Ir para conteúdo

DIY Gooseneck kettle (Chaleira/Bule pescoço de ganso)


lipe_oa

Postagens recomendadas

Vamos lá galera, tudo começou quando eu me interessei por um tópico aki do fórum sobre os famosos Monarch Kettle ( http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/2667-monarch-kettle/?hl=monarch )e daí bateu a ideia de fabricar um bem estilo o dos caras. Alguma coisa que me propiciasse um bom pour over.

Depois de muito tentar comprar as partes em cobre e não conseguir canos com menos de 4m de comprimento eu desisti.

Assim surgiu a ideia de fazer em alumínio, mas como?

"Fácil, vou achar uma fabrica/comercio que trabalhe com aluminio, compro os tubos e as chapas, corto e soldo, LINDOOOOO..."

Não, não foi lindo. Também não vendem pequenas quantidades por preços acessíveis, porém numa dessas buscas eu encontrei

uma fabriqueta de peças em alumínio: panelas, jarros, bules convencionais e etc.

Fui eu tentar fazer uma experiencia de soldar num filtro de óleo fabricado por eles. Desastreeee mais uma vez, parede do filtro muito fina, tubo de 1/4' muito fino, tudo derreteu e virou um buraco, confere ai na foto.

 

oZGlHAy.jpg

 

Foi eu então pedir uma fabricação especial de um copo invertido com uma chapa mais espessa. Feitoooooo, agora deu certo.

Nãoo, a falta de experiencia com a solda me fez derreter o tubo antes de conseguir soldar, resultado:

 

p8fpqVg.jpg

 

Ai eu apelei e fiz um punhado de buracos e soldei varias vezes até acertar a solda, resultou no Frankenstein ai:

 

EhJQ9sk.jpg

...

Foi eu lá na empresa pedir mais um "bule sem bico" pra conseguir soldar, e desta vez como eles já estavam de saco cheio da minha cara resolveram me enrolar por 2 semanas, mas enfim ficou pronto e eu consegui soldar, deu certo...

fiz 2 semanas de testes e resolvi que cabo e puxador de madeira seria mais interessante do que baquelite, lá foi eu na maratona da produção sem equipamentos.... E eu não sosseguei enquanto não consegui fazer um cabo e puxador da tampinha de madeira pra incrementar.

 

wjKtCkH.jpg

geJFgM9.jpg

HwxOyVh.jpg

 

Ps: cabo com falha de projeto, aparecendo parafuso no topo. alguns arranhões de produção a serem corrigidos no proximo.

 

Resultado: Estou mega satisfeito com a qualidade do Pour Over, estou muito satisfeito também com a qualidade no geral de todo o Bule.

 

E se alguém se interessar estou pensando em terminar de aperfeiçoar o projetinho e colocar pra vender pra galera aqui do fórum.

 

Ahhh.... Me desculpem pelo post gigante ai com toda a historinha.  :D

  • Curtir 23
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O projeto esta legal , a ultima solda ficou muito boa , parabéns .

 

Quanto a tampa e o cabo eu acho baquelite mais pratico , já tem no mercado e com certeza vai baratear o projeto e poupar trabalho evitando mandar tornear cabos e tampas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado Bruno e Carlos.

Ele já vem com o baquelite, amanha posto uma foto com as peças em baquelite.

Torneado não Carlos, o cabo é feito a partir de uma tabua e cortado com uma serra tico-tico e depois devidamente lixado e os cantos arredondados.

O puxadorzinho é um quadradinho da mesma tabua que depois moldei lixando com a micro retifica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trabalhão hein   :) , acertar a tampa na Dremel , haja pó de serragem , se for como hobby ok , mas se tiver que fazer 10 , vai ficar de saco cheio.

 

Posta a foto da opção baquelite .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe. Muito bom!!!! A algum tempo atrás quando estava procurando chaleira para comprar também pensei em fazer alguma coisa assim. Mas falta de tempo e total desconhecimento em solda desanimaram. Ía ficar muito dependente de mão de obra. Sugiro continuar aperfeiçoando o projeto e comercializar sim. Tenta colocar um termômetro no projeto. Não dá pra ver no projeto final como ficou a solda mas parece que ficou bom. Não daria pra soldar por dentro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos.

