Ir para conteúdo

Breville "the Infuser" (BES840XL)


Carneiro

Postagens recomendadas

@Lunático, tirar aquele fundo de plástico foi a primeira modificação que fiz na minha Breville Dual Boiler...

 

A ideia da Breville é que, sendo aquele plástico um bom isolante térmico e quimicamente neutro (não libera odores nem partículas na água fervente), o primeiro café já sairia quente, sem a necessidade de pré-aquecer o PF...

 

O problema do plástico, pra mim, é que foi juntando água/café por baixo durante a limpeza diária e dava pra ouvir o "chocalho". Daí me deu neura de limpar por baixo.

 

Sem a peça, gasta-se mais água para aquecer o PF e equalizar a temperatura com o grupo... como a cabeça de grupo tem um elemento aquecedor dedicado na BDB não tive problemas com isso, mas na Infuser e na Barista é recomendável dar uma boa passada de água quente (extração em vazio no PF limpo) pra aquecer toda massa metálica e depois fazer a extração bem depressa, senão o café vai esfriar ao bater no metal mais frio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falaê @Cabral!

 

Sim, eu sempre aqueço o grupo e as xícaras com um flush de uns 5 segundos, com tríplice objetivo: 1) limpar eventuais resíduos de pó que possam ter ficado na extração anterior; 2) aquecer o filtro/porta filtro, e; 3) aquecer as xícaras!

 

A sua BDB você importou né ? Porque nunca vi nenhuma à venda por aqui, nem em classificados pela web (geral).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, se tiver um pouco de "saco" vai achar a narrativa do processo lá no tópico dedicado da BES900... a minha veio de Courier. E pagou impostos. Muitos impostos...  :angry:

 

tivemos 3 pessoas com BDB no Forum, todas importadas e todas com problemas :ph34r: , mas só eu continuo por aqui e usando a máquina (agora arrumada e funcionando bem).  ;) Quando tenho pressa (ela aquece em menos de 10 minutos) ou visitas, ela brilha na bancada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, vou dar uma lida sim! Mas me diz, os problemas será que ocorreram devido ao transporte ? Porque antes de comprar a minha atual, eu estava analisando a possibilidade de importar uma por courier mesmo, que acaba saindo mais barato do que comprar uma já nacionalizada por algum distribuidor autorizado. Contudo, deixei para uma outra oportunidade já que a diferença de preço para uma máquina mais robusta fica muito grande pra eu comprar neste momento.

 

Vou treinando e aprimorando minhas técnicas na Breville mesmo, que tá sendo um excelente coringa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá tudo lá no tópico.

 

Foi a rede elétrica que causou os maiores danos. O transporte foi OK.

 

Se eu soubesse quanto o projeto da parte eletrônica é frágil, teria tomado antecipadamente as providências que tomei depois, e não teria tido problemas. Daí minhas postagens sobre instalação elétrica e uso de estabilizador específico...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Talvez você esteja moendo muito fino ou seu moedor está produzindo muitos fines. Eu estou com a Breville há uns 15 dias, usando o moedor Breville e o filtro não pressurizado duplo. Até o momento poucas vezes tive resíduos de pó na xícara e quando ocorreu a quantidade era desprezível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Helder,  a produção de fines foi o que me falaram quando eu fiz o curso de barista.  Tem como resolver/minimizar? No curso, disseram que as mós estariam velhas, mas o meu moedor é bem novo. 

 

A moagem não está fina demais não, pq sai pó na xícara até quando o café está sub-extraído. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai te ajudar. Eu comprei isso daqui para tirar os fines quando môo para prensa francesa. Mas deve tirar bastante finos também para moagem de espresso. É uma peneira para chá. É baratinha... Pena só que demora para chegar.

O pessoal mais experiente pode opinar se acha que isso adianta.

 

http://s.aliexpress.com/rAbYVnIV

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

post-7371-0-45743300-1488395957_thumb.jpg

 

Hoje, acho que tirei o café mais bonito na Breville. O café é um Danza Premium, que estava no meu congelador desde novembro. A torra eu acho que é de setembro. Me surpreendeu uma torra velha assim fazer essa crema toda. Essa crema toda tem mais a ver com o café ou com a extração em si? 

