Ir para conteúdo

O que eu tenho e o que eu pretendo ter. Dicas?


Postagens recomendadas

O que eu tenho:

Cafeteira Expresso Oster Prima Latte (R$420,00)
Moedor Cadence Lâminas (R$80,00)

O que eu pretendo ter:
https://www.catarse.me/cafeteiraaram (R$ 879,00)
Moedor de cerâmica manual - Não decidi qual (R$ 300,00)

Minhas dúvidas são:
1) Vou sentir muita diferença? Eu acho que sim, mas quero opiniões de quem tem mais experiência.
2) Seria interessante eu comprar uma chaleira elétrica com termostato para o controle da temperatura?
3) Tem outras opções para controle de temperatura? 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Moedor é mais importante que cafeteira. Um breville smart grinder com sua oster já vai dar um resultado melhor.

2, 3) pode usar um simples termometro para acompanhar a temperatura da agua. chaleira eletrica com pid é apenas

mais comodo visto que é automatico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chaleira com controle é desnecessário. Nessa máquina bem provável que se tenha que usar água fervendo, 1x para pré-aquecer, outra para chegar perto da temperatura de extração. Precisa é um termômetro de espeto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo Gustavo!

 

Vc tem um set parecido com o que eu tinha quando comecei (o meu triturador era um Hamilton).

Como esta disposto a investir, é o que o Bruno falou, um bom moedor é o primeiro grande investimento. A questão é que n tem moedor bom, novo, que seja barato (no geral começa na casa dos 1000 reais). Um bom moedor te dará bons espressos com a cafeteira que vc tiver, te dará bons coados, e mesmo que vc no futuro queira investir mais ainda, esse moedor te acompanhará (vc vai ver a praticidade que é ter mais de um moedor).

Caso seja facil para vc comprar de fora, o Baratza Sette foi lançado este mês, e custa por volta de 350-379U$. Caso não, o breville que o Bruno falou é muito bom.

 

Sobre chaleira com termostato, é show, mas eu me viro com um sem termostato (ferveu ele desliga, paguei uns 50 reais nela). Eu fiz uns testes com água fervente e termômetro IR, vc coloca a água quente numa tigela, a temperatura cai muito rápido (em temparatura ambiente de 22 graus, cai por volta de 1 grau a cada 2 - 3 segundos) ou seja, mesmo que vc ferva (aqui em SP fica por volta de 98 graus), quando vc for jogar a água, a temperatura já tera caido uns graus.

 

Sobre termômetro, recomendo o IR, é bem rapido a medição, e esta bem em conta ultimamente.

 

Sobre a cafeteira Aram, ainda n existe muitos feedback dela, tem o tópico dela http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4941-cafeteira-aram-o-projeto/?p=173159, que provavelmente vc já leu rs

 

Sobre o moedor manual, tipo Hario, é um salto sobre o Cadence, mas n conheço ninguém que ficou muito tempo com ele sendo a principal forma de moer (demora de 1 a 2 minutos para moer cada dose de espresso, se vc for fazer café para alguns amigos, vc gasta fácil meia hora moendo; outra é que ele possui poucas regulagens, para espresso são umas 4).

 

Bons cafés!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, vou começar a frequentar mais esse fórum. Galera se preocupa mesmo em responder ;D
Obrigado pelas respostas, muito esclarecedoras.

Acho que vou pra essa linha de investir num moedor primeiro, obrigado.

Preciso tirar outras dúvidas e não sei se faço aqui ou crio outro tópico.

Situação da minha insatisfação:
Eu sempre comparei o café que faço em casa com o de boas cafeterias que frequento.
O que eu sinto é que o meu sempre sai muito quente e mais amargo.
Os melhores cafés que já provei sempre estavam morninhos. Por isso minha preocupação com a temperatura ;D
Não que eu não goste do café quente, mas associo o quente com o amargor. 
Já testei vários grãos, as vezes no mesmo dia que provei na cafeteria e a diferença é gritante.

1). É normal essa grande diferença?
2). Sabendo isso, se eu mudar o moedor é certeza que vou ter uma melhora significativa?

Já entendi que investir em um bom moedor não é dinheiro jogado fora, mas hoje o que posso investir com café é até R$ 1500,00.

Obrigado mais uma vez.

OBS: Se essas dúvidas já tiverem sido respondidas em outros tópicos, ignorem, eu ainda vou estudar o fórum.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor de laminas não tem consistencia, logo um moedor apropriado

vai te dar mais consistencia.

 

Ai você pode brincar com outros fatores tipo tempo de extração, quantidade

de pó para quantidade na xícara e achar a melhor equação que funciona para

você. Mas para isso você precisa no minimo de um moedor que seja capaz de

moer 2 doses iguais. Não é o caso do moedor da laminas :)

 

Sobre temperatura o sabor/aroma do café mudam um pouco conforme a temperatura

diminui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao CdC, Gustavo!

 

Com certeza o fórum está cheio de informações que vão responder essas suas dúvidas. Mas só pra dar um norte pras pesquisas: a faixa bastante irregular de "moagem" desses "moedores" de lâminas contribui bastante pra amargar a extração. E caso não conheça a técnica de surfar a temperatura da máquina, também pode ser um fator pro amargor. Nos tutoriais básicos já tem algo nesse sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algumas dicas interessantes sobre a oster aqui http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4568-cafeteira-semi-automática-expresso-oster-prima-latte-bvstem6601/?p=21865

 

Existe muitos tópicos que dão dicas sobre formas de preparo x sabores, mas um que eu acho muito instrutivo é este http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/?p=12380

 

Bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...