Ir para conteúdo

Qual seu consumo de café torrado?


Carneiro

Qual seu consumo de café torrado?  

44 votos

  1. 1. Qual seu consumo de café torrado semanal em gramas, aproximadamente?

    • 100g
      10
    • 250g
      26
    • 500g
      6
    • 750g
      1
    • 1000g
      1
    • 1500g
      0


Postagens recomendadas

Pode parecer com essa enquente:

 

Quanto café você toma por dia

 

Mas a pergunta é diferente... Quanto de café torrado você consome? Aqui acabamos por incluir um pouco do desperdício, testes, café para visita etc.

 

Eu acho que acabo por usar, em média, 250g por semana. Não tomo tudo, é claro, mas vez ou outra uso menos, ou até mais quando realizo testes etc.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio

 

Levo para casa, sempre às 6ª feiras, 400 gramas de grãos torrados na 3ª feira imediatamente anterior. Assim tenho sempre café com no máximo 10 dias desde a torrefação.

O uso é quase 100% em coados em diversos métodos, pois os espressos estão cada vez mais raros em casa, reduzidos para, quando muito, uma sessão por semana. Durante o dia são 4 ou 5 espressos simples de 20 a 25 ml. Fora os testes de moinhos, máquinas, grãos, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em média 250gr para mim e minha mulher. Diria que 60% latte e cappu, 20% espressos e ristretos , 15% AP e 5% coados.

No momento - devido a estar experimentando as particularidades da Strega e dos 5 cafés torrados que, apesar de terem sido planejados escalonados, acabaram chegando todos juntos - bem mais do que isso, talvez 400 - 500gr.

Mas é demais, começa a cansar um pouco, tudo e até eu, acaba ficando com cheiro de café ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá em casa, nós tomamos em torno de 250g por semana, divididos entre expressos e coados. Mas, no último mês, o consumo aumentou um pouco mais (em torno de 350g por semana) porque estou provando cafés novos, comprados no lucca cafés especiais (fazenda califórnia, estância Tijuco Preto, Delarisse Original Volcanic Coffe, e o blend single origem da região de Minas Gerais). Nesse mês, estou querendo trazer o edição limitada da Fazenda Senhor do Bonfim e o edição limitada Sítio Grota Funda. Não sei se o primeiro ficará bom na máquina de expresso, uma vez que o torrador informou, no site, que a curva de torra contemplou temperaturas próximas, não muito tempo de ciclo, para manter a acidez viva com a totalidade do corpo a a doçura intensa deste grande café, sendo melhor indicado para coador e cafeteira italiana. Alguém já tomou dele extraído em máquina de expresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, fui lá procurar! "A curva de torra contempla temperaturas próximas, não muito tempo de ciclo, para menter a acidez viva com a totalidade do corpo a a doçura intensa deste grande café."

 

O que são "temperaturas próximas"? Não muito tempo de ciclo entendo que foi uma torra rápida... Temperaturas próximas seria a temperatura final não ser tão maior que quando iniciou o primeiro estalo?

 

De qualquer maneira, em geral, torras para café coado, ainda mais num café complexo e que deve ter acidez maior que o normal (no Brasil), costumam seguir essa linha de não subir muito a temperatura e ser mais rápida (principalmente a finalização, quando as temperaturas mais altas do forno diminuem a acidez). Nem sempre é fácil acertar um expresso com uma torra dessas. Mas, é possível tentar doses menores, com moagem fina, e razão mais próxima de 100%.

 

Eu lembro de ter tomado uma torra do Grota Funda deles e tava até queimado! Fiquei decepcionado, afinal era um 1° COE , mas foi logo quando compraram o café, nem sei se já estavam vendendo. De repente melhoraram. Não posso dizer nada do Lucca pois não conheço além desse que provei...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha muitos anos no Shopping Curitiba, vi uma lojinha do Luca, comprei duas xícaras e uma lata para café, que depois encontrei por $1.99 cada na lojinha da esquina.

