Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - BES870 ou BES840 + Moedor


rodpp

Postagens recomendadas

Vlw MReis. Tmb gostaria de saber se alguém aqui do forum que já possui o moinho separado da Breville, a consistencia da moagem, é do mesmo nível do Baratza Virtuoso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Galera, eu comprei o mesmo moinho, só que da breville, no canada. Estou gostando muito mesmo, e menos de uma semana de uso, já estou querendo aposentar a Mondial C08 e comprar essa máquina expresso da tramontina, até para fazer o conjunto.

 

Eu só não sei onde postar, mas tem alguma outra opção de máquina por esse preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Salve, pessoal

 

Sou novato no meio do café e já peço desculpas por qualquer eventual bobagem que vier a comentar.

 

Estou com a 870XL e apesar de vários ajustes de moagem/dosagem e a extração para quase que invariavelmente em 10 segundos. Antes que eu comece a desconfiar do equipamento, existe algo a mais que possa verificar? Alguma dica de setagem pelo menos para teste?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, bem vindo ao Clube do Café.

 

Antes de mais nada, sugiro que dê uma passada na seção de iniciantes, há muita informação boa por lá e diversas dúvidas podem ser sanadas com pouca leitura. Enquanto estiver lá, é sempre bom aproveitar e dar uma olhada nas regras, assim fica mais fácil saber o que postar, e onde. O uso adequado da Busca (de preferência em modo Google - basta clicar no "botão" dentro do campo de buscas, à esquerda da "lupa") pode também ajudar bastante. Em tempo, sugiro que preencha seu perfil, indicando pelo menos a região onde está, assim fica mais fácil entender problemas e sugerir soluções geograficamente viáveis.

 

Para começar, a sua máquina é importada, uma Barista Express, ou é a nacionalizada da Tramontina, a Express pro?

 

Há diferenças significativas na fonte de alimentação das nacionais, para aguentar o "tranco" da rede elétrica brasileira. Se a sua for importada, recomendo o uso de um estabilizador de pelo menos 2000W reais, com faixa de regulação estreita e banda larga de entrada. Na minha Breville Dual Boiler, o uso de um SMS 2000W microprocessado dedicado para impressoras Laser foi a salvação da máquina. Perdi muitos componente, inclusive duas placas-mãe, antes dessa solução.

 

Se eu soubesse a região em que vc está, teria uma ideia da qualidade da energia elétrica à disposição.

 

Ela estava funcionando e parou, ou você começou a usar agora e nunca funcionou direito, ou de forma diferente da atual?

 

Quando você diz que a extração "para", está dizendo que ela para de extrair desligando a bomba, desligando a máquina, ou que fica tentando bombear e não sai nada? Os primeiros 8 segundos iniciais são da Pré-infusão, ao final desse tempo a bomba d'água deve aumentar a pressão para seu máximo. Você vê o ponteiro subir para a região "demarcada" do mostrador quando passa dos 7 a 8 segundos?

 

Não querendo subestimá-lo, mas as coisas básicas às vezes escapam da atenção... Você leu o manual e entendeu o conceito de uso dos botões de extração, que eles são programáveis, certo? Se a máquina está desligando a bomba aos 10 segundos, pode ser um mero caso de reprogramar a dose de extração  (não a dose de moagem). (vide manual).

 

Se a extração para de sair café, mas a máquina continua "bombeando", mas com um ruido diferente, e o ponteiro "volta" um tanto pra esquerda, você pode estar com problemas resultantes do uso de máquina Breville importada em rele elétrica nacional. Se o dano é permanente, apenas testando com estabilizador é que dá pra saber se "fritou" ou não. Mesmo com café moído inadequadamente, fino demais, e o café não saia por conta disso, o ponteiro deveria ir até um pouco além da região demarcada e depois voltar a cair após o desligar da bomba. Se cai durante o bombeamento, sem sair nada pelo bico do porta-filtro, há um problema técnico e, se não funcionar com o estabilizador, é necessário reparar a máquina.

 

Bons testes e boas leituras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, bem vindo ao Clube do Café.

 

Antes de mais nada, sugiro que dê uma passada na seção de iniciantes, há muita informação boa por lá e diversas dúvidas podem ser sanadas com pouca leitura. Enquanto estiver lá, é sempre bom aproveitar e dar uma olhada nas regras, assim fica mais fácil saber o que postar, e onde. O uso adequado da Busca (de preferência em modo Google - basta clicar no "botão" dentro do campo de buscas, à esquerda da "lupa") pode também ajudar bastante. Em tempo, sugiro que preencha seu perfil, indicando pelo menos a região onde está, assim fica mais fácil entender problemas e sugerir soluções geograficamente viáveis.

