Ir para conteúdo

Torrefação de cafés especiais com preços acessíveis?


kyo

Postagens recomendadas

Olá Juliana,

Visitei o site da sua torrefação agora e a foto do grão oleoso (Sítio Barra Grande) me assustou um pouquinho. A torra é tão escura mesmo? Para mim, muitas vezes o problema inicial é que não conheço a torrefação e não quero arriscar comprar uns x pacotes (frete mais razoável) e desisto. Na Alemanha muitas torrefações oferecem um kit boas vindas, tipo 3 cafes diferentes com preço reduzido (só na primeira compra) para conhecer o estilo de torra e ver se agrada.

Abçs

Burny

Olá Burny,

 

Obrigada pelo comentário. Aquela foto era genérica, apenas tinha sido colocada pelo designer do site na época ainda não tínhamos fotos oficiais - aquele foi nosso primeiro café colocado à venda. Acabei de remover, pra não gerar confusão. rs 

 

Mas acho interessante ver o questionamento gerado pela foto. Às vezes também recebo perguntas do tipo "sua torra é clara? média? escura?". Acredito que qualquer resposta dada não vai dizer o suficiente, afinal coloração de torra não consegue dizer muito a respeito das características sensoriais de cada grão. Tem cafés nossos que atingem seu ápice em um tom mais claro, tem outros que não. Ou seja, é difícil generalizar. Mas claro, sou avessa às ideias de torra "italiana", de carbonizar o café etc.

 

Enfim, pra deixar claro: a nossa torra não é escura como era a daquela foto, não. :D

 

Ah, e logo que lançamos, fizemos um kit com 3 cafés diferentes nossos pelo preço de 2. Realmente, esgotou em uma semana, houve uma grande procura. Vou pensar em algo parecido e anuncio no site em breve.

 

Bom feriado pra vocês.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Juliana, também visitei o site e sempre acho interessante o surgimento de novos pontos de torra e venda, pois facilita o acesso a novas fazendas e grãos.

 

Como sugestão, acrescentaria nos textos sobre os cafés à venda o nome do produtor, o ano da colheita, o processo de beneficiamento e o tipo de secagem, o tamanho da peneira utilizada na separação dos grãos, as principais características sensoriais do café, o tipo de torra e a pontuação do café pela classificação da SCAA.

 

Como são poucos os produtos à venda, além de não dá muito trabalho, ajuda na especificação e compreensão do produto que está sendo vendido. Concordo que cada café pede uma torra que melhor exalte suas qualidades, no entanto, algumas características sensoriais como acidez, equilíbrio e doçura tendem a aparecer mais em função de tipo específico de torra adotada (clara, média ou escura) e suas variações.

 

Achei bastante interessante o kit 3 por 2, pois não gosto de pacotes excessivamente pequenos que não dê tempo de conhecer exaustivamente o café e, neste caso, 250 gramas de cada café seria o ideal, mas outros padrões também são apreciáveis. Este tipo de incentivo poderia ocorrer permanentemente para aquele que for efetuar a primeira compra, obviamente, desde que não seja muito desfavorável ao vendedor.

 

Por fim, concordo que um dos principais entraves à expansão do mercado de cafés especiais, mas não o único, tem sido os custos de transporte, pois desequilibra desfavoravelmente os preços finais para o consumidor.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Murilo, 

 

 

Dentre as fotos de cada produto, tem uma foto da etiqueta que vai em cada pacotinho - com os detalhes de cada café (nome do produtor, altitude, processo, etc). :)

Sim, vamos pensar em fazer mais ações como a do "3 por 2" pra incentivar a venda dos cafés pela internet. Obrigada pelo comentário!

 

Abraço e bom feriado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade Juliana, não tinha visto, mas, caso seja possível, é importante acrescentar as outras informações sugeridas, pois facilita a escolha e a compreensão sobre o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Bruno,

 

Quanto à data de torra - torramos toda semana - na verdade em 80% dos casos nós torramos sob demanda, ou seja, esperamos os pedidos entrar pra torrar. E a data de torra do café vem na embalagem, logicamente.