O funcionário / barista tanto contou sobre as excelências do seu cafe que pedi um espresso, não deu para tomar.

Isto foi há muitos anos, mas não sou de dar segundas oportunidades a quem no me respeita.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A qualidade da torra deles deve ter melhorado. O café da fazenda Califórnia que comprei em grãos deles estava com torra bem homogênea, de media para clara. Café cítrico, bebida mole, um pouco adocicada. Gostei bastante. Já o late haverst da fazenda tijuco preto, estava com torra mais escura, também homogênea. Não vi grãos queimados. Café mais encorpado. Deu para perceber notas de caramelo. Às vezes, o Batista que tirou o cafe na loja não era bom. Pôs pressão demais na hora de compactar e sobrestraiu. O single origem de minas, não gostei, embora não tenha notado nada errado na torra, também homogênea, mas, de media para escura. Talvez seja o caso de dar mais uma chance. Gostaria de saber as impressões de vcs também.

 

Abraços,

 

GUILHERME.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 1 year later...

Agora que o Guilherme TorrAs resgatou o tópico, talvez tenha mais movimento sim! :P

 

Eu não sei o quanto consumo de café torrado no mês... Depende muito de onde estou trabalhando (home office, cliente com cafeteria boa perto ou não), e isso tem variado bastante. Basicamente, meu consumo é de 27g/dia, sendo 12g na AP e 15g no espresso. Daria 810g/mês, mas acabo consumindo menos que isso, em média. Devo consumir uns 500g/mês. Eu acabo me esforçando para consumir mais e para poder experimentar diferentes cafés. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Salve Márcio

 

Levo para casa, sempre às 6ª feiras, 400 gramas de grãos torrados na 3ª feira imediatamente anterior. Assim tenho sempre café com no máximo 10 dias desde a torrefação.

O uso é quase 100% em coados em diversos métodos, pois os espressos estão cada vez mais raros em casa, reduzidos para, quando muito, uma sessão por semana. Durante o dia são 4 ou 5 espressos simples de 20 a 25 ml. Fora os testes de moinhos, máquinas, grãos, etc..

 

 

Algum motivo pra tomar poucos espressos mesmo com a qualidade das maquinas que vc possui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algum motivo pra tomar poucos espressos mesmo com a qualidade das maquinas que vc possui?

 

Salve Mericlis.

 

A mensagem é de 2012. Naquele tempo eu trabalhava nas cafeterias diariamente.Os espressos acabavam sendo bebidos só durante o horário do trabalho.

 

Atualmente continuo bebendo poucos espressos, quando comparado com coados, que são meus preferidos.

Ainda assim, bebo uns 2 ou 3 por dia. E diariamente provo, apenas provo, muitos outros feitos em testes de regulagem de máquinas e moinhos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha colocado 500g/semanal, nunca na verdade prestei atenção, mas abri uma latinha da Illy de 250g e deu para 3 dias fora o nespresso que tomo aqui no trabalho, se for analisar o custo café mensal pra mim fica elevado, acho que irei trocar de hobby por cervejas que pelo menos não precisa de equipamentos caros para degustação rsss

Meus métodos preferidos são: espresso, coado e AP, nessa ordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consumo cerca de 250gr por quinzena, quando tenho visitas o consumo é de aproximadamente 250gr por semana, mas café de 1a linha só sirvo para quem realmente sabe saborear um bom café. Meu sogro por exemplo toma café de 2 dias atrás e de qualquer marca, é só requentar, mandar pra dentro e depois acender o malditão (cigarro). :rolleyes:  Para ele eu sirvo o mais simples.  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de servir sempre o que tenho de melhor para ver se impacta ou influencia alguém a gostar do café, mas infelizmente a grande maioria acha forte, muitos largam café na xícara, dá uma dó danada, o melhor mesmo para servir a visitas é o coado na razão de 7 a 10%, mas quem disse que eles querem? ora que chegam em casa e vê aquela maquina reluzente só quer saber do espresso, mas pouquíssimas pessoas estão preparadas para gostar do espresso logo de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...