Ir para conteúdo

Moedor Ceado Profissional E37S Eletrônico


Murilo Lins

Postagens recomendadas

Valeu muito as dicas Geremias,

 

Li vários relatos em sites do exterior que comparavam este moedor com o K30 cujas opiniões se dividiam.

 

Não li maiores reclamações quanto à retenção e muitos o utilizavam em casa, mas este é um fator muito relevante e há que ser considerado. Fico aqui na dúvida se o maior tempo para limpeza e liberação do pó no uso doméstico não poderia fazer alguma diferença no tocante à retenção em relação ao ambiente comercial, pela necessidade de rapidez na produção dos cafés, pois li declarações de diversas pessoas que estavam muito felizes com a aquisição.

 

Você costuma desaparafusar a mó superior para a limpeza no final do dia? Este procedimento seria muito trabalhoso? Pois em vídeo, pelo menos pareceu ser bem simples.

 

Com relação a maior facilidade de liberação do pó caso pudesse virá-lo de cabeça para baixo, como inclusive costumo fazer diariamente com o Vario, creio que este não é o padrão de limpeza para nenhum moedor comercial, incluindo aí o K30.

 

Mas fico muito grato pelas considerações e vou ainda pesquisar um pouco mais a respeito e refletir bastante de hoje para amanhã.

 

P.S.: Na realidade, pela hora, de hoje para hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, volto a insistir que no momento este não é o aspecto mais importante.

 

Paladar é uma questão de sensibilidade e treino e uma das maiores dificuldades em aumentar o consumo de cafés especiais no país é a cultura do produto de baixa qualidade associado à memória sensorial de boa parte do povo brasileiro.

 

Alguns membros aqui do clube possuem o K30, que é um moedor comercial de primeira linha, como Rouston e Roger, por exemplo, e até onde sei estão muito felizes com suas aquisições. Como disse anteriormente, tenho um único moedor que uso para expressos e coados e isto, pessoalmente, não tem me agradado muito.

 

Surgiu uma boa oportunidade de adquirir um moedor comercial, com boas referências nos sites especializados e pagando menos que um Forté, sem frete, com garantia de 12 meses e assistência técnica nacional. Neste momento, o mais importante para mim é saber se, do ponto de vista da qualidade do produto, este moedor é uma boa compra. Os outros aspectos já foram avaliados e, neste momento, para mim são secundários, podem colocar na conta do preciosismo se quiserem.

 

Mas, de qualquer modo, agradeço, a preocupação de todos.

 

Foi o que eu tinha comentado lá no início. Já que o custo está compensando, vai fundo. Se é comparável a um K30, então não deixará nada a desejar para o Forté. Custando menos e com todas estas condições, não há muito o que duvidar.

 

Acho difícil Paulo um hobbysta diferenciar um espresso feito em dois moedores bons , agora eu estou fazendo espresso no Forte/Vario , MD40 e Nemox , eu acho dificil perceber alguma diferença , principalmente com uma BR na faixa de 45% , fica tudo muito intenso.

 

Agora moendo para Coado , FP aí sim , em FP dá para perceber bem as diferenças , mas no espresso , eu na minha humilde opinião acho que o cara teria que ser um super provador.

 

Salvo engano temos vários casos aqui no clube. Ao que me lembro, o Bernardo aqui do DF tem preferência por um ou outro perfil de moagem dos vários moedores que tem dependendo do tipo de café que está tomando :o . É algo bem pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um "consenso" mundo afora de que moinhos planos produzem melhor expresso se torras claras e cônicos melhor expresso de torras mais avançadas. Daí muita gente ter vários moedores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, o depoimento de Geremias foi interessante.

No entanto, particularmente, gosto dos cafés basicamente de torras médias.

Fiquei a madrugada dando uma pesquisada e li depoimentos dando conta de baixíssima retenção deste moedor. A maior foi algo em torno de 7 gramas, o que achei normal para um moedor comercial (sempre de pessoas que o utilizavam em casa).

Mais uma vez, o único problema apontado foi com relação ao Flapper, com alguns relatos de saídas descontroladas do café, onde a solução apontada por várias pessoas seria o ajuste do parafuso de controle antiestático.

