Ir para conteúdo

Britânia BRCE2 ( Mondial C-O8 ) com vazamento


Henrique - RJ

Postagens recomendadas

Olá pessoal, necessito de orientação.

 

Minha máquina já tem uns 5 anos de uso e está gotejando e soltando vapor durante o aquecimento da caldeira. Tentei uma descalcificação com Coca-Cola e vinagre mas não melhorou em nada. Tem algo que eu poderia fazer antes de levar na assistência técnica ?

 

Tentei encontrar algum vídeo de como desmontar ela mas não encontrei e nem sei como ou onde encontrar alguma peça ou reparo para substituir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um conhecido meu que tem uma cantina de escola na qual usa uma MONDIAL C-02  e disse que "limpava" a máquina com Coca cola como você falou. De algum modo, a máquina tem alguns anos e funciona até hoje... ele usa café comum "de supermercado".

 

Cuidado que se a caldeira for de alumínio o vinagre pode causar problemas. Você dilui o vinagre em qual proporção?

 

Há quem diga que o vinagre pode encurtar a vida útil de vedações e borrachas das máquinas, e por isso não deve ser usado mesmo em máquinas com caldeira de INOX.

 

Pelo que você falou (gotejando e soltando vapor) é problema na vedação mesmo, considerando que é um equipamento doméstico, 5 anos é bastante tempo, e provavelmente usar vinagre ou Coca-cola não teve nada a ver com isso, foi desgaste normal mesmo.

Alguns amigos e parentes já tiveram a MONDIAL C-08 e a maioria não durou mais que 2 ou 3 anos (vazamentos ou bomba queimava/falhava).

Eu mesmo tive uma que não durou nem 1 ano e meio, e quando procurei assistência, disseram que não havia manutenção para esse modelo, apesar das trocentas "autorizadas" da MONDIAL.

Talvez deva considerar fazer um upgrade pegando uma outra máquina e um moedor.

 

Pelo que você falou (gotejando e soltando vapor) é problema na vedação mesmo, considerando que é um equipamento doméstico 5 anos é bastante tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mistura de vinagre com água foi de meio de vinagre e meio de água.

 

Acredito que o defeito seja um entupimento da peneirinha onde se encaixa o porta filtro. Tentei tirar essa peneirinha mas o parafuso que a segura está emperrado e chegou a se danificar. Talvez eu conseguisse soltar ele se deixasse um tempo na geladeira para soltar. Mas preferi mandar para a assistência técnica. Estou esperando o orçamento.

 

Eu já removi essa mesma peneirinha em uma ocasião e estava bem suja mas desta vez ela ficou muito encravada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É comum esse tipo de problema em qualquer máquina, a limpeza do grupo é muito importante. Uma pena não ter conseguido tirar o parafuso.

Me pergunto se a limpeza com coca cola (que é praticamente um xarope de açúcar) não contribuiu para que ficasse entupido, pois se foi aquecida deve ficar bem grudenta por conta do açúcar.

Depois conte sobre o orçamento e reparo, muita gente tem essas máquinas, quando eu tinha uma não consegui reparo mesmo morando numa cidade grande (talvez foi má vontade da assistência, não sei).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desisti do reparo da assistência técnica aqui em Jacarepaguá no Rio. Queriam me cobrar R$240,00 por troca de bomba e resistência ( uma máquina dessas nova custa no mínimo R$290,00 ). Me pergunto porque trocar resistência se ela está esquentando normal e porque trocar bomba se a mesma funciona normal no cappuccino. Estou desconfiado que seja só entupimento da peneira que está presa pelo parafuso o qual irei tentar remover novamente só que desta vez coloquei a máquina dentro da geladeira para que depois de bem fria tente remover o dito cujo. É que como os corpos se contraem com frio, é possível que o parafuso se solte ao se contrair dentro da rosca.

 

Usei 2 litros de Coca-Cola quente na limpeza anterior e o procedimento durou quase uma hora mas não percebi nenhuma melhora no desempenho da máquina que ainda funcionava. Ela só deixou de extrair café depois que andei dando batidas no parafuso para retirar a peneira quando então passou só a gotejar e a bomba fazendo ruído de entupimento ( no cappuccino funciona normal e bem até ). 

