Ir para conteúdo

VFA torino 1 grupo ( distribuída pela italian coffee )


r.lima

Postagens recomendadas

A minha veio regulada em máximo de 1 bar,

não senti necessidade de mexer,

o vapor é mais que satisfatório e não preciso de flush longo pra derrubar a temperatura pra temperatura adequada de extração.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixei com 1,1 Bar que é o que usa um restaurante ao lado de casa que tem uma máquina parecida mas com 2 grupos, onde moro já é frio e estes dias então. Vamos ver como se comporta, de qualquer forma é muito fácil fazer a regulagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma espiada no OLX e algumas dessas VFA tem preço convidativo, mais ainda as de 2 ou três grupos. A única coisa ruim de uma máquina de mais grupos é que só compensaria com uso mais intenso, já que acho que a caldeira é de 8 litros nessas daí. E haja bancada pra caber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu teria uma constância regular, diria uns 5 espressos seguidos. Com as máquinas usadas que estão aparecendo, por um ótimo preço, a VFA Torino esta se mostrando uma opção concreta de uma boa máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembre-se pessoal , minha Torino esta a venda !!!!! A maquina está praticamente zerada e com pouco uso , abaixei o preço , se interessar favor enviar mp ( mensagem privada ) . E diferentemente da maioria dos locais onde estas maquinas foram usadas e abusadas em ambientes comerciais , a minha sempre foi bem cuidada e limpa ( Com backflushes com Cafiza quando necessário e o grupo limpo constantemente com escovas Pällo ) , abraços .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo o tecnico a de 1 grupo atenderia + -, como a caldeira é pequena não daria para tirar 10 expressos seguidos sem intervalo, para um esquema mais tranquilo,...

 

Na verdade Gilberto da para tirar uns 10 espressos seguidos sim !!! Não digo 10 cappuccino's , claro :) . Lembre-se que tem o intervalo entre moer os grãos , compactação etc.... No meu caso o processo é relativamente rápido dando que meu moedor moí um duplo em uns 8s e eu já tenho uma boa pratica , mas no caso de um moinho menor como um mini mazzer , baratza , rancilio ... O processo de tirar espressos seguidos fica bem , bem mais lento . Abraços ;-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou apanhando que nem cachorro magro. Explico:

 

É que o filtro duplo dela é esquisito como já hávia disto antes, é um duplo mas tem as quantidades de furos de um simples, aí comecei a usar um que tinha comprado para Gaggia de 12 grs, mas era impossível sair café dele na Gaggia, na Vfa esta saindo legal mas da para melhorar. Mas dá para ver que se consegue extrair com mais facilidade e o café sai melhor segundo meus clientes em casa.

Agora vaporizar vou te dizer, só hoje fui conseguir um creme, até então não tinha saído nada, mas é só questão de treino.

Observando que só estou com café velho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um semana e não consegui vaporizar leite nenhuma vez, quem esta acostumado com vapor forte por gentileza me de uma dica.

 

Infelizmente Gilberto não existe truque !!! Se trata se prática prática prática .... :) . Levei pelo menos um ano para dominar a arte de vaporização e agora criar microfoam para mim é algo simplesmente natural :D ontem mesmo tive a felicidade de brincar um pouquinho com uma LM FB/80 e conseguii impressionar a barista , o que me admirou na máquina foi o termo forgiveness , cada maquina tem um sweet spot para fazer o leite girar e como nunca havia utilizado a Fb/80 não sabia a posição ideal para o vapor , no começo vaporização criei um montão de bolhas grandes e o leite mal girava aí a barista me deu um toque e falou para mim abaixar um pouco a pitcher e quase que magicamente as bolhas começaram a sumir e o leite começou a girar , no final a o resultado ficou ótimo , se bem que tive que esquentar mais um pouco o leite que o usual para sumir completamente as bolhas e como introduzi muito ar no começo meu Latte acabou virando um cappuccino :P mas até que deu para fazer um coração bem razoável :) , abraços .

 

Obs: Gilberto , na verdade talvez o meu post não tenha sido muito esclarecedor , desculpe-me :) . Mas a minha dica é encher a pitcher de água e vaporize tentando achar a posição que cause o famoso movimento "whirlpool" , depois de achar uma posição que mais se adeque ( é assim que se escreve :P ) é só baixar o pitcher lentamente para introduzir ar aos poucos , quando leiteira ficar + ou - morna para de introduzir ar ! Após este ponto se você continuar com a pitcher muito baixa ( introduzindo ar ) , muito provavelmente começará a criar bolhas grandes ! Depois desta etapa afunde um pouco o vaporizador e aqueça o leite até não conseguir manter a mão na pitcher sem se queimar , valeu e boa sorte :) !!!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente, Lima.

 

Gilberto, faça o que o Lima disse com água, mas pingue uma (e só uma) gota de detergente na água do pitcher. Dá pra treinar legal assim.

 

Corroborando a opinião do Lima, eventuais bolhas grandes introduzidas bem cedo na vaporização são mais instáveis e podem ser dragadas pelo redemoinho e resultar em leite de boa textura. Entretanto, quanto mais tarde você errar, especialmente quando o leite começa a ficar mesmo quente, fica quase impossível desfazer as bolhas, que se tornam permanentes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou começar com água e depois vou fazer comono Lima fez no começo, comprar uns 5 litros de leite e vaporizar até sair, mas percebi que minha maior dificuldade esta em começar o rodamoinho sem ter que colocar muito vapor. Acho qu com a água já devo achar a solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, excelentes dicas do Lima e do Rodrigo. É isso mesmo que acontece. Aprenda logo a fazer o redemoinho porque ele é muito útil, não só para destruir bolhas grandes como misturar as fases líquida e aerada do leite.

 

O truque da água com detergente é muito bom para treinar e poupa bastante leite...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Finalmente saiu o leite vaporizado, assisti novamente os videos do kim, e o processo é o mesmo explicado por ele em um dos videos, bem como citado aqui acho que pelo Victor;

Estaciona o pitcher na máquina com o bico alinhado com o leite a 1 cm da borda, abre-se levementeo vapor par se fazer a espuma, uns 6 s depois já dá para acelerar para fazer o rodamoino, iniciado o rodamoinho já pode iminuir um pouco o vapor até alcançar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 years later...

Gil, a minha não faz, nem no botao para dose única.. Estava pensando que talvez pudesse ser alguma configuração.. Apertar algum dos botões por algum tempo, sei lá. Quem sabe meia lua para trás e soco forte, igual no street fighter.[emoji14]

 

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrsrsr, boa.

 

Pelo que me lembro ( posso testar depois) , tem que segurar apertado o primeiro botão do lado direito até que todos os botões comecem a piscar, dai aperta o botão da esquerda para iniciar a extração, aperta de novo este botão quando quizer parar a extração, e por ultimo aperte novamente o botão do lado direito para finalizar a programação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...