 

 Oi de novo Murilo, :)

Quanto às outras informações, etc - por feedback de consumidores "comuns", ou seja, não tão entendidos como vocês aqui deste Forum, removemos informações que possam geral confusão e estranhamento. Muita gente manda email perguntando o que é moagem pra espresso, o que é cafeteira italiana, enfim, aparecem as mais variadas perguntas, que pra gente pode ser comum mas eles nunca ouviram falar.

Estamos começando a fazer um trabalho de formiguinha por meio de posts de blog e uma newsletter, pra tentar disseminar conhecimento. Mas por ora, é um trabalho de formiguinha, e a nossa ideia é justamente abranger a maior gama de clientes possível e trazê-los pro mundo dos cafés especiais. Então optamos por retirar informações que possam gerar mais questionamentos, ou até assustar o cliente. Num futuro próximo, o que a gente espera é que a grande maioria dos nossos clientes já compreenda tais termos e aí sim podemos ser mais densos em nossos descritivos.

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Cheguei atrasado no tópico de novo :P

A nossa torrefação tem exatamente esse objetivo. Levar café especial para a mesa dos brasileiros por um preço que permita as pessoas tomarem café especial no dia a dia e não eventualmente. Para fazer isso, tentamos reduzir custos com quaisquer coisas que não tragam resultado direto na xícara. Nosso custo de operação é absurdamente baixo o que nos permite comercializar nosso café normal (que é um café especial de 84 pontos) por R$18,00 o pacote de 250g.

Ou seja, pela nossa experiência isso é possível. Que massa conhecer esse teu projeto (não sabia dele).

 

Precisando de qualquer coisa da um toque!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos. Para o Brasil de hoje, é um fato concreto de que existe uma gama muito grande de consumidores ávidos por consumir um café " diferente" do que se consumiu por uma vida toda até então.

 

Digo isso por experiência própria. Vou contar uma histórinha rápida: A algum tempo ( uns 3 anos) lá na empresa que trabalho, algumas pessoas vieram me perguntar o porque eu levava todos os dias a minha garrafa de café e não tomava o que já tinham a vontade na empresa. Eu só respondi que não era por nada especial, que o café de lá me dava queimação e que por vir de uma família produtora eu mesmo torrava e trazia para SP para o meu consumo. Foi só dizer isso que começaram a pedir para experimentar e a cada prova ficavam " doidos" dizendo coisas como " cara me vende um pouco desse café " cara quando você vai pra lá? Traz pra mim " cara te dou o dinheiro antecipado " entre outras.

 

Enfim como amo torrar café no meu bolinha desde pequeno e já fazia isso todos os feriados para mim, me comprometi e na primeira vez para " vender" entre aspas porque vendi 1 kg por 20,00 só para ajudar viagem mesmo. E então trouxe 10 kgs já encomendados, o resultado é incrível, pessoas elogiando e contando que deram para outras pessoas, que fizeram junto com o do mercado, que é um café caipira puro de verdade entre outras coisas magníficas de se ouvir! :) Hoje eu cheguei a um número de 30 kgs. ( porque essa é a quantidade que consigo selecionar em um dia, torrar no outro ( 10 horas em meia) e moer no outro antes de voltar para SP) E estes 30 kgs não é suficiente, hoje quem atendo em uma viagem não consigo atender na outra por ter fila de espera mesmo vendendo um pouco mais caro que os 20,00 iniciais mas ainda perto do preço dos do mercado.

 

Então amigos, isso é sem sair do escritório da empresa que trabalho, sem anúncio e etc. Então em resumo pela minha visão, tem um mercado GIGANTE aí fora, ancioso por bom café e por bons preços. Porem vejo também que não necessariamente esse grande público quer saber a pontuação, a peneira, o processo de natural, se descascado e etc. Talvez informações como origem pese mais para eles. O que eles mais querem e muitas vezes NÃO SABEM QUE QUEREM é tomar um café que dê um choque de realidade em comparação aos cafés que tomaram a vida toda.

 

Por tanto, se conseguirem abrir uma torrefação com cafés honestos, preços não tão longe dos supermercados e o mais importante, informar as pessoas que está opção a partir de então " existe" certamente a resposta positiva será grande e o " boca a boca" poderosíssimo!!

