Ir para conteúdo

Adaptação dos saches


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

Então, eu queria entender um pouco mais sobre o uso de saches...

Nas maquinas específicas, imagino que, o sachêt, ou sachê, seja pressionado om a força certa pela "tampa da máquina, seria isso? E se sim, isso faz uma compactação do pó no sachê, e o próprio papel serve de filtro, não precisando de um metálico?

E quando ao uso em uma Gaggia, por exemplo, o filtro usado para a adaptação é um pressurizado, onde a pressão na verdade não é feita por compactação?

E RFlash, mais um agradecimento pela iniciativa de criar o blog, achei muito bem organizado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado

 

Então posso falar do sachê de 2 maquinas minhas... todas tem filtro

a da ascaso dream vc coloca o sache por cima do portafiltro e depois na maquina. nao cheguei a usar este sistema nela.

ja na nova mypressi, tb tem porta sache, com o filtro, vc vera na foto. Ainda nao chegou os saches que comprei no ateliedocafe para testar.

Foto 1 porta filtro sache Ascaso Dream

82346d112131653.jpg

 

Foto 2 - filtro com porta sache da mypressi Twist

df9259112130513.jpg

 

Foto 3 - filtro do porta sache na mypressi

IMG_4442.jpg

foto1.jpg

foto3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma dúvida .... qualquer sachê cabe em qualquer tipo de máquina que possa receber sachês?

 

 

Por exemplo, tem essas máquinas para iniciantes (por ex. Eletrolux chef crema) em que algumas dizem que podem usar sachês... então qualquer sachê, independente de marca, poderá ser usado nela ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Gustavo.

 

O padrão E.S.E. (easy serving espresso) desenvolvido pela Illy italiana e largamente adotado por fabricantes de máquinas servirá para quase todas as cafeteiras que usam sachets, na verdade a denominação correta é pastilhas.

 

As vantagens do sistema são:

- a granulometria e compactação corretas do pó, evitando o custo de um moinho e de um tamper;

- filtragem feita pelo próprio invólucro que resulta na absoluta limpeza da operação;

- grande quantidade de torrefadores usando o sistema e oferecendo vários tipos de cafés.

As desvantagens:

- o tempo decorrido entre a torrefação e o consumo é geralmente longo resultando em cafés "cansados";

- o custo por dose é elevado em relação ao uso de cafés em grãos torrados.

 

Há sistemas alternativos como o da Philips Senseo que tem com a Sara Lee um acordo comercial para a produção de pastilhas. No Brasil são feitas com a marca Pilão.

 

Na minha opinião é, como outras super automáticas, indicado para o uso comercial não específico, tipo escritórios, consultórios, restaurantes, fábricas ou até mesmo quiosques e pequenas cafeterias.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Praticamente, todos os saches q vc encontra para vender, são ESE, são feitos para se fazer espresso, para máquinas de espresso, que demandam uma bomba de pressão de até 15bar, sendo usado de 8-9 bar no processo de extração....

 

o cuidado q vc deve ter é para o sistema Senseo da Philips, q é um sistema de extração de café, mas, não de espresso..

 

As pastilhas do senseo são chamadas de "soft", e são extraidas a uma pressão menor, 3bar marromenos, com um "creminha"... é algo entre o espresso e o coado... um sistema q ja esta mais consolidado nos EUA e EU, inclusive, com alguns fornecedores "extraoficiais" fora a Sara Lee... (q aqui no Brasil, temos o café pilão para ela)

 

devido a estas caracteristicas, uma não é intercambiavel com a outra... possivelmente, um sache ESE vai bloquear a agua na senseo devido a granulometria e compactação mais alta... e, um sa senseo vai sair uma agua suja numa maquina de espresso...

 

No exterior, tem muitos fabricantes de ESE, inclusive na amazom e ebay vc acha pacotes com 50-100 saches, sendo, 2 de cada fabricante! ou seja, e uma facilidade pra conhecer cafes de diferentes regioes!

 

Apesar de ser mais caro q o cafe em grãos, é mais barato q a capsula, e o desperdicio e menor... (naum se perde nada no moinho, pacotes abertos q ficam velhos, etc), é muito mais pratico e limpo, mas, se perde o prazer de se dominar cada aspecto da realização do espresso...

 

Custos (por dose, de 7g cafe), cafe gourmet

Grão: R$0,20 a 0,45

Sache ESE: R$0,80 a 1,70

Capsula: R$1,80 a 3,40

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gustavo

acho besteira comprar sache pelo ebay. o que vale a pena, vc comprar acessorios e algo ate em torno de 50 dolares incluindo o frete, senao vc paga imposto. Eu comprei minha aeropress pelo ebay, mas ainda nao chegou, por um vendedor excelente e rapido, nunca fui taxado. de uma olhada no link la da aeropress

compre aqui no br msm...

www.ateliedocafe.com.br

entre outros...

