Ir para conteúdo

Chá de casca (cascara em espanhol) de café.


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Aqui no CDC a gente sempre aprende algo novo , no topico dos cafés square mile , eu descobri que eles vendiam casca (cascara) de cafe desidrato para fazer chá , eu não sabia disso e fiquei curioso , sempre achei que as cascas eram usadas como combustível dos secadores, ração , adubo e etc.

Conversei com o Valmor e ele usa as cascas da produção dele da forma convencional ,mas ele já tinha provado, e gostado do tal chá , fiquei bem curioso e ele me indicou um produtor que vendia as cascas para chá : "Grandpa Joel's Coffee" http://www.grandpajoelscoffee.com/

 

Eles vendem a casca como "Cascara Coffee Cherry Tea - PURE" , falei com a Paula que me atendeu muito bem , e me enviou as cascas e uma amostra do licor de café feito com cachaça artesanal (diga-se de passagem para quem gosta de licor é bem gostoso) e um copo descartável com filtro para coado que eu não conhecia (um egoista descartavel).

A ansiedade era tanta que pedi por sedex e chegou hoje e eu já provei.

 

28257694161_4ac532fa6c_c.jpg

 

A casca seca é bem escura e tem muito acuçar , dá para perceber o brilho do açúcar cristalizado , e elas são um pouco pegajosas por causa desse açúcar, a Paula me explicou que as cerejas são colhidas manualmente , são escolhidas as mais vermelhas e maduras , são lavadas e despolpadas uma a uma , para posteriormente secar ao sol e nos secadores. Por ser manual as vezes eles esquecem um grão dentro. :)

 

28336108435_3e0a7f8ec7_c.jpg

 

Como eu achei a casca grande , resolvi usar um moedor de laminas que eu tenho a uns 30 anos e nunca serviu para nada.

 

28257760201_3a6b0ca264_c.jpg

 

Não foi uma boa ideia , a titica do moedor vai continuar inútil .

 

28257965421_c47e42037b_c.jpg

 

A proporção indicada por eles é de 5g de casca para 100g de agua , deixei 3 min. e deu uma infusão cor de âmbar escuro , com cheiro de mato , não levei muita fé .

 

28336367995_90fd84a40b_c.jpg

 

O gosto não é parecido com chá nem café , é doce , quem bebe espresso sem açúcar vai achar bem doce , era forte , acido e bem complexo , as vezes sentia um gosto de mate , outras de caldo de cana. :huh:

De cara percebi que estava muito forte .

 

Resolvi fazer como ela havia indicado , sem moer as cascas.

 

28232798032_f84b2a68a0_c.jpg

 

O gosto ficou mais suave , perdeu a acidez , a cor ficou parecida com Whisky , menos turva , na foto o copo do centro esta com a infusão sem moer as cascas , ao lado da primeira bem mais escura.

 

28232799782_185fbc0a4a_c.jpg

 

Minha mulher não gostou , eu achei tão diferente que ainda não sei como classificar o gosto .

Um ultimo teste foi deixar a segunda infusão na geladeira , gelada ela fica bem suave e mais gostosa.

 

Quem porventura provar a casca , posta a experiencia e a opinião , alguém com um paladar mais apurado talvez possa fazer uma boa avaliação.

 

Abs

C. Eduardo

 

PS : Já ia esquecendo , só acessei o site sem problema com o windows.

  • Curtir 15
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei na AdC e foi uma bebida frutada e doce. Me lembrou de um chá de frutas vermelhas. Achei interessante e o Bruno me explicou que fica bem caro por causa da coleta seletiva de cerejas sem agrotóxicos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que interessante CaÊ.

A Grandpa Joel é aqui de Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas.

 

Ótimo review.

 

Forte abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

CaÊ, quando visitamos a Santa Margarida Mariano nos contou dos testes dele para fazer este chá. Ele disse que o chá tem muita cafeína, ele ficou absolutamente pilhado quando provou (e quem conhece a pessoa sabe que ele já é agitado).

 

A IssoÉ Café está vendendo o chá já pronto, em garrafas. Não sei se tem no site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita cafeina , eu bebi uns 300/400 ml durante os testes , quando terminei , escrevi esse texto e fui dormir , realmente os textos que eu achei falam em muita cafeina e taninos , contudo não percebi diferença no sono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafeína não me tira o sono, nem da madrugada, nem das tardes de sábado e domingo.... Vou ver se consigo, por aqui, con las cáscaras verdes (ou natural, i.e. não foram secas ao sol ou em fornos).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a hasbean também vende. Eu já tinha lido sobre o chá, mas nunca me interessei. Também tem o nome qishr, do Yemen.