 

Para começar, a sua máquina é importada, uma Barista Express, ou é a nacionalizada da Tramontina, a Express pro?

 

Há diferenças significativas na fonte de alimentação das nacionais, para aguentar o "tranco" da rede elétrica brasileira. Se a sua for importada, recomendo o uso de um estabilizador de pelo menos 2000W reais, com faixa de regulação estreita e banda larga de entrada. Na minha Breville Dual Boiler, o uso de um SMS 2000W microprocessado dedicado para impressoras Laser foi a salvação da máquina. Perdi muitos componente, inclusive duas placas-mãe, antes dessa solução.

 

Se eu soubesse a região em que vc está, teria uma ideia da qualidade da energia elétrica à disposição.

 

Ela estava funcionando e parou, ou você começou a usar agora e nunca funcionou direito, ou de forma diferente da atual?

 

Quando você diz que a extração "para", está dizendo que ela para de extrair desligando a bomba, desligando a máquina, ou que fica tentando bombear e não sai nada? Os primeiros 8 segundos iniciais são da Pré-infusão, ao final desse tempo a bomba d'água deve aumentar a pressão para seu máximo. Você vê o ponteiro subir para a região "demarcada" do mostrador quando passa dos 7 a 8 segundos?

 

Não querendo subestimá-lo, mas as coisas básicas às vezes escapam da atenção... Você leu o manual e entendeu o conceito de uso dos botões de extração, que eles são programáveis, certo? Se a máquina está desligando a bomba aos 10 segundos, pode ser um mero caso de reprogramar a dose de extração  (não a dose de moagem). (vide manual).

 

Se a extração para de sair café, mas a máquina continua "bombeando", mas com um ruido diferente, e o ponteiro "volta" um tanto pra esquerda, você pode estar com problemas resultantes do uso de máquina Breville importada em rele elétrica nacional. Se o dano é permanente, apenas testando com estabilizador é que dá pra saber se "fritou" ou não. Mesmo com café moído inadequadamente, fino demais, e o café não saia por conta disso, o ponteiro deveria ir até um pouco além da região demarcada e depois voltar a cair após o desligar da bomba. Se cai durante o bombeamento, sem sair nada pelo bico do porta-filtro, há um problema técnico e, se não funcionar com o estabilizador, é necessário reparar a máquina.

 

Bons testes e boas leituras...

 

 

Olá, Cabral. Obrigado pelas sugestões. Atualizei meu cadastro com o básico, por enquanto. Sou do Rio, capital. Minha máquina é a Tramontina Breville, mesmo.

 

Comprei há pouco a máquina, e o comportamento desde sempre é esse. Pelo que entendo, ela encerra a extração por volta dos dez segundos (estou contando a partir da saída do café - só para não haver dúvida, já que sou novato). Quando muito consigo 13 ou 14. Não cronometrei o tempo de pré-infusão, mas o indicador de pressão sobe e vai para a área "ideal" depois disso, quando o café começa a sair.

 

Já havia lido sobre a programação da dose, mas considerei que talvez não fosse necessário em função do ajuste de fábrica, que imaginaria ser o padrão. De toda maneira, se desejar fazê-lo, qual o parâmetro para setar a nova medida? Dosagem em ml, mesmo?

 

Por vezes pressinto que haja água acumulada no fundo do porta-filtro. Vi que alguns removem aquele fundo plástico, mas não quis arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, se você está no Rio, então há todo tipo de características de energia elétrica disponíveis, só mesmo num "bairro a bairro" pra precisar melhor, mas como sua máquina é da Tramontina, já veio com a fonte adequada.

 

Sugiro fortemente que leia o conteúdo da área de iniciantes. Sua máquina está se comportando normalmente, é questão de aprender a usá-la e saber o que esperar dela. Por exemplo, há diferenças gritantes entre o uso de filtro simples ou duplo, e maiores ainda entre os pressurizados (double-wall) e os não-pressurizados (chamados convencionais ou profissionais).

 

Sobre o tempo de extração, há controvérsias, mas via de regra, a "fórmula clássica" para expresso seria a de utilizar-se 7 gramas de café para cada 30ml extraídos em 30s a a partir do acionamento da bomba (e não da saída do café). Como sua máquina faz pré-infusão, e é algo entre 7 e 10 segundos, e dependendo da moagem pode demorar mais alguns para começar a sair a extração, os 10~13 segundos que mediu podem estar bem dentro do esperado.

