Ir para conteúdo

Rodolfo M

Postagens recomendadas

http://coffeelab.com.br

 

Rua Fradique Coutinho, 1340

 

Horario de funcionamento: todos os dias das 10h às 20h.

 

O forte são os métodos para coados/ap devido a torra mais clara (nórdicas). Também servem espressos (muito bom, aprovado!). E algumas gluoseimas da casa.

O menu possui uma primeira parte de "experiências" onde instiga o cliente a não só beber um café, mas a analisar e comparar o que bebe.

 

 

É a cafeteria da barista Isabela Raposeiras.

 

IMG_0510_zps1znf2qon.jpg

 

No site é possivel comprar coadores, suportes de coadores, moedores e muito outros produtos ligados ao café. E também cafés, que são torrados na própria cafeteria.

 

Os torradores são 2 Diedrich, no geral são utilizados perfis de torras mais claras, muito indicadas para coados e aeropress. Possuem um blend muito bom para espressos (resaltando apenas que o espresso servido na casa é diferente do vendido).

 

A cafeteria também oferecem cursos (barista junior e senior) e também outras modalidades de cursos.

 

 

.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu dei uma espiada nesse café, ele custa mais que o dobro dos outros cafés no site do Tim https://www.timwendelboe.no

 

Achei bem interessante a assinatura, sairia por volta de 62 reais cada pacote de 250g, cada mês um café diferente, mas não me animei com os quase 2 meses que os colegas tem recebido da data da torra (por culpa dos correios), pelo método sem rastreio.

Na assinatura o envio esta incluso (e deve ser o frete simples)

 

Caso alguém quiser comprar o Gueixa, são 123,6 reais do café, 92 reais de UPS Saver ou 20 reais de frete simples sem rastreio.

 

Acho que vou experimentar mesmo lá no CoffeLab, se for bom, vendo um rim e compro uns cafés rs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa oportunidade é realmente única. Infelizmente não poderei ir pelo horário. Se fosse mais cedo ou a noite não perderia por nada!!

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi bem bacana!

A Isabela contou sobre o "campeonato de torra" dos paises nórdicos, n tanto de conteudo mas mais sobre o networking (empresas referências do mundo que participaram ou estavam presentes). O vencedor desta edição foi o Tim Wendelboe.

Estavam presentes baristas de muitas cafeterias conhecidas, creio que eu era o peixe fora d'agua rsrsrsrs

 

Terminando a palestrinha informal (eram 9:40 ), peguei meus pacotinhos de café, fui ao caixa e perguntei se sempre teria que assistir uma palestra para levar uns cafés da Raposeiras rsrsrsrs

 

Valeu.

 

Ah, sobre o Gueixa. Muito cheiroso, mas já tomei melhores (n vale pagar 200 reais + frete). Então por enquanto meu rim esta a salvo rs

 

Aos torradores, teve uma ou outra dica, mas nada de novo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela repassou algumas dicas do pessoal top de fora. Uma delas é sempre estabilizar a temperatura do torrador antes de torrar novamente (para repetir os resultados). Para cada torrador era uma temperatura (e ela só lembrava o dela, 150C) rs, n é só eu que seleciono o que entra na cachola hahaha

Contou que como os cafés da Africa são mais densos, precisam de menos calor para torrar (os daqui precisam de um perfil mais alto no final, mesmo os mais densos). Eu achava que era o contrário, mas ela explicou que os menos densos possuem menos conteudo para reagir ao calor (algo assim).

E outras coisas mais que já estou esquecendo kkkkkkkkkkkkkkk

 

Eu tirei aquela foto, e nem parece que tinha muita gente, mas tinha..., o grosso do povo estava atras de mim (chegaram com uns min de atraso). Provavelmente tinha perto de 30 pessoas, tudo lá dentro..., ficou com muito calor humano hehe

A Isabela mesma estava bem assustada com a quantidade de gente (ela planejava algo entre 6, 10 pessoas), tinha alguma coisa de cupping em cima da mesa, mas foi abortada a ideia. E faltou xicaras para todos.

