Ir para conteúdo

Existe alguma cafeteria assim?


helderbarreto

Postagens recomendadas

Estava me perguntando se existe em algum lugar uma cafeteria na qual nós possamos fazer nosso próprio espresso (e por que não outros métodos) utilizando equipamentos de alto nível.

 

Vou dar meu exemplo: gostaria de levar meus grãos a uma cafeteria, moer em um moedor excelente, pesar, colocar no portafiltro de uma La Marzocco/ Nuova Simonelli, ECM etc, experimentar o shot, depois mexer na granulometria, tempo de extração e tantas outras coisas. Será que é possível achar um lugar como esse, no qual podemos interagir com baristas e equipamentos de primeira?

 

O mesmo se aplicaria para fazer café em um Hario V60, aeropress etc.

 

Em vez de comprar os equipamentos, poderíamos testá-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre que vou em uma cafeteria boa, e converso com o dono ou algum barista, eles sempre me convidam para fazer meu próprio espresso. Coffee lab por exemplo, sempre que vou, e quando nao tem muito movimento (para nao atrapalhar eles ne), eu sempre faço meu espresso

 

 

Att

André Carim

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é mais fácil quando se é amigo de algum barista ou do proprietário. Tem alguns lugares aqui em POA que me deixariam fazer sem qualquer problema, desde que não seja em horário de movimento, situação na qual é de mau tom pedir algo assim. Geralmente logo antes de abrir pode ser uma boa.

 

Ruim é que pode envolver mexer com regulagem de moedor, o que pode ser muitas vezes inconveniente, especialmente em moedores com hopper, que é o caso da maioria das cafeterias. Se achar alguma cafeteria que moa por dose, o que é um pouco mais raro, é mais fácil levar o próprio grão. Alguns moedores são mais propícios pra esse tipo de uso, como o EK43 ou Versalab M3.

 

O que quero dizer é que se é pra emular a mesma extração que o barista está fazendo, é legal vez ou outra, mas não tem tanto sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fizemos um encontro no dia 28/12/2016 na cafeteria Café do Brejo aqui de Recife de um proprietário e barista amigo nosso e integrante do núcleo CdC de Pernambuco. Os cafés foram extraídos usando o Debut, o Vario W e outros moedores, usando máquina profissional, Minipresso, Aeropress, Clever e etc. Todos participaram das provas e extrações e foi muito bom.

 

O proprietário está instalando um Torrador Átila por esses dias e insistiu que novos encontros se realizassem por lá. Inclusive, estamos pensando em organizar um curso de torra e análise sensorial lá na cafeteria para alguns membros do grupo.

 

O fato dele ser nosso amigo, facilita bastante. Resumindo, podem existir cafeterias com essas características.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo, a cafeteria tem um andar superior que ele deixou totalmente reservado para a gente e não interferiu no seu atendimento. Mas reconheço que não é fácil aglutinar todas essas características num só lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na 1268 damos um jeito, mas o esquema é bem informal. Como a maioria disse, rola, quando é amigo do proprietário, hehehe

De resto, acho que o coffelab tem um negócio de personal barista. Você paga x (acho que é 120 a hora) e fica com um barista e equipamentos (quais não sei exatamente) pra você testar, tirar dúvidas e etc. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pela metade faço o personal barista montado e ainda ensino a passar rímel, hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...