Ir para conteúdo

Café gourmet coado na cafeteira elétrica. Pode?


AllenFGA

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal.

 

Recentemente comprei uma Nespresso para café em capsulas, achei sensacional pra os dias da semana onde tomar café não precisa muito de tempo, mas ainda gosto muito dos cafés coados e estou entrando no ramo dos "cafés de verdade" só agora, após ler bastante e descobrir que o que tomo de café de supermercado não é realmente o verdadeiro gosto de um café de qualidade.

 

Pensando nisso, comprei um pacote de 250g no Pão de Açúcar de Café do Centro Mogiana, só que atualmente faço café coado em uma máquina elétrica dessas bem básicas, ponho dois dosadores de café de supermercado, meio litro de água e mando ver.

 

Acontece que eu acho que não é o mesmo método para um café de qualidade; logo, estou aqui pedindo ajuda para tentar extrair o máximo do que o Mogiana pode dar.

 

Atualmente tenho só uma maquina eletrica e um dosador, daqueles de plástico que nem sei quantas gramas suporta. Não possuo laboratório - ainda (balança, moedor, aeropress, frenchpress, tubo de ensaio...).

 

Tem como fazer esse café na cafeteira elétrica? Eu tenho filtro Mellita. :P

 

Abraço e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sim, você pode usar, porém não vai conseguir extrair o máximo do café.

 

Mellita é um método de extração, e possui sua característica, assim como hario, kalita e cia, da para tirar bons cafés nele. 

 

Nem sempre da para comprar vários equipamentos de uma vez, mas a princípio tente comprar um bom moedor elétrico ou manual e uma balança, esses dois ( + um bom café em grão com torra recente) já vão dar um up gigantesco nos seus cafés, pois vai poder controlar muito mais as variáveis e achar o ponto que mais te agrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza vai ter diferença, mas eu acho que fica melhor você fazer no Melitta mesmo, pois dá pra controlar a temperatura da água e o tempo de infusão.

Sobre a quantidade necessária pra 500ml de água, dê uma pesquisada sobre BR (Brew Ratio). Pra coados, geralmente usam BR de mais ou menos 7,5%, depende do seu gosto. Ou seja, para cada 7,5g de café moído você extrai 100g de café coado.

Se for seguir essa BR de 7,5%, 37,5g darão pra esses 500ml de água. Caso queira uma BR um pouco maior, por exemplo 10%, vai precisar 50g de café moído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente nesses dosadores cabem uns 7g. Então, tente uns 5 dosadores e veja se te agradou.

A partir daí, aumente ou diminua.

Estou falando isso, considerando que não possui moedor e não vai ter como alterar a granulometria.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas referências pessoal. Pesquisei sobre BR e achei posts aqui no próprio fórum, muito interessante. Eu ja ia perguntar quantos gramas tem cada dosagem mas já responderam antes de perguntar.

 

Agora, se for cinco dosagens pra 500ml, baseando no café de supermercado que pede 4 pra 1L, não ficaria forte?

 

@Marcio, realmente não tenho moedor, comprei já pronto pra coar.

 

Mudando a glanulometria mudaria o BR?

 

O dosador que possuo é esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-697704121-colher-dosadora-de-cafe-para-cafeteira-eletrica-kit-c-2pcs-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café de supermercado precisa de menos quantidade de pó porque a torra é super escura e é moído muito fino. Logo, com uma quantidade X de pó você extrai mais café e com sabor mais forte.

No caso de uma moagem adequada, mais grossa, e um café de torra clara, com uma mesma quantidade X de pó se extrai menos e com o sabor mais suave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Allen, minha sugestão é que vc adquira uma balança deste tipo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684275524-mini-balanca-digital-de-alta-preciso-01g-ate-500g-menor-10-_JM, com uma balança destas vc pelo menos vai ter um controle sobre a brew ratio.

Sobre a granulometria, faz muita diferença sim moer mais grosso ou mais fino. De uma espiada nestas dicas http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/?p=12380 ai vc vai entender como a moagem pode interferir no sabor. BR tem a ver com peso, logo a moagem n interfere nela (mas interfere no sabor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

café gourmet? o q é isso?

 

alias, como eu odeio esse termo gourmet que ta na ^moda^ hoje aqui no brasil

 

 

café gourmet 

pastel gourmet

politico gourmet

ladrão gourmet

caldo de cana gourmet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, depois de mais de mês consegui fazer o café, a princípio, na cafeteira elétrica. Não fiz antes porque eu tava esperando terminar os outros ruins que tem aqui. Foi o primeiro café 100% arábica que provei coado e, sinceramente, é SENSACIONAL!

 

Uma característica que percebi à princípio foi a falta do amargor. Por mais fraco que o café ruim esteja é possível sentir aquele amargor onde, mesmo se o cara não queimou o café, ainda é perceptível com bastante facilidade. Esse café que fiz é muito estranho - no bom sentido - beber e sentir quase nada de amargor mas o verdadeiro gosto do café. A referência que tenho de cafés bons são as cápsulas da Nespresso e, por ser espresso, são bastante fortes porém com amargor controlado e suportável.

 

Tendo isso por base, percebi que o coado é bem mais "fraco" porém não chega a ser aguado (provavelmente pelo BR), mas é MUITO bom. Vou fazer outros testes pondo mais doses pra ver se fica com mais corpo e também testar no filtro Mellita.

 

A propósito, o café que tenho aqui é o Café do Centro - Mogiana. Na embalagem diz que no final tem um toque de cacau (chocolate) e realmente percebi isso, tanto no aroma quanto no gosto do café.

 

Muito interessante. Pretendo comprar outros e, quem sabe mais pra frente, comprar uma balança e um moedor.

 

Bons cafés!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...