Ir para conteúdo

Decent Espresso, uma prosumer por menos de $1.000


Postagens recomendadas

Não sei, o cara quer fabricar uma máquina de U$1000 que dê os mesmos resultados que uma de U$7000 (da qual ele até certo ponto copiou o design).

Claro que a máquina de U$7000 poderia custar bem menos afinal quem compra está pagando pelas inovações, design e pela grife italiana.

Não sei se o tablet é apenas uma pirotecnia ou se é para simplificar a montagem, poupando botões de controles, placas etc.
Hoje em dia quase tudo é feito na China e com materiais que não são os ideais para cada peça, são apenas os mais baratos ou mais fáceis de produzir. No fundo a maioria das máquinas deixa a desejar por conta disso.
 
Qualquer máquina que fizessem com:
caldeira e grupo em bronze, válvula solenóide 3 vias, OPV, portafiltro 58mm, nada pressurizado, ficaria interessante. Se tiver PID então...
 
Mas como as coisas não são tão simples, temos caldeiras e grupos de inox "parede fina" ou até alumínio, portafiltros sem padrão, pressurizados, de 2 abas, de 3 abas, de diferentes tamanhos, filtros pressurizados...
 
Quem já usou uma máquina com grupo e portafiltro em bronze (pode até ser caldeira inox) sabe a diferença que dá, depois que aquece, não esfria MESMO. Era regra nas máquinas antigas, mas hoje já virou raridade nas máquinas mais baratas.
 
O projeto da maioria das máquinas domésticas atuais é muito semelhante, e quase todas pecam, acima de tudo, nos materiais.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda vez que aparece na web esses projetos maravilhosos e baratos eu lembro da ZPM , para nos que moramos no bananal resta esperar e ver se ela vai aparecer algum dia e se vai ser sucesso de vendas.

 

Posso estar errado (espero estar :) ) o sujeito aparece oferecendo o santo graal do espresso, bom , não muito bonito e barato , mas vai começar a vender , funil , tamper e copo ?

 

http://sprudge.com/kickstarters-infamous-zpm-espresso-machine-is-officially-cancelled-68674.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, se não me engano essa galera da Decent fazia parte da ZPM.

Eles só inventaram um nome novo e parecem estar levando um pouco

mais a sério o projeto.

 

O problema da ZPM é que era numa epoca em que o KS ainda tinha muita

gente sem experiencia tentando vender ideias sem ter noção do que

dava para fazer. Hoje o mercado mudou muito.

 

E até onde tenho acompanhado a Decent foi bem elogiada na ultima apresentação

num evento de café em Seattle.

 

http://baristamagazine.com/blog/decent-espresso-in-your-kitchen-for-less-than-1k-is-here/ (aki fala sobre ZPM)

 

Ainda acho que as pessoas deveriam focar em simplicidade. Muito melhor

ter botões fisicos do que controlar extração por telefone ou toque na tablet.

Além do que muito mais facil consertar se um botão fisico pifar. Imagina ter que

pedir essa tela da tablet nova. Nesse ponto eu achei o projeto um tiro no pé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc quanto a simplicidade, mas ser oriundo do ZPM não significa nada , para fazer um eletrodoméstico com custo baixo , ele obrigatoriamente terá que ter os componentes e montagem feitos na china ou qualquer outro lugar de custo baixo.

 

Nesse ponto acaba a mágica , e começa o inferno , imagina a dificuldade de conseguir fornecedores decentes na China , isso foi o que matou a ZPM , e mata a maioria desses projetos.

 

Esse é um problema tão grande que que as grandes empresas preferem montar unidades próprias na China.

 

O material da Gildaka é tão bom porque o Gil projeta , pena muito para arranjar um fornecedor confiável e ele mesmo monta , se fosse fazer isso na China , nenhum moedor sairia igual ao outro.

 

Entendo os elogios pois a máquina quando feita e montada por eles na oficina dos EUA , fica perfeita , o problema não é fazer um bom protótipo é fazer 5 ou 10 mil unidades com a mesma qualidade na China.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo. E principalmente para nós brasileiros essas coisas

feitas na china tendem a nos prejudicar ainda mais visto que

qualquer defeito que necessite de uma peça proprietaria vai ser

uma demora enorme na esperar + impostos até chegar por aqui.

