Ir para conteúdo

Baratza Sette


Bruno Abatti

Postagens recomendadas

Um conselho se a grana estiver curta economiza na balança , pois balança é balança , dei 60 dolares na Brewista , é legal ? É , mas custa o preço de 4 AWS de 2kg , tirando a resistência a água e as funções é idêntica a Brewista.

 

25310796402_0f06cb690f_n.jpg

 

Uma acaia de 220 dolares só como oferenda , mas como eu não sou o Lula nem Yemanjá e teria que comprar , acho caro . :)  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Vi hj isso no insta da Baratza...

 

https://instagram.com/p/BDCBj-PSG5g/

 

Pirei, parece q a mó externa vai rotacionar no lugar da interna, também me parece menos agressiva essa mó externa. Vai saber...

Agora Estou mais curioso q antes...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas!

 

Parece que sim, Lipe... e isso bate com as patentes que o Diogo postou dois dias antes de você, que descrevem exatamente um sistema de rotor externo, parecido com alguns sistemas de centrífuga que já vi, e inclusive de ventiladores/circuladores de ar.

 

Engraçado que o "paradigma" desse tipo de rotor externo é o de alta rotação e baixo torque para uso com acionamento direto, ou "direct drive". Esse sistema parece trabalhar com baixa rotação e alto torque e, segundo a patente, acionamento direto... o que achei surpreendente! Haja magnetos de neodímio potentes! Parece um sistema "invertido" (relação de posicionamento entre magnetos fixos x eletromagnetos) do que se faz hoje para produzir "rodas-motor" para diversos dos novos desenhos de transportes elétricos, em que o motor é a própria roda.

 

Contudo, a despeito da aparente dificuldade de se fazer um motor de alto rendimento nessa configuração, o sistema de alinhamento e regulagem pode ser muito mais preciso se o sistema de acionamento e rolamentos for bem dimensionado. Tudo nesse desenho grita "alto custo" pra mim... No futuro, veremos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Cabral, sussa?

Confesso q passei em branco na leitura das patentes que o Diogo postou...

Mas então sobre rotaçãoXtorque tem q levar em consideração o momento de inercia da peça, nesse caso os grãos farão uma obstrução ao inicio de movimento e por isso o alto torque na minha opinião, a baixa rotação pq se for muito elevada a força centrifuga é maior q a gravitacional mantém o pó colado na mó externa e impede a moagem. Claro, assim EU vejo o sistema e uma possivel explicaçao.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, meu comentário foi a respeito da transdução eletromecânica, pois em meus tempo na indústria eletro-eletrônica aprendi que quanto mais longe do eixo, mais caro pra ter torque em baixa rotação.

 

Logo, não estou surpreso com a baixa rotação e alto torque, estou surpreso com isso ter sido obtido com transferência direta, construindo o rotor ao redor do mó externo, em vez de fazer um motor convencional com correia girar o mó externo, o que acho que seria mais "barato" em termos de transdução eletromecânica...

 

E concordo com o que você falou sobre a questão entre velocidade de rotação e massa do pó em relação à gravidade. De certo modo, isso também se aplica, parcialmente, aos cônicos convencionais... acho que se pegarmos um moedor cônico normal e subirmos muito a rotação o pó seria "arremessado" e tenderia a transbordar para cima do mó externo em vez de cair no coletor...  Girando o mó externo a coisa piora, pois como você mencionou é uma preocupação adicional no projeto. Se girar depressa deve virar um "espargidor de pó"... :D:lol::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahhaha... Vi q vc entende muito mais do assunto do q eu, eu tinha achado q vc não tinha intendido como é possivel e etc...

Enfim com essa analise eu reparei uma coisa que me gerou uma duvida q acho q vc vai partilha-la comigo, por que fazer um sistema tão avançado q pode gerar uma put* precisão e usar peças de plástico pra acabar com essa precisão?

