Ir para conteúdo

Formas de preparo x moedor


falajames

Postagens recomendadas

Boa noite, pessoal!

 

Meu nome é Thiago e moro em Brasília-DF.

 

Venho consumindo, nos últimos meses, bastante conteúdo desse fórum, que me parece ser o principal no Brasil. Parabéns e obrigado!

 

Após anos gostando muito de café, bastante de espresso e usando uma Dolce Gusto em casa, comecei a ficar incomodado com o mesmo sabor percebido em todos os tipos de cápsulas dessa máquina...

 

E ao conhecer um colega que moi seu próprio café e faz seu próprio espresso, comecei a estudar o assunto.

 

Defini que primeiro vou comprar um moedor. Depois de muita pesquisa, fiquei tendencioso a comprar um Tramontina Breville. Mesmo achando muita grana sendo gasta logo de cara...

 

Pq digo isso? Pq fiquei curioso e interessado em conhecer e aprender a fazer algo além do coado...Tomei um moka bem gostoso e reativei o uso do meu...e tenho gostado mais q o coado!

 

Hj tomei o mesmo café (mundo novo Dot, acho q é isso), na mesma cafeteria (Grenat), de duas formas: french press e espresso. O primeiro perecebi como fraco e doce, o segundo achei bem forte o sabor final...gosto de cafés fortes, mas nenhum dos dois me agradou mto! Amanhã pretendo tomá-lo na Moka para continuar as comparações e treinando meu paladar...

 

Confesso que sou um pouco preguiçoso na cozinha e comecei a pensar q a praticidade da moka pode me motivar mais no inicio q a complexidade do espresso.

 

Após tanta conversa e considerando uns moedores mais baratos, estou cogitando o Krups:

 

http://www.girafa.com.br/Cafe-e-Cha/Krups/gvx208-potencia-110w-17-niveis-moagem-220v-gvx20859.htm

 

Em algum tópico de tutorial do fórum vi sua recomendação, vi que é de mós, vi pessoas relatando conseguir bons espressos com ele...parece q servir para espresso é o grande diferencial dos moedores, né!?

 

Mas, a principal dúvida que resta agora ,seria: ele é bom para os diversos tipos de preparo de café, como coado, moka, french/aero press? Também vi relatos no fórum, mas, por vezes, contraditórios..por isso resolvi postar para tirar a dúvida com os/as experientes.

 

Se sim, penso que seria uma boa porta de entrada para quem é iniciante como eu...

 

Valeu!

 

Abraços,

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo, Thiago! Já deu uma passada na seção "Leitura obrigatória"? Complete seu perfil pra gente poder te conhecer melhor, e comece a se inteirar quanto à ferramenta de busca do fórum, principalmente no modo Google, que será muito útil.

 

Esse moedor tem um tópico próprio, com 24 páginas (!!!): http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/175-moedor-krups-gvx208

 

Boa leitura  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, para os métodos que descreve o Krups, se for de mos, deveria atender.

Pelo descrito recomendaria experimentar maior variedade de cafés e cafeterias,possivelmente o que tomou não faz seu gênero.

Tem bons lugares em BSB (além do Grenat), tente o Clandestino na 313N, Los Baristas 404N, Objeto Encontrado 102N, Ernesto 316S, Laika no Gilberto Salomão, etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure por moedor FIAMMA MCF-2 e similares. É possível encontrar (talvez até aqui mesmo no fórum) por excelentes preços e em bom estado. De vez em quanto também aparecem uns moedores da ITALIAN COFFEE com peço bom, mais ou menos usados. Ambos são robustos e é fácil encontrar assistência técnica caso precise.

Invista o máximo que puder num bom moedor. Futuramente você irá querer trocar de máquina, mas se o moedor for BOM não vai precisar trocar tão cedo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Bernardo, estou experimentando o máximo de opções mesmo, cafés e formas de preparo! :)

 

Valeu, Luís, estive observando todo o tópico nos últimos dias! Entretanto, não vi praticamente ninguém associando o Krups com Moka, que é minha atual forma de preparo preferida..por isso resolvi fazer esse post!

 

Obrigado, Fernando! Já tentou com Moka? A diferença na granulometria é considerável para as prensas q vc utiliza?

 

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um moinho como o abaixo, se estiver com as mós boas, vale muito o investimento, negocie o preço se for o caso, mas invista no moedor para não ter que comprar 2x.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4204-vendo-moinho-vfaitalian-coffee-platinum-220v/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o Fernando, que é um profissional conceituado o utiliza, e está satisfeito com o Krups para estas modalidades, pode comprar tranquilo.

