Ir para conteúdo

Moedor Astro 12 La Spaziale (dispensador): restauração e mod


Rodolfo M

Postagens recomendadas

Lendo os tópicos de restaurações e modificações, resolvi me aventurar pelas praias dos engenheiros (só na beirada, nada de profundezas oceânicas).

 

Este moedor veio junto com a respeitável (idosa) senhora Vivaldi S1.

 

image_zpseitvknp6.jpeg

 

Em outros tópicos postei fotos da retenção tremenda deste moedor (características da maioria dos moedores profissionais), o que não o torna uma primeira escolha no uso doméstico.

 

Lembrando que foi feito uma limpeza quando chegou, e mais ou menos 10 espressos depois:

 

image_zpspth0w2np.jpeg

 

Removendo as mós superiores, tomando o cuidado de marcar a posição (caso as mós não forem colocadas no mesmo lugar, o moedor passará novamente pelo período de "amaciamento" ou adaptação):

 

image_zps9muoefxa.jpeg

 

 

Removendo a mó, encontrei um dos esconderijos do café:

(Novamente lembrando que isso foi resultado de mais ou menos 10 moagens)

 

image_zps7usctpze.jpeg

 

Chegando na mó inferior, o mesmo cuidado de marcar a posição:

 

image_zpsotdilorv.jpeg

 

image_zpsp5qyinr9.jpeg

 

Colocando os produtos na gaveta bate-borras e usando uma alternativa tupiniquim (enquanto o Cafisa n chega do eBay):

 

image_zps4wphzamf.jpeg

 

Obs: tomando o cuidado de não deixar os produtos de alumínio muito tempo já que o fabricante do detergente n recomenda.

 

Até esta etapa pode ser considerado um passo a passo para a limpeza do moedor, a partir de agora iniciamos a etapa "modificações".

 

 

Removendo o dispenser:

 

image_zpsb0vhp3wk.jpeg

 

Já removido a bobina (motor). O bicho é grande!!! E pesado...

Para dar uma idéia do tamanho, uma comparação:

 

image_zpsuxknoi9w.jpeg

 

O conteudo do moedor:

 

image_zpsojlfh8ri.jpeg

 

A carcaça foi levada numa empresa de restaurações de antiguidade (indicação vista num tópico do Santiago), provavelmente pego no sábado ou segunda feira (junto levei o porta filtro da Vivaldi para cromar).

Como a carcaça é de alumínio, vai ser feito pintura anodizada em preto semi-fosco.

 

 

To be continue

 

(Existem algumas peças encomendadas pelo aliexpress, outras que estão passando pela Gildaka Corp para avaliação e estudo, e outras que ainda nem sei como vou me virar para conseguir rs), conforme as coisas andarem vou atualizando o tópico.

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Rodolfo!

 

Parabéns pela iniciativa!

 

Tá vendo essa peça presa com uma cinta de nylon na base do motor, pra onde tá indo parte da fiação? É o capacitor do motor, é o que media a partida para que a corrente inicial não derrube o disjuntor a cada uso, e ao mesmo tempo é o que limita a potência convertida do motor. Quanto mais suave a partida, menos torque terá no motor, evitando também que em caso de pegar algo sólido nos mós, o impacto não seja devastador demais pros componentes internos. Aproveita e localiza a especificação gravada na carcaça de plástico e tire uma boa fotografia. Capacitores ressecam e estragam com o tempo, causando perda progressiva de potência convertida no motor, eventualmente causando queda significativa de velocidade de rotação. Quando acontecer (pode ser em 3 meses ou em 20 anos, nunca se sabe) você já terá o valor correto pra procurar outro. Via de regra, quando se troca as escovas do motor, troca-se o capacitor também, mas muita gente economiza mal e não faz isso.

 

PS: esse capacitor é "feito" com componentes padrão de eletrônica, colocados num copo de PVC e encapsulado com resina, é facílimo de fazer um equivalente por conta própria, basta comprar os capacitores padrão adequados pra montar um desses nas mesmas especificações, em geral funciona até melhor e sai uma fração do preço.

