Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Não sei se esse panarello que o Carlos achou no Parts Guru serve na Poemia, mas nas Gaggia é a melhor solução pra quem não tem condições de colocar o braço da Silvia. É só usar só o bico interno, sem a "capa" externa.

 

Quando eu tinha a Baby Class, usava o bico novo (como o das fotos que Lunático postou) só com o "cotoco" interno, sem a capa. Demorei meses pra conseguir fazer algo aceitável, mas no fim deu certo. Tentei comprar esse modelo com o bico interno mais longo algumas vezes, mas todas vezes recebi o modelo novo, com cotoco interno, e tive de devolver... Um transtorno. Ter reaparecido na Parts Guru é uma dádiva!

1268689088718-1232002817.jpeg

Alguém que tem Poemia já testou se serve?

 

@Lunático, vaporizar o leite, se feito direito, adocica o leite e cria uma textura "fininha", sem bolhas perceptíveis, não parece espuma. Tenho a Tuttocrema, é ótima pra preparar leite espumante pra fazer um bocado de chocolate quente ou mesmo frio, mas não dá o mesmo efeito bacana da vaporização. Cremeira não adocica o leite nem cria textura de micro-espuma.

 

Aliás, além da panela/leiteira Tuttocrema da BIaletti, tenho as cremeiras "monodose" da Nespresso, da Philco e da Keurig, além da chocolateira/cremeira elétrica grande da Bialetti. Todas funcionam bem, cada uma melhor pra uma dose e uso específicos, mas nenhuma dá o efeito da boa vaporização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!!

 

Por enquanto só fiz café, mas à tarde vou tentar mais umas vaporizações pra ver se atinjo um grau legal nela.

 

No mais, nas minhas extrações hoje de manhã eu tentei observar as regras básicas da extração, 14g no PF para obter 28g na xícara, mas a extração aparentemente está muito rápida.  Atinjo 28g entre 12 e 15 segundos, muito antes dos 25~30s previstos. Creio que moagem esteja boa no 2 passo do moedor, pois no primeiro passo ficou muito fino e a máquina não conseguiu extrair.

 

Vou tentar exercer uma força maior no tamper pra compactar o bolo no PF, e talvez aumentar pra 16 ou 18g de café moído no PF caso uma pressão maior não faça muita diferença. A crema que estou obtendo ainda é muito rala, sendo que abri o Seleção do Mário com torra de 9 dias atrás para testar.

 

Abs!!

Lunatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show, vou então pelo paladar. Já notei nuances diferentes depois de experimentar os cafés umas 30 vezes testando as extrações, hehehehehe!

 

Sobre o panarello, leva tempo pra pegar o jeito mesmo. Mas o negócio é se convencer que a espuma pro cappuccino é mais fácil do que a espuma do latte art (que parece ser uma microespuma mais consistente). Fiz uma vaporização até razoável hoje de manhã e o cappuccino ficou legal:

 

44ff2ae77ad4a165e54155ed333fced1.jpg

 

2b973ae461095d89267d824a85283246.jpg

 

Tentei logo depois fazer um segundo, mas mal consegui vaporizar o leite. Imagino que seja porque a cafeteira deve ter perdido temperatura/pressão pra vaporizar o leite na primeira oportunidade e eu não esperei muito pra fazer o segundo.

 

Um abraço!

Lunatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aê Carlos! 

 

Pois é, acho que não foi de todo ruim! Usei uns 15g de Seleção do Mário, e acho que deu uns 40g na xícara, se não estou enganado. Ou seja, um pouco abaixo dos 40 de BR, pois fui numa contagem meio de que cabeça na hora da extração pra parar na faixa dos 20 segundos, que é o tempo médio para atingir um BR de 40 a 50.

 

Pelo menos com a xícara transparente dá pra ter uma idéia melhor do momento de parar. O sabor ficou bom, com um pequeno amargor ao fim. Nada ácido, ao meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc tem balança digital ? Se não tiver compre uma logo , é muito barato , calcular BR sem balança fica muito carteado.

 

A gravação já começa com a bomba já funcionando e para no segundo 24 seg. , sua extração foi de no mínimo 24 seg.

 

Está usando o PF pressurizado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho sim, é porque fui na ânsia de beber logo e não registrei de imediato. Mas já estou pegando o jeito do funcionamento (entendo mais ou menos no que alterar) para conseguir uma razão de extração boa. Desde ontem estou usando 14g de café, e nos 15 segundos ele já chega fácil na proporção BR de 50.