 

Espero ter colaborado um pouquinho com os amigos.

 

Abraços e bons cafés!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas aí é que está, o valor que você vende entre 20 e 30 reais é um ótimo preço, a maioria pode ter acesso, se for falar em preço justo para café especial em minha opinião deveria ser no máximo a 60 reais o kg, já que é produzido aqui, mas o que ando vendo é empresas vendendo a 60 reais o pacotinho de 250g, que no meu caso dá apenas 12 espressos. E sim é possível vender cafés de 80 a 90 pts por um valor menor, vide o do Zardo que tem cafés muito bons a preços excelentes, há cafés regulares como o Kaldi a 45 o kg,  o Orfeu a 50 o kg todos já torrados, o que pesa é quando o produtor se classifica em algum concurso e pega alguma fama ele quer jogar o café dele lá nas alturas. Mas cada um é cada um, eu prefiro comprar cafés importados com preços mais justos e com pontuação melhor do que pagar 240 reais no kg de um café nacional, abri exceção no Jacu Bird pela exoticidade e vontade de experimentar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Rogério, você está coberto de razão. A grande questão hoje para empreender no ramo de cafés especiais visando o grande público que é certo de se conquistar mas até então " não existe " é o preço. 

 

Você introduzir um novo consumidor na bebida com preços de padrão " Coffe lab, isto é café, " só para ficar em 2 exemplos, não funciona. Isso afasta este consumidor que está acostumado a pagar no MÁXIMO 15,00 0 MEIO kg.

 

Eu tenho um preço muito bom mas não sou muito " modelo " para preço visto que não faço uma venda profissional, faço uma venda de ocasião sem atravessador algum. Pego o café lá na bica, seleciono torro moo e entregue ( claro que pago lá no sitio, não sai de graça pra mim ) mas então fica bem mais barato que ter todos os encargos de uma empresa.

 

Para efeito de sabermos o que é possível conseguir com preço, hoje lá no sitio, eles entregam café para a cooxupé já em peneiras grandes ( 16 acima ) entre 600 e 700 o saco, logo se o empreendedor chagar nos sítios antes de eles entregarem os cafés para outros, terão plena capacidade de conseguir bons cafés a ótimos preços, e longe de ter de ir atrás de vencedores de concursos.

 

Outra coisa, para conseguir atender a este grande público na minha visão e já disse acima; não vejo a necessidade de só se trabalhar com 80-84 pontos em diante, vejo sim a necessidade de trabalhar um café PURO, sem DEFEITOS, com TORRA FRESCA e moído na hora ou o mais perto do consumo possível. Acredito tanto nessa ideia que se tivesse capital montaria ( montarei num futuro )uma torrefação com cafeteria aqui em SP de olhos fechados!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, me alinhando com Rogério e Allex e indo um pouco na contra-mão da onda geral que defende a valorização do produtor, o que não discordo, mas vejo um certo exagero nisso tudo.

 

O bom negócio é aquele que é bom para todos e não só para alguns. Vejo nesse lance de cafés especiais algum oportunismo também. Muitas vezes compramos direto do produtor ou tendo como intermediário apenas a torrefadora e mesmo assim os preços praticados continuam bem próximos ou algumas vezes até superiores aqueles praticados nos pontos finais de venda (supermercados que trabalham com grãos especiais e algumas cafeterias).

 

Os cafés do Mário Zardo, o Orfeu, o Arte Café e o Unique são bons exemplos de cafés vendidos a preços razoáveis (até R$ 60,00 o quilo). Hoje tem cafés especiais vendidos a preços que variam de R$ 120,00 a R$ 180,00 o quilo ou até mais, torrado e ainda sem o frete incluso, sob a alegação de que são terroirs (cafés de origem) ou microlotes que, muitas vezes, sequer agregam algum diferencial em relação àqueles com preços mais em conta.

 

Aqui em Pernambuco, na cidade de Taquaritinga do Norte, estão sendo produzidos bons cafés orgânicos sombreados de qualidade, a exemplo do Yaguara que já é conhecido por alguns aqui do fórum, mas nem a proximidade geográfica contribui para a redução do preço final para o consumidor (variando de R$ 88,00 a R$ 100,00 o quilo).

