Ir para conteúdo

Preparo na Moka - Problemas


Postagens recomendadas

Olá galera ^^

Eu tenho uma cafeteira Moka que ganhei dos meus pais quando vim pra faculdade. Isso faz uns 5 anos. E nunca tive muita felicidade com ela.

Ja vi inumeros vídeos sobre como preparar com ela mas nunca acertei 100%
A grande maioria dos lugares fala para tirar do fogo quando começar a subir, mas a minha se eu faço isso o café para de subir =[ ]
EM outros lugares eu ja vi deixarem no fogo - se eu faço isso o cafe fica um marrom estranho, oleoso e horrivelmente forte.

E não importa o pó que eu uso, eu sempre acho que o café fica acido de mais - chegue até a comprar até o Octavio café aqui - o ultimo que fiz com ele praticamente eu perdi o cafe pq ficou esse marrom estranho. É como se o café perde-se os aromas todos quase.

O estranho é que eu tomo de boas café expresso que deveria ser mais forte, mas na minha moka nunca consegui tomar um café prazeroso =[

O ultimo video que eu usei de referencia foi esse aqui: http://www.mexidodeideias.com.br/tv-mexido/como-preparar-cafe-na-cafeteira-italiana-moka/

Fiz até o lance de adicionar a agua para não queimar o café.

Obs.: obviamente o meu não é uma Bialetti =[ ]
obs2.: Não tenho moedor de café, por enquanto eles ainda são muito caros pro meu orçamento =/

Obs3: E crema nela então, é algo que eu nunca consegui =/

obrigado ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tem que ser o fogo mais baixo possível, se não é bialetti com certeza você não vai acertar, se a sua cafeteira para de subir café quando tira do foto possivelmente é mal estruturada e não consegue segurar o suficiente de pressão e calor(estrutura fina) acidez depende do grão e moagem, mas pra mim o café está queimado.

 

Só lembrando, na italiana fica pó de café no resultado final, o que deixa acido(oxida, fica azedo) muito rápido o café, então café de cafeteira italiana é na hora ou esquece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, veja se esta utilizando pó novo e de qualidade, caso sim, tente fazer isso, colocar um pouco de água onde o café é despejado para não queimar como você disse que já fez e também ferver a água na moka sem o filtro e o pó, após ferver colocar o filtro e o pó na moka e deixar no fogo baixo, faço dessa forma e gosto do resultado :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fogo baixo e coloque um pouco de água filtrada na parte de cima, para que o café que saia não "queime". É muito fácil "queimar o café" na MOKA, tem que ficar de olho, não pode deixar o café fervendo nela depois de pronto.

Use sempre água filtrada.

De todo modo, acho que a MOKA produz um café menos suave que outros métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kaue eu tenho uma Moka que ganhei na Avon (sim, da revista, e pra "cabá" de lascar é rosa bebê) e funciona muito bem e sou muito satisfeito com ela. Minha tia tinha uma made in china que nunca funcionou, nunca consegui fazer o café subir nela. E minha outra tia tem uma bialetti que funciona devidamente bem. Agora, a minha se tirar do fogo o café para de subir. A bialetti de tia idem. E a chinesa foi pro lixo a tempos. A minha não encho totalmente o filtro de café, uso uma ou duas colheres, ela é de 300ml. A bialetti era 150ml e usei 1 colher. Sempre uso fogo mais baixo possível.

 

Disse tudo isso pra você poder comparar com sua forma de fazer. E pode ser que o problema seja a cafeteira tbm, assim como era com a da minha tia, que me fez pensar bastante pra arriscar comprar uma, com medo de vir igual a dela, por isso peguei a da Avon rsrsrs.

 

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Kaue,

 

De iniciante para iniciante: minha Bialetti Venus chegou hoje, para 6 xícaras (300 ml). Gosto bastante de café, mas nunca tinha ido além dos espressos extraídos em máquinas nespresso, delta q e 3 corações, e então decidi arriscar num café mais artesanal, hehehe!

 

Primeiro fiz a cafeteira rodar um pouco testando com café comum, geralmente muito fino para uso na moka, somente pra tirar a virgindade dela e eventuais gostos de metal que ficam no primeiro uso. Não sabia como ficaria, e foi interessante testar: ficou amargo, até com um certo sabor metalizado.

 

Como já sabia que a cafeteira tinha chegado em casa, comprei um bom café aqui do Estado, chamado "Seleção do Mário", 250g por 20 reais. A cafeteria moeu pra mim para uso na moka, sendo que eu nunca tinha feito café nela antes. Quando abri o pacote, achei até que estava grosso demais, mas enfim.

 

A metodologia que usei é praticamente a mesma que vi em todos os vídeos pelo youtube. Aguá no recipiente até praticamente chegar na válvula de segurança (mas sem cobrí-la de água), encher o recipiente do café sem comprimir, e ligar o fogão com fogo baixo, preparando-me pra desligar no momento em que o café fosse começar a sair.

 

A primeira vez que fiz isso, desliguei logo que o café apareceu  na parte de cima da moka, e eu desliguei. O café continua até saindo por um tempinho, mas ele parou bem rápido. Acabei ligando mais um pouco pra sair mais café, e depois desliguei: ficou aguado!

 

2a tentativa: repeti os mesmos procedimentos, mas tentei achar um tempo certo pra desligar após o café começar a sair na parte de cima. Desliguei tipo uns 5 segundos depois, e provei. O café ficou bom e bem forte (como eu gosto). Voltei pra cozinha, e acho que religuei o café por mais uns 5 segundos pra sair um pouco mais de café, e desliguei.

 

Olha, essa segunda etapa da 2 tentativa deixou o café perfeito, delicioso! Nem muito forte e nem muito fraco, e com o sabor e aroma que parecem ser compatíveis com o café moído do pacote!

 

Tentei reproduzir essa qualidade na terceira vez, e acho que quando o café começou a sair na parte superior da moka eu deixei aproximadamente uns 8 segundos, e depois desliguei. Quando provei, achei que ficou um pouco leve/aguado demais.

 

Ou seja, aparentemente a moka está boa, funciona, mas ainda preciso achar o timing exato pra desligar após o café começar a ser extraído e aparecer na parte de cima. Pelo visto, simplesmente desligar o fogão no exato instante que o café começa a subir não é o ideal, acaba saindo pouco café.

 

Vou tentar uma nova extração agora, esperando uns 5 segundos após o café surgir, e desligar pra ver se fica na proporção correta!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Estava com o mesmo problema da galera, e acho que vou experimentar essa moagem mais grossa aí da foto acima.

@Lunatico deu certo sua experiência? Conta aí pra gente :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...