Ir para conteúdo

Café com gosto de cinza: o problema sou eu ou a torra?


Curioso

Postagens recomendadas

Gente, queria saber se vocês me iluminam.

 

Comprei um café na sexta-feira, com torra do dia 13. No mesmo dia fiz na Hario V60 e estava maravilhoso, realmente correspondia às notas anunciadas na embalagem: achocolatado com finalização cítrica. Eu adorei, porque era um café mais "sério" sem ser pesado – não conhecia nada assim antes. Acontece que hoje fui fazer de novo e logo ao pesar os grãos senti um cheiro forte de queimado. Não dei muita bola e continuei o processo.

 

Na xícara, o café agora estava basicamente com gosto de cinza. Até meu colega menos crítico achou isso. Foi então que decidi olhar com mais cuidado para os grãos e reparei que tinha uma diferença muito grande na coloração de um para o outro, o que me fez pensar que talvez houvesse algum problema de consistência na torra. Tirei uma foto para vocês darem uma olhada.

 

Mais tarde fiz de novo o café e tentei selecionar os grãos usados, descartando os mais escuros. Ficou com menos gosto de cinza, mas ainda assim muito diferente do que havíamos tomado na sexta-feira. Se eu tivesse tomado sem tomar a data da torra, apostaria que o café era bem velho. Quase não dá para perceber as características do café, e a acidez que havíamos adorado desapareceu.

 

Sempre controlo o peso e a temperatura, mas não descarto que a falha seja minha. Alguém tem alguma luz?!

(Omiti o nome do café deliberamente porque não queria criar um post negativo sem nem saber se o problema sou eu ou o café)

post-5697-0-29991700-1461015834_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde vc tem guardado o café? Controlando o peso, BR e temperatura realmente já da pra descartar varias variaveis. Ou o lugar que vc esta guardando esta errado (não creio) ou vc realmente "deu azar" e o pacote veio com uma torra ruim misturada :/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os grãos mais torradinhos podem, sim, ser responsáveis pela nota de cinzas, num café destes eu costumo catar esses mais queimados e também os mais claros. Mas não explica a diferença tão grande de sabor em apenas 4 dias. Depois de aberto o pacote, vc deve guardá-lo o mais que puder protegido de oxidação, para evitar um envelhecimento rápido, mas isso tb não explica ter "cinzado" tão rápido! Em extrações mais altas e mais concentradas a nota de cinzas pode realçar, mas se vc diz que manteve o mesmo padrão de preparação, então não sei mais o que dizer....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A foto, você tirou sem flash né? A torra não parece muito escura, quer dizer, pelos fatores que você mencionou eu esperaria uma torra bem mais escua que a da foto:

 

- cheiro forte de queimado (seria cheiro de fumaça ou borracha queimada)

 

- gosto de cinza (gosto de fumaça/cinza)

 

-diferença muito grande na coloração (pode sim indicar algum problema de consistência na torra).

 

Os grãos não estão escuros demais, nem oleosos, pelo menos pela foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas generosas respostas, pessoal!

 

@Heitor, tenho guardado dentro do pacote, que é aquele pardo com interior em papel metálico. Esse pacote eu guardo dentro de um pote hermético, que fica dentro do gabinete da copa, protegido da luz.

 

@mldanielsilva, a foto é sem flash mesmo. Realmente, agora estou pensando que já vi grãos bem mais escuros. Mas, de toda forma, os grãos não parecem estar com cor muito diferente pra você? (Fiquei pensando se esses grãos mais claros que eu vejo não seriam justamente os responsáveis pela tal ‘finalização cítrica’ – ou se é um defeito mesmo)

 

Eu até fico me questionando se não fiz algo de errado, ou se não é besteira minha, mas não consigo enxergar o quê e também confirmei com duas outras pessoas a diferença no aroma do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo se o café não estivesse bem armazenado após aberto, não explicaria essa mudança tão brusca na bebida. O que aconteceria seria uma deterioração, ele iria perder aos poucos as qualidades, ficando um café sem graça no final. E pelo que você diz, é comose fosse "outro café".

Não sou especialista em torra mas parece meio desigual a torra, sim.

Um jeito de saber se é algum problema com o café ou com seu método de preparo seria preparar de diferentes maneiras. Se em todas os "defeitos" continuarem, é porque provavelmente o problema está no café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única explicação que vislumbro, para uma deterioração tão rápida do café, seria ele estar congelado antes, depois que descongela perde em poucos dias as características sensoriais, mesmo em grãos.... ainda assim não explica o surgimento, tão acentuado, da nota de cinzas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café torrado dia 13 ainda não estava mostrando todo seu sabor,por isso pede-se um prazo de alguns dias pra provar alguns cafés. A medida que alguns poucos dias se passaram,o sabor se definiu revelando o sabor de cinza que vc mencionou. Esse sabor é característico de torras avançadas e não um erro de extração ou preparo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...