 

Então, subi a quantidade pra 18g, pra ver se a água extrai o café mais devagar. Dá pra notar que de fato a extração está mais lenta com o aumento do café. Ao fim, fiquei com 43g na xícara, atingindo BR de 41. Mais forte e com sabor muito mais notável.

 

Como já tomei muito café hoje, amanhã quando eu for extrair a minha dose matinal vou usar 16g no filtro, pelo visto será o ideal pra uma boa extração aqui. Obrigado por todas as dicas e apontamentos. Um grande abraço!

 

Edit: Sim, o PF ainda está pressurizado. Vou desmontar e despressurizar nos próximos dias.

 

Lunatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal. To sempre lendo aqui mas nunca participando. Procurei algo sobre e não encontrei.

 

Tenho uma Poemia e de uns dias pra cá, a água dela tem saído enferrujada. Já descalcifiquei acreditando que fosse impureza, mas não adiantou.

 

Segue uma foto pra vocês verem a cor da água. Alguém sabe qual pode ser o problema?

 

Desde já, obrigado!

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/img-20160901-wa0087-jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@Phields

 

Como você fez a descalcificação ?? Fez todo o procedimento que eles orientam no manual ? Será que não há algum problema interno na caldeira ? É bem intensa a descalcificação prevista no manual, quando eu comprei a minha Poemia (que foi usada) a antiga proprietária disse que ela estava parada há algum tempo, e junto com a compra ela mandou também 3 frascos de descalcificante originais da Saeco.

 

Eu acho que enchi o reservatório de água até o limite máximo pelo menos umas 4x, fazendo o procedimento exatamente como previsto no manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Uma breve sacudida nesse tópico!

 

Semana passada chegou aqui em casa um termômetro analógico de espeto. Comprei principalmente para monitorar a vaporização do leite quando vou fazer cappuccino, eis que até então eu fazia no achismo pela temperatura da pitcher.

 

Como não tinha o parâmetro antes da temperatura exata de 65º C, eu interrompia a vaporização com base na informação de que a hora certa é quando a mão já não consegue suportar a temperatura do fundo da pitcher. Pois bem, agora com o termômetro, vi que eu parava a vaporização bem antes da temperatura ideal/limite de 60~65º C. Pois bem, estou trabalhando aqui em casa e aí fui fazer um café. Até então não tinha aferido as temperaturas da extração do espresso, da água antes e depois quando já na xícara.

 

Liguei a máquina e fui tomar um banho pra deixar ela aquecendo, voltei para trabalhar e após uns 15~20 minutos fui lá. Tirei o PF e extraí a água com o termômetro na xícara. A temperatura foi cerca de 60º ao encher uma xícara de aproximadamente 80ml.

 

Então, aproveitei o flush e fiz como se estivesse surfando na temperatura dela. Esperei a lâmpada indicadora de "pronto para extrair" reacender, e liguei a máquina logo após ela ter acendido: bingo, a água saiu na temperatura de 86º C.

 

Fui medir então a temperatura real de extração de café, na xícara. Preparei o café, mandei ver no tamper, fiz um flush para apagar a luz de "pronto" e esperei acender. Encaixei o PF e assim que luz acendeu eu extrair uma dose dupla (cerca de 16g de café moído) na xícara, uns 50g na xícara. Interrompida a extração, mergulhei o termômetro, e lá marcou-se 65º C !

 

Resumo da ópera: apesar de ser uma máquina caseira, a Poemia consegue manter bem a qualidade da extração nos padrões da escola italiana! Claro que se eu fosse repetir 2 ou 3 extrações, é provável que ela não aguentasse manter as mesmas temperaturas por muito tempo, mas como aqui em casa somos apenas eu e a patroa, dificilmente faço mais de 2 extrações.

 

Fiquei impressionado na qualidade dela, não é a toa que a bichinha é bem recomendada entre quem deseja iniciar nos espressos, respeitados os devidos limites dela!

 

Abs!

Lunatico

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Opa Lunatico, tudo bem?

 

Vc disse que fez esta extração com o PF ainda pressurizado? Como estava o grão que vc usou? Vc mesmo moeu? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Edgecosta!

 

Isto mesmo, até hoje eu não despressurizei o PF pra deixar a máquina na sua configuração original! Até pensei em comprar o porta filtro da SCG despressurizado quando um amigo meu viajou pros EUA, porém o valor não compensava e eu já pretendia substituir a máquina num futuro não muito distante (possivelmente neste mês, rs).