 

Se eu conseguir resolver o problema acho que vou ter que usar uma solução de água com cloro para tentar desinfectar as tubulações internas da máquina. É que antes usei vinagre com água para tentar a descalcificação mas não fiz passar a solução pelo cappuccino. Dois dias depois resolvi usar a torneirinha do cappuccino e saiu uma água podre fedorenta com resíduos não sei se de plástico ou de borracha.

 

-----------------------------------------

EDIT

 

Não resolveu ...

 

O parafuso está muito travado e pelo vídeo que vi a rosca não é negativa isto é, o sentido para desenroscar é o anti-horário.

 

Vou ter que deixar ela encostada.

 

O café que eu andava tirando nessa máquina ultimamente não estava nada interessante. Ele parece sem sabor e só aparece algum quando comia um biscoito salgado durante a bebida. Foi uma experiência que fiz durante esses 4 ou 5 anos com essa máquina e café. Não pretendo comprar outra máquina melhor a não ser que conseguisse um café realmente fora do comum e de fácil aquisição.

 

Menos um vício e menos gasto além de cortar o açúcar que sempre usava.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Consegui !!!

 

Tive que pedir ajuda a uma oficina mecânica de automóveis para soltar a peça com rosca tipo parafuso que estava cravada ( a rosca dessa peça tipo parafuso, que fixa a peneirinha, enrrosca e desenrrosca no sentido normal de um parafuso ). O homem da oficina ainda teve que usar torno, duas chaves de fendas, uma grande e outra bem pequena e um martelo além de WD40 ( além de lubrificante e anticorrosivo é também desingrepante ) para soltar a peça. O homem teve que bater no parafuso com a chave de fenda pequena e martelo nos dois sentidos para tentar soltar a peça tipo parafuso que tem pouca rosca.

 

Era entupimento mesmo, dentro estava cheio do que me pareceu ser areia e tive que fazer limpeza inclusive usando palha de aço para esfregar e remover crostas. Só ficou um pouquinho de cheiro de WD40 que espero que desapareça com o uso mesmo tendo enxaguado e usado até sabão em pó para remover esse anticorrosivo da peneirinha.

 

O serviço que fiz me levou umas 3 horas e ao todo gastei 50 reais com o problema. Quase 10 reais tive que gastar em um pequeno jogo de chaves hallen para abrir a cuba interna que estava toda suja e com areia ou terra. Ela precisava ser aberta mesmo e limpa por dentro pois a tal da descalcificação pra nada resolveu. 30 reais gastei com o motoboy pra levar e trazer a máquina para orçamento na assistência técnica e mais 10 com a coca-cola na limpeza.

 

Agora só queria garantir a remoção do leve cheiro do lubrificante WD40 para não interferir no sabor do café que acredito que não aconteça. Tive que começar a abrir a máquina por baixo dela até chegar na cabeça e desmontar a cuba com a chave hallen de 4 milímetros. Eu sempre que tiro um café faço um enxague da peneira tirando uma nova medida de 50 ml só de água pois da última vez que fiz a limpeza ela estava toda entupida pelo café residual. Desta vez o entupimento se deu pela terra acumulada dentro da cuba ou caldeira que acaba entrando pela tubulação até á peneira.   

 

Evitei gastar 200 reais a mais no serviço da assistência técnica que havia condenado a resistência e a bomba.

 

---------------------------------------

EDIT

 

Acho que a terra ou areia que encontrei vem da própria água filtrada da torneira que uso. Após mais de 5 anos de uso diário a mínima terra que vem dissolvida na água e que passa pelo filtro de torneira ao ser aquecida acabou por se depositar no fundo da caldeira. Tinha também alguma crosta esbranquiçada que tentei remover com a palha de aço mas pouca. Por isso acho que não vale a pena usar algum produto periodicamente para tentar descalcificar. Talvez a água aqui no Rio seja mole como dizem isto é, pouco mineralizada.

 

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...