 

Experimentei há pouco mais de um ano um café da mesma região chamado Recanto da Ingazeira, 100% arábica e sombreado, que até hoje é disparado o café mais vistoso e que mais produz crema entre todos que conheci, custou R$ 50,00 o quilo, porém a qualidade da torra ainda tinha muito que melhorar e tive oportunidade de dizer isto ao produtor.

 

Há poucos meses ganhei de presente da esposa de um amigo aqui do fórum um pacote de meio quilo do mesmo café, que custou cerca de R$ 30,00, ou R$ 60,00 o quilo, e constatei o quanto tinha evoluído tanto na torra quanto no sabor. No entanto, ao visitar uma nova cafeteria próxima aqui de casa me deparei com um café chamado Triunfo que tomei no V60 e achei-o muito agradável. Curioso em saber sua origem, qual a minha surpresa, era do mesmo sítio Recanto da Ingazeira, torrado por outro profissional aqui de Recife e cujo pacote estava sendo comercializado por R$ 25,00 o de 250g ou, ainda, R$ 100,00 o quilo (quase o dobro do preço sem nenhum avanço aparente de custos). Isso só demonstra como muita gente tem se aproveitado da onda de cafés especiais nas grandes cidades do país e cobrado o que quer pelo produto, sem maiores preocupações em aumentar os ganhos pelo aumento no volume de vendas ou a aderência de novos consumidores da bebida.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Murilo. E acrescento:

 

Se tiver gente disponível a ir atrás direto nos sítios ( não necessariamente fazendas ) dá para comprar bons cafés bebida mole porem de bica corrida a preço de mercado. Deste bica corrida é possível selecionar, classificar e tirar " JÓIAS " disso e então vender honestíssimos cafés a preços próximos dos de super mercado e de cafeterias simples.

 

O que acontece é que: O produto está na moda, e o consumidor deste produto também está na moda. Então muitas pessoas vão na onda e querer abrir um estabelecimento para ficar rico e rápido então acontece isso que você diz. 

 

O que o café precisa é de pessoas que amam a bebida, e que sejam honestas o suficiente para comprar bem e vender bem. Repito o consumidor está aí a disposição mesmo que as vezes sem saber. Mas hoje ninguém é bobo mais; você vende caro uma vez, se for ruim ou médio ou o consumidor acha que não valeu o preço. Pronto nunca mais vende e ainda perde o boca boca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso que estou dizendo: http://www.cafestore.com.br/produto/1854/cafe+santa+rita+-+salada+de+frutas+-+graos+-+250grs

Fora o frete...

Se o café fosse um super nano lote de 15kg apenas, até concordaria, coisa que não ocorre, talvez até role na compra coletiva esse café, quero só ver o valor que o produtor irá querer na saca...  sei que eu não pago, prefiro comprar um Geisha ou um Africano dos bons.

E se for ficar no nacional, fico com o NDA e o Mantissa que estaria muito bem servido também e não foi preciso o mkt de colocar nome exótico para achar que tem o melhor café do mundo rsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade Rogério, eu sei que este post foi originalmente criado pelo Kyo buscando informações para um negócio nos moldes custo benefício. 

 

Mas com esta continuação que estamos tendo, a minha lombriguinha está mexendo aqui para tirar esse projeto que a principio pensava em fazer daqui a 10 anos para quem sabe em 1 ano  :o

 

O Café que trago aqui para o pessoal, todos me perguntam qual a marca do meu café, se eu já pensei em uma e tal, e eu sempre digo. o nome do meu café é " CAFÉ CAIPIRA " e isso traduz o que ele é: Puro, limpo, do mato e de verdade. Simples assim, sem firulas.

 

Quem sabe não vou para realizar este projeto ( sonho ) antes do tempo que imaginava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "saudoso" Da Terra (sweet bourbon e outros) era bem isso, e era a o café "base", que muitos usávamos (grãos bons, muito bem beneficiados é ainda melhor torrados e com e-Sedex ao preço de PAC) e procurávamos variedade e sabores diferentes nos bons importados, desde que muito raramente um nacional chega a esse nível de complexidade (de preço tem aos montes, diria que 95% não chega ao nível de um Sweet Bourbon, e por preço muito mais caro.