 

Quando eu faço um duplo, as vezes tiro o "bifurcador", o que me permite ver algo de canalização ou algo do tipo. Obviamente, que um naked seria mto melhor....  

 

Comecei a filmar no meio, não esperava que saísse tão bonito. E ainda ficou sem mto foco:

 

https://r4---sn-q4fl6nez.googlevideo.com/videoplayback?id=0f75e1ba31a3b092&itag=18&source=picasa&begin=0&requiressl=yes&pl=19&sc=yes&mime=video/mp4&lmt=1488389487187209&ip=186.228.127.48&ipbits=8&expire=1488418794&sparams=expire,id,ip,ipbits,itag,lmt,mime,mm,mn,ms,mv,pl,requiressl,sc,source&signature=024F40E9DBF288F0D3192AF1D103B1C11A44D37B.3851CA337AC3A99AD43300FAED9FF49D8F5E2EA8&key=cms1&redirect_counter=1&cm2rm=sn-gpvee7z&req_id=a23e2d817263a3ee&cms_redirect=yes&mm=34&mn=sn-q4fl6nez&ms=ltu&mt=1488389902&mv=m

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vocês tem o mesmo problema que eu?

Quando preciso moer mais fino para ajustar o tempo de extração, o puck sempre fica preso. Quando tiro o portafiltro ele sai vazio e o puck está lá na cabeça do grupo.

 

Isso é comum com vocês ou em outras máquinas com válvula "solenoide"?

 

5cf4bbeef359b916bb4cd81404427506.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo as extrações sem o birfucador e percebi que o fluxo de café não é, de fato, constante. Me parecia ser canalização, mas algo similar acontece tb sem café no filtro.  

 

Quando eu faço um flush, o fluxo de água não é contínuo nos oríficios da tela. ISso é normal? PErcebam que no lado direito, mais ou menos no centro (eu chego apontar no vídeo abaixo), sempre cai agua continuamente. Nos outros, eles apenas pingam... a agua nao fica constante. 

 

 Será que a tela está suja por dentro? Eu fiz o back-flush no tempo sugerido pela maquina (apenas 1 até agora). 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Helder, comigo isso acontece quando eu não bato a borra do café logo depois que tiro o espresso, se eu esqueço e vou tirar depois ele gruda, aí eu recoloco ele, dou um mini flush e tiro denovo e ele sai normal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ainda sou iniciante, caso estiver falando alguma bobeira, por favor desconsiderar.

 

Mas sobre o flush, nas máquinas comerciais, ele é feito com o propósito de baixar a temperatura da água pra ela não passar muito quente pelo café, devido a caldeira ser muito grande, e as vezes deixar a água quase no ponto de fervura na saída do grupo nos primeiros segundos da extração, usa-se o flush pra deixar a temperatura próximo dos 92ºC que seria o ideal para o espresso.

 

No caso da Breville, como não tem caldeira, e o termocoil é bem preciso com relação a temperatura, o flush não é uma necessidade, embora seja bom tirar um shot sem café pra esquentar o portafiltro e a xícara antes da primeira extração, mas não com a mesma finalidade do flush em uma máquina comercial.

 

Em relação a vaporização, alguém comentou sobre o leite produzir mais espuma do que creme, minha sugestão é utilizar leite integral tipo A, quanto mais gordura tiver, melhor, porque a gordura do leite é que dá a consistência do creme do leite, usar leite desnatado vai produzir mais espuma do que creme mesmo. E sobre a potência do vaporizador da Breville, realmente ele é mais fraco, mas achei até legal isso, porque fica mais fácil controlar a temperatura, e não deixar passar do 65ºC que seria o ideal para o leite.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também peguei uma parte da conversa sobre a diferença do filtro simples para o duplo, hoje fiz um teste, ao que parece o filtro simples deve ser usado pra tirar espresso curto apenas, se for tirar uma xícara cheia, é melhor usar o duplo, pra simplificar, usando a programação de dose padrão da máquina, quando for tirar 1 dose, o filtro simples funciona bem, quando for tirar 2 doses, o filtro duplo é o ideal.

