Ir para conteúdo

Cafeteria em Goiania


João Vitor Ribeiro

Postagens recomendadas

opa, estou visitando alguns parentes em anápolis e pensei em dar um pulo em goiania, alguém tem uma sugestão de cafeteria?

 

uma certa que vou é a ateliê do grão, alguém indica mais alguma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

procurei e não tinha achado um tópico aqui.

 

Acabei indo só no Ateliê pois fiquei menos tempo que esperava na cidade, gostei bastante do ambiente, os cafés estavam muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Cara café carino no setor Marista e luiz café no setor aeroporto. Não existe um tópico sobre cafeterias em Goiânia?Achei que tivesse.

Fala Rafa Rocks, irei neste feriado à Goiania, além do Ateliê do Café, teria sugestões de outras cafeterias? Também tenho interesse em comprar grãos,  conhece um lugar bom?

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredite, e nesse lugar só tem 1 opção de grão pra vender.

 

Por isso nós aqui praticamente viramos uma "cooperativa" de compra e torra de café, porque não dá pra depender deles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yokota no carino e luiz vendem tb...manda msg privada, que conversamos melhor.

Valeu

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

 Opa, maravilha então, irei conhecer os três! Já fiz a rota e eles estão bem proximos um do outro ehehe

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Yokota, acompanhe pelo facebook ou pela página oficial, nem todos abrem no feriado o dia inteiro...horário de feriado é complicado...

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Cafeterias que já fui em Goiânia:

- Tia Nair Café (no centro)

- Atelie do Grão (St Marista)

- Speciale Café (Shopping Cerrado)

- Cafeteria FNAC (Shopping Flamboyant)

- Casa do Pão de Queijo (Shopping Flamboyant)

- Kopenhagen (Shopping Flamboyant)

- Fran's Cafe (Setor Marista e Oeste)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fui no Atelie do Grão e no Café Carino, ambos no setor Marista, uma área nobre de Goiania, então dá pra ter noção do preço. Pedi um espresso no Carino, achei "bom", não lembro do preço mas era salgado.
Depois fui ao Atelie, que mais parecia um bar de tão cheio, tentei pedir um espresso mas a simpatia e prontidão da atendente me fez desistir. 

Achei um lugar que na minha opinião vende um café (em grãos) justo pelo preço, chama-se Emporio do Zé (http://emporiodojose.com.br/), R$ 22 por 250g, e o quilo se não me engano era aprox. R$52. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Fala galera, passei um mês em Goiânia agora nos meses de março/abril/2017 e aproveitei para conhecer as principais cafeterias da cidade. Vou deixar as indicações e minhas impressões gerais aqui, espero que sejam úteis.

 

1- ATELIÊ DO GRÃO

É a mais antiga cafeteria dedicada a cafés especiais em Goiânia, também a maior e mais estruturada. O ambiente é bem grande, bem sofisticado, muitos funcionários. Funciona das 08h00 às 20h00 e é lotado o dia inteiro. Fica numa área nobre da cidade, no setor Marista, vizinho ao shopping Bougainville. Eles torram num Probat sensacional e contam com uma Slayer two group novinha para os espressos, para mim a mais bonita máquina de espresso do mercado. Eles têm também uma máquina chamada Trifecta, que proporciona uma extração intermediária entre a prensa francesa e o aeropress. Enfim, em termos de estrutura, tenho certeza que é uma das cafeterias mais bem equipadas do Brasil.

O Ateliê tem uma loja de produtos para café bem equipada também, com muita coisa da linha hario, bodum com preço justo.

Já em relação aos grãos, fiquei um pouco decepcionado. Eles contavam com apenas um tipo de grão, blend da casa, sem referência de produtor ou sequer de região de origem. Ou seja, um grão genérico, mediano, pouco exótico, muito torrado. Os baristas também não são muito especializados. O ateliê chega a oferecer no cardápio expresso de 100ml, um pecado contra aquela belíssima Slayer.

Na parte de comida, doces e salgados, nada a reclamar: muitas opções saborosas. O carro-chefe é um brigadeiro de chocolate meio amargo (excelente!).

Passei uma tarde no local e conversei bem com os baristas, o que me fez compreender a proposta de negócio deles: apesar da super estrutura de maquinário, o público que eles atendem é volumoso e a ampla maioria não vai lá pelos cafés especiais. Eles funcionam com a casa cheia da manhã à noite, recebem muitos clientes que lá vão para tratar negócios, daí adaptam seus cafés ao que a demanda exige: torra mais escura, expressos de muitos mls, nada de perfil frutado nos grãos, enfim, é direcionado ao público comum que bebe café de mercadinho.

Eles vendem pacotes de grãos de 250g, blend sem referência de origem, por 25 reais. Ao menos as torras são sempre recentes.

