Ir para conteúdo

VFA torino 1 grupo ( distribuída pela italian coffee )


r.lima

Postagens recomendadas

Não é que eu queira que vc faça do meu jeito, rsrs, mas é o modo que a foto aparece melhor. Muitas vezes as miniaturas das imagens de upload não chamam a atenção devida e a informação acaba passando batido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal, hoje consegui fazer o meu primeiro Latte Art decente na minha Torino seguem as fotos :

 

8048567567_02d6fef99e_c_d.jpg

 

Caraca, sai um cappuccino pronto do grupo E61 - eu digo que esse grupo é fantástico!!! :lol:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, sai um cappuccino pronto do grupo E61 - eu digo que esse grupo é fantástico!!! :lol:

 

Realmente ficou muito engraçado, na hora que fiz a foto não sabia onde colocar a xícara, então pensei .... embaixo do grupo rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Tem uma pessoa no Home Barista com uma VFA, parecida com a Torino, que esta com problemas de fiação.

Deixo o link, abaixo, pode ser que vendo as fotos o r.lima possa orienta-lo.

 

http://www.home-barista.com/espresso-machines/hx-too-low-brewing-temperature-and-too-little-water-t24171.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que o problema é outro além de elétrico/fiação, respondi lá. Ele diz que tá com baixa temperatura no grupo e pouco fluxo da bomba, apesar da pressão estar normal. Pode ser que algo esteja bloqueando os tubos do termosifão e o fluxo diminuir muito. Ao mesmo tempo isso também serviria de restritor para o fluxo de água no grupo quando acionada a bomba.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 4 months later...

Hoje veio o técnico da máquina para tirar umas dúvidas e dar uma conferida na máquina, a noite vou tirar o 1º café.

Alguém me corrige se estiver errado, mas segundo o técnico a caldeira de 2 litros serve apenas para o vapor e para aquecer os dutos da Agua do grupo e não sei se separado o duto da água quente, seria uma HX, é isso.

O vapor é potente, embora na Gaggia mesmo sendo menos potente vaporizava o leite com perfeição e em seguida de uma extração. Quanto a água que serve o grupo imagino que em volume se assemelhe muito só da caldeira da Twin, talvez encontre uma estabilidade parecida, os dias poderão dizer.

Segundo o técnico, quando ligado a rede hidráulica , a rede vai abastecer o tambor, e a máquina sempre se servira do tambor, desta forma não teria diferença entre estar só no tambor ou na rede, fiquei em dúvida se é isto mesmo, vou seguir os dutos para tentar entender.

Os botões de dosagem dão uma meia pausa quando acionados, como era na Gaggia no botão de uma dose única, simulando uma pré-infusão.

É uma máquina muito robusta que no meu uso vai durar um bom tempo, mas também me faz ver que a Twin é muito legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tambor? Quer dizer tanque?

 

Se sua bomba é vibratória, sim, provavelmente se te servirem algum kit de conexão direta só vai encher o tanque automaticamente.

 

Acho que a caldeira dela tem 4L. E sim, a água que vai para o grupo vem de um trocador, montado num esquema de termosifão para manter o grupo aquecido. O trocador deve ter algo como 400ml, ou menos, mas duvido que tenha só 100ml. A caldeira da Oscar tem 2L e o trocador uns 120ml.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, parece que a caldeira é de 2 litros mesmo.

 

E, Gilberto, pra mim é uma evolução em vários sentidos em relação a Twin. Em vaporização a diferença deve ser assombrosa, e em estabilidade de temperatura também. Claro que lidar com a temperatura de uma HX exige uma certa curva de aprendizado, bem como do projeto térmico da máquina, mas acredito que o potencial pra shots melhores é muito maior nessa sua máquina nova do que na Twin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, tambor eu quiz dizer o de plástico, onde reponho a água que será usada. Agora a caldeira é de 2 L mesmo. Se imaginar que o trocador tenha uns 200 mls já esta perfeito para o uso. O esquema de ligação a rede hidraulica existe, você pode usa-lo ou não. Abomba eu olhei, depois coloco foto, mas parece a da Twin Mas maior.

 

Rodrigo, com certeza a máquina é boa, até em pesp, pesa 6 vezes maisvque a Twin, o que quiz dizer é mesmo com uma máquina menor dá para conseguir resultados não tão distantes. Agora vou ter que me achar, ela veio com um filtro duplo que tem a área furadinha do tamanho de um filtro simples, a pressão da caldeira oscila entre 0,5 e 1 , talvez tenha que aumentar para ter um temperatura um pouco mais alta, enfim vou me achando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chutaria que o trocador tenha na faixa de 120-150ml. O que é suficiente também.