Eu não gosto de chá. Provavelmente não gostaria desse. É engraçado o nome comercial ser cáscara e não qishr (eu acho que a coisa é mais antiga no oriente do que por aqui).

O açúcar era adicionado ou natural da fruta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo o que eu li o qishr , foi o primeiro uso do cafe , o chá da casca , só posteriormente a semente foi torrada .

 

Acredito que essa é uma evolução natural que leva tempo , no início colhem a fruta , fazem infusão da casca e comem a semente , posteriormente alguém resolve torrar a semente como se faz com o caju , amendoin e etc. Para comer a semente , agora daí para ter a idéia de torrar , moer e finalmente fazer uma infusão do pó realmente deve ter levado muito tempo.

 

Cal não leva nada , eles colhem , lavam e secam só isso , eles devem no futuro fazer cascas que eles chamam de "spice" , devem colocar essências naturais , mas essa que eles chamam de "pure" não leva nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é. Essas coisas são curiosas. Será que já fizeram café de castanha de caju? De repente fica bom.

Pra não dizer que não gosto de nenhuma infusão, 'chá' de hibisco é bom. No México é um refresco bem comum (água de Jamaica). Quando eu voltei de lá trouxe uns pacotes com a flor desidratada. Já ouvi dizer que aqui se vende também, mas nunca procurei. Acho que nas Casas Pedro é supostamente barato. Agora que tem uma aqui por perto, vou dar um procurada. Mas isso se toma frio. Outra história.

Meu filho gosta do chá branco feel good. Eu também gosto, mas esses chás gelados industrializados têm bem pouco gosto da coisa em si. Quando eu comprei uma vez chá verde em saquinho pra fazer (era mais barato), não achei bom.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é. Essas coisas são curiosas. Será que já fizeram café de castanha de caju? De repente fica bom.

Pra não dizer que não gosto de nenhuma infusão, 'chá' de hibisco é bom. No México é um refresco bem comum (água de Jamaica). Quando eu voltei de lá trouxe uns pacotes com a flor desidratada. Já ouvi dizer que aqui se vende também, mas nunca procurei. Acho que nas Casas Pedro é supostamente barato. Agora que tem uma aqui por perto, vou dar um procurada. Mas isso se toma frio. Outra história.

Meu filho gosta do chá branco feel good. Eu também gosto, mas esses chás gelados industrializados têm bem pouco gosto da coisa em si. Quando eu comprei uma vez chá verde em saquinho pra fazer (era mais barato), não achei bom.

 

Cal, hibisco é bem fácil de encontrar em lojas de produtos naturais e pela internet. Esses dias fiz uma redução de hibisco que ficou bem curiosa, heeheh

 

Geralmente servem frio aqui no BR, mas quente é bom também. Outra forma de tomá-lo é mistura-lo com algum suco de fruta (recomendo maracujá, hehe)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CaE falou de quem provar a casca pra postar a opinião..., tenho certeza que ele não se referia minha experiência (ontem no encontro no Campo Místico me empaturrei de cereja de café, muito doce, o Mundo Novo mais doce que o Catuai, e o mais legal era "cuspir" as sementes, os grãos de café - que guardei todos no bolso... Quase dava um batche de torra rs), mas não deu para não ligar essa experiência com esse tópico. O mais legal era ver os camaradas querendo engolir o café e fabricar seu próprio café jaCu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A casca não tratada poderia dar um suco interessante e agora fiquei curioso com o sabor deste chá. Vou ver se compro e experimento, e talvez até poste o que achei (mas com certeza meu paladar nao é mais apurado do que o do autor do tópico).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaE, grato por já deixar avisado pra acessar com o windows. De cara acessei pelo tablet e por lá não aparece o link da loja. Ja estou fazendo uma comprinha hehe

Sobre a fruta do café. De cara fiquei tentando lembrar do gosto (a memória já não é lá essas coisas e experimentei muuuuuuuita comida ontem que esta dificil dar nomes aos bois rsrsrsrs), mas por sorte a esposa trouxe umas 4 cerejas de café para mostrar para as crianças =)

 

image_zpssuipo5jd.jpeg

 

Ele tem um gosto... Doce e verde kkkkkkkkkk. Assim, o gosto verde remete a grama recem cortada. O doce dele lembra muito jerivá (coquinho amarelo) mas nem de longe é tão oleoso como ele. A casca é bem fina e o grão de café grande proporcionalmente falando (comparando com frutas, estaria mais para uma lischia sementuda que uma manga ou abacate). O grão de café é escorregadio (deve ser o pergaminho) que nesse estado in natura é muito aderido (não consigo remover).