 

Pelo que ja li da Decent vai ser tudo na china sim. Mas não sei

até que ponto eles vão controlar ou não a qualidade.

 

Ainda tenho esperança de que alguem aqui do forum resolva fazer

uma maquina de espresso simples e funcional totalmente nacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também, um projeto simples seria a máquina do Strietman , que ele copiou da Faema Velox dos anos 50.

 

http://strietman.net

 

http://www.home-barista.com/levers/faema-veloxtermo-wall-mount-espresso-machine-t18378.html

 

Mas mesmo isso vai dar trabalho , quem sabe o neto do Gil faz uma dessa. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, mas ele quer refazer o ciclo de carnot e refazer as leis da termodinâmica, ele quer uma máquina com temperatura perfeita.

Perfeição dá trabalho e custa caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Dear Backers,

 

We finally closed a deal with John Buckman of Decent Espresso, and sold him a license on all ZPM IP -- including the thermoblock technology and shot profiling software!

 

After many months of negotiation and legal wrangling with his lawyers, the final terms boiled down to the following: Decent Espresso gets the rights to ZPM technology in exchange for offering all machine pre-order customers a $200 voucher on the machine they build using the ZPM IP."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa , quem entrou na fria da ZPM pagou 200 para receber uma máquina que custaria 400 normalmente , agora vai pagar mais 800 numa máquina que custa 1000.

 

Continuo achando que o projeto não é o problema , com certeza ele funciona , o problema é a produção e a logística.

 

Vamos torcer , mas como todo velho eu sou cético. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não creio que precise ir longe... a estabilidade térmica da BDB é absurda. O preço não está tão longe e numa Black-Friday sai nessa faixa de 1k pra baixo. Se fizer com termobloco leve, de repente um só resolve tudo, nem precisa de dois. Acho bem viável conseguir fazer algo assim nessa faixa de preço e obter ótimas estabilidade e controle. Contudo, a máquina vai ter longevidade boa? A BDB não tem. Esse é que será o diferencial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas máquinas que fornecem um app ou tablet para controlar a máquina, não me convencem, esse não será o fator decisivo para eu comprar a máquina e essa opção eu quase nem chegarei a usar

Eu vou olhar uma máquina com um excelente projeto, peças, resultados e durabilidade. Isso se consegue independente de app ou tablet.

Esses dias apareceu uma breville DB (bes900xl) que é uma excelente máquina, infelizmente com durabilidade não tão confiável.

O outro extremo é a dallacorte mina, que tem um app, só que, antes de tudo, tem anos de experiência em fazer máquinas excelentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que ainda não tenha em nenhum lugar a especificação final

do equipamento. Mas você pode dar uma olhada no instagram que tem

algumas fotos e comentarios mais tecnicos

 

https://www.instagram.com/decentespresso/

 

tem essa coisa horrenda aqui tb q acho q não ajuda muito

http://decentespresso.com/img/decent_postcard_v3.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O app não é frescura, nesse caso é o coração da máquina. Não teria a opção de não usar... ;)

 

Olhando as fotos, lendo as declarações e fazendo suposições com pouquíssimo fundamento, entendo que eles "compartilharam" coisas de design com a Breville, por exemplo, que fez uma cabeça de grupo ativa na BDB pra ter um "ajuste final" de temperatura e manter a estabilidade. Dá pra ver o elemento aquecedor saindo de trás da montagem da cabeça de grupo. O termobloco leve e o tanque pré-aquecido a 40'C dão uma possibilidade muito boa de controlar a estabilidade quase que inteiramente por meio do PWM que chaveia o SSR do elemento aquecedor do termobloco. Ajustando o off-set numa curva de resposta por volume de fluxo, e incorporando a leitura de um medidor de fluxo na equação, dá pra controlar a temperatura. Usando um bom programa integrador/derivador, e controlando também a pressão da bomba com PWM, dá pra criar um perfil de pressão, aliado a um perfil de temperatura, ambos entrelaçados convolutamente, se desejado.

 

Brilhante. A repetibilidade deve ser aterradoramente boa num sistema desses. Se a moagem e o tamping forem bem feitos, o resultado deve mesmo ser excelente.