Tipo, se vai usar plástico e acabar com a precisão pq não baratear e fazer o que vc falou, usar correia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral , eu não entendi nada do que você falou, mas não acho que será desta maneira.

Acho que a transmissão será normal, por correia ou engrenagem acoplado a um motor comum, mas com a mó externa apoiada em um rolamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

@Lipe, normal. Do jeito que escrevi no primeiro comentário não dava mesmo pra entender com o que eu tava surpreso. Não sei se entendo mais do que alguém, mas tenho experiência em dispositivos de automação e controle, e já vi coisas bem parecidas com essa solução, mas anos atrás era caríssimo fazer acontecer.

 

E compartilho do questionamento! Fazer de plástico e direito fica quase tão caro quanto fazer de metal e direito... devem ter calculado e achado que pra manter acessível e ganhar no volume, vale a pena manter tudo "plastificado" e "mediano"... como a linha cônica atual :huh:

 

Contudo, pela animação do instagram, parece que tudo que é importante é de metal...  ^_^ 

 

@Gil, você olhou a patente?  :blink:  Olhou os desenhos nos links que o Diogo postou? Entendi que o motor "é" o próprio suporte do mó externo... tô tão ruim assim de leitura de diagrama? Tá bom que faz mais de 30 anos que tive aula de desenho técnico, e faz uns 20 anos que não faço projetos nessa área, então posso ter interpretado algo errado...

 

Se for por correia faz mais sentido economicamente, mas o texto em inglês também menciona que o rotor aciona diretamente os mós, e esse é um dos pontos fortes da justificação da patente.

 

Mas nem esquenta... Daqui a pouco o Sérgio e o CaÊ vão analisar tudo, destrinchar o projeto, dizer que nós dois estamos completamente enganados e explicar exatamente como vai ser a coisa! :D:lol::D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surpreendente, né? :o

 

O mesmo sistema que centra e sustenta o motor já é o alinhamento do mó externo. Daí o cara só mexe na altura do mó central, o que acaba sendo muito mais fácil de fazer com precisão e sem arruinar o alinhamento. O entrave, na minha opinião, é o custo ficar elevado pra ter alto torque em baixa rotação... mas se resolveram isso, deve virar uma nova tendência de design de moedor!

 

Agora, @Lipe, sobre as peças de plástico, você já viu o miolo do Vario e do Forté, que é fornecido pela Ditting suiça em formato OEM pra Baratza e pra Mahlkönig? Plástico bem projetado e bem executado... Se esse novo tiver partes de plástico, mas feito pela Ditting, deve ficar bom. B)

 

EDIT: se o link embutido não funcionar, é esse aqui = www.dittingswiss.ch/en_products/EK-6.html

Editado por Cabral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô aqui carteando como todo mundo Cabral :) , vendo a patente e a animação e visitando o site da etzinger

 

http://www.etzinger-ag.com

 

Eu concordo com vc . Tomara que o preço não fique colado com o do Forté e esse motor e a regulagem da mó fixa não apresente muitos problemas nos primeiros modelos.

 

Se ele entregar o que promete e o preço ficar na faixa do Vário, vai ser sucesso de vendas.

 

 

Uma correção Cabral o Forté não tem plástico nas partes sujeitas a força, é tudo inox e alumínio, plástico só no acabamento , ele é do mesmo tamanho do Vário, mas enquanto o Vário pesa 4kg o Forté pesa 6kg.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vii Cabral, existem plasticos muitoooo bons, Preciso é barato, todo no plastico e pode-se dizer q o melhor cônico até o momento.

Não lançariam um produto para ser ruim, claro q não.

Mas o q eu digo é o seguinte, pra que usar plástico num projeto tão caro e correr o risco de prejudicar a precisão? É mais uma indignação de consumisor do que propriamente uma duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ CaÊ, ah, é verdade... Bem apontado!

