Ir para conteúdo

[ENCERRADA] 1ª Compra Coletiva de Café VERDE (Cru) de 2016 - MG/ES/BA


Igor

Postagens recomendadas

Olá colegas Home Roasters, chegou o momento da abertura oficial nossa Compra Coletiva, a primeira de 2016 e a última da safra 2015.
 
Temos bastante orgulho de dizer que finalmente conseguimos lançar uma Compra Coletiva perfeita! Teremos desta vez cafés de altíssima qualidade, previamente provados e em quantidades para atender todos.
 
Outro aspecto de grande relevância é que as embalagens serão substituídas por sacos Stand Up, com fechamento Zip Lock, próprios para café verde. Além disso, as caixas, que antes eram de produtos de mercado que buscávamos no comércio local, também serão substituídas por caixas mais resistentes e fabricadas sob medida.
 
Aliado a tudo isso, conseguimos trazer para vocês o trio perfeito dos cafés brasileiros. Teremos o que há de melhor no cenário do café especial: Minas Gerais, Bahia e Espirito Santo.
 
Na sequência trazemos o texto padrão das nossas Compras com a apresentação, riscos e prazos etc. Sugerimos fortemente que leiam tudo com atenção, em especial as seções de custos e riscos. O texto sofreu algumas alterações desde a última Compra. 
 
Caso você seja um membro experiente, com outras participações em Compras Coletivas e caso já esteja ciente dos cafés, preços e riscos, segue o formulário para preenchimento e oficialização dos pedidos: http://goo.gl/forms/hHpAMYnW1e

 

Respostas atualizadas: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1xxBQ_XMhaYF2gSOWxoCBEXycpX8HD4aJDGitXCNY5To/edit?usp=sharing
 
----
Índice: 
0- Introdução
            0.1 O que é a Compra Coletiva
            0.2 Custos Operacionais
            0.3 Riscos
 
1- A Compra Coletiva
            1.1 Como Participar
            1.2 Previsões e Prazos
 
2- Os Cafés
            2.1 MG/ Fazenda Mantissa - Lote BE16
            2.2 BA/ Sítio Boa Vista - Eufrásio - Lote 11
            2.3 ES/ Brejetuba 
 
3- Pagamento           
 
4- Envio
 
5- Agradecimentos
---- 
 
0- Introdução
            0.1- O que é a Compra Coletiva:
Comprar grãos crus de qualidade e em poucas quantidades é uma tarefa árdua e dispendiosa. Desta forma, a solução mais simples é a união. A Compra Coletiva é na realidade um esforço coletivo, onde nos unimos para comprar bons cafés verdes, em grandes quantidades e a preços mais acessíveis, tentando valorizar, quando possível, a negociação direta com o produtor e o Comércio Justo.
 
            0.2- Custos Operacionais
A Compra Coletiva não tem fins lucrativos, porém é evidente que há custos operacionais envolvidos. Citamos ligações interurbanas para negociar os cafés, custos com frete para enviar e receber amostras, embalagens, caixas, gasolina para transportar as encomendas até os Correios etc. É complicado precisar o quanto está sendo gasto em cada compra. Desta forma, nossa estratégia é fazer um acréscimo mínimo, somente o suficiente para cobrir nossos gastos.  Para esta Compra Coletiva será feito um acréscimo de R$ 3,00 por quilo para ajuda de custo.
 
            0.3- Riscos:
Há riscos envolvidos na compra e como não há ninguém lucrando com todo o processo, o risco é de responsabilidade de cada participante. Não é de responsabilidade do Clube do Café ou de qualquer organizador da Compra Coletiva restituir o valor pago caso a encomenda seja perdida, danificada ou sofra qualquer acidente fora das posses dos organizadores.  É claro que, acreditando na união que temos aqui no Clube, temos certeza que haveria um esforço coletivo para ajudar ao máximo, dentro do possível, a pessoa que, por ventura, seja lesada.
 
1- A Compra Coletiva
            1.1 Como Participar:
Se você está de acordo com os riscos envolvidos e com o valor a ser acrescentado em cada quilo, então basta preencher o formulário a seguir com os dados que lhe serão requisitados. Caso não esteja familiarizado com a Compra Coletiva, peço que leia tudo até final antes de preencher. O prazo limite para preenchimento do formulário é até dia 15/05 às 23:55 (Horário de Brasília). Após a data limite o formulário será fechado e nenhum outro pedido será considerado sem ser analisado pelos organizadores.
 
Formulário: http://goo.gl/forms/hHpAMYnW1e
 
Respostas: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1xxBQ_XMhaYF2gSOWxoCBEXycpX8HD4aJDGitXCNY5To/edit?usp=sharing
 
             1.2 Previsões e Prazos:
Os cafés deverão chegar em Belo Horizonte até o dia 27/05 e somente então os pedidos serão separados e remetidos. A previsão inicial é que todos os cafés tenham sido remetidos até o dia 10/06.
 