 

Particularmente um, pelo qual recentemente pediram R$70 as 250gr, e onde a grande qualidade está em ter o nome de um familiar do produtor ... esse ai me pode esquecer como cliente, desde que não comungo com quem, ainda que indiretamente, me desrespeita tratando-me de idiota.

 

 

Recentemente comprei 6 pacotinhos de cafés selecionados do mundo todo, com 50gr de grãos (a caixa do tesouro) de 88 a 95 pontos, em embalagem especial, torrados especialmente pelo torrador tricampeão italiano, e as 300gr custaram menos de R$70 é um atrevido tem a coragem de pedir isso por meia boca nacional comprado na esquina da casa dele.

  • Curtir 3
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, confesso que para eu que não costumo muito comprar café. ( Comprei hoje um pouco do Mario Zardo para experimentar) chego assustar quando leio que importar sai mais custo beneficio do que muitos nacionais.

 

Pesquisando as marcas " artesanais" especiais" e etc para eu que consumo 500gr por semana fica totalmente inviável já valores acima de 20,00 250gr. Imagina estes que estamos vendo na " moda" por 50,60,70 reais. Por enquanto quando quero experimentar cafés acima da curva vou nas cafeteiras mesmo estes dias estive no Coffe lab, no isto é café, no il Barista, rua coffe roasters ( usa Leo moço) e no lucca em ctba. E sempre tomo um espresso. Porem em todas chego namorar um café para trazer pra casa e desisto,porque 30,00 que seja simplesmente não acho justo pagar por 250gr de café. 6 reais numa xícara, até vai, estou na rua trabalhando e etc quero ( ou preciso) tomar um café bom tudo bem, mas mesmo assim acho que no espresso 4,50 estaria muito bem pago se pensar numa dose entre 9 e 15 gramas de café para 40-60 mls de água.

 

Para mim ainda é impensável importar café para tomar um fora de série a preço justo em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Allex, então aproveita que você tem um bolinha, vai treinando, e fica de olho na próxima compra coletiva! É a chance de conseguir por um preço legal cafés melhores que muitos gringos por aí  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí Luis, certamente entrarei nesta. Por enquanto pela vida inteira só torrei café lá da região da minha família mesmo ( alta Mogiana em monte Santo de minas) mas estou querendo sim comprar cafés verdes de outras regiões para testar no bolinha no fogo de lenha de goiabeira e laranjeira

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, me desculpem pelos muitos erros do corretor, e que cheguei de viagem e estava muito cansado e tenso e acabei não revisando o texto.

Isto também me levou a utilizar uma linguagem excessivamente veemente, digna de maior causa, e que considero pouco produtiva de utilizar em um fórum como o nosso que deve primar pela objetividade e cordialidade, para melhor atender seus objetivos.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

No Angelone, 2 meses de torra, 24 reais, torrefação italiana 250g pra quem adora dizer que café bom tem que ser caro, tinha da Colômbia, Costa Rica Kenya entre outros, só não peguei mais porque estou com muito café em casa. 

O da Nespresso 14 reais, cada capsula embalada individualmente.

 

59A73573-388A-4997-A028-48A9B3EA77AF_zps

 

1F2FAF82-5144-4702-A7CB-A6A1416239D1_zps

 

Meu irmão também comprou no Shopping Camboriú de uma cafeteria perto do cinema grãos do Ninho da Águia em um preço bem legal, não recordo agora quanto pagou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde já gostaria de Agradecer todo o Feedback dessa Comunidade

 

Estou aprendendo e aprendendo sempre com  vocês 

Eu lancei mês Passado o Website ,

 

www.maiskafeina.com.br

 

E estamos testando o mercado e conversando com Clientes sobre preços e sobre Proposta de Negocio 

 

Vou mante-los atualizados sobre o progresso 

 

Kyo Silva

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
Em 23/05/2016 at 19:26, kyo disse:

Finalmente resolvi aparecer nessa comunidade de amantes pelo café

 

Gostaria de abrir o tópico para poder saber a opinião de vocês em relação a preços de um café especial vendido no Brasil

 

Estou com um projeto num futuro próximo de abrir uma micro torrefação em SP e gostaria de oferecer Cafés especiais com preços pouco mais acessíveis ao público geral

 

Como sabemos que nem todo café especial é micro lote,

Minha pergunta fica :como País Produtor de cafe sera que nossos cafes especiais poderiam ser mais baratos ??

