Ir para conteúdo

Cafeterias em SP


r.lima

Postagens recomendadas

Onde compra este Orfeu ?

 

Gilberto,

 

Nao sei como é na Feito a Grão de SP mas as que costumo ir (na Bahia) todas vendem o Orfeu em grãos no local.

 

Eu sugiro que você tente a visita na loja de SP pois você se livrará do frete e conversando com o barista poderá conseguir um pacote com torra mais recente, o que nem sempre é fácil no caso do Orfeu. De quebra você toma um Espresso lá, o que tenho certeza que te deixará muito satisfeito.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Próximo a minha casa abriu uma nova cafeteria, máquina Italian Coffee, aparentemente tudo bem arrumado, tamper, pitcher,...

 

Bem, acordei hoje, dia gelado, abri a janela e vi aquele belo nevoeiro cobrindo os telhados e a vegetação ao longe, belo dia para tomar aquele expresso.

Bem fui tomar meu espresso, junto um pedido de um Machiatto grande, começou a preparação, xícaras separadas e completadas com água aquecida, querendo saber que café ía tomar, vi o pacote de Orfeu, leite gelado colocado no pitcher e colocado no freezer, moedor funcionando, porta filtro já fora, 5 s de flush na máquina, 19 grs pesadas de pó no porta filtro, compactação correta, novo flush de 3s, xícaras esvaziadas e alinhadas, porta filtro no lugar, e botão acionado, marquei no celular, 28s para exatos 40 ml em cada xícara. Vapor ligado, leite retirado do freezer e em mais 35 s, um belo creme escorrendo sobre a xícara maior do machiatto.

 

Café maravilhoso, crema tigrada, doce, levemente ácido, corpo equilibrado, terminei o café, fui ao toelete, olhei no espelho e não resisti.

Falei sozinho: Gilberto seu café esta um verdadeiro espetáculo, outro dia vamos na cafeteria nova.

 

Ou vocês pensaram que eu tinha ido a cafeteria.

  • Curtir 3
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Próximo a minha casa abriu uma nova cafeteria, máquina Italian Coffee, aparentemente tudo bem arrumado, tamper, pitcher,...

 

Bem, acordei hoje, dia gelado, abri a janela e vi aquele belo nevoeiro cobrindo os telhados e a vegetação ao longe, belo dia para tomar aquele expresso.

Bem fui tomar meu espresso, junto um pedido de um Machiatto grande, começou a preparação, xícaras separadas e completadas com água aquecida, querendo saber que café ía tomar, vi o pacote de Orfeu, leite gelado colocado no pitcher e colocado no freezer, moedor funcionando, porta filtro já fora, 5 s de flush na máquina, 19 grs pesadas de pó no porta filtro, novo flush de 3s, xícaras esvaziadas e alinhadas, porta filtro no lugar, e botão acionado, marquei no celular, 28s para exatos 40 ml em cada xícara. Vapor ligado, leite retirado do freezer e em mais 35 s, um belo creme escorrendo sobre a xícara maior do machiatto.

 

Café maravilhoso, doce, levemente ácido, corpo equilibrado, terminei o café, fui ao toelete, ohei no espelho e não resisti.

Falei sozinho: Gilberto seu café esta um verdadeiro espetáculo, outro dias vamos na cafeteria nova.

 

Ou vocês pensaram que eu tinha ido a cafeteria.

 

Kkk muito boa a historia

se seu cafe ficou bom nao sei, pq nao tomei kkkk, mas que vc contou a historia bem contada! ja pode ser escritor!! :)

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Finalmente consegui uma oportunidade para conhecer o Coffee Lab.

 

Para falar a verdade o Espresso nao me impressionou. Talvez pela fama eu esperava mais. O grão era um Bourbon vermelho da Fazenda Baú. Era um Espresso bem tirado, mas nao havia nada de especial. sem falsa modéstia eu diria que, ao menos no meu medíocre paladar, se o espresso de lá fosse um 10 eu me daria 8.

 

Já a proposta do lugar achei sensacional. Muito bacana mesmo, diferente de tudo que já vi e a cara da Vila Madalena.

 

Trouxe 250 gramas do Bourbon para fazer em casa. Vejamos no que dá.

 

Abraços arrogantes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Ontem conheci o Sofá Café, que fica na Alameda Franca, nos Jardins.

 

Pequena e aconchegante, tem 2 grandes sofás, um no térreo e outro no andar superior que acolhem clientes de mais de uma mesa.

 

Ambiente despojado, mas com muito cuidado nos detalhes, mesmo que simples: caixotes, cadeiras de madeira pintadas em cores diferentes.

 

A cor predominante é aquele belo azul da Tiffany's.

 

A máquina é uma La Marzocco com uns detalhes retrô. O moinho é um Mahlkönig e possuem um Krups para os demais processos. Fazem coado e não vi se outros métodos também. As bebidas tradicionais de café estão lá, inclusive ristrettos e outros.