Então, o caso de Geremias, em particular, pode ter relação com o próprio manuseio do equipamento.  Estou apenas especulando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1o post no fórum!!! Sou um feliz proprietário de um Ceado E37s e posso dizer que esse moedor é fantástico para uso em casa. Tenho usado ele com minha Gaggia Classic 2015 e tenho tomado espressos muito melhores do que qualquer cafeteria aqui da minha cidade. Tomo em torno de 3 duplos todos os dias e preparo cappos para minha esposa e visitas. Ele é extremamente rapido e fácil de usar, muito silencioso e preciso. Nesse pdf aqui tem um belo estudo sobre ele https://www.bellabarista.co.uk/pdf/CeadoCoffeeGrinderReviewv1.5.pdf, a retenção é muito baixa entre 5,5g-7g . Regulei a dose single para tirar essa retenção e em 5 s posso extrair meu duplo direto no portafiltro. Estou usando Suplicy torra média e essa semana quando chegar meu tamper do JC vou testar ele com o meu filtro vst 15g. Paguei R$ 1700,00 por ele na OLX e achei uma pexincha perto dos 1.100,00 Euros que ele custa na Itália onde é fabricado. O detalhe que o meu veio com 9kg de café já moído exatamente o tempo que leva para ele acentar. De 10 cafeterias que vi aqui na região, 9 usam esse moedor! Pena que não usam direito =D.

 

P.S.: Estou a dois meses lendo esse fórum, aprendi muito e estou gastando mais ainda!=D Nunca tomei cafés tão bons na vida, e também nunca tive tantas reuniões de amigos e família lá em casa. Isso não tem preço! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, seja muito bem vindo ao fórum.

 

Você não sabe como fico mais tranquilo com esse seu depoimento, pois esta sua informação bate com tudo que li em relação a este moedor e priorizei o depoimento do pessoal que o utiliza com fins domésticos.

 

Li também que ele é um dos mais silenciosos da categoria. Você comprou ele novo ou usado?

 

Aproveita e completa o teu perfil com uma foto bacana e o indicativo da cidade em que você mora. Estas informações facilitam as trocas de experiências com associados que moram próximos a você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show Murilo, muito obrigado. Realmente quando vi o tópico tive que comentar por que ele é muito bom. Tenho um filho de 8 meses bastante sensível a barulhos , hehehehe, e consigo usar ele no meu apartamento bem tranquilo. Segundo o Tom do WLL para os "prosumers" esse é o moinho favorito dele e o mais silencioso da categoria. Claro que tem a questão comercial por trás, nunca testei um Mazzer por exemplo, mas a praticidade do Ceado é fantástica e comprovo.

 

Comprei ele usado e estou usando ele a mais de um mês todos os dias. Me encontrei pessoalmente com o vendedor e triturei umas 100g de café em menos de um minuto o/!! Vi a parte elétrica e ele tem um controle de doses que não pode ser zerado. Esse é um bom indicativo para compra. Já usei uns 3kg de café nele. A única coisa ruim dele é que a regulagem é um pouco complicada por que tem que ser feita com ele em funcionamento. A alavanca stepless é pesadinha, mas por outro lado uma vez regulado fica ali e ninguém mexe. Vou completar o perfil sim, sou de Novo Hamburgo-RS. Grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os comentários que li em relação ao Mazzer SJ dão conta que ele é superior. Li o depoimento de uma senhora que possuía 4 moinhos de nível e marcas diferentes e considerava ele o melhor.

 

Para nós ele não precisa ser o melhor, apenas nos atender bem.

 

Obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retifico o que está escrito acima, os depoimentos que li dão conta que o Ceado é melhor que o Mazzer SJ. Fui lê depois e notei que ficou parecendo o contrário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, particularmente, as referências comparativas que li foi em relação ao SJ. Aqueles que tinham os dois moedores ou já os tiveram em épocas diferentes, indicaram a preferência pelo Ceado E37S.

 

No entanto, esta coisa de melhor ou pior costumo creditar muito à experiência pessoal que cada um teve com os seus equipamentos e não, necessariamente, em uma avaliação de natureza mais técnica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Murilo!

Na época que estava decidindo sobre a compra do meu, fiquei em dúvida entre 3 moedores, o Robur, o Ceado E92 e o K30.

