Ir para conteúdo

Minha primeira máquina


Renato Valle

Postagens recomendadas

Olá, pessoal. 

Este é meu primeiro tópico no fórum. Sou um amador neste ramo, porém não consigo viver sem meu café da manhã e da noite.

Pensei em comprar uma máquina que ficasse disponível a fazer um bom café em casa, daí nada melhor que um espresso.

Estou a comprar minha primeira máquina e gostaria da ajuda de vcs.

Vi no ML um anúncio de máquinas que foram usadas no meio comercial e estão à venda. Segue o link:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-725499613-maquina-cafeteira-comercial-cafe-espresso-semi-nova-especial-_JM

 

Ela preparará um espresso de bom para ótimo?  O que vcs aconselham? 

 

Desde já, agradeço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou amador, ja tive uma maquina superautomatica pela facilidade de operação, se é isso que voce quer, é uma boa maquina, vamos dizer que um toque e ja vai sair o grão moido e espresso na xicara na dosagem certa. Hoje quero aprender de fato a extrair um bom espresso, vaporizar o leite, e entrar nesse mundo de loucos por cafés , peguei uma Fiamma mini bar bem judiada e vendo alguns restauros aqui no forum, arrisquei muito, mas o prazer depois de ver ela pronta vai ser só alegria rs...

Aguarde mais mensagens dos que realmente entendem do assunto e seja muito bem vindo.

 

Abs,

 

Leandro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato boa noite, já tive uma superautomatica e digo que olhando para o lado da facilidade de extrair um café com apenas um toque de botão é legal, porém não é a mesma coisa de moer seu próprio café, compactar e extrair, sem contar que cada tipo de café, torra, região, há uma forma de preparo e sabores diferentes que numa superautomatica quase você não vai perceber. Quanto a máquina anunciada eu não conheço a marca, se for mesmo nesse caminho aconselho você procurar pelas Saeco, Gaggia e Jura, mas isso também vai de acordo com o seu bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Renato, bem vindo ao forum!

 

Vou postar minha humilde opinião, de quem trilhou este início tão parecido (da maioria).

Antes uma pergunta: conhece outros métodos de extração de café?

 

Faço essa pergunta pois a primeira coisa que fiz ao vislumbrar este mundo foi comprar uma máquina de espresso. Logo em seguida vi que estava longe de um bom café, e fiz novos investimentos. Depois mais outros..., e mesmo agora ainda não enchergo o fim dessa brincadeira rs

 

Existe um outro caminho que acho muito mais "sensato"; conhecer outros métodos de extração. Mas conhecer bem, não vale ir numa cafeteria, experimentar e falar que gostou ou não (pois só de mudar o tipo de café já muda totalmente o resultado). O interessante é que a maioria dos outros métodos não exige grandes investimentos, e muitas pessoas acabam migrando do expresso para esses "outros" métodos.

 

Caso vc começar a frequentar este forum vai ver que muita gente interessante prefere a aeropress que o espresso. Outros preferem a moka (cafeteira italiana), ou o chemex. Alguns tomam fp (french press), alguns poucos curtem o café turco (feito na cezve ou ibrik). E tem muitos outros métodos famosos, como o V60 da Hario, o bolinha (sifão)...

 

O interessante é que se vc abordar este outro caminho, antes mesmo de chegar no meio dele, provavelmente vc já terá conhecimento suficiente para responder algumas de suas dúvidas atuais e muitas outras que nem passam pela sua cabeça no momento (perguntas como se regula a moagem dessa Bari para conseguir mais crema, ou qual o tipo de grão mais indicado para espresso, como fazer a manutenção do moedor da máquina...).

 

Sobre essa maquina em si, ela foi a minha primeira intenção de compra, mas depois de ler um pouco mais escolhi outra maquina (e se eu tivesse lido mais teria feito bem diferente rsrsrs).

 

Abraços

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Superauto são boas para escrítório, para usar em casa não acho que sejam a melhor opção. Com bons grãos, moinho bem regulado, e a máquina bem ajustada (quantidade de café, quantidade de água etc) é possível tirar bons cafés considerando a praticidade que ela oferece, PORÉM são máquinas que precisam de manutenção e ajustes constantes. Sobre as marcas, é mais fácil encontrar assistência para as SAECO e GAGGIA, que dominam esse setor de superauto para escritório. As JURA também são muito boas (e mais robustas segundos alguns) porém não sei dizer sobre assistência para a marca longe dos grandes centros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende muito de quanto você pretende gastar.

 

Se vai começar agora a extrair uns espressos em casa, eu recomendaria comprar uma máquina manual ou semi automática de entrada tipo a Poemia, Electrolux Chef, Philco PHC19 ou a Delonghi EC220, no lugar destas automáticas, e um moedor que pode ser até um manual. A verba gasta não será alta e você vai apreciar bons cafés moendo-os na hora pra extração nestas máquinas, que conseguem extrair um café legal se você tiver bons grãos e um moedor bem regulado para o grão que utilizar.

 

Essas máquinas usadas custam uma média de 300 reais, e o moedores na faixa dos R$ 300,00 (novos). Existem claro outras máquinas muito melhores, mas o salto da despesa inicial sobe bastante.

 

Isto se estivermos falando de espresso. Se for extrair café em outros métodos, tipo coados com o V60, gastará menos do que gastaria na máquina, vi um kit V60-2 de acrílico por uns 150 reais numa cafeteria próxima de casa (que só não comprei ainda porque acabei pegando um moedor novo), e é um bom modo de começar a degustar bons cafés.

 

Boa sorte no hobby !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela atenção, pessoal. Estou aceitando todas as dicas e ao mesmo tempo pesquisando sobre o assunto.

