Ir para conteúdo

Moedores Fiorenzato


Rodrigoks

Postagens recomendadas

A Cafemaq, um dos representantes da La Spaziale no Brasil, mandou-me um folder com os modelos de moinhos que eles vendem no Brasil. Esperava ver os Macap OEM e tal, mas não. Moinhos Fiorenzato.

 

Fui pesquisar um pouco e o mistério só aumentou. No site da Fiorenzato, aparecem moinhos diferentes do que o que me mostraram no catálogo. No site italiano, aparecem 5 modelos (Doge 63, Doge 83, Doge Conico, Subito e Junior). Só os que figuram no catálogo da Cafemaq são outros, F 64 (mós de 75mm) e F 54 (mós de 65mm).

 

Segue a foto do F54:

fiorenzato-grinder.jpg

 

E aí, produção, qual é a solução do mistério?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkk.

 

Mas e que bicho é esse? A carcaça é parecida com a do Mazzer (mas não igual), e definitivamente diferente do Macap. Mós planas de 65mm pode dar a entender que seja similar ao MX, mas acho que não tem como saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Li que a Fiorenzato tinha separado, acho que uma estória de herdeiros e venda de nomes.

Acho que a linha antiga (da Cafemaq) continuam sendo produzidos porém baixo outro nome (conhecido), e que a do site são produtos novos.

Deverias achar algo no Google.

O meu MACAP comprei na Diletto, de Brasilia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por aí, Bernardo.

 

Há a Fiorenzato C.S., comprada pela C. S. Macchine per Caffe, que vende um leque maior de máquinas e acessórios para café, e que atualmente comercializa esses modelos de moedores:

http://www.fiorenzatocs.com/americano/tot_macina.html

 

E há uma Fiorenzato que produz e vende apenas moedores, que são os que aparecem no catálogo da Cafemaq. Os specs dos moedores até que são interessantes, mas não sei, falta mais informação dos usuários. Parece parrudão, pesa 14Kg, e até que é bonito, rsrs. Mas se peso fosse bom era só encher o moedor de chumbo!

http://fiorenzato.it/pdf/F5-F5D.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quamar war mal Fiorenzato M.S.

Fiorenzato C.S. macht die Maschinen und die Mühlen wie die Doge oder Subito etc.

SAB (Fiorenzato) MDF64E - ne Megamühle, hier gehts aber um Fiorenzato M.C

 

 

Acima (estes são comerciantes de equipamentos) falam que Fiorenzato M.S ja foi Quamar.

As Fiorenzato deveriam ser de primeira linha, as mais conhecidas são:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, Bernardo. As F5 e a F63EK que listaste são fabricadas pela Fiorenzato MC; as outras, Doge e T80, pela Fiorenzato CS.

 

Considerando o preço de um Mazzer por aqui, se fossem equivalentes (como sabê-lo??) em performance, seriam uma barganha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.kaffee-netz.de/m-hlen/51063-fiorenzato-f63-ek-erfahrungsbericht.html

 

Geschmack (als Bohne hab ich den Dschungel Espresso von Mirella genommen): Sensationell - hier werden meine Erwartungen weit übertroffen. Beim direkten Vergleich mit der Rossi ist das sofort zu schmecken.

Die Bohne schmeckt wirklich wie dunkles Marzipan mit Rosinen ...

Liegt es allein an der niedrigen Drehlzahl und der dadurch niedrigeren Temperatur, oder wird auch mehr Oberfläche im Mahlgut erzeugt? Vielleicht weiß hier jemand mehr oder hat ähnlich Erfahrungen gemacht.

 

Achei o review da Fiorenzato F63 EK, não sei se tem algo a ver com a F5 já que se trata de um moinho de mós cônicas. Mas em referencia ao sabor fala que é sensacional, fala que foi muito acima da expectativa.

Peixe vendido pelo preço que comprei :)

 

 

  • Continuous micrometric grinding adjustment
  • E Model = single-dose system
  • Standard varnishing
  • Standard fork
  • Grinding adjustment with ring nut
  • Power: 650 Watt
  • Grinders conical disk of diameter: 63 mm
  • Grinder rev.: 450/min (50 Hz) - 500/min (60 Hz)
  • Coffee bean container capacity: 1,5 Kg
  • Net weight: 35 Kg icon_eek.gif
  • Motor cooling = fan with thermostat activating
    only when the doser-grinder everheats

ELECTRIC COFFEE GRINDER - mod. F63 KE - FIORENZATO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui a história da divisão da companhia Fiorenzato. É meio grande pra traduzir, então vai em inglês mesmo (e o que é inglês perto desse texto em alemão que vc postou Bernardo? :lol: ). Interessante dessa história é que há um boato que os engenheiros que saíram da companhia original foram para a Mazzer e Macap.