 

Questões também como pacotes de 250 g x 350 ( mais comum nos Estados Unidos )

 

Não sei quantos Torrefadores estão presentes pra poder compartilhar experiências e Opiniões

 

Grato

bica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos. Espero não estar postando no tópico  errado , sabendo que há outro tópico sobre lojas on line. Mas tenho procurado muito cafés torrados em grãos com preços razoáveis. Só pra constar, não sou expert em cafés especiais, pois estou correndo atreás e experimentando grãos torrados recentemente há pouco tempo.

No momento compro com Alexandre Velloso e pago um valor bem honesto sabendo que o café é torrado após a compra. Gostaria de perguntar se alguém já comprou na loja online locafe. Eles trabalham com Café do Centro e há pacotes com valores de 40,00 a 55,00 o quilo. Porém não achei informação sobre data de torra. Enviei um email. 

Muito obrigado à todos pois tenho aprendido muito com o CDC. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/05/2016 at 00:23, Santiago Luz disse:

Sinto que falta um meio termo no mundo do café. Parece que só temos disponíveis cafés ruins e baratos ou cafés bons e caros. Existem alguns raros exemplos que já foram citados. Porém, creio que ainda tem muito espaço para ser explorado nesse segmento médio.

 

Até com moedores essa brecha é muito grande.

San, sentimos. Um dos desejos da 1268 Grão é criar um café de "entrada". Um café que beba bem, mas que consiga dialogar com o consumidor nos quesitos paladar e preço, mas chegar nesse ponto é uma equação muito delicada.

Cafés ruins e baratos tem um custo baixo de produção e são feitos em escala industrial. Cafés bons e caros tem, em geral, um trabalho muito delicado, que vai muito além do que pagar o dobro do preço na saca. Dar uma de coffeehunter, viajar pras regiões produtoras é caro. Dar uma atenção diferenciada, captar clientes (principalmente cafeterias) e desenhar perfis de torra consomem muita energia e tempo. Por ser um fluxo pequeno, os custos de marketing também ficam altos. Nessa cadeia toda cara, o prazo de retorno dos investimentos fica longo também.

Não acompanho muito o fluxo do Zardo, mas não lembro com quem conversei, que comentou comigo que ele já tava na casa de 3 toneladas/mês e terceirizando a torra, e ele está próximo dos produtores também, o que torna o custo operacional baixo também. 

Em Piatã, vem surgindo uma iniciativa de uma torrefação coletiva. No Vale do Capão (a 3 horas de Piatã), uma região com cerca de 3 mil habitantes (6 mil nos feriados e alta temporada), é sensacional ver 6-8 rótulos diferentes de produtores locais, e vende (entre 9 e 22 reais), e é dessa venda que muitos produtores tem tirado o sustento (e que tem conseguido 3-4mil reais na saca contra os 700 reais que geralmente conseguiam vendendo o grão cru). Infelizmente, plantar (sendo pequeno produtor), processar, torrar e vender consome uma energia enorme, e ainda conseguir escoar essa produção é difícil, BEM difícil, e geralmente é o que encarece o produto

Na 1268 Grão (com sua compra semestral de cerca de duas sacas) e pagando bem os produtores (na casa de 1250,00 a saca, e entre a 1268 e Piatã, tem quase 2 mil km de estrada e duas fronteiras estaduais), vender café barato não é possível, nem viável e interessante. Muito trabalho a pouco retorno (vender café hoje na 1268 é mais um mimo do que um produto que de fato trás retorno direto pro café), incorrendo em algo semelhante ao que acontece com o Alexllima, 20-30 reais o quilo é um preço interessante pro consumidor final, mas não paga nem 10% do trabalho que ele tem pra torrar (e se replicarmos numa perspectiva "legal", no caso dele, nem imposto pagaria)

Indo na outra ponta da crítica, eu acho um absurdo enorme grupos que tem todo o controle do processo (FAF, Um Coffee co., Santo Grão) cobrando o que cobram no café, e jogando o valor médio da cidade lá nas alturas. O Marketing deles até permite isso, mas fica difícil competir com uma cultura que prega que café especial tem de ser caro (eu na 1268 cobro os pacotes de 250g 35,00 reais, e considerando a qualidade que tenho alcançado, tenho deixado muito café de nome no chinelo, mas e a dificuldade de articular marketing e chegar no consumidor final, como faz?)
 