 

Tentei força de tirar uma xícara cheia com o filtro simples, até saiu, mas ficou um pouco fraco.

 

Nas máquinas comerciais o filtro simples serve pra tirar xícara cheia pequena (+/- 60ml) de boa, devido a quantidade de pó que cabe, mas ao que parece na Breville não rola, até porque a quantidade de pó no filtro dela (54mm) é pequena pra um espresso normal.

 

Outra coisa que testei, não sei se alguém aí estava com dúvida, é sobre o sache E.S.E. embora não tenha um filtro específico pra sachê, dá pra tirar de boa usando o filtro simples pressurizado, até que fica razoavelmente bom sim, fiz um teste usando sache do café Orfeu, na Breville e na Gaggia Dose, por incrível que pareça, na Breville ficou muito melhor do que na Gaggia, ambas usando o filtro simples pressurizado, acho que por causa do tamanho do portafiltro, na Gaggia como é 58mm, o sachê fica meio "jogado", já na Breville encaixa certinho.

 

Se tirar com o despressurizado usando sachê não rola, o despressurizado é pra café moído na hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Estou fazendo as extrações sem o birfucador e percebi que o fluxo de café não é, de fato, constante. Me parecia ser canalização, mas algo similar acontece tb sem café no filtro.

https://youtu.be/ms5l8OGVtE8

 

Quando eu faço um flush, o fluxo de água não é contínuo nos oríficios da tela. ISso é normal? PErcebam que no lado direito, mais ou menos no centro (eu chego apontar no vídeo abaixo), sempre cai agua continuamente. Nos outros, eles apenas pingam... a agua nao fica constante.

 

Será que a tela está suja por dentro? Eu fiz o back-flush no tempo sugerido pela maquina (apenas 1 até agora).

 

https://youtu.be/I8G3f3ymP6k

A minha também fica exatamente como no seu vídeo. O fluxo não é constante em algumas partes.

 

Enviado de meu SM-A910F usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo as extrações sem o birfucador e percebi que o fluxo de café não é, de fato, constante. Me parecia ser canalização, mas algo similar acontece tb sem café no filtro.  

 

Quando eu faço um flush, o fluxo de água não é contínuo nos oríficios da tela. ISso é normal? PErcebam que no lado direito, mais ou menos no centro (eu chego apontar no vídeo abaixo), sempre cai agua continuamente. Nos outros, eles apenas pingam... a agua nao fica constante. 

 

 Será que a tela está suja por dentro? Eu fiz o back-flush no tempo sugerido pela maquina (apenas 1 até agora). 

 

Hoje estava dando uma "geral" na máquina aqui e reparei a mesma coisa... resolvi dar uma olhada e remover essa primeira peça para tentar entender se havia algo bloqueando o caminho internamente. Apesar de estar um pouco sujo, nada de "anormal". Algo que reparei é que a saída de água não é centralizada, como me parece ser nas máquinas com brew-head E61:

 

 

Fiz o video abaixo:

 

https://goo.gl/photos/UBEsfM3w3GdC4scP6

 

e pelo posicionamento, faz sentido parte do fluxo ser maior numa parte da tela. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre Nobrega, 

 

excelente vídeo. Bem curioso isso da saída de água não ser centralizada.

 

Eu acho que explica porque eu vejo a água saindo mais do lado direito. É claro que pode ocorrer de desnivelamento da mesa ou bancada, mas eu acho que você forneceu uma explicação bem satisfatória. 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas Gaggia Baby e Classic tem uma peça que vai entre a saída com 1 furo "de lado" e a tela que distribui a água em 4 furos menores. Os furos grandes são dos parafusos que prendem a peça na cabeça de grupo, e o central é onde parafusa a tela. Na foto, é o lado "de dentro" que está voltado pra câmera.

maxresdefault.jpg

 

Na Dual Boiler também tem um disco intermediário entre a saída de água com um furo "de lado" e a tela, e nesse disco há 10 furos equidistantes que distribuem a água mais uniformemente pela tela dispersora:

distribuidor%20BDB_zpsgcxyihq0.jpg

 

Não deve ser difícil fazer uma peça equivalente em chapa de inox, ou talvez dê pra imprimir em 3D com plástico não-tóxico...