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho...

 

acho q, aqui, vale mesmo a pena comprar para o dia a dia, para qtdade, para o ir e vir...

 

mas, aqui, tem algo que lá ten para oferecer, que são os packs com vários produtores...

 

não existe nada mais pratico e economico para experimentar, de maneira rapida e barata, sem desperdicio uma enorme variedade de sabores.... (se vc for moer, vc compra 250-500g, 1 ou 2, e dependendo do consumo, pode ir dias/semanas até vc poder comprar outro lote de cafe...)

 

é mais ou menos, como o pessoal quando recebe o primeiro pack da nespresso... encanta, pq, vc fica na brincadeira de experimentar varios tipos, comparar um com o outro, de maneira rapida... depois, volta a ficar preso em comprar caixas fechadas de um mesmo tipo...

 

olha este vendedor do amazom:

 

http://www.amazon.com/gp/aag/main?ie=UTF8&sshmPath=at-a-glance&isAmazonFulfilled=&marketplaceID=ATVPDKIKX0DER&isCBA=&orderID=&asin=&seller=A3SYAML8ACFECC&isPopup=

 

são packs com até 72 saches, de, 36 tipos diferentes (2 de cada), todos por menos de 50 dolares...

 

chega no brasil por $0,6 (dolar), uns R$1,10 mais o frete...

 

seria legal se aki no brasil tivesse estes mixes, mas, so achei um, mas era 3 tipos de cafe da mesma fazenda.... bem longe dessa variedade acima

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Eu acho que a aba é para ajudar na hora de retirar do portafiltro. Pelo menos eu sempre usei assim quando usava sachês em uma máquina pangaré do meu ex-trabalho. Lembre-se que o sachê é todo feito pensando em praticidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu queria entender um pouco mais sobre o uso de saches...

Nas maquinas específicas, imagino que, o sachêt, ou sachê, seja pressionado om a força certa pela "tampa da máquina, seria isso? E se sim, isso faz uma compactação do pó no sachê, e o próprio papel serve de filtro, não precisando de um metálico?

E quando ao uso em uma Gaggia, por exemplo, o filtro usado para a adaptação é um pressurizado, onde a pressão na verdade não é feita por compactação?

E RFlash, mais um agradecimento pela iniciativa de criar o blog, achei muito bem organizado!

 

Luiz,

 

Também sou novo no fórum, apesar de gostar de café a vida inteira. Minha maquina (Euromatik Joy) usa o sache ESE da mesma forma que os confrades acima falaram. A aba é simplesmente pela praticidade de retirar o sache depois de utilizado.

 

Comprei esta semana uma caixa do Sr. Mario Filho (http://www.seucafesache.com.br/ - <mario.cafesache@ig.com.br>). O atendimento dele é primoroso.

Gostei muito do café, apesar de saber da distancia entre ele e os cafés gourmet que os demais participantes usam e enchem nossos olhos. Recomendo experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, eu comprei um saco desse café em sachê da marca brik suave no próprio site "cafesache", é um café agradável, agora uma dúvida, quanto ao tempo de extração do café em sachê?30,35,40 segundos.

eu estou extraindo com 35 segundos. um abraço alexandre de paula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, de paula,

depende de quantos ml (ou g) você está extraindo.

Não sou muito bom de sachê, mas para um duplo de 60ml com pó, deviam ser entre 20 e 30 segundos. Costuma ser mais fácil pesar. Eu em geral fico com a proporção de o dobro de massa de expresso em relação ao pó. Por exemplo, um duplo meu, se for com 15 g, vira uns 30g de expresso. A crema costuma preencher os (aproximadamente) 30 ml que faltam para 60 ml.

Mas eu não me preocuparia tanto com isso.

Os sachês são feitos justamente para ser algo simples.

Posso te dizer que na nespresso, o padrão normal parece ser um duplo (nunca medi) e é feito com 5g de café nas cápsulas. O tempo na nespresso é bem mais curto que 20 s, portanto não fique tão preocupado com isso com sachê.

Um sachê que eu gostava era spress (pacotinho vermelho com nome em preto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, eu comprei um saco desse café em sachê da marca brik suave no próprio site "cafesache", é um café agradável, agora uma dúvida, quanto ao tempo de extração do café em sachê?30,35,40 segundos.

eu estou extraindo com 35 segundos. um abraço alexandre de paula.

 

 

De paula , quando o sachet ESE foi inventado pela illy a intenção era produzir um espresso sem necessidade de moedor , tamper ou qualquer outro acessorio , bastaria colocar o sachet em uma maquina certificada e pronto.

Um sachet ESE tem em media 7g de café podendo variar de 6,5 a 7,5g , ou seja , um single , cujas as caracteristicas devem ser 7g de café produz aprox, 30ml em 25 a 30 seg com pelo menos 3 a 4mm de crema consistente.