 

Como esse Gil gosta de anodizagem bronze. Gil não faço ideia do preço de uma anodização e acho que nesse projeto encareceria o produto, eu queria um preço bem baixo para esse kettle.

 

Seiti, a soldagem é feita por brasagem, um processo onde se aquece o material até a temperatura de fusão da solda, nesse caso é usado uma solda a base de alumínio com um ligante, o silicio. A temperatura de solda é de aproximadamente 580°C. Vai no youtube e procura: Brasagem alumínio, solda alumiflux, solda izi migrare, todas esses exemplos vão te dar uma base do processo, lembrando existem diferentes tipos de ligantes.

 

Durval, o termometro é bem simples, um furo na tampa para q a pessoa insira-o ali. Quanto a solda interna, é inviavel, é no fundo do recipiente, tenho que aquece-lo até 600°C para ter uma boa liquidez da solda, e eu teria acesso por cima do tubo, mas não a garantia q a parte inferior ficaria preenchida.

 

Foto dos itens em baquelite:

 

EBIrSd1.jpg

 

Foto de um "crooose" da solda pro Durval:

 

NHH2sp6.jpg

 

Quanto ao preço Bressa, pra embutir frete, mão de obra e material sai por uns 100,00 com o baquelite, já o com cabo de madeira, acredito que acrescentando uns 20,00 seja suficiente pra cobrir os gastos e tempo.

Ps: adicionei 30,00 de mão de obra (que inclui tempo, energia, e gasolina de indas e vindas da fabriqueta que é fora da cidade, coisas que são difíceis de calcular no momento) 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bateu as ideias Rodrigo, eu tentei filmar com uma mão e despejar ontem depois da academia. Não deu muito certo, tudo tremido.

Hoje depois da aula eu filmo com o cel apoiado e faço o up aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí Lipeldaka , o Gil que se cuide. :)

 

Com as partes em Baquelite ficou muito melhor na "minha" opinião , por esse preço apesar de já ter uma eu compraria uma " Lipeldaka Gooseneck".

 

Faça uns vídeos de fluxo com ela como o Rodrigo falou , como vc é que estabeleceu as curvas e o formato do bico , vc pode alterar o pescoço até obter um fluxo que seja um consenso entre seus futuros compradores.

 

Faça uns testes de resistência também , deixe ela secar no fogo , como se tivesse sido esquecida , já aconteceu aqui no CDC de alguém esquecer uma chaleira dessas e o bico descolar.

 

Considerando o preço surreal que essas chaleiras aparecem por aqui , se o bico não descolar eu diria que seu projeto está fadado ao sucesso . :D

 

Uma última coisa qual o volume dela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou show de bola mesmo Lipe.

Tenho que concordar com o Gilberto

bronze também fica da hora.

encareceria o projeto quanto?

de repente é bom ter uma ideia

pode haver quem prefira

acho que eu seria um

parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o Lipedaka eu chorei de rir Miyamoto...

 

Ricardo, ainda não está perfeito pra mim, vou tentar injetar menos solda na próxima pra gerar menos porosidade nas laterais. e as fotos não captam bem, mas está meio embaçado nas laterais da solda, limpei o fluxo de forma errada. Também corrigirei na próxima

 

Carlos, o baquelite fica de opção ao comprador, é claro, mas eu pretendo trocar essa madeira demasiadamente amarela (pinus) por uma mais avermelhada/roxeada, cedro, cedro rosa por exemplo. farei depois do dia 19, acabaram as aulas da faculdade. hahahahahaha...

As curvas cara funciona da seguinte forma, até onde aprendi, a parte de baixo determina a quantidade q vc vai deitar o kettle, quanto mais rente ao corpo mais vc vc deita. A de cima já influência na qualidade, quanto mais aberta mais 'maciez'. 

Volume eu realmente esqueci de postar e tava lembrando na aula, 800ml pra deixar 1,5cm de espaçamento da borda.

 

Obrigado Jose, cara não tenho nem base de preço nem sei como funciona, vou deixar ao Gil uma resposta. Hahahahah...

