Ir para conteúdo

O que é um café encorpado?


Postagens recomendadas

Olá,

 

Sou iniciante e pesquisando sobre café sempre ouço sobre o tipo de bebida, tipo café encorpado com notas de chocolate por exemplo.

Experimentando alguns cafés da para saber se uma bebida é amarga ou azeda (ácida), porém não entendi ainda sobre esse tal de “encorpado”.

Qual paladar de um café encorpado? Qual diferença entre um não encorpado?

 

Bom café a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Micael, bem vindo! O que eu entendo é que o corpo é a sensação da viscosidade do café. Depende da concentração da extração, quantidade de óleos do grão, partículas em suspensão, etc.

 

Comparando métodos, em ordem de corpo, indo de um extremo ao outro: coado < french press < espresso ristretto.

 

Tentando fugir do café pra ficar mais claro: limonada bem diluída < suco de laranja < suco de manga.

 

Não sei como está seu inglês, mas aqui fala de forma mais completa: http://www.espressocoffeeguide.com/all-about-coffee-2/coffee-flavor/body/

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu voto na versão do Paulo hahaha

 

Brincadeiras à parte... O corpo do café é a presença que ele dá nas papilas gustativas. Para experimentar um corpo bem fraco, um corpo ralo, faça um café passado com 300ml de água e uma colher de sopa de café moído; para um corpo intermediário use a mesma medida de água mas com duas colheres de sopa de café; e para um corpo intenso use a mesma quantidade de água para três colheres de sopa de café.

 

Claro, aumenta o amargor, citricidade e as outras características do café em questão, mas deu pra entender né.

 

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforçando o que o pessoal falou, é a "velocidade" que o fluido que você bebe passa pela sua boca. Sendo bem devagar (tipo chocolate quente ou uma sopa cremosa) algo encorpado, e sendo bem rápido (tipo limonada) algo menos encorpado, ou seja:

 

Passa rápido: não é encorpado (exemplo: limonada, vinagre)

Passa devagar: é encorpado (exemplo: sopa cremosa, chocolate quente cremoso)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 10 months later...

Pelo que venho lendo, corpo e concentração são coisas distintas.

Um método concentrado, como o espresso, puxando para o ristretto, não necessariamente é sinônimo de corpo, pois se assim fosse, poderiamos tornar qualquer café, em um café encorpado.

 

Esse artigo do Matt Perger é interessante sobre o tema.

 

https://baristahustle.com/analyzing-espresso-recipes-strength/

 


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu entender, é o quanto o café abraça a sua lingua. Quanto mais parecido com agua ele "passar", menos corpo ele tem. Entao quando ele passa, e você sente por toda a sua língua, uma sensação clara de que ele esta passando, quando você chega a sentir ele passando, e quase chega sentir ele mexer com a sua lingua, ele tem corpo...

 

Se passar "direto", igual agua, que quando você se dá conta ja passou, nao tem corpo.

 

Não sei se fui claro, mas é o meu entendimento de "corpo"

 

 

Att

André Carim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...