 

O espaço é bem pequeno, ocupam cada cantinho com bom aproveitamento.

 

O café é um blend preparado por Isabela Raposeiras com grãos da Fazenda Ambiental Fortaleza. Isabela também é responsável pela torra.

 

A barista era bem jovem, mas tirou o café com competência, com 30 ml no padrão da casa e acompanhado de um biscoitinho. Possuem uma espécie de carta de café, que na verdade conta a história da casa (propriedade de um engenheiro florestal), explicando sobre o formato do café, os grãos do projeto bob-o-link da FAF (fair trade), entre outras coisas. Porém a mesma jovem também prepara os lanches e ela estava meio perdida em relação ao cardápio. Creio que a casa é nova e ainda estão afinando o serviço. Na hora da conta não sabiam muito bem o que eu havia consumido.

 

O cardápio de comidinhas é enxuto, salgados, alguns sanduíches. Oferecem sucos, que não estão discriminados no cardápio, é necessário consultar.

 

Possuem vários produtos para venda (a prensa francesa da Bodum - creio que a de 350 ml - estava a ótimos 90 reais, mesmo preço daquela mug/prensa para viagem. O porta-filtro n° 2 Hario estava a 45 reais, mas não tinham os filtros).

 

A proposta da casa acaba afastando cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, pois os banheiros ficam no andar superior. Da mesma forma, o acesso a eles é por uma estreita escada em caracol sem corrimão, pessoas mais idosas podem ter dificuldades ali. Isto limita o acesso de alguns públicos.

 

Achei particularmente interessante o perfil do público. Muitos eram habituês ou amigos do dono (creio que ele era o dono), que estava ali papeando com uma moça sobre café. Quando perguntei do café a jovem barista não soube responder e recorreu a ele. Muita gente que entrava entendia de café, pedindo uma bebida qualquer ou sugerindo ao barista (lá pelas tantas chegou outro rapaz que começou a ajudar no balcão) uma dosagem específica de pó no coado, por exemplo.

 

Possuem wifi - basta perguntar a senha.

 

Não lembro do preço, mas creio que o café era 3,50 reais (não lembro com certeza).

 

O lugar é bonitinho, vale conhecer. Tenho certeza que com o tempo aprimoram o atendimento, mas dificultar o acesso de alguns públicos acho meio ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 months later...

Aproveitei a recomendação de Anita e tomei um ristretto duplo de bourbon amarelo da FAF no Sofá Café.

Tudo como ela falou, a LM amarela e bem chamativa, a barista competente e o cafe bem tirado, crema linda e persistente.

O único detalhe é que agora estão com torra própria, e acho que este lote ficou um pouco claro, o talvez foi a regulagem do moinho, mas acabou saindo ácido demais ...

Minha mulher pediu um metade metade pequeno, tomou com açúcar mas ainda assim achou ácido.

Os dois (ristretto duplo e latte pequeno) custaram $R12,50

A barista comentou que estão na Escola Paulista, na Augusta uma quadra acima, com um ponto de cafe, e que, desde que tem movimento bem menor a maquina é uma NS Música.

 

Depois experimentei outro recomendado aqui, na Haddok Lobo e Jaú, Bar e charutaria, algo assim.

Não gostei, a xícara dizia Cafe do Centro. Se for esse mesmo é bem fraco e normalmente velho.

Deu para perceber um blend com um componente que dava a acidez (a melhor parte) e outro, um torrado escuro desagradavelmente amargo, praticamente sem crema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Bernardo, eles tem a loja dos Jardins, a de Pinheiros, a da Escola Paulista e estavam abrindo em Boston, não sei se já abriram. Só conheci ainda a dos Jardins.

 

Pelo que entendi, o torrador deles, um Átilla, é novo. É operado pelo Ton, que era do Coffee Lab e que entendo que esteja assinando as torras agora. Não sei dizer se já definiram o novo ponto da torra, este mais ácido, ou se ainda estão estudando. O lugar é bonitinho e oferece outros métodos de extração.

 

Grüße

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Guest Anita

Do Guia da Folha de hoje - 05.07.13:

 

Conheça 13 locais que preparam café de formas variadas

 

SAULO YASSUDA

 

DE SÃO PAULO

 

"Me vê um cafezinho?" não é mais pergunta que se faça em algumas cafeterias paulistanas. Depois do domínio do expresso, diferentes modos de preparo da bebida têm despontado na cidade.

O moderno suporte Hario V60, de café coado, é o novo queridinho das casas especializadas. Mas ainda há outros (muitos) métodos, como o aeropress, a cafeteira italiana, a prensa francesa...

Só no Octavio Café são dez deles --desde os mais simples, como o Ibirik (à moda turca), aos mais espalhafatosos, caso do globinho, que lembra uma engenhoca química.