O robur era muito grande, pesado, mós cônicas, alta retenção, complicado para se ter em casa, o E92 mais em conta, mós cônicas, mais apresentável para se ter em casa e o valor mais em conta também, uma grande vantagem dos Ceados é que são ótimos moedores com valores mais em conta,  fiquei bem tentado com o E92, mas li muito a respeito e meu perfil sempre era tendencioso para os de mós planas (cafés mais claros, maior acidez, maior clareza),  não teve jeito depois de ler muitos reviews, sites gringos,  o HB, inclusive o tópico que mostra os equipamentos que você tem em casa com fotos do "cantinho do café" e muitos com o Vario e o K30, depois de tudo que li o moedor pra mim era o k30, não teve jeito, mesmo indo para os EUA e com a possibilidade de comprar qualquer moedor lá resolvi comprar o K30 aqui no revendedor oficial e não me arrependo, pelas leituras que li na época eu tirei a conclusão que o K30 era superior ao E37, pois também pensei em comprar este de mós planas, melhor no sentido de ter um bom tamanho e design, com retenção inferior, com possibilidade de colocar o hopper menor, de ser muito fácil o ajuste, pouca eletrônica, robusto, por ser um moedor usado no campeonato mundial de baristas, estar a tempo se consagrando no mercado,  enfim, várias coisas que considerei.

Agora se você está com um preço bom neste ceado, meu caro, com o dólar para compra a 4,50, não pense duas vezes, compra logo que você estará servido de um moedor para o resto da vida pois tenho certeza que está entre a lista dos tops.

Imagina, usuário pagando 1000 reais  e o outro 1.700 em um usado, nem Vario acha nesse preço e na minha opinião o E37 é superior ao Vario.

Um abraço e boa compra, sei que você não irá resistir, depois nos poste opinião do moedor :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Roger, boas observações.

 

O K30 é o sonho de consumo de muitos baristas e hobbistas. No entanto, como fiz diversos gastos recentemente não o cogitei para o momento. Até pensava no futuro.

 

No entanto, com esta oportunidade surgida, resolvi mudar radicalmente os planos e trazer o futuro mais para perto, abrindo mão do que inicialmente estava imaginando e acabei de fechar a compra. Agora é esperar de 10 a 15 dias para receber  o moedor.  Demorou um pouco para fechar o negócio porque eles queriam enviar os dois para Recife e, como Cristiano mora em Garanhuns, ficamos negociando o envio do dele direto para à sua cidade até os 45 minutos do segundo tempo. E conseguimos.

 

Com relação ao Vario não tenho dúvidas da superioridade do E37S, eles lá fora sequer fazem este tipo de comparação, apenas alguns soltam opiniões isoladas em comparativos com outros moedores.

 

E, de fato, a grande vantagem dele, além da performance atestada por vários grupos de discussão, suas mós de 83 mm, o tamanho mais reduzido e a possibilidade de utilizar o Mazzer Mini Hopper, sem necessidade de qualquer adaptação, o que o torna bem simpático para o uso doméstico, sem sombra de dúvida é o seu preço final.

 

No mercado americano ele custa 1.159 dólares no distribuidor oficial e chega até próximo dos 1.600 dólares em algumas lojas, com o preço médio ficando em torno de 1.350 dólares, isto sem levar em conta os impostos locais, o frete para o Brasil e o imposto de importação de pelo menos 60%.

 

O preço que consegui justifica a compra. Mesmo que o dólar retorne aos patamares de R$ 3,00, ainda assim, acho que foi um bom negócio.

 

Além do upgrade que este moedor me proporcionará, confirmei hoje cedo, diretamente com o distribuidor oficial no Brasil, as questões de garantia e assistência técnica local, isso, por si só, já é uma grande vantagem. A comparação com o E92, que custa em torno de 1.800 dólares não se justifica muito por conta das mós cônicas que o acompanham.

 

Na Europa, este moedor é um dos favoritos e um dos que melhor tem se adaptado à conversão de comercial para doméstico.