 

Como disse, é necessário saber o que esperar e como chegar aos resultados. Você começou muito bem com a compra de uma boa máquina, com ótimos recursos e um bom moedor embutido. Muitas pessoas do CdC gostariam de ter começado na sua situação, eu inclusive...  ;)  Agora é questão de comprar bons cafés e aprender a usar o equipamento.

 

Sugiro guardar os filtros double-wall (se é que a tramontina os entrega junto com a máquina, a Breville entrega), que só servem pra usar com café pré-moído. Como sua máquina tem moedor, deixe-os na embalagem para o dia em que for vender a máquina. Sugiro também que focalize seus esforços em aprender a usar primeiramente o filtro duplo (maior volume), deixe o simples (menor) para depois que tiver dominado o duplo. O simples é muito mais difícil de acertar.

 

A Breville desenha seus filtros duplos para trabalhar com doses entre 15 e 20 gramas, com o "ponto doce" perto de 18 gramas. Se você ainda não tem, compre uma balança de precisão. Novamente, é necessário ler o conteúdo da área de iniciantes e usar a busca do CdC em modo Google, assim você achará o tópico sobre as balanças e muitas dicas a respeito.

 

O tempo de extração é menos significativo do que o volume, que está relacionado à quantidade de pó. O tempo é uma variável de diagnóstico, mas deve ser secundária ao paladar: se o café estiver "gostoso", o tempo é irrelevante. Se estiver ruim, o tempo pode indicar um problema e o tipo de sabor, quando relacionado com o tempo, indica em que direção mudar as outras variáveis (moagem e dose), essas sim, controláveis.

 

Por fim, quando for responder uma mensagem na sequência do diálogo, por favor, não use o botão "citar". Se você vier a ler as Regras do Fórum, verá que a moderação solicita que só se use esse recurso quando necessário, pois ela pesa no servidor e causa lentidão na abertura das páginas... todos usuários agradecem quando alguém cumpre essa norma simples do Clube. :P

 

Boas leituras e Bons experimentos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: esqueci de mencionar que, se não estiver usando bons grãos de torra fresca (entre 5 e 25 dias de torra é o ideal, até 45 dias ainda é utilizável, depois disso não serve pra espresso) os resultados são ruins e erráticos. Compre café bom e de torra recente, não adianta comprar aqueles pacotes de 1Kg de café de supermercado que ficam meses na prateleira. Se pesquisar aqui no CdC vai encontrar dicas de como obter bons cafés aí no Rio, tanto em lojas quanto pela Web.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá,

 

Tenho uma BES870 que trouxe dos EUA. Moro em Brasília e uso um transformador com ela (2500W).

 

O único problema que tenho tido são os bloqueios / entupimentos do moedor com grãos de torra escura.

 

Alguém tem alguma sugestão / solução para este problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usar café escuro?

 

Curiosidade, qual café usa? Quando a torra é mais escura, não precisa afinar tanto a moagem, exceto se a torra é muito velha. Se for isso, complica mesmo, e vários moedores tem problemas com entupimento quando se afina demais (torra escura e velha ou ainda torra clara demais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

galera, estou apenas aguardando a chegada da minha breville infuser 840 da tramontina.. 

estou com uma duvida.

estava usando uma maquina profissional, em uma cafeteria, e usamos 20 gramas de cafe, para 2 espressos de 30ml cada.

 

nunca usei uma maquina com porta filtro de 54mm, e queria saber se da pra usar 20 gramas de cafe nesse porta filtro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
Em 04/11/2016 at 14:48, Dehcarim disse:

galera, estou apenas aguardando a chegada da minha breville infuser 840 da tramontina.. 

estou com uma duvida.

estava usando uma maquina profissional, em uma cafeteria, e usamos 20 gramas de cafe, para 2 espressos de 30ml cada.

 

nunca usei uma maquina com porta filtro de 54mm, e queria saber se da pra usar 20 gramas de cafe nesse porta filtro?

Também queria saber sobre isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da profundidade do filtro. Na Dalla Corte o filtro normal vai bem até uns 16g, talvez mais com cafés muito pouco expandidos e duros, mas ideal pra super dose é o filtro triplo. 

Infelizmente não sei qual altura do filtro da BES840. Mas apostaria que não dá para dosar demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...