 

No outro tópico postei  a foto e o link do funil de aço da Norpro, você postou que não serviria no seu por ser de 70mm. No pescoço do meu moedor também não serviria direto como hopper, mas dá pra usar dois o-rings grandes de nitrilo pra encaixar perfeita e suavemente no bocal. Testei inclusive com uma gaxeta de grupo padrão de grupo E61 e quase encaixou, por dentro fica perfeito no funil, mas por fora é um pouquinho maior do que deveria e não entra no moedor... se esmerilhar + ou - 1mm da parte externa fica certinho, e seria uma solução muito bacana... Não usei porque no meu T48 não precisei de hopper, mas é só ser criativo que você acha o melhor jeito de encaixar no seu Astro... principalmente pra quem vai moer por dose, aquele funil fica prático e bonito...

 

Bom trabalho na limpeza, ficou jóia! Aliás, esse Jimo, com água fervente, dá um efeito quase igual ao Cafiza pra limpar cabeça de grupo, tela/chuveiro, dispersor, PF, filtros etc. Aliás, tenho lavado meus filtros de espresso periodicamente na máquina de lavar louça... fica 10! ;)

 

Imagino que já tenha sacado onde colocar os o-rings pra evitar que encha de café por trás dos mós, tanto encima quando embaixo, né?

 

Boa diversão!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aewwww, estava esperando essas dicas.

Ja tirei fotos do capacitor para arquivo, conforme sugestão. Mas vc falou de escovas de motor pra um dentista, vc nem imagina no que ele pensou né?! obvio que tive que procurar no google, achei e, aquilo n tem cara de escova rs. Aquilo precisa ser trocada só quando derrete ne?

 

Sobre a gaxeta da parafuseta da rebimboca, n achei no google logo n sei o que vc quis dizer rs (edit: é aquela arruela grossa de borracha né, só depois que me liguei)

 

O Jimmo foi sugestão sua de outro tópico (alguma coisa ainda n esqueci hahaha).

 

Sobre os pontos de retenção, existem muitos! Embaixo da mó superior (acima, depende do referencial kkkkkk), o o-ring teria que ser furado pelo parafuso ou cortado com tesoura para entrar nos 3 espaços ocos. Eu vi que existem alguns materiais (tipo tinta epoxi para caixa de água - atoxico e resistentes até 150C), será que algo do gênero serviria para fechar esses buracos?

Edit (a ideia seria colocar um o-ring entre a mó e o suporte depois da mó presa ou prender o o-ring entre a mó e sua base?)

 

Alguém sabe até que temperatura as mós chegam nas moagens? Caso n for muito, existem as resinas acrílicas de dentaduras hahahaha, esse é um material mais minha praia (deve ser atoxico kkkkkkkkkk, de cara o cheiro do liquido é terrivel, mas depois que reage com o pó fica tranquilo). Caso funcionar alguma das ideias terei que ter cuidado para n por demais em um dos cantos e desbalancear o moedor...

 

Agora apenas contando mais da saga:

 

O Giberto esta fazendo alguns testes. Ele providenciou uma "resina transparente" padrão alimentício para fazer um hopper numa impressora 3D:

 

https://youtu.be/TpVCb-Cskbk

 

image_zpspilayk32.jpeg

 

Ele esta "apanhando" ainda (ele ficou de testar umas alterações na configuração da impressora para ver se fica transparente)...

Vida de prof Pardal n é facil rsrsrs (se bem que como a ideia é um hopper pequeno pra no máximo moer para coados, estou tentado a deixar assim)...

 

E depois de dezenas de testes e impressões, leva para o cliente e o cliente fala "hum, essa cor n combina comigo, quero outra cor..." Kkkkkkkkkkkkkk (Gil, prometo n fazer isso hahahahaha).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol:

 

Sobre a "gaxeta", essa é a palavra em português pra "gasket". Se jogar os termos "brutos" em inglês no Google, acha na hora: "group"; "gasket", "E61". Também é chamada de "grouphead seal", ou "vedação de cabeça de grupo". É que "arruela grossa de borracha" não fecha bem o assunto, né? :lol::D:lol:

 

group-head-seal.jpg

i6-photobucket-com-albums-y230-home-bari

 

 

A "vedação de grupo" da Gaggia costuma ser compatível nos diâmetros interno e externo com o grupo E61, a "altura", ou espessura, é que muda... Se tiver um paquímetro dá pra medir na sua Baby e comparar com o bocal do moedor, pra ver se tá fácil usar uma vedação/gaxeta desse tipo.