 

O suporte dos mós e as buchas são beeeeem diferentes. Lembro que quando considerei fazer um upgrade pro Forté e pesquisei, achei um tópico interessante do HB sobre um cara querendo fazer uma adaptação dessas peças num Vario da Mahlkönig... Acabei decidindo que, pelo investimento ser alto, partiria direto pra um modelo de mós maiores, planas ou cônicas... e no final não comprei o Forté. (ainda bem, senão eu não teria "cara" de aparecer com o T48 na bancada, e a cafeinada esposa iria me mandar pro "acumuladores anônimos"). Achei o link da gambiarra!

 

@ Lipe, o "Sette" vai ser de plástico... assim eles podem lançar, mais caro, o "Oitto", todo de metal! ;) ... :rolleyes: 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Jisuuusss Cristyy"...

De cara vão lançar 2 versões, corajosos, confiantes..

Até deu medo do preço...

 

Ps: mataram a esperança de moedor multi (tipo o Preciso), vai ser moedor especifico de espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A potência de motor da mó cônica externa realmente é parrudo, 270W , o Forté que já é uma boçalidade de forte tem só 240W.

 

Tô achando que é um modelo só com mó cônica e balança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Carlos, não sei se ele tem 270w de potencia, pra mim dá a entender q vai ser tipo o nome desse modelo especial q tem a acaia embutida.

Tipo: Sette é o moedor normal e Stte 270w é o modelo com acaia.

Tipo o que tentaram fazer com o Virtuoso e Virtuoso Preciso na epoca q lançaram o Preciso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até ser como o CaÊ deduziu, mas em se tratando de uma balança incorporada, acho que o W não é de Watt, mas de Weight... Como o Vario W.

 

Mais uma suposição pra coleção! :rolleyes:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O designer é bem interessante, resta saber a robustez. Numa primeira vista agradou bastante, apesar da carcaça plástica.

 

Aguardar agora maiores detalhes sobre o novo produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mixer doi boa Burny... Kkkkkk...

Rapararam q um é o sette 270 e o outro 270W??

Segue o q o Cabral falou, W de peso em inglês.

Agr vamos aguardas os preços e rezar que sejam parecidos com os dos Varios.

=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O preço de lançamento do Sette 270 W é US$ 499,00, igual ao preço do Vario e inferior ao do Vario W. No entanto, suas mós cônicas de 40mm e as 270 posições de ajuste, pelo folheto divulgado pela Baratza, parece entregar expressos no mesmo nível e coados melhores que os Varios.

 

Achei interessante, se entendi bem, que a balança é suspensa e funciona através dos braços do suporte do porta filtro / recipiente do pó, o que, em tese, permitiria moer os grãos direto para o porta filtro por peso, tanto quanto moer por peso no recipiente do pó. Posso está errado, mas tive essa impressão pelas fotos do novo moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele tem os mesmos 40 steps macro e 10 steps micro como o Preciso , o sistema de pesagem e simples e bem bolado.

 

Como o Preciso a carcaça e parte metal e plástico, a regulagem da mó parecer ser de metal, se o preço for similar ao do Vário vai ser sucesso.

 

Única decepção é o design do painel , o do Vário e bonito, o do Forté e revolucionário, mas esse parece painel de rádio relógio xing líng .

 

Nao tinha visto os preços , estao bons , 500 dólares é o preço do Preciso aqui.

Vai vender bem.

 

Olha a síndrome vindo aí de novo :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, só corrigindo, parece-me que ele tem 30 steps macro e 9 steps micro. Daí deriva o nome de Sette 270, pelas 270 posições de ajuste (30 X 9 = 270).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A forma é interessante mas esse painel realmente.. feio demais.

 

interessante que eles estao chamando de prosumer agora.

parece que ficaram entre o vario e a linha encore/virtuoso.

 

o preciso nao tem mais na tabela deles 

 

http://www.baratza.com/wp-content/uploads/2016/03/Comparison-Chart-033116.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...