 

Ela contou um pouco de tudo, desde a organização do evento até conversas que teve com o Tim.

Segundo as conversas, até o Tim tira um barato das torras dele (feito em um probatino modificado dos anos 60). Ele mesmo, nas mesas de prova falou que tinha torras melhores que a dele, mas ele sempre ganha (segundo a Isabela) pois ele é extremamente bom na compra dos cafés (excepcional no cupping). Contou tb que em janeiro ele estara recebendo um torrador novo (se n me engano, um loring).

 

Isso dai!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estabilizar a temperatura do torrador não é exatamente novidade... Quem já experimentou torrar em tambor uns 3-4 lotes deve ter percebido que muda bem, principalmente da primeira pra segunda. O que eu costumava fazer, se não podia esperar muito tempo aquecer o torrador, era torrar primeiramente algum café menos "nobre"  :)

 

Essa do grão menos denso requerer menos calor... Estranho. Pouco que torrei de alta altitude me pareceu ter demandado mais energia no total. Sei lá, minha experiência é pífia.

 

Quanto ao campeonato de torra, se não é o mesmo café é um campeonato de "seleção e torra" de café, né? Mas também é legal.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Carneiro!

Então, n tinha muita novidade mesmo...

A sensação que passou é que ia ser um bate papo informal com poucas pessoas.

Sobre o campeonato, eram 10 participantes, apenas de paises nórdicos (n podia ser nenhum de fora), e foi torras com o mesmo café.

Quem dava as notas, pelo que entendi, eram eles mesmos (as amostras eram identificadas com código para não saberem quem torrou o que).

Sobre menos energia para grão mais denso, foi que ela usou o perfil dos grãos africanos em alguns grãos dela no Ikawa, e resultaram em torras claramente subdesenvolvidas. Ela n entendia o motivo, e lá ela teve oportunidade de conversar com um pesquisador da área (n lembro o nome) e ele que explicou o fato. Resumindo, os grãos daqui ela tinha que finalizar com mais calor.

É uma ideia a ser experimentada já que a maioria dos perfis que vejo entre o 1C e 2C diminuem a potência da fonte de calor (que é o perfil de grãos densos, pelo que eu entendi).

Perdoem se escrevi alguma bobagem, ainda estou como curioso no mundo das torras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente tem vários "campeonatos" na Europa. Esse de torradores do norte acompanhei há alguns anos.

O principal eram as palestras (algumas que assisti muito boas), o "concurso" é um "algo a mais": Os participantes torravam, faziam cupping cego e votavam, quem tirava mais pontos ganhava.

Aliás, tenho experimentado vários cafés de torra dinamarquesa ultimamente, e não fiquei particularmente impressionado, em linha gerais diria que os kenianos pareceram não conseguir expressar todo seu potencial e ficaram "abafados", os etíopes foram melhor um resultado menos "agresivo", mais balanceados.

Tem um outro europeu, o European Coffee Trip Awards, que aconteceu a uma ou duas semanas, de cafeteria, torrefações e algo mais, lembro que, como cafeteria ganhou uma polonesa, torra a The Barn de Berlin, e a Bonanza Coffee, também de Berlin, ganhou outro prêmio.

 

http://europeancoffeetrip.com/ect-awards-2016-finalists/

 

PS: nem sei se este post deveria estar aqui, realmente não tem muito a ver com o Coffee Lab ...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa Bernardo, essa sua experiência internacional se encaixa em qualquer tópico!

Uma dica que ela deu, que serve para vc era que para participar, vale a pena se inscrever rapidamente pois são poucas vagas (eram 40, talvez passassem para 80), e que ela fez a inscrição com um ano de antecedência. No valor do pacote estão inclusos alguns janteres em lugares de referência e tb degustação de vinho (ou algo assim).

 

Uma última coisa que lembrei foi que outra coisa que foi falado era sobre a água. Que cada lugar otimiza suas torras para se adequar a água da região, mas existem algumas combinações de baixo rendimento (café de uma região com água de outra). Para nós, as torras nórdicas combinam com nossa água hehe (antes que perguntem, n foi detalhado esse assunto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...