Ir para conteúdo

Pode-se "re-moer" um pó que ficou grosso?


Pedro Augusto L

Postagens recomendadas

Pessoal, sei que é uma pergunta meio idiota seria mas é uma dúvida sincera que tenho e embora tenha procurado na busca, não achei resposta. Enfim, a pergunta é a do título!

 

Imagina que vc moeu pra expresso um volume de grãos já pra 3 ou 4 doses, fez o primeiro expresso e viu que ficou grossa... Seu reservatório de grãos do moedor tá vazio, vc não vai precisar esvaziá-lo pra colocar o pó grosso que fez. Pode colocar o pó grosso de volta lá com outro ajuste do moedor? Eu não consigo imaginar qual seria o problema, enfim espero os experts aqui.

 

Abraços!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço isso as vezes mas é moagem de french press que eu afino para cafeteira elétrica e levo para o pessoal do trabalho. No máximo umas 10 ou 20g que sobram de algum experimento. Coloco de pouco em pouco pois dá impressão que poderia entupir e sobrecarregar mecanicamente as mós, seu suporte e eixo do motor, no meu caso um MD40. Faça em doses pequenas, por segurança. Mas a qualidade do pó não faço ideia se ficaria boa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre moo dose individuais, costumo abrir o dial (no meu MD-40) uns 40 pontos (moagem bem grossa) para limpar melhor com o aspirador de pó, e às vezes esqueço de voltar pra calibragem de uso normal (a 1 ponto do zero), uma parte acaba saindo mais grossa. Já pensei em remoer, mas ainda não arrisquei... :rolleyes: nestes casos, ou faço o café assim mesmo (e aumento as variáveis) ou vai pro potinho (a vácuo) de sobras da empregada, ela adora! :P Se isso acontece muito com vc, Pedro, faça e compare vc mesmo e veja o resultado, uai!  ;) Em tese não vejo maiores problemas, com os cuidados que o Sergio menciona, exceto que poderá sobretriturar certas partículas e gerar mais fines.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos. Tenho já algumas experiências neste sentido e posso dizer que pelo menos no nosso moedor lá de Minas ( um trabalhador quarentão)isso é ruim demais. Já até travei o moedor remoendo para afinar um pouco o café. O maior problema que vejo, são os óleos que grudam nas mós. A última vez precisei abrir tirar tudo e limpar de tão grudado que ficou. Hoje evito ao máximo, mas penso que se precisar remoer eu não faria com o café sozinho, faria quando for moer maior quantidade colocando o café a ser remoido aos poucos junto com os grãos novos. Abração!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a torra não foi super avançada, não devia ter óleo a ponto de grudar tudo.

Eu fiz isso uma vez e o problema maior foi conseguir que o grão descesse direito pelo moedor. Com o grão inteiro é mais fácil, mas com o pó, mesmo sem óleo, ele tende a grudar mais nas mós. Vai terminar ficando um pouco grudado, que irá saindo com os próximos grãos moidos. Ou seja, melhor evitar, na minha opinião.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom, já fiz parecido poucas vez, mas foi pra descer de uma moagem super grossa que deu errado (o moinho quebrou os grãos em pedaços grandes) para uma moagem mais fina (v60). Senti o moinho sofrendo um tanto pra moer, além de aumentar os fines.

No seu caso, não arriscaria não

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...