O "Guia" explica alguns desses métodos e seleciona 13 cafeterias que apostam nessas diferentes formas de preparo.

 

 

http://guia.folha.uo...-variadas.shtml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje conheci o Coffee Lab, lugar agradável com bom atendimento, entretanto, o espresso não era o que esperava, talvez tenha esperado demais. O bom espresso do dia ficou por conta do café tomado na casa do Victor em uma visita que fiz para conhecer seu equipamento, esse sim foi o melhor cafe que tomei. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha o que acontece com essas cafeterias hein pessoal??? Pq os cafés estão saindo melhores em casa que nessas cafeterias especializadas?? Fui em duas grande em Sampa e sinceramente não troco pelo café que tomo em casa... onde tomar um café fora que lhe marque e que faça ter vontade de voltar?? Se em Sampa está difícil imagine no resto do Brasil...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hahaha o que acontece com essas cafeterias hein pessoal??? Pq os cafés estão saindo melhores em casa que nessas cafeterias especializadas?? Fui em duas grande em Sampa e sinceramente não troco pelo café que tomo em casa... onde tomar um café fora que lhe marque e que faça ter vontade de voltar?? Se em Sampa está difícil imagine no resto do Brasil...

 

A resposta é simples: barista. Quantos tomam os cuidados que nós tomamos em casa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luiz.

Acho que fostes por demais restritivo, pois creio que há casas capazes de servir espressos perfeitos em outras cidades do Brasil além de Sampa e Curitiba.

Brasília, Goiania, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio, entre outras, são algumas que me ocorrem sem grande esforço de lembrança.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade com toda a informação que existe, cursos,... Já existe uma infinidade de baristas eficientes por aí, e não necessariamente estão nas cafeterias conhecidas de nome por nós, outro dia mesmo entreguei uns porta Filtros da Hario em uma cafeteria ajeitadissima no Itaim onde o Barista era o proprietário, a máquina era uma La MarZoco e percebi todos os cuidados na preparação, dificilmente ele vai ser conhecido além dos que ali próximo trabalham ou residem, mas ele existe assim como outros. Mas enfim com a existência deles ou não vamos sempre nos aperfeiçoando em nossos cafés até o ponto de não conseguirmos apreciar mais os cafés fora e muitas vezes não por estarem mal feitos, e sim por que em sua casa você toma o seu grão preferido, ou preferidos, na concentração que você gosta e tudo o mais, e isto acontece com tudo, eu mesmo tenho vários pratos que não mais consigo comer fora, pois cheguei quase a perfeição para o meu paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto já até sei, pizza você não consegue comer mais fora né??? kkkkkkkkkkk

E claro não esqueçamos da Café Expresso Brasil, tenho certeza que o ALexandre e seus baristas preparam o café com o maior zelo e o blend dele também é muito bom pois já experimentei em casa, com certeza tem sim lugares bons que não conhecemos em todo país, na minha cidade não tem pois já fui em todas, mas dá uma dó as vezes ver equipamentos caríssimos e ai servem café antigo ou a preparação é super mal feita... uma pena, pois mudaria a cultura do brasileiro a favor do espresso pois acho que é esse o motivo de não tomarem tanto espresso nas cafeterias porque geralmente não é um café tão agradável de se tomar, muitas vezes vem um gosto excessivo de queimado, amargor ou acidez demasiada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh claro que exagerei no meu post que, na verdade, queria dizer que basicamente so nas capitais vc consegue achar cafeterias de excelência.

 

Citei sampa e ctba pq sao as capitais que conhece e possuem grande tradição de tomar cafe no dia a dia. Ctba por exemplo tem uma infinidade de cafés arrumadinhos, mas sao poucos os que tiram cafe compatível com a qualidade do ambiente.

 

Foi quase um crime ter omitido o rio, principalmente pelo Alexandre e sua conceituada cafeteria! Foi mal ai Alexandre! Hehe. Todos ja conhecem o grão, os vídeos ou ja tomaram pessoalmente os espressos lá!

 

O fato eh que quando aumentamos nosso conhecimento sobre determinada coisa temos a tendência de nos tornarmos chat*..., digo exigentes! Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luiz.

 

Nada pessoal. Sequer ousaria colocar-nos entre as casas de excelência do serviço de cafés.

 

Mas de fato há boas opções em outros locais e ainda mais, como bem lembrou o Gilberto, há pequenos e desconhecidos empórios oferecendo xícaras deliciosas e nós, infelizmente, não sabemos.

Um bom exemplo ocorreu comigo no final de semana passado. quando estive em São Paulo por 3 dias e após percorrer vários conceituados locais de referência sobre café, havendo bebido 15 espressos dos quais anotei observações, concluí que o que de longe mais me agradou foi servido, e repetido, numa pizzaria. Certamente algo que não poderia prever.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...