Como disse, sou totalmente leigo. De café, sei apenas diferenciar o ótimo do ruim. Só que gosto muito e não consigo passar um dia sem.

Pois bem, diante das sugestões, resolvi descartar a hipótese de uma superautomatica.

Estou em dúvida numa semi e também vou comprar um V-60, como o Lunatico sugeriu.

Gostaria de uma indicação para semi automática( estava vendo a delonghi EC 220. Ela é boa!???).

Outra questão é a respeito do moedor. Qual eu compro? Pode ser novo ou semi novo. Não quero gastar com tudo mais de 1100 reais.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato Valle,

 

Eu tenho uma Saeco Poemia que é uma máquina de entrada. Pesquisando no fórum, você verá que a galera mais experiente defende que praticamente todas essas máquinas mais básicas tem desempenho bem semelhante, com faixas de preço próximas mas que variam dependendo do valor da marca.

 

Quando decidi comprar a minha primeira máquina espresso, estava mais inclinado a ir na Delonghi porque é bem conhecida, não deve ser difícil encontrar peças e o valor também não era muito caro. Mas como seria a minha primeira máquina, preferi buscar uma semi-nova e encontrei no OLX a Saeco Poemia, que é bem elogiada neste quesito custo x benefício.

 

Se você pesquisar no OLX, verá que na faixa dos 300 reais você encontra várias máquinas dessas lá, aí é pesquisar e tentar achar uma que esteja em boas condições. Muita gente compra achando que basta colocar pó no porta filtro e ligar a máquina, e quando descobrem que precisa mais pra tirar um bom espresso desistem e vão para uma de capsula ou superautomática. Então, é bem provável que você encontre até máquinas muito boas, quase novas, nessa faixa de preço.

 

No quesito moedor, os manuais mais famosos são os da Hario que custam na média uns 300 reais (Slim e Skerton) e o do nobre colega forista @Gilberto, que fabrica excelentes moedores também, mas os preços dele são um pouco mais elevados porque o produto dele é alto nível! Basta mandar uma mensagem pra ele que ele deve lhe dar mais informações. Se for fazer cappuccino, provavelmente terá que gastar mais um pouco com uma pitcher pra vaporizar o leite, e um tamper pra comprimir o café no porta filtro, aproximadamente 100 reais cada um deles. 

 

Com a minha poemia consigo fazer bons cafés e cappuccinos. Mas já estou mirando numa máquina um pouco melhor, pra melhorar as extrações e arriscar uns latte arts! Virou um vício, rs!

 

Ou seja, com 1100 reais você certamente conseguirá tudo o que precisa pra começar a se aventurar nos espressos.

 

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Boa noite, comprei uma Bari ycc 50b, que estava em um brechó parada, a liguei e não saia água, aí descobri que estava com ar na bomba d'água, coloquei

água com uma seringa e resolveu o problema da água, porém o café não sai com crema, pelo pouco que li depende do moinho( uma das prováveis causas), desmontei e vi que os discos de moagem de cerâmica estavam gastos, comprei dois da saeco que com paciência encaixou certinho, mas ainda assim não tem crema, e a quantidade de água mesmo com o botão de dosagem no mínimo é maior que o copo de café, poderiam me ajudar,... Ufaaaa 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao Clube do Café, @Marcoskill

Primeiramente, uma pergunta para estabelecer parâmetros: o café está só sem crema, mas apresenta concentração adequada e sabor bom? Pela sua descrição deve estar aguado e ao mesmo tempo "ardido". Se estiver também amargo, o grão deve ser muito ruim...

Essas máquinas costumam usar um sistema pressurizador para fazer uma espuminha que parece crema, o processo de pressurização mistura a crema original (se houver) de volta ao líquido e faz a tal espuminha de modo quase garantido.

Se a sua não está fazendo nem isso, e está saindo água demais mesmo na regularem mínima, considerando que nada esteja quebrado, eu verificaria primeiramente a regulagem no moedor. Precisa estar fina i bastante para "reter" a pressão para que a regulagem volumétrica dê conta do restante.

Outro fator é a qualidade do grão, bem como a idade da torra. Torras muito velhas vão ficando inadequadas para espresso (e, honestamente, qualquer outro método). Os grãos devem estar em 5 e 25 dias desde a torra para os melhores resultados. Alguns cafés ficam bons até uns 40 ou 45 dias, mas poucos ficam aceitáveis depois disso.

Qual grão está usando? Qual a data de torra? Café se só indica validade, em geral, não é de boa origem para espresso.

Fuja dos cafés com denominação "forte". Isso é café ruim.

Procure grãos 100% Arábica, de preferência com a classificação "Especial", e "Torra Média" para sua testar sua superautomática. Torras mais claras não vão muito bem com superauto...

Ao comprar, atente não existe a classificação oficial de "Café Gourmet", isso é um apelido inventado pela indústria para vender melhor os grãos abaixo da classificação Especial que chegaram perto não chegaram lá... Se bem que é melhor um Gourmet honesto do que café "normal", mas não espere milagres desses grãos. E tem muitas marcas que colocam o nome "Gourmet", que não é regulado, em qualquer porcaria.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É essa aqui, certo?

page_1.jpg

 

No manual fala que a regulagem do moedor é pelo "automática" e muda de acordo com a escolha da bebida pelo menu, é isso mesmo? Se for, precisa identificar quais os parâmetros de cada bebida. E também se a altura dos mós que você comprou é exatamente a mesma dos mós originais, pois qualquer décimo de milímetro vai "descalibrar" o moedor... Pode ser que os mós da Saeco sejam muito "baixos" para essa máquina, impedindo moagem fina o suficiente para reter a água e "dar pressão".

page_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...