 

2- CAFÉ CARIÑO

Segunda cafeteria que conheci, funcionam há pouco mais de um ano. O ambiente é sensacional, todo vintage/retrô, decorado com armários de madeira, tocador de discos de vinil, objetos antigos de época, localizado numa casa bem ampla, muitas mesas, verde (tem uma árvore na área externa e um jardim bem bacana), enfim, muito agradável. Os donos, um casal, monstraram-se realmente apaixonados por café, o que conta muito. Eles torram num Átilla mais antigo, 5kg salvo engano, e o maquinário, expresso e moedor, é da italian coffee, além de um Baratza Encore para os filtrados. Tinham um único grão quando fui, um bourbon amarelo de Patos de Minas/MG, bem suave e saboroso. Eles oferecem no cardápio o café no método turco, que não é tão fácil de achar por aí. Atendimento nota mil, muitas opções de acompanhamentos, doces e salgados. Não vendem acessórios. O pacote de 250g de grãos saiu por 30 reais (faltou só a embalagem ser valvulada e selada a vácuo, para viagem).

O contra aqui fica por conta da limitação do maquinário. O expresso não alcançou muita crema, nem muito corpo. Espero que eles possam em breve investir em máquinas superiores pra certamente oferecer uma melhor xícara. Ainda assim preferi ao expresso do Ateliê.

 

3- LUIZ CAFÉ CONCEITO

Fica mais afastado da área nobre de Goiânia, no setor Aeroporto. Interessante que eles vendem grãos produzidos pela própria família deles. Tinham 4 disponíveis, dois catuaís vermelhos, um amarelo e um IBC. Infelizmente não contam com torrador no local, daí todos os grãos estavam com a data de torra atrasada (um mês atrás). O maquinário também é italian coffee, além de um encore, provei o expresso e o aeropress de dois grãos, muito bons, embora tenha percebido o mesmo problema do café cariño: o expresso não alcança a crema e cremosidade ideal. No aeropress, achei a moagem utilizada muito fina. Os grãos custam 30 reais 250g e 18 reais 150g. Um café bem interessante que vi lá foi o café cozumel, feito no aeropress e acrescido de água com gás, suco de limão e açucar mascavo. É um drink de café, mas muito bom.

O ambiente lá é muito aconchegante, bem decorado. O atendimento da equipe excelente. Espero que passem a torrar café no local para oferecer grãos mais frescos.

 

Enfim, de forma geral, é minha opinião. Boas cafeterias mas nenhuma excepcional. Caso alguém apareça por minha cidade, Aracaju/SE, conheçam o Art in Coffee, vão ficar mais satisfeitos kkkk

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconsiderando as preferências pessoais, porque é uma discussão sempre inútil, a AeroPress nasceu para preparar café com grãos de supermercado (moagem fina). Em boa parte das máquinas com preset de métodos, a moagem da AeroPress está regulada em fina (ou fina média), pouco acima da de espresso. Talvez pela sugestão de fazer um café entre espresso e french press, começaram a inventar de engrossar a moagem da AP justamente porque, ao contrário da french e espresso, a AP aceita qualquer granulometria. Quanto mais fina a moagem (do que decorre uma suposta faixa granulométrica mais estreita), maiores as chances de uma melhor (mais complexa e mais rica) extração. Neste contexto, principalmente com os tempos originais extremamente curtos (outra característica de marketing da AP: fazer um café descomplicado em 1:30min), a moagem mais fina é mesmo a mais adequada, especialmente com filtro de papel. A granulometria (em qualquer método coado), por si só, não quer dizer dizer nada: tudo depende do manejo de todas as outras variáveis de preparação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...

Boa noite pessoal, já tem 5 anos este tópico mas não creio que o cenário em Goiânia melhorou muito, mas recentemente descobri o pessoal do Muy Café, eles mesmo fazem a torra e direto estão dando cursos por aqui. Não chega a ser uma cafeteria, mas é um ambiente muito bacana pra quem procura grãos em Goiânia. Já experimentei dois cafés do acervo deles e gostei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Olá.

Chegando por aqui agora, mas o cenário do Café em Goiânia melhorou MUITO.
Além da Muy Café, já citada, muitas cafeterias abriram e fecharam.
O número de baristas que entendem de café especial mudou muito, e muitas torrefações locais excelentes chegaram.
Temos a Kings, Muy Café, Not Black Coffee. 
Além da abertura do Garoa Café, Subverso, Estação 14, entre outras.

Mas minhas recomendações principais vão para os nanolotes da Muy, os novos grãos do Luiz Café, e principalmente a microtorrefação Not Black Coffee, que torram todas as segundas feiras, e tem o melhor espresso da cidade. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...