 

image_zpsiogjep5n.jpeg

 

Curiosidade, o café deles (grandpa), chegou a experimentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles mandaram uma prova , por sorte eu acertei a extração de primeira , 30 seg , BR 45% , excelente fragrância e aroma , lembrou o mundo novo do Valmor do ano passado , boa crema , gostei , falta falar com eles para saber a data da torra , se é SO ou Blend e qual variedade.

 

Comprar agora vai ser complicado aqui no Rio o correio vai quase parar por causa da Olimpíada , tem café do Valmor parado em benfica desde o dia 11 . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma compra, aproveitei e comprei o licor, o café e a cascara pura. Recebi o email já (mas preciso do cnpj/cpf para o doc ou ted). Vamos expandir os horizontes (do jeito que sou fraco com bebidas só falta eu ficar bebado com o licor rsrsrs).

 

@Cal, no final fiquei na duvida sobre pergaminho e mucilagem.

 

image_zpsl0jscavg.png

 

Por outro lado li em outro lugar que a mucilagem esta firmemente aderida ao pergaminho, podendo medir de 0,5 a 2mm.

 

Em todo caso, eu aproveitei que fiz uma torra hj e joguei os grãos na pipoqueira, por pura curiosidade. No final o grão secou e o pergaminho saiu inteiro, como uma casca, igual da foto ( e aquele grão gigante perdeu 1/3 do tamanho).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal da Grandpa é eficiente, já recebi os produtos.

O CaE deve ser mais bonito que eu, apesar de receber rapidamente, eu não recebi nenhuma amostra e nenhuma orientação de preparo do chá rs. Ou o CaE deve ser um idoso simpático, sei lá kkkkkkkkkkkkk

 

image_zpsy4kakcc1.jpeg

 

Segui a receita de 5g para 100ml, como não havia menção a temperatura (mas notei o copo embassado numa das fotos) resolvi usar o modo de preparo de café (97C).

 

Deixando 3 minutos:

 

image_zpsamlzfovi.jpeg

 

Ficou bem suave, (com 5 minutos ficou assim):

 

image_zpsdqrz2da8.jpeg

 

Ficamos eu e a esposa tentando definir o gosto. A única coisa que lembrou de cara foi gosto da cereja do café.

Realmente o sabor é bem complexo, frutado. Com açúcar ficou muito bom, o suficiente para poder servir para as visitas rsrsrs

Existem alguns chás orientais que tem o gosto levemente parecido, principalmente alguns que levam um pouco de arroz torrado.

 

CaE, vc estava curioso sobre o sabor da cereja, eu mastiguei uma casca, se vc colocar um pouco de açucar e talvez hidratar um pouco, vai ter quase o sabor original da cereja (não é igual mas lembra bem o suficiente para quando vc experimentar a cereja associar de cara com essa cascara).

 

Isso dai! O licor esta gelando e os grãos foram para o congelador (já que não tem data de torra não terei pressa), a fila dos cafés a serem experimentados aqui em casa esta ligeiramente comprida hehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só complementando...

 

image_zpsi3pgjojj.jpeg

 

Experimentei rs

 

É um licor bom, o sabor do café é bem suave, aparece mais na finalização, na sensação na boca depois de ter virado o(s) copo(o)...

 

A esposa preferiu o licor ao chá rsrsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pedi uma amostra de café para provar (menos de 100g) e comprei o licor e a casca , o Copinho veio de brinde mesmo, já bebi o café todo , é um blend de mundo novo , bem aromático , lembra o mundo novo do Valmor que ele vendeu ano passado , só não comprei agora porque chegou ontem o café do Valmor .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ o que achou da torra deles?

Faz um tempo que comprei e até abri um tópico deles por aí, mas a torra estava muito escura com vários grãos carbonizados.

 

Na época entrei em contato com a Paula e depois de um tempo me informou que haviam melhorado a torra.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela disse que a torra é terceirizada, tinha 2 semanas, achei a torra bem homogênea, como estou usando os cafés do Pereira vilela , a torra dela é do mesmo padrão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite! 