 

Sobre o moedor, não recomendo colocar material não-balanceado. Daí a sugestão de usar o-ring.

 

Pense de modo prático, o o-ring precisa selar a entrada do pó, só isso. Não complique o raciocínio, apenas ache um o-ring que, com o mó montado e assentado, encaixe na frente da fissura, sem risco de entrar debaixo do mó, com pressão suficiente pra não sair fácil mas que não cause tendência de deformar o o-ring, que deverá trabalhar comprimido "de fora pra dentro", situação mais fácil pra deformar "pra dentro" criando uma "onda" ou "barriga"... Basta isso pra resolver.

 

No T48 só precisei colocar no mó inferior, o mó superior encaixa no metal sem vão livre, fica "zero:zero". Mas na parte do "pescoço" onde encaixa o hopper, tem um anel em coifa/funil de teflon pra não juntar grãos, e esse anel não assenta 100% no metal, então tive de colocar um o-ring ali também. Mesmo sendo uma posição aparentemente "sem equilíbrio", acabei achando um tamanho de o-ring que ficou estável e não sai sozinho...

 

Quanto a temperatura, se chegar num ponto em que seja problema pra sua cola, os grão já zoaram... :blink:  se procurar vai achar piadas no Fórum mencionando que tem moedor que termina a torra, de tanto que esquenta. De qualquer modo, não recomendo usar cola, vai desbalancear o moedor e dificultar sua vida no futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando a saga (as custas do pobre Gil, que estava lá planejando, imprimindo em 3D, sendo comentado em outras postagens do Socraticoffee e indo para a segunda fase de concurso de design...):

 

Aqui, o hopper do lado do funil de café para porta-filtros:

 

image_zpsgckqatcx.jpeg

 

image_zpslp0a8vfg.jpeg

 

Hahaha, está saindo mais rápido que o bravo mini hehehe

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando...

 

Hoje me encontrei com o Gilberto, e ele trouxe o hopper. A carcaça do moedor tb ficou pronta e fui buscar.

 

O resultado:

 

image_zpsbfd0f78c.jpeg

 

image_zpssuxdcdlr.jpeg

 

Ficou bacaninha!!!

 

A pintura ficou melhor do que o acabamento original que era fosca.

 

Agora vem a parte demorada (esperar o funil chegar). Os o-ring já estão encomendados.

 

Continua...

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O-rings chegaram. Saiu 2 reais cada o-ring de silicone padrão alimetício para altas temperaturas (e uns 10 reais de frete).

 

Incrível como ficou perfeito! Já testei funcionando, e eles permanecem stáveis no lugar.

 

image_zpscaxrnq4s.jpeg

 

image_zpsdhs5ojmn.jpeg

 

Agora falta o funil.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodolfo,

 

Parabens!! Tá ficando muito bom!

Apesar da diferenca de 1 mm entre as mós do seu moedor e do super jollu, esses o-rings que usou devem ser compatíveis!

 

Poderia me dizer as medidas?

 

Quanto ao funil, qual solução que encontrou? Estou usando no mazzer como quebra galho, a garrafa de 2L

 

E se precisar, tenho Cafiza sobrando em casa. Só desaconselho contato com aluminio, plástico!

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Rubens!

 

Vamos lá:

 

O link do o-ring é http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-740250459-anel-oring-vedacoes-o-ring-silicone-viton-nitrilica-_JM

 

A medida é 37,82 mm de diâmetro e 1,78mm de espessura (corrigindo, o valor do frete foi 17,70). Eu comprei um com uma espessura maior também para testar, mas não encaixou (o diâmetro interno da mó é 38mm).