 

Bom, a intenção inicial do K30 para o futuro foi agora estornada, mas espero que este moedor me faça tão feliz quanto o K30 tem feito aos seus proprietários.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo, meus parabéns, a gente nunca pode falar nunca, mas acho que você nunca mais irá precisar trocar o seu moedor, nível comercial, bem elogiado nos reviews, penso que você já está com um equipamento definitivo, tanto máquina quanto moedor :)

CaDu, meu caro, eu ainda não posso opinar muito pois quero fazer uma análise mais detalhada, o meu está guardado ainda, acredita?? usei bem pouco com a máquina da Breville, com esse negócio de obras que era pra ter terminado e não terminou, me atrasou tudo, ando numa correria danada, quando ajeitar meu cantinho ai sim poderei fazer um comparativo melhor, mas logo de cara me impressionou que tem o ruído bem amenizado, bem mais silencioso que o Vario, a rapidez de moagem é ótima, consistência, facilidade para regular a granulometria e não é indomável quanto o Vario, já qualidade na xícara  somente com a ECM mesmo, no tópico que criei na época que estava comprando para qual moedor escolher, acho que postei um vídeo da moagem o quanto era silencioso, mas a retenção é maior que do Vario, enfim futuramente faço uma análise melhor.

 

Ps. meu Vario também ficará para coados com as mós de metal, o porlex as vezes uso para viagem e o breville uso as vezes para moagem para capsulas da emohome para nespresso no trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda em obra , quem é seu empreiteiro , ............ o Gil ? :)

 

Brincadeiras à parte obra no Brasil é isso mesmo , tomara que termine logo e vc posso voltar a usar a ECM com o k30 .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos ando em um desgosto tão grande com esse país que você não tem ideia,  dependermos de serviços terceirizados é complicado, pois a maioria faz mal feito, enrola, não se importa, já estou com o terceiro pintor, um tentando arrumar a burrada do outro, é incrível, tirando o gesso de resto tive problemas em tudo :/ 

Valeu, também estou querendo montar meu cantinho logo, quem sabe até o natal hahahahah

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Murilo, não pense que quis desestimula - lo. Fosse vc, também faria o que achasse melhor. Mas quando alguém está empolgado sempre é bom puxar a rédea pra avaliar bem pros e contras.

 

Só cuidado com essas coisas de melhor. Geralmente na Internet o meu sempre é melhor, se é que vc me entende. Tendência muito grande de puxacao de brasa para o próprio assado.

 

Seja feliz com sua escolha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo sim Rodrigo e não havia interpretado desta forma não.

 

No tocante a avaliação de Geremias, achei-a muito interessante, tanto que fiquei boa parte da madrugada lendo material a respeito do moedor, já que tinha que decidir durante o dia e confesso que cheguei a pensar em desistir.

 

Apenas acho que muitas vezes o pessoal que trabalha em cafeterias, e estou me referindo de um modo geral, nem sempre tem o melhor domínio sobre os equipamentos que utiliza, vejo isto aqui na minha cidade e, pelo depoimento do seu xará, parece que isso também acontece na cidade de Novo Hamburgo-RS.

 

Por isso, me foquei mais na opinião dos usuários domésticos que utilizam os equipamentos com o tempo, o cuidado e a curiosidade que é pertinente aos apreciadores de café e em ambiente similar ao que pretendo utilizar o moedor.

 

Acho que indiquei em alguns posts atrás que não estava atrás do melhor equipamento, mas daquele que pudesse me atender com o preço que eu pudesse pagar.

 

Minha empolgação foi muito mais em razão do preço, que coube com aperto no meu orçamento, do que propriamente por pensar em está adquirindo o melhor moinho comercial existente no mercado. Sei que na internet existe uma tendência de supervalorizar o seu próprio equipamento, e aqui no CdC não é muito diferente, mas como não temos todos os equipamentos lado a lado para compará-los, a melhor forma de decidir, ainda, é ouvindo a opinião daqueles que já tiveram alguma experiência com eles.

 

Mas fique tranquilo que em nenhum momento achei que sua intenção fosse de desestímulo, ao contrário, tanto que, na maioria das vezes, silenciosamente costumo acompanhar com muita atenção os seus comentários neste e nos diversos tópicos espalhados pelo fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai, Murilo. Aqui no CdC o pessoal p.ex. supervaloriza o Vario numa forma absurda. Lá fora é visto como um moinho de entrada razoável apenas. Vc tem que decidir. No fim das coisas é um hobby e hobbistas não tem critérios objetivos ou lógicos.