 

Salvo engano a moagem foi com o Hario Skerton que eu tinha acabado de comprar, com aproximadamente 2 ou 3 steps da posição zero, e uma torra recente de uns 10 dias. Eu ainda estava pegando jeito, mas a extração ficou legal.

 

Para fins de comparação, hoje eu continuo com a Saeco Poemia mas com o moedor Tramontina. Fiz uma extração há pouco com o Seleção do Mário Chocolate com aproximadamente 16g, Na hora da extração eu estava sem o cronômetro mas contando desde o momento em que eu acionei a extração da máquina deu aproximadamente uns 25 segundos, dando 45g de massa na xícara, uma razão de BR que me agrada mais do que 50/50.

 

https://www.youtube.com/watch?v=VWPEqLZc3L8

 

Você pode ver que a Poemia se sai muito bem nas extrações, ainda que com portafiltro pressurizados (que na verdade facilita um pouco a obtenção da crema). O porém nesta última extração a crema ficou muito boa, bem consistente e espessa... mesmo com 30 dias da torra, que é do dia 10/novembro.

 

O reflexo no copo e a qualidade da câmera não mostra muito durante a extração, mas ela foi boa (bem "cremosa") até o fim quando eu desliguei. Veja como ficou ao fim:

 

https://www.youtube.com/watch?v=7aVsMkaRAeM

 

Enfim, a Poemia é realmente uma boa opção de entrada pra cafés, mesmo com pressurização no PF. Dá até tristeza de pensar em vender, kkkkkkk!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, boa noite!

 

Pois é, no caso da Poemia eu vi que basta desparafusar e desmontar, podendo guardar as peças pra remontar no futuro. Só que eu estou tão na pilha de pegar a Breville e tão próximo de efetivamente comprá-la, que estou preferindo deixar o PF da Poema do jeito que está mesmo... hehehehe!

 

Mas confesso que dá vontade de desmontar por alguns dias só pra sentir a diferença no sabor do café!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico 

 

Que legal saber que está tirando shots nessa velocidade e com o PF ainda montado, vc deve tirar um grão bem fino para esta velocidade, não?
Tenho uma Poemia há dois anos e meio e gosto muito dela também, e não tiro o PF porque não gostei do resultado. Estou fazendo um hack no meu moedor cusinart dbm8 para afinar os grãos afim de deixar a extração mais lenta.

 

É uma pena esta maquininha ter saído de linha no mercado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luke S, pelo visto o seu café está com uma ótima extração, respeitadas as limitações da Poemia, claro! Mas é quase certo de que eu esperarei a nova máquina pra vender a Poemia no seu estado original.

 

@Edgecosta, não chega a estar tão fino assim. Dependendo do grão eu regulo pra ter uma extração mais cadenciada apesar de sabermos que em portafiltros pressurizados o tempo de extração não influencia tanto assim no resultado final. Mas eu tenho manter a média padrão de extração pra ir me habituando e até mesmo pra ter parâmetro de comparação quando eu trocar ela por outra máquina sem qualquer pressurização.

 

O meu moedor é o da tramontina, que prevê uma regulagem de 20 passos para espresso. Por padrão eu uso no 10 e vou regulando até atingir uma extração no tempo certo. Neste grão chocolate do mário, que é mais escuro, estou usando no 8. Já teve outros que usei no 6, ou no 13.

 

E particularmente, não curti muito a torra mais escura do chocolate. Mas a classificação dela é interessante, o gosto final do café de fato trouxe um tom/sabor de chocolate. Foi maneiro conseguir distinguir este sabor no café espresso, que particularmente é bem mais forte do que extrações em coado ou prensa francesa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico

 

Vc diz que o tempo de extração vs. pf pressurizados não influenciam tanto no resultado final... poderia explicar melhor isto?

 

Usando a máquina por dois anos, percebo que a única coisa que faz a diferença para ela (dentro das configurações que ela foi criada para trabalhar) é mesmo a granulação correta para cada tipo de grão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edgecosta,

 

Pelo o que aprendi principalmente com os mais experientes aqui do fórum, o filtro pressurizado serve para exigir menos técnica e detalhes de quem extrai o café, para tentar garantir que ao fim saia um café aceitável sem depender muito dessas variáveis (granulometria, compactação, tempo de extração, etc). Ao meu ver, extrair café com filtro/portafiltro pressurizado é equivalente a jogar videogame no "very easy", hehehehehe!