Eu utilizei um Braun (praticamente da mesma categoria do Krups), para Moka por muito tempo, e sempre me atendeu muito bem.

Nestes casos o Krups é moedor suficientemente bom, invista em grãos, a forma de preparo influenciará bem menos no resultado final.

Evidentemente que isto não se aplica a espresso, ai muda bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure por moedor FIAMMA MCF-2 e similares. É possível encontrar (talvez até aqui mesmo no fórum) por excelentes preços e em bom estado. De vez em quanto também aparecem uns moedores da ITALIAN COFFEE com peço bom, mais ou menos usados. Ambos são robustos e é fácil encontrar assistência técnica caso precise.

Invista o máximo que puder num bom moedor. Futuramente você irá querer trocar de máquina, mas se o moedor for BOM não vai precisar trocar tão cedo.

 

Então, eu não recomendaria. Os preços são convidativos, mas são moinhos comerciais com uma retenção de café gigantesca. Se ganha em qualidade mas se perde em retenção e flexibilidade. Pro falajames que tá começando, um moinho versátil ajuda bastante. Um desses seria um passo maior que a perna no momento

 

Obrigado, Bernardo, estou experimentando o máximo de opções mesmo, cafés e formas de preparo! :)

 

Valeu, Luís, estive observando todo o tópico nos últimos dias! Entretanto, não vi praticamente ninguém associando o Krups com Moka, que é minha atual forma de preparo preferida..por isso resolvi fazer esse post!

 

Obrigado, Fernando! Já tentou com Moka? A diferença na granulometria é considerável para as prensas q vc utiliza?

 

Abraços a todos

Sim, dá conta de boas, sem grandes problemas. O problema dele pras prensas (que  é o mesmo problema de moinhos dessa categoria) são a quantidade de fines que gera uma "lama" na xícara que muita gente não gosta, mas que é característica do método (eu boto duas telas metálicas nas minhas frenchs, o que ajuda a segurar melhor)

 

Boa sorte :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ninguém comentou é que não se acha mais o Krups, novo, em lojas, no Brasil. Esse preço da Girafa é muito velho, de uns 2 anos atrás ou mais. Pouco antes de "esgotar", o Krups GVX2xx (qualquer versão) já tinha passado bem de 300 reais.

 

Hoje, o equivalente mais acessível (praticamente o mesmo mecanismo em outra carcaça) é o Cuisinart DBM-8, que usa o mesmo motor, mesmos mós e sistema de sustentação mecânica similar. O preço varia de 450 a 550 em condições normais. Acho caro pelo que é. Talvez apareça um ofertão na Black-Friday daqui uns meses.

 

Francamente, apesar de ser "o dobro", recomendo fortemente um Upgrade de intenção: se puder chegar nos mil reais, o moedor Braville Tramontina é absurdamente melhor em qualidade, muitíssimo mais flexível e também superior em qualidade de moagem, competindo em resultados (na minha opinião) com o Baratza Preciso (tive ambos simultaneamente, comparei lado a lado na bancada por meses = vendi o Preciso e mantive o Breville! - melhor relação custo X benefício --> metade do preço, mesmos resultados em todos métodos).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falajames, acho que uma questão importante é quanto vai sua paixão pelo mundo do café.

Caso se restrinja a apenas obter um café gostoso, só de vc usar um grão especial vc já vai conseguir, mesmo que moa o café num triturador de lâminas como o Hamilton ( http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3012-moedor-hamilton-beach/?p=111238).

Citei ele apenas como exemplo rs, eu já tive e já doei, o que eu acho ideal é vc comprar um bom moedor que, mesmo que vc aprofunde no "vício do café" vc n precise trocá-lo (no máximo adquirir outros para complementar/facilitar os métodos). Caso queira gastar pouco (média de 200 reais) tem os manuais. Hoje existem os moedores manuais chineses (similares do Hario, que tb é feito na China kkkkkkkk, mas é marca japonesa e de boa qualidade) mas como eu mesmo n testei n vou recomendar. Eu tenho um Hario mini Slim, ele é barato e é ótimo para viagens (para vc fazer seu próprio café). Ele serve para fazer diversos tipos de métodos, inclusive o Moka que vc curte (tb serve para espressos, mas n possui tantas regulagens para esse método, talvez umas 4 apenas). Ele tem prós e contras, mas é um bom moedor (ele vc só vai desfazer caso comprar um mini Bravo hehe).