Estou muito feliz acompanhando a percepção de vocês a respeito do cascara. Pesquisei bastante e provei outros chás antes de começar nossa produção. Levamos na feira Expocafe Tres Pontas para saber o que os produtores, pesquisadores e Q-grader achavam. Fiz Blend com frutas vermelhas, casca de lima e Hibiscos. Inclusive comparamos com um chá da Bolívia que temos aqui, blendado com cascas de laranja. O nosso e bem mais suave e limpo. Posso postar a foto comparando se quiserem.

O cafe que ficou despolpado eu sequei ao sol de formas diferente, e ficou dourado. Fui pesquisar a respeito e descobri que estava produzindo honey coffee!!! No instagram eu sempre posto fotos de nosso dia na fazenda e das experiencias, la tem foto do honey coffee. Se quiserem mais informações a respeito posso escrever. Nao vejo a hora de provar!

Me coloco a disposição para responder perguntas que estiverem ao meu alcance com relação ao cafe e o cascara. Hoje postei no face informações sobre o cascara, e tem uma foto de cafe com mucilagem. Isso ajuda a responder uma das duvidas, na foto da para ver bem que e a polpa, aquele creme da fruta. O pergaminho e a casca dourada interna.

Se quiserem conhecer a fazenda, sera um prazer recebe-los para um dia de campo!

Pedro & Paula Dias

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro , gostei do chá , licor e do café, no momento eu estou com muito café, mas quando vc fizer uma nova torra do seu blend de mundo novo avise aqui que eu vou querer comprar , fragrância excelente , doce e equilibrado , realmente muito bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uau, adoro este contato com o produtor, sempre recebemos conhecimento e em troca passamos nosso feedback.

Pedro e Paula, sejam bem vindo, espero que vcs participem sempre que puderem, contando sobre seus produtos, de repente até organizando sim uma visita guiada na produção (recentemente tive a oportunidade de conhecer o trabalho de um produtor daqui do forum, foi um dos passeios mais agradável que fiz nos ultimos anos...,) agora fiquei com mais vontade ainda deste tipo de experiência!

De cara já dou uma sugestão: hj em dia a questão da torra recente esta sendo bem valorizada, inclusive é usada como diferencial pelas grandes cafeterias daqui de SP. Seria interessante ter esse controle e se possível, data da torra na embalagem.

Uma boa sorte nessa grande empreitada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Rodolfo!

Obrigado pelo feedback!

Tem a data da torra na selagem da embalagem (22 de junho), mas a seladora do nosso torrador esta com os números desgastados. Ficou fraquinho demais, estamos procurando para substituir. 

Vai ser divertido receber vocês, nas férias fazemos picnic com famílias, colhemos café...Estamos três horas mais ou menos de SP.

Dia 6 de Agosto vai rolar um festival de Jazz aqui na cidade, Vale Music Festival. Estaremos com nossa Coffee Bike!

P&P

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Rodolfo!

Obrigado pelo feedback!

Tem a data da torra na selagem da embalagem (22 de junho), mas a seladora do nosso torrador esta com os números desgastados. Ficou fraquinho demais, estamos procurando para substituir. 

Vai ser divertido receber vocês, nas férias fazemos picnic com famílias, colhemos café...Estamos três horas mais ou menos de SP.

Dia 6 de Agosto vai rolar um festival de Jazz aqui na cidade, Vale Music Festival. Estaremos com nossa Coffee Bike!

P&P

 

Fala Pedro !!! Tivemos a oportunidade de conhece-los , conhecer seu trabalho e provar este delicioso cha com vcs na Expocafe 2016 ! 

Lembrando q o convite para nos visitar nos  "Campos Misticos" continua de pé !

Um grande abraço pra vcs e sucesso ! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valmor!!!

Na hora que comecei a ler mensagem o Pedro já sabia que era você!!!! Que legal!!!

Vem no festival de jazz dia 6 de Agosto! Assim que conseguirmos dar uma fugidinha vou tentar visitar vocês. Adorei o site e o carinho que vocês tem pelo cafe.

Paula

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valmor!!!

Na hora que comecei a ler mensagem o Pedro já sabia que era você!!!! Que legal!!!

Vem no festival de jazz dia 6 de Agosto! Assim que conseguirmos dar uma fugidinha vou tentar visitar vocês. Adorei o site e o carinho que vocês tem pelo cafe.

Paula

 

Valeu Paula !!! Abs pra vcs !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...