 

É claro que se você você extrair o café com apenas 5 segundos, moer os grãos pra moka, só jogar o café no filtro sem qualquer compactação, haverá diferença. Entretanto, essas margens ficam mais dilatadas para garantir um café digamos assim, na média 5. Já com filtros sem pressurização alterando todas essas variáveis pode lhe dar grandes diferenças em sabor, aroma, intensidade, retrogosto, etc. Então, o verdadeiro potencial de um café se torna muito mais plausível com filtros sem pressurização.

 

É possível que os demais colegas do fórum consigam lhe dar detalhes mais técnicos, mas creio que em síntese seria isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico, 

 

Legal, obrigado e gostei termo de que usar um pf pressurizado é como videogame no modo easy, muito prático, hahaha. 

 

Mas usando a máquina por 2 anos, eu também indico usá-la para como foi projetada, porque já tentei de várias formas e ela nunca funciona com um resultado consistente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, não tenho dúvidas disso. É uma máquina caseira para uso exclusivamente caseiro, por isso que se justifica olhando por este ponto de vista o PF pressurizado para facilitar a extração do café!

 

Bons cafés!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Pessoal, este é meu primeiro post aqui no fórum, portanto desde já peço desculpas se este não for o local mais adequado para inserir este post.

 

Em 2011 dei uma SAECO Poemia como presente de casamento para minha irmã. Ela usou a máquina muito pouco, na época, e depois guardou por muito tempo, sem usar.

 

Como ela não estava usando, recentemente pedi a ela que me "emprestasse" a máquina de volta. Depois de tirar a poeira <_< liguei a máquina, que funcionou. Lendo o manual vi que nesses casos em que a máquina ficou por um longo tempo, é recomendado esvaziar um reservatório inteiro de água pelo panarello (bico de vapor) e outro pelo porta-filtro.

 

Esvaziei um reservatório tranquilamente pelo panarello, mas quando fui esvaziar outro pelo porta-filtro, a água somente gotejava... iria levar uma eternidade para esvaziar um reservatório por aí.

 

Suspeitei que houvesse algum problema; consultando novamente o manual, está escrito que a máquina pode estar precisando de uma descalcificação.

 

Antes de encomendar o produto para descalcificar a máquina, gostaria de pedir a ajuda de quem entende mais do que eu:

 

 

- É mesmo possível que a máquina esteja calcificada, considerando que ela foi muito pouco usada? Estamos falando de menos de 50 cafés... ou será que todos esses anos parada podem ter causado a calcificação, devido a água residual parada no circuito/caldeira? Minha irmã já não lembra mais como era o funcionamento da máquina nas poucas vezes que ela usou, portanto não soube me dizer se ela já gotejava desse jeito.

 

- E ainda: se a máquina estivesse mesmo calcificada, ela não deveria gotejar também pelo panarello? O fluxo de água quente no panarello me parece normal, e o de vapor também.

 

 

Desde já muito obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se conseguir gravar um video acho que vai ser melhor de visualizar

o que está acontecendo. Pode ser alguma sujeira/residuo que endureceu

por falta de uso.

 

não ficou claro se você tentou esvaziar com o porta filtro acoplado na maquina

ou sem ele. Pq poderia também ser um problema especifico/sujeira do aparato

de pressurização do porta filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que é só a gente pedir ajuda que as coisas passam a funcionar... :rolleyes:

 

Fui gravar o vídeo para mostrar aqui e magicamente a máquina "voltou à vida" rs. Saiu um pouco de água bastante amarelada e depois o fluxo normalizou.

 

A única coisa que fiz entre domingo (quando testei e vi que não funcionava) e ontem (quando ela passou a funcionar) foi transportar a máquina de uma cidade a outra. Talvez houvesse mesmo alguma sujeira bloqueando a tubulação, que com o transporte acabou soltando (daí a água amarelada).

 

De toda forma, agradeço a ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá pessoal!!
Sou novo aqui e acabei de comprar uma Poemia. estou com dificuldade com relação a saída de água. Sem filtro sai pouca água e com o filtro menos ainda.

No vaporizador, sai normal.

Será que estou fazendo alguma coisa errada? 

Segue videos abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=3Zyl3-cGVVM

 

Obrigado por qq ajuda
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...