 

Gil, quanto vc paga, aproximadamente, por peça do mini? (Desculpe-me pela pergunta, não precisa responder se for parte do processo e revelar algo sobre seu projeto.)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois do dia 19 ( só falta vc tomar bomba porque virou funileiro :lol: ) assim que vc fique satisfeito com a solda , faça o teste de resistência , se o bico não descolar fácil , ela fará sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sorryy, esqueci essa parte, preocupa não, já esqueciiii... Hahahahhahaha...
A solda derrete a 580°C (propositalmente escolhida por esse motivo) Carlos, a chama do fogão chega a 300°C aproximadamente,
ou seja, nem perto de se soltar.
Mas eu farei um teste filmado com a minha mesmo pra vc ver. :D

Edit: existe um erro na temperatura maxima, daqui a pouco corrijo.

 

Correção: A temperatura de combustão do composto GLP + AR é de aproximadamente 1200°C, porém existe uma gama de variáveis para de conseguir isso. a mais importante é que seja feita a injeção de ar em alta pressão antes da exposição da chama (antes da saída no bico) e essa pressão não é atingida por motivos óbvios nos fogões domésticos, risco à vida humana. Então a temperatura de chama vai ser regulada conforme o projeto de saída de cada chama do fogão, por isso tamanhos diferentes de "boca" geram calorimetrias diferentes. Até o momento por uma breve pesquisa eu não encontrei nenhuma chama que ultrapassasse os 300°C, de nenhum fabricante q informe estes valores. Que são as chamas que encontram o ar depois do bico. Essa temperatura é consequência da não injeção do ar por pressão e também é a temperatura minima de queima do GLP. (se ficou confuso me pergunta que eu tento explicar melhor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é isto Lipe, sossegado.

 

Vamos lá, eu paguei para anodizar o MINI inteiro R$ 35,00, mas estes valores de anodização são meio ingratos tem algumas variáveis:

 

Pedido minimo: normalmente R$ 250,00

Cara do fregues: este é o pior, o rapaz que me anodizou o MINI tinha pedido R$ 105,00, isto para 20 unidades, ai consegui um orçamento de R$ 25,00, ai acabei fechando por R$ 35,00 pois era mais próximo de casa.

 

Logo a chaleira se fosse anodizar 100 unidades talvez conseguisse quem fizesse por R$ 10,00/ R$ 15,00, para umas 20 unidades, acho que R$ 20,00, e só for uma só ai vai pagar R$ 250,00, rsrsrs, cansei de pagar isto no DEBUT, no Tamper, no MINI, rsrsrsr


LIpe, você está de férias porque não pegou DP né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que é isto

Cara do fregues: este é o pior, o rapaz que me anodizou o MINI tinha pedido R$ 105,00, isto para 20 unidades, ai consegui um orçamento de R$ 25,00, ai acabei fechando por R$ 35,00

:lol: , Gil ele não corre esse risco , é jovem e estudante , jovem tem sempre cara de duro , mesmo que seja rico.

 

O problema é que vc tem pinta de industrial italiano , chega no local de carrão com roupa de grife , experimenta ir com roupa velha , com uma pizza de suor no suvaco (sinalizando que veio de ônibus) , que o preço cai . :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To de férias não Gil, minhas aulas acabam dia 18. Aqui não tem DP, no máximo uma prova substitutiva, que faz a alteração da sua menor nota. Mas isso é a gosto do professor.

A propósito, li que vc é engenheiro mecânico, eu faço engenharia mecânica. =D

 

Então respondido ai ao José alexandre, no minimoooo o acréscimo de R$20,00, mesmo eu acreditando que não ache 20 pessoas que queiram comprar o kettle.

 

Nem to contando q q eu já ferrei de material e q q tive que comprar de ferramentas Gil.

 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... essa foi a melhor do dia Carlos.

Faz igual eu Gil liga ou chega e fala: "Bom dia, eu to montando um experimento para a faculdade e preciso disso e disso, quanto da pra fazer?"

vai que gera uma dó no fundo do coração do cara lá. hahahahahaha...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminando o 3°ano teoricamente.... Passei por um processo de transferenciaa que bagunçou minha grade inteira, faço materias de 2° e do 6° periodo por causa disso. Mas um dia eu acabo.

Pode mandar bala Gil, o que vc precisar e eu puder ajudar eu estou a disposição. E se não souber eu pergunto pros grandões, os professores. =D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...