Ir para conteúdo

Grãos oleosos


rcaliman

Postagens recomendadas

Caros colegas, comprei um grão de café, até onde sei, recém torrado e cheiroso. A questão é que os grãos vieram oleosos. Alguém já viu isso? Tem ideia do motivo? Sabe se compromete a qualidade do café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rcaliman, isso é sintoma de torra avançada, repare q a cor do café deve estar bem aproximado do preto e não com aquele tom marrom chocolate..

Provavelmente seu café vai ter um gostinho de queimado, mas isso pode acontecer sem prejudicar o café.

Ahh.. Tem topico disso aqui no fórum, dê uma pesquisada pra não poluir o ambiente.

E seja bem vido.

(Não se estresse se o tópico for fechado pela moderação, como é um assunto recorrente eles provavelmente vão realocar seu comentario e fechar esse tópico.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Lipe. Vou procurar com mais cuidado. Fiz apenas a busca do Google e não a do Fórum. Uma pena essa torra. Grãos tão bonitos... E realmente estão bem escuros. Segundo café seguido que compro com problema de torra. O anterior não estava homogêneo. Esse está, mas torrado demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, torra não homogenao não quer dizer peoblema de torra, se não estiver com gosto de torra mal desenvolvida não tem nada.

E a torra oleosa se não estiver com gosto de queimado tmb não tem nada (eu duvido q não tenha hahahha).

Tente comprar das lojas citadas aqui no CdC que são lojas já bem conhecidas e tem foco em café especial, com torra dedicada a cada café e por ai em diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De onde é esse café? de repente você poderia alertar a pessoa que torrou sobre o problema...

Andreia, comprei direto do produtor, que provavelmente também faz a torrefação. Ele é de Santa Maria de Jetibá, cidade da região montanhosa do Espírito Santo. Acabei de enviar um email para eles informando. Obrigado pela sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do gosto seu moedor também irá odiar a impregnação do grão oleoso, lembrando que nem todo café com torra além é ruim, tem muitos principalmente de outros continentes que são recomendados para findar no 2º crack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de torra mais escura para espresso, se está no ponto fica fantástico. Mas deve ser mais difícil conseguir uma boa torra escura do que uma boa torra clara, pois a escura, bom, se passar do ponto, passou... :unsure:  Mas sem o grão estar oleoso, claro. Vai ver não resfriaram o grão o suficiente após a torra e ele passou do ponto pois continuou "torrando" até esfriar de vez.

Sugiro que poste fotos dos grãos, se possível com algum outro grão (outra marca, outra torra) ao lado, já que as fotos as vezes enganam um pouco.

 

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que oleosidade pode depender, também, de característica do grão. Esta semana estou provando o tal do "africano de Camocim": ML do Henrique, variedade Catucaí Açu Vermelho, torra de 12/04 da Silvia Magalhães. Um café excelente, bem exótico (notas de mel de lichia e garapa), doce e frutado. A torra é recente, está média, bem homogênea (tanto por fora quanto por dentro), não tem aparencia oleosa por fora, mas móido mostrou-se bem oleoso (vai ver é tb característica do grão), a ponto de eu ter dificuldade de passá-lo nas minhas peneiras granulométricas (mesmo na mais grossa de 1.000 micra) sem ajuda de um aparelho agitador. De fato, após deixar o café pronto descansando na jarra, ele forma uma camada bem ampla que ocupa quase toda a jarra (maior do que tenho visto) de óleo na superfície, mas em compensação é um óleo bem fino e quase transparente (ultimamente, em outros cafés que preparei, o óleo é mais espesso e mais branco).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil usar esta escala fotográfica (ainda mais no computador com luz ambiente artificial puxando pra fria) para comparar, embora sirva para dar alguma noção do padrão de torra. Vou ver se no Jamboree Sampa, ou em algum lugar (talvez pedindo na ABIC), eu consigo esta escala original que deve ter as cores bem "calibradas" com as cores reais. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra descontrair...

"Alguém já viu isso? Tem ideia do motivo? Sabe se compromete a qualidade do café?"

Já vi sim, é comum em algumas regiões mundo afora. O motivo é o mestre torrador do sul da Itália. :D  Mas se eu falar que compromete a qualidade, nunca mais posso ir ao sul da Itália.  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...