 

Sobre o funil, de cara encomendei esse https://pt.aliexpress.com/item/New-Stainless-Steel-Conical-Funnel-with-shelf-Octopus-Fish-balls-Tool/32559363725.html?spm=2114.13010608.0.72.N6TYMx , o bom deste funil é que ele vai ajudar a disfarçar a abertura frontal da carcaça (vou fechar com algo, mas sei que vai ficar meia boca kkkkkkkkkkkk), eu procurei no mercado nacional mas n achei (provavelmente em lojas de artigos de confeitaria deve ter).

 

Depois temos que trocar ideias sobre seu torrador! Hehehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal.

 

Eu tinha visto esse mod la do home barista mas eu achava q cortar aço ia dar um trabalho desgraçado.

 

As agora tenho um dremel então vou dar uma pensada para ver se encaro.

 

Como está pensando em cortar o funil?

 

 

Em relação ao torrador, o Felipe me falou do projeto de vocês mas o Philco é muito bom já. Se quiser pode usar o meu um dia aqui em casa.

 

Abc

 

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Rodolfo, foi exatamente assim que resolvi o problema de entrar café embaixo do mó interior do T48... quando descrevi, sabia que era só você olhar que iria "sacar" onde encaixar os o-rings... O seu ficou Excelente!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O legal de um tópico assim é a troca de informações que ele gera (primeiro os o-ring do Cabral, depois o hopper do Gilberto...)

 

Estou trocando muitas ideias com o Rubens, ele ficou bem animado em modificar a Mazzer Super Jolly dele.

O legal é que ele teve uma ideia luminosa de usar uma luminária!!! Rsrsrsrs, não resisti o trocadilho, mas é isso mesmo.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682385372-varias-cores-pendente-aluminio-garrafa-bocal-e-27-_JM

 

image_zps9pdscxxi.jpeg

 

image_zpsp4pkrnme.jpeg

Fotos que o Rubens me enviou hoje pela manhã.

 

O material é aluminio, 10cm de diâmetro e 22cm de altura. Parece que é bem firme (e mais fácil para fazer os recortes que o inox).

 

O meu funil ainda não chegou para fazermos comparações, mas essa considero uma boa alternativa.

 

E apenas aproveitando a piada, hoje descobri a função da gaxeta! Fui fazer um backflush na Vivaldi, espirrou água por entre o grupo e o porta filtro!!! Cheguei a conclusão que o café serve de selamento pois vira e mexe eu choco a maquina mas nunca sai uma gota de água por entre o grupo e o porta filtro, mas hoje no backflush (parecia que eu tinha ligado a Vap, foi água quente pra tudo quanto é lado... Tomei o maior susto pois essa cafeteira é super "mansinha", nunca vaza nem faz barulho..., parecia que ela ficou louca! Kkkkkkkkkkkkkkkk)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Gilberto!

 

Eu li que a La spaziale n recomenda, mas dá sim pra fazer.

Tem alguns videos inclusive mostrando o backflush nessas maquinas (mas só a minha tem um Vap embutido kkkkkkkkkkk).

Tirei 1l de "café" dela, só do que tinha retido dentro dela... (um nojo, devia ter feito isso no dia que peguei a máquina rsrsrsrs).

Expurguei muitas vezes, tirei uns cafés tb, mas ainda n experimentei o resultado final..., notei que o cheiro mudou, afe!!! Agora cheira café mais fresco kkkkkkkkkkk

 

Mas dada a recomendação não devo fazer tão cedo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo, a idéia da luminária é bem interessante, principalmente pros moedores com câmara de dosagem de diâmetro menor. No meu caso, a câmara do T48 tem 13,3cm de diâmetro externo e o funil tem 13cm. Essa diferença de 0,3cm de diâmetro já deu trabalho pra dar aperto sem deformar, por precisa ficar perfeito no alinhamento com o furo de saída do pó. Um funil/luminária de 10cm precisaria de um tipo de calço pra servir de interface, e creio que precisaria vedar o entorno da saída pra evitar vazar e juntar pó entre  o moedor e o funil...