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza Rodrigo. E teremos ainda a contribuição de Cristiano que é outro aficionado, apreciador e gosta muito de pesquisar sobre o tema café, apesar de que ultimamente não tem encontrado tempo suficiente para postar aqui no fórum.

 

Essas trocas de informações só tem a contribuir com o melhor uso do equipamento e, consequentemente, o melhor preparo da bebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso ai, Murilo. Aqui no CdC o pessoal p.ex. supervaloriza o Vario numa forma absurda. Lá fora é visto como um moinho de entrada razoável apenas. Vc tem que decidir. No fim das coisas é um hobby e hobbistas não tem critérios objetivos ou lógicos.

Abçs

Burny

Se veem o vario como moedor de entrada

o que acham do encore?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José Alexandre, na verdade não lembro nemhum tópico no Kaffeenetz sobre o Encore, e conheço ninguem fora que usa ele. Mas não precisa porque a realidade na Europa é uma outra e comprar um Vario não é um problema para quem tem uma salário mais ou menos. Mesma coisa com maquinas e torradores. Por causa disso acho os projetos do Gil e do Torres tão fantásticos. Para muitos aqui, moinhos importados da qualidade do Ceado p.ex. não são uma opção realista ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela compra Murilo, com base em todas as circunstâncias que descreveu também acho que essa foi a melhor dentre as opções.

 

Não deixe de descrever aqui as diferenças na xícara do que fizer ai com o Ceado e com o Vario.

 

Basicamente só preparo café espresso (98%) ou na prensa (2%). Devido a isso cogito bem futuramente um moedor exclusivo para espresso, ficando o Vario, com as mós de aço, para os demais métodos.

 

Isso é para bem futuro mesmo, antes ainda pretendo "trocar" a Gaggia Classic, muito provavelmente pela ECM Classika II PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Paulo, agradeço também as suas ponderações. Ultimamente minha distribuição gira em torno de 75% a 80% para expresso e em torno de 20% a 25% distribuídos entre V60 e AP.

 

Quero voltar a experimentar a Moka que tomava muito no passado, o globinho que das vezes que fiz gostei bastante e a FP que apenas me iniciei, pois as únicas duas vezes que preparei o café usando este método não achei que ficou muito satisfatório.

 

Acredito que quando conseguir comprar as mós de aço para o Vario estas possibilidades tendem a melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos interessados em mais algumas referências sobre o moinho Ceado E37S, recebi hoje mensagens, via WhatsApp, de minha professora do curso básico de barista, Lidiane Santos, docente do curso de gastronomia de uma faculdade aqui de Recife, nas disciplinas ligadas à área de café, certificada pela ACBB - Associação Brasileira de Café e Barista, que acabou de participar, inclusive como jurada, de alguns eventos na semana internacional do café em Belo Horizonte e que abriu recentemente aqui perto de casa um empreendimento de nome "Espaço Sensorial do Café", onde vai concentrar os cursos e eventos que costuma promover nesta área.

Disse-me em poucas palavras, uma vez que se encontrava em trânsito, que usava um Ceado E37S em sua cafeteria e que achava um ótimo moedor e de muito fácil regulagem, sem apontar nenhuma restrição à compra, exceto a menção que se tratava de um moedor profissional. Mandou-me inclusive uma foto para que eu pudesse me certificar que estávamos falando do mesmo moinho. Confirmou que estava de retorno à cidade de Recife e que assim que estivesse no Espaço Sensorial do Café me avisaria para que eu fizesse uma visita e pudéssemos conversar melhor sobre o assunto, além, obviamente, de me apresentar o seu novo espaço.

Devo acrescentar que o distribuidor do moinho já faturou e o estará enviando amanhã para Recife e, ainda, que o representante local vai encaminhar um técnico à minha residência para deixar o moedor regulado e passar todas as instruções sobre o uso do equipamento.

Essas pequenas considerações são apenas para salientar que as qualidades ou defeitos evidenciados em qualquer tipo de equipamento, seja ele de uso doméstico ou profissional, vai muito das experiências individuais positivas ou negativas acumuladas pelos seus usuários ao longo dos anos de utilização do produto.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...