Ir para conteúdo

Moka italiana parou de funcionar


masm

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal. Primeira vez que posto por aqui, apesar de conhecer o site há algum tempo.

 

Gostaria da ajuda de alguém com mais experiência com cafeteiras do tipo moka italiana. Tenho uma cafeteira Italiana Moka há mais de um ano e fiz a substituição da borracha + filtro semana passada. Quando fiz isso, ela parou de funcionar direito.  Parece não ter pressão suficiente para fazer a água de reservatório subir. Quando sai muita água, sai metade do volume quando a água entra em ebulição. Já fiz limpeza do filtro de furos, aumento da chama do fogo, pressão maior ao encaixar o depósito de água com a parte superior da cafeteira, mas também não funcionou. Já testei com dois tipos de pó: um específico para moka e com o melita de supermercado mesmo e também não teve diferença nenhuma.

Por coincidência ganhei de presente uma outra moka, e nela com qualquer pó funciona, não tive nenhum problema. Assim como sempre foi com a outra (até semana passada).

Já testei com mais e menos pó e os resultados variaram: algumas vezes que testei com pouco pó, a água subiu completamente, mas é intermitente.

 

Qualquer ajuda ou dica é bem-vinda. Se alguém souber onde estou errando, por favor me avise.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente está vazando pressão da câmara inferior e, assim, ela nunca sobe o suficiente pra empurrar a água.

 

Normalmente quando isso ocorre o problema é a borracha que não está vedando direito, mas também já vi dar problema na válvula de segurança. Uma vez aconteceu comigo, a válvula de segurança travou aberta e a cafeteira não pegava pressão.

 

Quando estiver tentando fazer um café, veja se consegue perceber vapor saindo pela válvula de segurança ou pela borda da rosca que une as 2 partes da cafeteira (olhe todo o perímetro da borda, as vezes o vazamento é sutil). Se vazar pela borda tem que trocar a borracha, se vazar pela válvula tem que trocar ela ou a cafeteira. Se não vazar por nenhum dos 2 é possível que a moagem esteja muito fina (o que acho difícil já que dá certo na outra moka).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...