2- Os Cafés
            2.1 MG/ Faz. Mantissa:
Este é um grande conhecido do Clube do Café. Na última compra fomos presentados com o 5º colocado do Cup of Excellence e desta vez eles separaram para a gente outro bom café. Mesmo que não se encontre no mesmo nível do anterior, este café ainda se destaca e é nítido o terroir da região. Quem conhece os cafés da fazenda vai reconhecer imediatamente que se trata de um similar. É um natural, que segundo os próprios avaliadores da fazenda, bebeu 86,7pts. Os organizadores da Compra Coletiva provaram do café e a escolha dele foi unanime. Em uma das torras foi possível identificar notas de frutas amarelas e finalização para Maracujá. Não é um café difícil de torrar e dificilmente uma torra dele ficará ruim. Altamente recomendado para iniciantes na arte da torra doméstica. Segue Resumo:
 


Fazenda Mantissa - Lote BE136

Poços de Caldas/MG

Montanhas do Sul de Minas

Altitude: 1.260m

Variedades: Catuaí Amarelo

Processo: Natural

Valor da Saca: R$ 1800 + 145,49 frete

Quantidade disponível: 90kg

 

Valor Final por Quilo: R$ 31,60 + 3,00 = R$ 34,60

 

            2.2 BA/ Sítio Boa Vista – Eufrásio
Este produtor é novo nas compras, mas não novo no Clube, alguns membros já devem ter tido oportunidade de provar dos cafés dele pela W&S. Provamos dois lotes e um foi selecionado. É um café lavado, fermentado em tanque por 24hrs. O aroma desse café após torrado é inebriante. Além disso, apresenta um perfil sensorial bem complexo e balanceado. É um café um pouco complicado de torrar, não recomendado para iniciantes.
 


Sítio Boa Vista - Eufrásio - Lote 11

Barra do Choça/BA

Planalto da Conquista

Altitude: 980m

Variedades: Catuaí Amarelo

Processo: Lavado 24hrs

Colheita: Outubro 2015

Valor da Saca: R$ 1900 + ICMS +195 frete

Quantidade disponível: 90kg

 

Valor Final por Quilo: R$ 39,20 + 3,00 = 42,20

 

2.3 ES/ Brejetuba:
Outro café novo no clube. A ideia era pra ser um café com um bom custo benefício. Acontece que, apesar do preço mais baixo, ele está praticamente no mesmo nível dos outros dois. É um café que vem de uma parceria dos organizadores com um Coffee Hunter daqui de BH, o mesmo que buscou o Fazenda Boa Sorte na última compra. Um café para aventureiros, pois possui um perfil sensorial complexo: frutado, com uma doçura intensa, acidez incomparável e corpo alto. Só tem uma coisa que falta nesse café... e essa coisa chama humildade (não confunda com umidade)!!! Nele é tudo intenso. Beber esse café é fazer parte de uma experiência sensorial extraordinária. Não é um café que indicamos para os mais conservadores ou para os que fazem caretas quando tomam um café ácido. Segue resumo:
 


Fazenda Santa Clara - Brejetuba/ES
Produtor: Edmar Zuccon
Altitude: 1050m
Processo: Lavado
Variedade: Catuaí Amarelo
Valor da Saca: R$ 1500 já com frete incluso
Quantidade disponível 90kg

 

Valor Final por Quilo: R$ 25 + 3,00 = 28,00

 

3- Pagamento
Após a data limite para preenchimento do formulário, a organização entrará em contato com cada praticante passando os dados bancários para transferência, assim como o valor completo: Café + Frete. O pagamento é à vista e mediante a uma transferência bancária para uma conta no Banco do Brasil ou via PayPal. Assim que a transferência for confirmada, será colocado um OK na planilha avisando que o pagamento foi confirmado.
 
4- Envio
O envio será feito logo após a confirmação do pagamento e dentro dos prazos estabelecidos em 1.2. Uma possibilidade que utilizamos para driblar os altos custos do transporte é o Envio Coletivo. Ao invés de fazer remessas individuais para várias pessoas da mesma cidade, os membros regionais se organizam para que o envio seja feito para um representante local e essa pessoa fica encarregada de distribuir localmente os cafés. Caso opte por essa opção, você deverá de marca-la no preenchimento da planilha.
 