Caso queira gastar mais, eu recomendo um de boa marca (mesmo se for modelo de entrada). No geral estão na faixa dos R$1000,00 , tem o Baratza Encore, o Breville Tramontina que muitos citaram. Existem os profissionais usados, que são baratos e entregam boas moagens e se estiverem em boas condições duram uma vida, mas..., é o que o Fernando falou, existe retenção. Eu sabia o que era isso na teoria, mas nunca dei muita importância, até chegar nas minhas mãos um Astro12 da La Spaziale usado. Basicamente é assim: com o moedor limpo (aspirado), vc coloca 20g de café, moi, usa um pincel para remover o café que grudou na saida das mós, no dispenser, e no final do processo obtem 16,4g. Os 3,6g ficaram grudados por todo o interior do moedor. Caso vc moer outras doses em seguida vc vai "diminuir" a retenção pois meio que já "saturou" todos os cantinhos do moedor, mas deixar isso de um dia para o outro é nojento kkkkkkkkkkkkk

Vou postar 2 fotos para vc ter uma ideia de como pode ser a retenção:

image_zps7brbfa9o.jpeg

 

image_zpswkv9vu2e.jpeg

 

No caso deste moedor, eu vou brincar de monta e desmonta e tentar adaptá-lo para diminuir a retenção (tem tópico com passo a passo aqui no forum, caso tenha interesse rs).

 

Os moedores como os Baratza, os Brevilles como foram projetados para uso "doméstico" possuem muito menos retenção.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Então o Krups já não é vendido há muito tempo? Estou de olho em promoções do Breville mesmo :)

 

Esse Cuisinart tem "apenas" 18 níves de moagem ne? E msm assim fala em tempo de funcionamento para definir se será fina, média ou grossa...não pesquisei no fórum sobre ele ainda, será se funcionaria suficientemente bem para diversas formas de preparo?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Observei que o Cuisinart DBM-8 só existe 127V e aqui em Brasília é 220V...Não gosto de comprar equipamento já sabendo que terei que usar transformador, apesar de tê-lo..

 

Obrigado, Rodolfo. A questão principal da lâmina é a inconsistência na moagem ou realmente mudar o sabor do café?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou com o Cabral, se dá pra ir de breville, vá de Breville sem medo, hehehe

Quanto a venda do Krups, nem tinha me tocado disso. Tive dois krups, ambos vieram da gringa (e na gringa devo ter pago uns 300 reais ano passado)

 

Rodolfo, ainda tem a retenção interna que é bem grande  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falajames, tem um forista que vende os Brevilles a R$1000,00, 220V, http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4058-vendo-moedor-express-breville-tramontina-r-100000/?p=149693

 

Fernando, tem a retenção interna tb..., estava dando risada que quando eu tirei as mós, tinha uma "arruela" de café naquele espaço embaixo da mó inferior (o Cabral já me deu a dica de usar algo para fechar aquele espaço). Já comprei o funil culinário Octopus para colocar no lugar do dispenser de café, e vou ver se arrumo um hopper igual da Vario para usar no lugar (eu já testei, serve perfeitamente se desgastar a aleta que serve para alinhar a entrada).

 

https://www.graogourmet.com/blog/como-escolher-um-moedor-de-cafe/

 

Tem esse link, achei uma comédia que ele usa bem os exemplos citados (inclusive o grandão da ultima foto parece ser o Astro). Apenas discordo da parte onde ele fala que a maioria dos moedores profissionais usam mós cônicas...

 

Finalizando, caso vc possa gastar um pouco mais e esperar um pouquinho a compra, logo mais terá o Baratza Sette a venda, é um moedor que promete ser muito interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@falajames (Thiago), o DBM8 é de mós, não é de lâminas, e tem o mesmo número de ajustes do GVX2.

 

A Cuisinart tem OUTRO aparelho (DCG20) que usa lâminas, cuidado para não confundi-los. No de lâminas, o tempo determina o grau médio de trituração/laminação.*

 

No DBM8 e no GVX2, a presença do ajuste graduado de tempo é para dar referência de doses/xícaras. É apenas um timer eletrônico e uma escala "estimada".