Depois de sua pergunta , eu fiquei curioso e como eu só tinha feito uma ou duas extrações de sachet na Twin ate hoje , eu fiz duas extrações cronometrando o tempo e medindo o volume , as duas foram exatamente iguais , 30 ml em 25 seg. com 4mm de crema e um gosto para meu paladar levemente amargo. Tirei 2 fotos da segunda extração.

Usei sachet illy com validade de 09/14 , diga-se de passagem não aconselho o illy , de todos os que eu já provei ate hoje ,o sachet do Café Orfeu foi o melhor.

 

http://instagram.com/p/jJQpSaRq3J

 

http://instagram.com/p/jJQlEPRq3G

 

De paula , vc fez sua extração em 35 seg , mas sem saber o volume , não adianta nada essa informação. Minha sugestão , faça uma extração de 30ml em um copo graduado , se o tempo ficar entre 25 e 30 seg , com um crema pelo menos parecido com o da foto , esta tudo ok , evite extrair mais de 30ml , porque a partir desse ponto o café fica cada vez mais amargo.

 

Abs

C, Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato , antes da pergunta do de paula , nunca tinha me preocupado com tempo , extraia os 30ml e pronto .

Na verdade o sachet foi inventado para ser dessa forma , se a maquina for certificada , basta colocar o sachet , apertar o botão e parar , quando chegar aos 25/30ml . Se tudo estiver certo vc terá produzido um single padrão .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite carlos,valeu pela dica, eu realmente não me atentava para o volume do espresso e sim para o tempo,vou fazer essa medição do volume de café extraido para certificar-me,depois posto o resultado tempoXvolume.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a pergunta nem faz muito sentido, pois não há nada que possa se fazer pra mudar a extração além de parar mais cedo ou mais tarde. É o que é.

 

Eu sei , mas o cara ficou curioso e eu tambem , afinal eu nunca havia cronometrado uma extração de sachet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala carlos blz,cara acabei de realizar essa árdua tarefa de tirar um espresso para verificar volume X tempo ,e por sinal vou te dizer ficou muito bom :D :D :D ,vamos ao resultado:

tempo cronometrado 25 seg.

volume extraido exatos 30ml de café ,com mais uns 2mm de crema ,cara o gosto que estou sentindo do café até agora tá divino :P :P ,acho que para o sachê esse tempo é o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens , segundo a INEI (Instituto Nazionale Espresso Italiano) vc acabou de extrair um single quase perfeito. :)

 

Quando vc tiver um moedor e café recém torrado , vc vai perceber , que o gosto pode melhorar muito , mas , enquanto isso não ocorre , seja feliz com seu espresso , afinal ele esta quase perfeito ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

carlos tô devolta ,cara eu tenho um moedor krups até hoje não usei,comprei um café torra escura suplicy em grãos para testar o sabor e a regulagem ideal do moínho,quando o café chegou, para minha surpresa na embalagem constava café em grãos mais veio moído :huh: :huh: estou usando ele mesmo que por sinal é um café bem apreciável, mais novamente estava me preocupando com o tempo usando 30 seg.

vou verificar da próxima vez que o fizer quantos ml dará,recebi ontem outro café que comprei na café store um orfeu em grão esse veio certo,o suplicy tá acabando e assim que acabar vou me aventurar na moagem do café para ver a diferença, um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, De Paula,

se você passar pela zona sul no seu dia a dia, compre o Orfeu na Sorelle (Capitão Salomão, em frente à Cobal do Humaitá, ou Botafogo Praia Shopping). Era 70 reais o quilo, sendo que você pode pedir pra ver o dia da torra na embalagem e ver se vai querer mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se comprar de outro lugar e pagar o frete, em geral sai mais. Achei uma loja que em SP que era mais barato por pouca coisa, mas aí entra a história de eu poder ver se a torra é velha e esperar chegar novo lote.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a pergunta nem faz muito sentido, pois não há nada que possa se fazer pra mudar a extração além de parar mais cedo ou mais tarde. É o que é.

 

Também não entendi o que você quis dizer.. Afinal de contas, o sachet já vem com o café moído independente de qual máquina irá extrair. A pressão da bomba varia de máquina para máquina. Ou seja, o tempo de extração não varia de acordo com a máquina? Será que todas as máquinas irão extrair o espresso em 25-30ml em 25-30s?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Também não entendi o que você quis dizer.. Afinal de contas, o sachAção de certificar; asserção da realidade ou veracidade de um fato.t já vem com o café moído independente de qual máquina irá extrair. A pressão da bomba varia de máquina para máquina. Ou seja, o tempo de extração não varia de acordo com a máquina? Será que todas as máquinas irão extrair o espresso em 25-30ml em 25-30s?

 

Se a maquina tiver certificação ESE , sim, ela irá extrair 30ml em 25/30 seg , por isso o nome é "certificação" , que significa : Ação de certificar; asserção da realidade ou veracidade de um fato.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...