 

quoted from 1st line equipment (USA importer of Fiorenzato - the Fiorenzato that makes the Doge that is):

 

"As for Fiorenzato; long story short.

 

As explained by the Export Director at Quamar, back in the 40s, Mr Fiorenzato started a coffee grinder company. His two sons took over and they split. One of their daughters husband is using the Fiorenzato name because they have a right to use their last name in the company name, and this is their web site (removed). 1st-line has been contacted by them and 1st-line has evaluated their grinders in Milan, Italy, but there is no business relationship at the time of this writing. Just a little tidbit that we are not sure of the validity - the engineers who left this original company went on to work at Mazzer and Macap.

 

Of the original company, the T80 molds of the grinders were sold to another Fiorenzato company. This company was previously named Quamar by Fiorenzato. Due to the confusion, they recently changed their name to only Quamar. Web site is (removed). 1st-line now has a business relationship with Quamar after evaluating their grinders. Keep in mind that 1st-line does NOT stock parts for the former Fiorenzato T80 as this grinder is very old and we were advised that parts were different.

 

Finally, the name Fiorenzato was sold to the current Fiorenzato Macchine per Il Caffe. This company currently owns the rights to the Fiorenzato name in Italy with many entailing lawsuits, but the original company can use the name because of the last name rights. 1st-line was a distributor for their products through their previous USA office. This summer, 1st-line has become the importer for the USA.

 

I hope this clears things up...."
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Aceitas minha humilde opinião?

 

A menos que você queira MUITO um moinho comercial em sua casa eu acho que não é um bom caminho. Esse Fiorenzato é um moinho de 14kg, 62cm de altura e mós de 63mm. É um moinho que tem tudo para ser um trambolho na sua cozinha e reter tanto pó que daria para fazer um single com o que ficou dentro das partes dele. Veja que o cara do vídeo faz um processo trabalhoso para limpar o moinho, por causa da alta retenção.

 

De fato o moinho está num bom preço para o porte que tem, mas é isso mesmo que você quer? Digo isso porque não adianta comprar um moinho só porque está barato se não é o que queremos.

 

Estou comprando um Vario Home para mim. Hoje tenho o Breville Smart que é um excelente moinho. Não me dá uma xícara de espresso profissional como um Mazzer ou um Mahlkonig, mas é imbatível na estética, praticidade, limpeza e conveniências. Só estou indo para o Vario por causa da qualidade na xícara, que quero aprimorar mais e mais. Só que o Vario tem quase todas as vantagens que falei sobre o Breville. Nem me passou pela cabeça comprar nada que se torne um trambolho em casa, até porque minha esposa não deixaria :D :D

 

Moinhos comerciais são pensados para trabalhar em ambientes comerciais. Não se dão bem em ambientes domésticos. É como tentar matar uma formiga com uma espingarda calibre 12. Se acertar ela morre na hora, mas acerta que eu quero ver...

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Complementando: Se você quer mesmo ter um moinho comercial em casa eu tentaria cotar o K3 na Libermac. Não é um F5, mas é um moinho de mós planas de 58 mm muito competente e da última vez que cotei lá estava por cerca de R$ 1.200,00. Tudo bem que já faz um ano, mas acho que não dobrou de preço de lá para cá. Lá fora custa 500 dólares.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

O que o Léo falou é verdade, muito zelo na aquisição de um moinho.

 

Hoje no Brasil uma das melhores opções que temos são os Baratzas que o Alexandre vende. Qualidade profissional de moagem e assistência é tudo!

Eu adquiri o Preciso e mesmo já conhecendo seus resultados anteriormente, te falo meu amigo: O moinho não brinca em serviço não!

É bruto e entrega resultado profissional.