é só ver se tem espaço pra montar entre a tela e essa saída "monofuro".

 

Creio que faria uma grande diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral - Achei um video de um cidadão fazendo essa troca na Gaggia - bem interessante mesmo.

 

tentei até procurar da mesma marca alguma peça de substituição para à Infuser, mas não encontrei. Se Alguem tiver impressora 3d e estiver afim de arriscar, nada que uma cotinha não ajude :)

 

abs,

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia pessoal, acabei de ler todo o tópico.. UFA kkkk

então pretendo adquirir a express pro - minha ideia iniciar era superautomaticas mas o preço está nas nuvens, a venda de máquinas esta escassa e um novo impeachment está próximo kkk...

 

Ficaram ainda algumas dúvidas:

 

- quanto à limpeza da máquina através da função dela presente no manual de segurar 03 botões etc, com qual periodicidade vocês fazem?

- o que mais devo observar no quesito - LIMPEZA e MANUTENÇÃO?

- é necessário desmontar alguma parte da máquina para efetuar limpeza? Como por exemplo o moedor? Como fizeram pra limpar ele?

 

 

Informação útil: quanto à descalcificação sei que não irei fazer pelo seguinte: após ler vários tópicos cheguei à conclusão de que a calcificação da máquina ocorre em função da dureza da água... Consultei um estudo científico da universidade local e a dureza da agua aqui é 28ppm (aguas MUITO MOLES são abaixo de 70 ppm)... quanto mais mole menores as chances de calcificar com o tempo... Nesse nível baixissimo, mais o fato de que uso filtro de 5 estágios não calcifica senhor! hahaha

 

Bom talvez para alguns essa informação já é balela mas está aí espero ter contribuido para alguém, se puderem me ajudar e informar o que devo esperar de limpeza e manutencao ao longo dos meses e anos, please!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, me confirmem, por favor: um tamper ideal para a Infuser deve medir 53 mm ou 53,5 mm? Já vi pessoas falando nas duas medidas...

Eu medi com um paquímetro analógico tanto o tamper quanto o filtro duplo. Os diâmetros que achei foram:

 

Tamper

Até a marca preta: 53,00mm

Superfície de contato com café: 52,60mm

 

 

Filtro duplo borda rasa: 53,70mm

Filtro duplo borda funda: 53,50mm / 53,60mm

 

Eu me refiro a borda rasa e funda pois o filtro não tem paredes 100% paralelas. Elas afunilam conforme aprofunda-se.

 

Minha pergunta é : alguém faz um tamper com 53,50mm exatos??? Será que o Gil faz? Queria também uma opção de tamper simples (não dinamométrico). Mandei uma mensagem para o pessoal da Suave Tamper, mas nunca responderam. Quem pode nos ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma dúvida (meio tosca), quanto tempo leva pra ela aquecer pra vc começar a fazer o espresso? Por ex... se quero fazer 2 espressos duplos, após fazer o primeiro quando posso fazer o segundo?

 

Não encontrei nada sobre no manual, presumo que seja de imediato ou após algum sinal sonoro da caldeira, isso?

 

agradeço quem puder ajudar, ainda não a adquiri mas pretendo, por enquanto está vindo o moedor! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então ela não necessita de nenhum preaquecimento? Nossa que maravilha... kkkkk... eu tenho a c-08 da mondial mas to pegando nojo já.... só queria que essa breville tivesse um porta filtro maior, eu uso um de 51mm aqui, mudar pra 54mm já vai ser grande coisa mas preferiria 58

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...