 

O problema cai no que já foi falado: produção em escala e qualidade final. Se pra manter o preço eles relaxarem na qualidade, vira uma Breville Dual Boiler: excelente resultado na xícara, tudo high-tech, com curta longevidade, um produto descartável. Venceu a garantia, 90% das pessoas vai jogar fora na próxima quebra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, isso tudo que vc falou pode ser incorporado num PID com arduino.

Na verdade, o integrador/derivador, são elementos do PID, no caso citado, seria um ID. O PID é uma junção de três controladores: proporcional (P), integral (I) e derivativo (D), originando o controlador PID.

Vc pode controlar a pressão, inclusive fazendo um pressure profile, a temperatura, conectar a máquina na internet e um monte de coisa através de um arduino,  colocando-o numa case e fixá-lo na máquina, como na ECM, por exemplo. Se preferir, poderá fazê-lo num PIC, que oferece um tamanho reduzido, mas com limitações quanto ao arduino, o qual pode ser adaptado de infinitas formas.

Acho um app mais uma firula mesmo, uma cereja do bolo, sem desmerecer o que ele pode oferer, já que isso tudo pode ser feito na própria máquina sem precisar ser "virtual".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, Vinie, concordo que dá pra fazer tudo de outro jeito. O que eu mencionei foi que no projeto deles, o tablet não é apenas interface, é o cérebro durante a extração. A tela dá retorno gráfico e dá pra mexer em tempo real no perfil, se o texto diz a verdade...

 

Inclusive, a solução do tablet com OS/APP dedicado não é diferente de usar, por exemplo, o arduino com um shield de display touch, ou fazer o trabalho hercúleo de projetar uma placa e programar uma PIC ou um ATMEGA com um programa que faça a função do PID, que converse com os sensores e que ofereça uma interface gráfica numa tela touch.

 

Achei a solução do tablet em cima esteticamente horrível, ficou muito "gambi", mas acho que a intenção é justamente travar com uma versão personalizada do Android que não permita instalar mais nada, pra evitar problemas. Se for isso mesmo que entendi, é uma solução brilhante pra uma empresa que pode comprar esses tablets "baratinho", no volume, e se poupar de todo desenvolvimento da eletrônica de processamento de dados e de interface física. Mas a estética ficou sofrível...

 

Se você coloca tudo numa PIC ou Atmel/ATMEGA (como a Breville fez), fica um porre atualizar a placa. Não tenho o loader deles e dependo de quem forneceu a placa ter atualizado a mesma. Estou uma versão atrás da atual e isso faz diferença. Nenhum funcionário de autorizada libera o firmware, muito menos o loader, que tem embutido o algoritmo de compressão do firmware. Montei o cabo com o MAX, fiz o "dump" da PIC pela placa, mas tá em modo protegido, não consigo ver o código.

 

Se fosse um Arduino, acha que eles deixariam aberto? não creio... viria travado e protegido tb. Se fosse um "tablet" embutido, com tela touch aparente, rodando Android, seria mais fácil acessar e (re)escrever um APP.

 

Pensando no usuário de uma "caixa fechada", ter um formato como o que eles bolaram faz muito sentido. A eletrônica interna é só um gerenciador de sensores e central de comunicação. A parte que "pensa" fica fora, isolada termicamente, fácil de atualizar. A idéia que achei "brilhante" foi a solução térmica, mas essa de usar um tablet não é ruim, no meu ponto de vista. Só que eu faria uma solução estética diferente, criaria um nicho na carcaça... como fizeram, parece um porta-retratos em cima de uma caixa. Não gostei... :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do Convolutamente Cabral  :lol: .

 

Eu acho que esses caras só fizeram ate agora a simulação em CAD , não tem uma foto , eles vão é vender tamper , pitcher e funil bem caros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol:

 

Essas coisas escapam... tava pensando em como eu juntaria as informações, que seria uma integral de convolução, e "aconteceu" :rolleyes:

 

Mas parece que tem protótipos. Se for tudo CGI, cáspite! <_< , o artista gráfico deles merece um prêmio. :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, cabral e concordo com vc em tudo.

Imagina se eles travarem numa versão do android e este ficar antigo e precisar atualizar? Será que vai ter possibilidade de conexão wifi ou bluetooh?

No inicio, toda ideia é perfeita, na prática, as vezes, não é bem assim.

Espero que eles consigam e dê certo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...