cafés especiais de São Paulo. Nos filtrados rende uma experiência bastante gostosa, leve e clássica, sem sem flat mas sem uma complexidade aromática intensa como outros grãos da região. No ano passado, o grão do Sítio Vista Alegre foi o escolhido para o II Campeonato Nacional de Aeropress, realizado em Curitiba ao passado

O segundo é um natural da Fazenda Pontes. Um microlote de 3 sacas de uma complexidade aromática bastante singular, com uma finalização que lembra menta bastante única, e que nunca havia visto em cafés. Esse grão está nos métodos filtrados

O terceiro, ainda estamos criando o perfil, mas é um nanolote de apenas 50 kg, desses 50kg, 30kg são da 1268. Um café natural, um tanto difícil de desenvolver o perfil devido a alta complexidade aromática do grão.

 

Blends em breve virão :)

 

Apareçam :D

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Passando pra trazer atualizações :)

Já temos pacotinhos disponíveis para compra na 1268 ! Finalmente criamos o perfil do outro café natural, e os dois naturais estão disponíveis a venda. Por hora o CD, nosso grão do espresso, não estará disponível para compras

 

Segue abaixo a ficha dos dois cafés :)

 

Fazenda Ponte – Agricultura Sustentável
Piatã/BA
Proprietário: Manoel Salvador Ramos
Responsável Técnico (produção, colheita e pós-colheita): Rodolfo Moreno
Altitude: 1.230 m
Variedade: Topázio Amarelo
Processamento: Natural via seca em terreiro de cimento com estufa
Peneira: 16+
Classificação: Catado a mão
Safra: 156 kg
Características extras: Cafezal sombreado com adubações seguindo a ótica organomineral, sem uso de agrotóxicos e herbicidas, prezando pela sustentabilidade e respeito a todas as etapas do processo produtivo, desde a produção análoga a orgânica e respeito aos direitos trabalhistas de todos os envolvidos.

Chácara Vinhas
Piatã/BA
Proprietário: Nelson Madeira Canabrava
Altitude: 1.220 m
Variedade: Catucaí Amarelo e Vermelho
Processamento: Natural via seca em terreiro de cimento
Peneira: 16+
Classificação: Manual/Colheita Seletiva
Safra: 50 kg
Características extras: O nanonanolote da 1268 Café ! Vindo do único hectare do cafezal sombreado da Chácara Vinhas. Devido a uma poda drástica realizada no cafezal, a produção da última safra foi bem pequena, permitindo um acompanhamento bastante delicado de torra a colheita e processamento dos grãos.

 

 

Apareçam

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho voltado das aulas pensando no café F Ponte..., eu sempre curti doces de menta (chocolate de menta) para acompanhar o café e este café tem um quê de menta ou algo do gênero, que deixa uma sensação refrescante. Bem doido rs, curti!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho voltado das aulas pensando no café F Ponte..., eu sempre curti doces de menta (chocolate de menta) para acompanhar o café e este café tem um quê de menta ou algo do gênero, que deixa uma sensação refrescante. Bem doido rs, curti!

Quando for buscar seus pacotinhos, te conto novidades sobre ele

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

UP !

Sábado é dia de comemoração na 1268 Café! Como alguns sabem, Anita, uma antiga moderadora daqui do fórum e madrinha-parceira da 1268 Café participou do último Brewers Cup, em Varginha. Anita não levou o prêmio, mas temos muito a comemorar, pois essa apresentação deu bastante trabalho e construiu muita coisas que não se perderão por conta da apresentação, como um filtro desenhado por ela e construído com apoio do Gilberto, eu como técnico, materiais informativos e muita coisa mais, por isso, sábado tem comemoração lá na 1268 Café. A partir das 17 hrs vai rolar o Ketônico do Martins (café com mais de 60 dias de torra, pensado para ser envelhecido, tendo suas qualidades melhoradas com o tempo e utilizado por Anita no Brewers Cup) extraído no Versa pela Anita, além de um queijinho pra harmonizar  :)

Apareçam e prestigiem Anita e todo mundo envolvido no projeto

 

P.S.: A degustação é free  : :D

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, tudo bem eu levar o bolinha?

Tem gente a fim de torrar nesse sabado ai na 1268 hehe

 

Vai dar pra ficar até mais tarde ou é o horário padrão? Duas horas achei muuuuuito pouco para meus padrões... da última que o Bernardo foi ficamos mais de 4 e faltou tempo!

 

Hum, bobear vc marcou as 17h pra n ter que aturar-nos por muitas horas e eu nem me manco hahaha (sussa, eu sei que é pra n bater com o horário do cinema, estou só enchendo o saco rs).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo, marcamos a degustação as 17hrs, nada impede de vocês chegarem antes e as duas ações ocorrerem paralelamente, hehe

 

Não tem nenhum problema em torrar com o bolinha lá, nenhum mesmo, e acho que só agrega o encontro

 

Se alguém quiser levar o forninho (e fazer mods no meu, hehe) fiquem a vontade :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Amigos e amigas do CdC, passando aqui só pra agradecer todo o apoio e presença dados a 1268 Café, desde o planejamento dela, passando pela abertura, pelos encontros deliciosos (e por vezes fumaçentos com o bolinha, hehe) até hoje, aniversário de 2 anos da 1268 Café.

Meu muito obrigado a todos, e sintam-se sempre acolhidos na 1268, afinal, ela nasceu aqui no fórum e desde sempre se propos a isso

Agora em Agosto pra comemorar teremos promos, ações e afins. Conforme for decidindo o que fazer, vou lançando aqui <3

 

 

 

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...