 

No momento parece que não há mesmo a venda desse modelo em 220V. Acho que já houve, mas posso estar enganado. Aliás, na minha postagem anterior, as partes destacadas e sublinhadas não são grifos, mas hiperlinks para serem clicados. O link que o Rodolfo postou é o mesmo que listei acima, sugiro dar uma visitada e pensar seriamente em investir num Breville, o Vitor consegue modelos em 110V e 220V. Se precisar parcelar, negocie com ele ou procure uma promoção numa das grandes lojas online, de vez em quando aparecem boas oportunidades.

 

* Sobre sua pergunta, penso que os "moedores" de lâmina são inadequados para todos métodos, e impraticáveis para espresso. (OBS: não são realmente moedores porque não tem mós, são laminadores que laminam, quebram e trituram os grãos, gerando grânulos de tamanhos imprevisivelmente variados - um pesadelo).

  Entenda que não existe "apenas inconsistência", já que é necessário moagem consistente para obter bom café. As únicas pessoas que dizem que gostam dos moedores de lâminas são as que os vendem ( :rolleyes: ) e as que não utilizaram outro tipo suficientemente pra aprender a usar direito e fazer café bom em qualquer método. O tamanho do grânulo determina o tempo que a água vai demorar para permeá-lo e viabilizar a extração. Se os grânulos variam muito, quando os grânulos menores já liberaram tudo de bom e começaram a "amargar", os maiores ainda nem começaram a liberar o que interessa no preparo. Não tem como fazer café bom desse jeito, no máximo "aceitável" aleatoriamente. Loteria pura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha esquecido do BREVILLE TRAMONTINA. Apesar do preço talvez alto (comparando com um KRUPS), se comprar novo dá para parcelar... e é excelente para uso doméstico, moderno, sem reservatório para café moído (que ninguém usa afinal), ou seja, menos partes para limpar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrigindo o que falei... o BREVILLE mói direto no PORTAFILTRO, conforme aparece na maioria das fotos, mas ele ACOMPANHA UM RESERVATÓRIO PARA CAFÉ MOÍDO (parece bem legal por sinal):

4.jpg

 

Tiro o chapéu para a BREVILLE pois tanto a máquina quanto o moedor são bem completos, não economizaram nos acessórios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o reservatório foi citado, o do Krups acho bem chato. Acumula uma estática gigante, e o moinho só funciona, por segurança, se TUDO estiver perfeitamente encaixado. Se tiver uma folga, ele não funfa. Quebrar a tampa do reservatório ou do hopper, vai precisar fazer gambiarra, ehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fernando, dá pra resumir a solução pra isso em duas palavras: Silver Tape. :D:lol::D

 

Concordo, @Daniel!

 

Os Australianos capricharam mesmo nos "kits". Esse potinho anti-estático é "dá hora", não gruda pó quase nenhum. Ajuda muito na hora de fazer coados, pois ele encaixa de um jeito que a saída da câmara de moagem alinha perfeitamente no furo da tampa, não faz sujeira. É só retirar do moedor, fechar, dar uma batidinha pra assentar, desrosquear a tampa e despejar no filtro/AP/FP... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal. No Olx de Brasília-DF tenho encontrado somente máquinas com moedores acoplados, como a Saeco Xsmall e a Gaggia Unica. Essas são as ditas máquinas automáticas? Observei que existem poucos níveis de moagem...eles só servem para espresso e para uso na propria maquina? Podemos dizer, então, q nesse tipo de máquina a única variavel será o café, uma vez q o resto será td automático e nas mesmas medidas? Temos bons cafés espressos nesse tipo de equipamento? Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Bom dia, pessoal. No Olx de Brasília-DF tenho encontrado somente máquinas com moedores acoplados, como a Saeco Xsmall e a Gaggia Unica. Essas são as ditas máquinas automáticas? Observei que existem poucos níveis de moagem...eles só servem para espresso e para uso na propria maquina? Podemos dizer, então, q nesse tipo de máquina a única variavel será o café, uma vez q o resto será td automático e nas mesmas medidas? Temos bons cafés espressos nesse tipo de equipamento? Abraços

 

Thiago, não sei se já se decidiu sobre qual equipamento comprar, mas respondendo sua dúvida:

As referidas máquinas com moinho integrado são máquinas automáticas e super automáticas. O moinho só serve para uso na própria máquina. Dependendo da máquina existem funcionalidades para controlar a moagem, quantidade de pó e, algumas, de temperatura da água.

O forte dessas máquina é a praticidade, vai ser bem difícil fazer ajustes para se tentar achar a melhor extração para cada café que irá experimentar. Geralmente os fabricantes até recomendam um determinado café que é o que vai sair melhor naquele projeto de máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...