Ir para conteúdo

Visita a fazendas em Piatã


Postagens recomendadas

Aproveitando as férias na Chapada Diamantina tiramos um dia para fazer um passeio em fazendas de café de Piatã. 

O passeio é feito pela agência Nas Alturas, que fica em Lençóis. Fechamos por email e o pagamento depois de terminado o mesmo.

Saímos de Lençóis as 8:30 e foram mais de 2h até Piatã, 180km no total, região muito bonita da Chapada. Começamos pela fazenda do sr. Antônio Rigno, responsável pelos cafés vencedores do 1°, 2º e 3° lugares do 100° Cup of Excellence da BSCA, em 2014, o vencedor com 94,05 pontos. A esposa dele nos recebeu, infelizmente esqueci o nome dela, com um café passado na hora, além de vários bolos, pães e outros petiscos. Um aviso para quem fizer este passeio, saia da pousada sem tomar café da manhã.

 

image.jpg
 

Logo saímos para conhecer a fazenda. A colheita já tinha acabado, só havia raros grãos no cafezal. O café é catuaí, processado em forma de cereja descascado. A esposa do sr. Antonio conhece muito de café e do mercado. Ela abriu uma cafeteria em Piatã que depois visitamos.

Passamos por toda a fazendo, estufas, despolpadores e terminamos na sala onde é feira a torra.

 

image.jpg
 

image.jpg
 

Na sala da torra o responsãvel estava separando amostras para o concurso da BSCA de 2016, as inscrições estavam terminando. Ele disse que iria levar as amostras no correio e depois voltar para torrar o resto de café verde que ainda estava por lá. Ficamos de voltar mais tarde e, após o almoço, fomos para a fazenda do Divino Espírito Santo.

A fazenda é bem menor, a São Judas Tadeu tem 350.000 pés de café e esta 65.000. Estava terminando a colheita, então vários pés cheios de café. Plantam catuaí, catucaí, boubon vermelho e amarelo, obatâ e 2 variedades da América Central que eu esqueci o nome.

 

image.jpg
 
A secagem estava sendo feito no pátio da casa e em pátios de outras casas da região.
 
image.jpg
 
Também estavam separando amostras para o concurso. A torra também é feita na fazenda então comprei 500g do blend deles, chamado espresso gold. Se não me engano saiu por 28 reais. 
 
A esposa do sr. Antonio comentou que eles foram multados pela fiscalização do ministério do trabalho por usar mão de obra temporária sem assinar a carteira e que a partir do ano que vem iriam usar colheita mecanizada. Na fazenda do Divino Espírito Santo estavam usando a mão de obra da região ainda, só mulheres, que dizem ser mais delicadas, talvez não tenham sido alvo de fiscalização.

 

Após conhecer a cafeteria Rigno, onde estão expostos os prêmios que ele já ganhou, e tomarmos um espresso bonzinho com pão de queijo, voltamos para ver a torra.

 

image.jpg
 
 
image.jpg
 

 

Começou com os cafés menos valorizados e após a 4ª torra, com o torrador com a temperatura mais estável, colocaram o peneira 17. Então depois de esperar quase 1h consegui comprar o café Rigno com 20m de torra, 25 reais. Engraçado que primeiro ele me perguntou quantos quilos eu queria levar e eu só queria 1 pacotinho.

 

Quem viu a descrição do passeio na pagina da Nas Alturas notou a falta da visita ao Q-grader. Ficaram devendo mesmo, assim como o "delicioso almoço regional" que na verdade foi em um quilo em Piatã, cidade pequena, então dá para imaginar como é.

Para quem gosta de café é um passeio imperdível, apenas ficamos com a impressão de improviso e de termos sido os primeiros a faze-lo, o guia, Jaime, gente finíssima, não sabia onde nos levar para almoçar e a localização exata de 2ª fazenda, por exemplo. Por causa disso tivemos desconto no pagamento, mas a iniciativa da criação do passeio é muito boa e merece mérito, fica aqui a divulgação para quem estiver na região e quiser conhecer.

  • Curtir 17
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 2 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...