Enfim, post verborrágico mas que ajuda, creio eu

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa... Li tudo e concordo com cada vírgula dita, estou em processo de montagem de uma micro torrefação artesanal em Salvador, compro direto do produtor em Piatã, e tinha um sonho, popularizar o café de qualidade, mas não é fácil retirar da cabeça do consumidor que tudo que é bom, pelo menos no café, tem de ser caro e bem caro. Consegui chegar a preços meio termo, o 1Kg/R$48, grãos peneira 16, catados a mão, cheio de cuidado. Teste de extração fantástico e uma doçura de encantar. Mas escoar e competir com as "grifes de café", não é simples nem fácil. Mas vou continuar acreditando na melhoria do ciclo todo, valorização do produtor, do café, da torrefação e qualificação do consumidor.

Nesse caso espero que não seja só teimosia acreditar. rsrsrs

 

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal dar uma revivida nesse tópico. Como o Fernando disse, o meu caso por enquanto é diferente. Não tenho empresa, não recolho impostos e não tenho produção fixa.

Só torro e vendo cafe por 3 motivos; primeiro é que amo torrar café, amo a reação das pessoas ao gostarem do café que eu torrei, esse é o principal motivo. Segundo, isso paga as minhas viagens pra MG e junto o útil ao agradável, visito minha família sem investir dinheiro do meu salário. e o terceiro, eu tenho um plano de um dia viver da torra de café, abrindo uma torrefação (artesanal) lá no sitio da minha família mesmo e vender bons cafés de " single origin" alta Mogiana, porque além de vender os cafés da minha família posso vender os cafés dos nossos vizinhos e junto a eles trabalhar na "especialização" dos cafés deles que hoje são em sua maioria comum entregue a cooxupé na cotação do dia.

Em se tratando de preço, posso falar dos cafés que eu conheço, na região Mogiana, alta mogiana e sul de Minas que apesar de não ser dos que mais estão na moda esses dias talvez por não ter a acidez dos cafés do caparaó e região, são cafés excelentes e até surpreendentes. Tem muito espaço para trabalhar, muitos produtores melhorando o nível do café sem necessariamente elevar a saca para muito além do preço pago pela cooxupé. A última saca que eu peguei, paguei 550 reais ( a cotação estava em 450) e o café deu muito bom, acidez baixa, sabor de castanhas e chocolate, então pude entregar mais uma vez a 30 reais o kg torrado e moído e assim vou " fazendo meu nome" para num futuro próximo me profissionalizar.

Desculpe a extensão, concordo muito com o que o Fernando disse, só acho que se consegue bons ( talvez não excepcionais) cafés a preços médios o que possibilitaria Vendas dele torrado abaixo de ou no máximo 50 o kg, que é até onde vejo os consumidores de cafés comuns dispostos a pagar. Agora sobre você ter uma torrefação com cafeteria e o café "pagar" o negócio aí já é um assunto mais longo né.

Grande abraço.

Enviado de meu SM-J510MN usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite. Não achei aqui no CDC e também não queria abrir um tópico para uma simples pergunta é resolvi perguntar aqui pois, achei o tópico meio que ideal para tal pergunta. Tenho um amigo que vai estar em Guaxupé-MG amanha e gostaria de saber se alguém conhece alguma micro torrefação com bons grãos para indicar... valeu.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo André, em guaxupe não conheço, se chegar até monte Santo de Minas que é perto,, tem a oficina do café do seu Carlinhos. Torrefação e plantação própria, ótimo café e preços inacreditáveis!! Vale a pena. Procura o mercado Tonin, é na mesma rua. Pergunta para o rapaz da casa do alumínio que é do lado do mercado. Ele te mostra aonde é! 

Abração. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...