5- Agradecimentos
Um grandíssimo obrigado 
 
aos colegas e membros que estão sempre nos apoiando com sugestões e críticas para melhorar cada vez mais nossas Compras Coletivas. Em especial, ao Luís daqui BH, ao Rafa Rocks e o pessoal de Goiânia, e ao grande Mestre Torres.
 
ao Vinícius, filho do Eufrásio, com quem negociamos a saca;
 
ao amigo Renato barista daqui de BH que nos apresentou mais um café e que está nos ajudando na intermediação da negociação;
 
à Guiga, representante de vendas da Faz. Mantissa, que, mais uma vez, foi tão solicita com relação aos nossos pedidos. Guiga, você é nota mil!!
 
 

Cordialmente, 
Equipe Compra Coletiva

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedindo 2kg de cada poderia ser em viado em embalagens de 1kg? Pois metade ficaria com meu irmão e aproveitaríamos o frete. E desde já agradecido pelo empenho como sempre :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, primeiramente muito obrigado novamente pelo seu empenho.

Preenchi o formulário, mas meu pedido não aparece na planilha. É você que transfere o pedido para lá?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Igor preenchi lá também. Parabens mais uma vez pela organização e empenho, cada vez mais profissional a parada

 

Desta vez não pedi o envio coletivo pois por mais de uma vez deixei meses o café com o Ze Cal, talvez seja melhor pedir direto pra mim.

 

Outra parada é que havendo sobra de café posso aumentar minhas quantidades, mas por enquanto fica assim mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sohlar um dos objetivos da Compra Coletiva, entre vários, é a difusão da cultura da torra doméstica. Fico feliz em saber que você está iniciando nessa arte com os cafés da Compra Coletiva. 

 

@Victor estou inserindo manualmente. Assim, eu evito que o CEP e o endereço de e-mail de vocês fiquem disponíveis na rede. Na última planilha eu ocultava as colunas referentes a esses dados, entretanto notei que qualquer um poderia fazer o download da planilha, abri-la em seu computador e assim acessar os dados que estavam ocultos. 

 

@Ruben, como sempre, valeu!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Igor.

Parabéns pela organização e empenho.

Preenchi o formulário e optei por envio compartilhado, pois me disponho, como em compra anterior, a fazer a redistribuição para companheiros do Rio.

Entretanto, não havendo outros interessados, peço que alteres para o envio individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, sou do RJ e tenho interesse no envio compartilhado (já preenchi o formulário). Nesse caso, devo combinar com você a retirada?

 

E parabéns aos envolvidos na compra coletiva. É chover no molhado dizer isso, mas é uma ótima iniciativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Jefferson, eu também vou participar do envio coletivo do Rio.

Eu moro razoavelmente perto da casa do Alexandre, portanto por mim se for para o endereço dele, está de bom tamanho. Pode ser para o meu também. Moro no Humaitá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2/3 das sacas já foram reservados! Parabéns Igor!!!!

 

Se alguém de POA/rs e região se interessar pelo envio coletivo, eu me prontificaria em receber.

 

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se todos do Rio estiverem de acordo eu envio o café para o Alexandre Velloso e vocês ficam encarregados de buscar com ele.

 

O Brejetuba entrou na reserva! :o

 

Não tô acreditando, em aproximadamente 12 horas já temos 261kg em pedidos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Registrado.

 

Todos já mencionaram, mas não custa repassar: muito obrigado Igor e equipe pelo empenho e prestatividade na busca, negociação e distribuição dos cafés, estão de parabéns mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico, hein?

 

Igor arrasando na organização e o pessoal do CdC muito rápido no gatilho.  :ph34r:  Nesse momento, fora a possibilidade de a planilha não estar atualizada, já foram os 3 lotes quase inteiros, só tem 9KG juntando os que ainda estão disponíveis :o

 

Por fim, não vai dar nem pra fazer envio coletivo em Sampa, somos apenas 3 paulistanos nessa compra e 1 de nós não quis o frete "conjugado"... Que coisa... :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo celular não consigo preencher =(

 

No fim vou ficar com 1 de cada... alguém de SP vai participar do envio coletivo?

 

PS: Igor, top, como sempre '

Alguém preenche pra mim antes que eu fique sem!??? Kkkk

4, Cabral!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os pedidos já superaram os 90kgs de cada café. Caso no final chegue perto de 120kg por café ainda existe a possibilidade de buscar duas sacas ao invés de 90kg. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

Bizarro, fui olhar se já tinham lançado o pedido da Marcia, pra ver se ainda precisaria preencher por ela, e vi a linha do pedido dela sendo preenchida em tempo real! :ph34r:

 

O lado "chato" é que o pedido inteiro da Marcia ficou na reserva :unsure: . Por outro lado, há chances de chegar nos 120Kg! ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uia! Mas já! ? Hehehe

 

Se rolar depois 1 quilinho do Brejetuba tá bom.

Realmente o povo se superou! E quem é o doido com com 20 kg de café ???? Kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...