Ir para conteúdo

[Dúvida] Moagem Hario Slim


Postagens recomendadas

Bom dia, sou novo no fórum, mas ha alguns meses estou lendo sobre o assunto, recentemente adquiri um moinho Hario Slim, pelas dicas que peguei no forum regulei-o a patir do 0 com 5 voltas para fazer um espresso, minha máquina é simples, uma britania de 15bar, o problema é que no início da extração o café até sai uniforme pelo bico, mas 3 a 4 seg após ele começa a gotejar, creio que eu estou cometendo uma série de erros. Logo após moer no hario vejo que o café se deposita no fundo do recipiente e fica compactado, tentei ontem e hoje prensa-lo menos afim de que escoasse melhor o cafe, mas aconteceu a mesma coisa, estou utilizando espresso em grãos comprado em mercado, nao criou crema alguma, um teste feito ha alguns dias com um liquidifcador se apresentou melhor do que com o Hario Slim por incrivel que pareça, a moagem ficou mais grossa mas teve um pouco de crema. Fico no aguardo de alguma resposta para meu problema, desde já agradeço à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente vc está fazendo tudo errado :) Vc está como nos dizemos aqui chocando ela (do inglês to choke) obstruir.

 

Sua máquina está com filtros pressurizado a compactação não faz muita diferença, a moagem está muito fina , vc tem que ir engrossando até conseguir uma extração com 20 ate 30 seg de extração, com 40 a 50 ml , considerando que vc não tem uma balança digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente vc está fazendo tudo errado :) Vc está como nos dizemos aqui chocando ela (do inglês to choke) obstruir.

 

Sua máquina está com filtros pressurizado a compactação não faz muita diferença, a moagem está muito fina , vc tem que ir engrossando até conseguir uma extração com 20 ate 30 seg de extração, com 40 a 50 ml , considerando que vc não tem uma balança digital.

possuo balança sim, mas o que me intriga é que num tópico do forum a galera estava utilizando o hario com abertura de 4 a 5 voltas para espresso e tendo resultados bons, so se minha prensagem esta pesada demais que o café nao desce legal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois vc deve ler sobre filtro pressurizado e não pressurizado , o seu , se for o original da maquina é não pressurizado e tem que ser mais grossa a moagem.

Se tem balança passe a trabalhar com o cálculo da BR.

 

A prensagem em filtro não pressurizado não afeta muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao, é exatamente o contrario, esse filtro foi inventado nos anos 90 para facilitar, com ele vc pode usar um tamper de plastico, tampear torto que não fará diferença , produz mais crema mesmo usa do cafe ruim.

Essas vantagens todas tem outras desvantagens, mas vc se preocupe primeiro em fazer um bom espresso com que vc tem.

Com um bom cafe vc vai fazer otimos espressos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se apega muito aos cliques no ajuste do Hario, o "zero" do moedor costuma variar de usuário pra usuário já que uns apertam mais que outros.

 

O importante é haver um referencial pra você.

pois é, foi isso que percebi, a granulometria muda de um para o outro pelo jeito! vlw pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muito comum o número de clicks variar de um grão para outro. Eu mesmo já consegui extrair ótimos shots com 4 e até 7 clicks, a depender do grão.

 

Dica. Eu resolvi meu problema com a contagem de clicks da seguinte forma: fechei o moedor completamente, cortei uns adesivos em formato de triângulo e colei na mó interna. Um outro foi colado em uma das pernas da peça que usamos para abrir e fechar as mós. Dessa forma consegui marcar o zero (adesivo branco). Colei outro no 5º click. Assim, consigo ter um referencial que me faz evitar ter que fechar o moedor completamente toda vez que esquecer com quantos clicks ele está. O importante é colar os adesivos exatamente na posição que está na foto. Se ficar na mó externa não da certo.

 

08f7781fba797bda81e3c17f974acd7f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...