 

Se o gerenciamento de temperatura do grupo for complicado, ainda mais com a caldeira na faixa de 1 bar, talvez restritores de fluxo possam ajudar, mas não tenho qualquer idéia de receita para essa sua configuração. O pressostato deveria variar no máximo uns 0,3 bar, por exemplo de 0,7 a 1 bar, 0,5 é uma faixa grande...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse grupo da VFA parece ser clone do E61 sim, mas não é a versão manual, com câmara de pré-infusão, mas sim a versão para solenóide de 3-vias.

 

Quando eu comecei a estudar café, fiz o curso do SENAC, da Concetta. Tinha uma VFA da Italian de 3 grupos, mas manuais, eram legais. Mas lembro que não se ensinou nada de purgar água para temperatura, provavelmente fazia falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dica seria o Gilberto, que é chegado em um faça-você-mesmo, construir um termofiltro e começar a estudar o comportamento térmico da VFA. Já que a temperatura de extração depende muito do barista em uma HX, seria muito conveniente ter essa ferramenta, até pra saber se precisa de um ajuste ou outro. Quanto ao pressostato, de repente está meio desregulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o técnico que veio, na faixa de 1 bar a temperatura sai no grupo lá pelos 92/95 ºC, se quizer mais temperatura precisaria deixar a caldeira com uma pressão maior, mas não perguntei como faze-lo. Para medir a temperatura só preciso do PF naked, pois o restante eu já tenho. A pressão ficar mais próxima de 1 BAR, acho que é questão de experiência, orçando a bomba funcionar e manteva caldeira cheia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caldeira ao máximo é fácil: só ir purgando o vapor até engatar o termoestato inferior, daí sobe rapidinho, e tems que acionar antes que entre o termoestato que desliga o aquecedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aumentando mais a pressão e melhor para vaporizar mas pode ficar quente demais para a extração ...

Mas esse "surfing" é super fácil e não demora mais de cinco segundos, eu uso para vaporizar, no limite máximo as microbolhas ficam perfeitas.

E só abrir um pouco o vapor, fechar e olhar quando o manômetro esta chegando ao máximo para iniciar a extração ou vaporização.

Essa banda de 0.5 bar e realmente muito grande mesmo, concordo com Marcio até 0,3. Podes ter de trocar o presostato.

O meu (Sirai) tem um botão encima, que girando aumenta ou diminui a pressão, mas a banda é constante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é que vou explorar mais a máquina é que vou entende-la melhor, mas a agua usada na caldeira não é resposta imediatamente ao uso, tenho impressão que as vezes desse a pressão por conta disto, então é só liberar um pouco a mais de vapor para ligar a bomba e repor o volume da caldeira.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que uma coisa é a caldeira, outra é a caldeirinha ou trocador de calor. O surfing que o Bernardo sugeriu serve pra vaporizar com bastante pressão sem ter que necessariamente manter uma pressão de caldeira alta demais. Aumentar a pressão da caldeira é bom para vaporizar, mas tem o efeito colateral de aumentar a temperatura na caldeirinha (trocador de calor), que é de onde a água da extração vem, o que pode exigir flushs longos pra acertar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Rodrigo pela "tradução", as vezes não consigo ser suficientemente claro :-)

 

Caro Gilberto, uma caldeira a determinada pressão (e a mesma altura sobre o nível do mar) resultará em uma determinada temperatura, como exemplo digamos que no teu caso a um bar resulte em 120C.

Mas, ainda com caldeiras em idênticas condições, a 120C, a temperatura de extração poderá ser diferente em maquinas diferentes, dependendo do sistema, desenho, capacidade, etc. de cada uma.

Em algumas a água fica parada e esquentando no trocador, em outros modelos quando esquenta começa a circular, esfriando, e novamente entrando na caldeira (esquentando novamente) indefinidamente. Outras tem grupos muito grandes, e que dão mais estabilidade térmica ou possuem aquecedores de grupo elétricos, etc.

Desta forma, a um bar uma maquina pode estar fria enquanto outra pode estar quente demais.

Em ultima instancia o que decide qual e a pressão certa (e consequentemente a temperatura) é o sabor do shot.

Acerca de como e quando regular, Marcio pode te orientar bem melhor do que eu.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, Gilberto! Comprou zerada ou encarou um leilão? Só pensei nisso porque você tem acompanhado bastantes leilões, então pensei que fosse uma possibilidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...