 

Dá pra ver na foto que os cantos não encostam no moedor. Quando o Rubens fizer o furo deverá confirmar que fica um pequeno vão nos cantos...

 

E, sim, @Rubens, já cortei chapa de aço até mais grossa com a Dremel, mas vai gastar mais de 1 disco de corte e precisa ter paciência - treine com outra coisa antes - se for encurtar a ponta do funil, comece cortando alguns milímetros de cada vez, em anéis, pra pegar o jeito da Dremel nesse material - aliás, o vendedor anuncia que a luminária é de alumínio, não de aço... O Funil culinário é de aço inox, e mesmo assim a Dremel deu conta.

 

Depois poste fotos do passo-a-passo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia deixar para semana que vem.. mas antes de viajar já cortei tudo com dremel rs..

 

Não ficou a maior maravilha, mas eu também ja imaginava alguma deformação, como o Lipe já tinha me falado (o ideal para o SJ seria 12 cm de diâmetro). O gozado é que como o alumínio é maleável, a deformidade na circunferência apor apertar os parafusos foi muito pequena..

 

Como também pelo diâmetro menor, a saída do funil ficou muito junto ao corpo do moedor, eu entortei na mão mesmo para afastar a saída do corpo do SJ daí não ficou a maior beleza estética mas ficou funcional..

 

Ainda vou cortar mais a ponta do funil mas como eu tinha que ir para o aeroporto, deixei para depois.

 

Não tirei foto antes de entortar.. mas vai a foto do resultado final.

 

 

53ff4de206754a6ae0f7b49f00313355.jpg

 

Ps. Antes de eu forçar e entortar de propósito, a circunferencia ficou discretamente alterada.. nada de mais.

 

Também soltei um pouco os parafusos e a deformidade sumiu e aparentemente o buraco da saída continuou bem adaptado ao funil, mas não testei.. uma solução seria uma fita dupla face em volta desse orifício caso escapasse pó

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

O funil chegou, e eu descobri que com o que eu tenho de ferramentas n vou conseguir cortar hahaha

Encomendei um dremel agora, a brincadeira está lenta...

 

IMG_2944_zpshikvzr2v.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dremel é sempre diversão garantida, hehehehehe!! Compre discos de fibra de carbono (ou específico pra metal, que tem também), que cortam muito bem e duram muito mais.

 

To querendo fazer um funil pequeno pra usar no filtro quando for despejar o café nele, mas tá dificil de achar um funil pequeno de metal para adaptar... Vou acabar usando o fundo de pote de iogurte recortado! :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lunático, vc diz um funil para despejar o café no porta filtro da Poemia?

Manda uma mp para o Gilberto, junto com os tampers que ele vende já vem com esses funis. Aliás vou encomendar mais um (depois que experimentei virou item obrigatório rs).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rofolfo, desse mesmo. Já vi alguns usando um deles de metal que é bem mais higiênico e durável do que um quebra-galho de plástico! Vou ver com o Gilberto que até já se manifestou!!

 

Giba, ele é de 53mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo já chega solando, kkkkk!! Eu fiquei de visitar uma loja de máquinas e insumos de café amanhã aqui em Vix que parece boa, e se eu localizar algo do tipo eu lhe aviso.

 

@Gilberto, a pretensão era tentar comprar um de metal mesmo. Então contigo se tudo correr bem num futuro não muito distante eu compro o tamper dinanométrico. Só vou precisar esperar passar o meu casamento em novembro, pra não quebrar a banca (cada centavo está contado, a patroa já arregalou os olhos quando viu o moedor da breville na cozinha, hahahaha).

 

@João Ribeiro, finalizando o offtopic, se eu encontrar a gente conversa pra comprar logo a quantidade necessária. Além desta loja de amanhã eu pretendo ir na Casa Cor com minha mulher, e eu vi que lá tem um barista que eu conheço que não vejo há algum tempo e que é bem conceituado por aqui, talvez ele dê dicas de onde comprar. Se conseguir isso, mando MP para vocês! ;)

 

Abraço!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...