 

Agora sim minha Gaggia me entrega o que ela é capaz quando recebe o trabalho de um moinho profissional.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ora, a opinião de todos é muito bem vinda. É pra isso que o forum serve, não? E acho que a discussão serve não só a mim, como a outras pessoas que podem ter as mesmas dúvidas.

 

Léo, quando vc cotou o K3 já tinha o Breville?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, comprei o Breville depois.

 

E quer saber porque desisti do K3? Muito simples. Eu fui no Suplicy dias depois de decidir pelo K3 e vi um ao vivo na loja. O moinho é ENORME. Eu fiquei imaginando como ficaria aquele moinho na minha cozinha. E desisti completamente.

 

Comprei o Breville e fiquei muito satisfeito com o moinho. Não te dará uma xícara com a qualidade de um K3, mas faz um excelente espresso e é tão bonito que dá vontade de colocar na sala de estar.

 

Hoje eu guardaria um pouco mais e iria direto para o Vario, mas na época o Breville foi uma excelente compra.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamanho do moedor não me incomoda tanto, até porque boa parte do volume vem dos hoppers gigantes, o que pretendo usar sem. Já a retenção de grãos é um problema, e o dosador também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente o que quero dizer, Rodrigo.

 

Veja que todos esses "problemas" são de arquitetura. São produtos pensados para um ambiente onde se tira centenas de espressos por dia...

 

 

Ricardo,

 

Ainda tô pensando se vendo o Breville ou não. Se eu conseguir aguentar a pancada no bolso acho que vou mantê-lo como segundo moinho (e vender o Ikon, pois minha mulher me bate se eu ficar com 3 moinhos na cozinha) mas ainda é cedo para dizer.

 

Se eu colocá-lo à venda certamente me lembrarei de você. ;)

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o preço do K3 não mudou tanto assim, está ótimo. E como você faz pra Libermac retornar um contato, Leo? Eles nunca respondem o formulário de cotação do site.

 

Vc acha o K3 grande? É do tamanho de um Macap M4, né? Olha essa foto: da esquerda pra direita, o M4 é o primeiro; o Fiorenzato F5, o quarto... :)

 

7826315518_2b7ed47504_b_d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Difícil dizer, mas eu diria que está entre o M4 e o F5. O Compak K3 tem aprox. 50cm de altura e se o F5 tem 60cm eu arrisco dizer que o Macap aparenta uns 42cm...

 

Sugiro buscar por "compak k3" na busca de imagens do Google. Tem inclusive uma imagem dele junto de um Mazzer mini.

 

Quanto ao pessoal da Libermac eu simplesmente liguei para lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve,

Se o 4º da esquerda para direita é um Fiorenzato F5, então é OEM do Mazzer Super Jolly com o recipiente ãos pequeno que é vendido separadamente como opcional para o SJ (na verdade é o original do Mini).

Veja a foto do meu:

 

post-3-0-99903600-1345507446_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora sejam parecidos a primeira vista, eu acho que não é OEM, Alexandre. Vou tentar confirmar isso.

 

Aproveitendo, qual sua opinião sobre o Super Jolly?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

É ótimo moinho. Pena que seja subutilizado em minha cafeteria, pois é exclusivo para moer os cafés Seleção do Mês, que tem venda reduzida na dose e sai mais em grãos torrados.

É de regulagem com passos, mas quase rosca sem fim pois os passos são mínimos. Para ficar variando de granulometria é meio complicado. Demora um pouco e umas 50 gramas de grãos a cada redefinição.

O nosso fica só para espresso, então não é um problema, mas em casa, onde cada hora uso um método diverso, sendo a maioria para diferentes tipos de filtrados, não seria muito prático. Mas afinal não foi projetado para este fim. Tal uso é que seria inadequado.

Outrossim, é um monstro. Ainda mais com o recipiente grande como do meu.

É bem silencioso e rápido devido ao tamanho dos discos de lâminas.

O acabamento é bem feito, porém simples.

Neste link você verá uma mensagem que fiz com as primeiras impressões, logo que o recebi.

Ah, e mais uma coisa importante, foi caro prá caramba!

 

Agora, que é um SJ, isto é. Ou um clone, porque é idêntico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles são bem parecidos mesmo, mas não idênticos. Também tive a mesma sensação que você de início, mas como estou pesquisando há algum tempo jpercebo que não são. Veja só:

 

GrinderFiorenzatoF5.jpgMazzer-SuperJollyGrinder.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...